segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Relato de experiência Mosteiro Zen: Mylena Kamke Boasquives, Geferson Rocha Santos e Mikael Nienke Pintos

No dia dezoito de setembro de dois mil e quatorze, os alunos das turmas do 2º ano H e I do IFES Campus Itapina foram a uma visita técnica ao Mosteiro Zen Budista localizado em Ibiraçu, juntamente com o professor Arlindo, e a professora Kalna da disciplina de história.
O Mosteiro possui uma grande área de reserva da Mata Atlântica em que nos é possível estar em contato direto com a natureza, seja através da presença da fauna e a flora. É possível observar também várias estruturas de caráter oriental, inclusive a arquitetura característica dos japoneses, cultura a qual é a origem do culto ao deus Buda.
Durante o percurso, reparamos em diversas esculturas e grandes objetos da cultura oriental budista. Vale citar um grande sino budista e uma estátua do próprio deus oriundos do próprio Japão, como um presente ao aniversário de 40 anos.
Experimentamos algumas práticas do budismo, como a meditação zen. Seu objetivo é focar o cuidado de si, pois quando se está meditando, uma das principais metas é deixar os pensamentos virem e, com o silêncio conseguir ouvir sons que com o barulho não nos é possível, a fim de cultivar um encontro com a mente iluminada, transparente e imaculada. Como por exemplo: ouvir o som do vento que faz as folhas balançarem, pensar em nada ou não escutar nada, somente sentir uma paz anterior. Por meio do silêncio, meditação, seriam resolvidos os problemas com dualismo, alterando os modos de pensar, perceber e agir mediantes práticas concretas de investigação de nós mesmos. Logo, construindo caminhos para uma cultura de paz e felicidade.
Por toda a visita, conhecemos a história do mosteiro, como ele foi construído e a restauração da cobertura vegetal até os dias de hoje.

O Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu é o único da América Latina, apesar de se encontrar alguns templos budistas.

Nenhum comentário: