segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Relato de experiência: Igor dos Reis Dias de Oliveira

No dia 18 de setembro de dois mil e quatorze, as turmas do 2ºI e 2ºH do IFES Campus Itapina foram levadas para uma visita técnica ao Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem de Ibiraçu, juntamente com os professores Arlindo e Kauna, professores respectivamente das áreas de filosofia e história.
O mosteiro foi introduzido no Espírito Santo por monges no ano de 1974, pelo mestre Ryohan Shingu, e é o único da América Latina. Possui 150 hectares de terra, onde a maioria é destinada a preservação da Mata Atlântica, como dizia Mestre Dogen “Apesar de as montanhas parecerem pertencer ao país, na realidade pertencem àqueles que as amam”. É tradição de a religião estar em perfeita sintonia a respeito por todas as formas de vida e por todas as coisas que nos cercam. A ação ambiental sempre foi uma das mais importantes atividades dos monges. Assim, a fauna e a flora são abertas aos visitantes e possui todo tipo de sinalização sobre o ecossistema contando com trilhas pela floresta. O ambiente também é formado por diversas estruturas remetidas a religião budista, como um enorme sino e uma estátua do próprio deus, vindo do Japão como um presente de 40 anos de aniversário do Mosteiro. Jardins, templos e esculturas, típicos da religião oriental, estão presentes por todo o lugar.




Durante o passeio aprendemos a prática do zen-budismo. O propósito é que através da meditação e o cuidado de si é possível transformar o mundo, despertando-nos para a verdade de que somos e compartilhando das mesmas necessidades primárias de que a felicidade de todos é a nossa verdadeira felicidade. Para atingirmos isso, precisa-se praticar a meditação zen, que é a meditação sentada, em que ficamos por um tempo em total silêncio. Esse é o meio de nos conhecermos: através do pensamento e o saber para atingirmos a iluminação (verdadeira sabedoria). 

Nenhum comentário: