segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O melhor espelho é o velho amigo

O uso diversificado da Filosofia durante mais de 2500 anos fez com que ela fosse dividida em várias áreas inter-relacionadas. Ética ou Filosofia Moral, Lógica, Metafísica, Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Estética ou Filosofia da Arte, Filosofia da História, História da Filosofia, Filosofia da Ciência ou Epistemologia, Filosofia da Educação, Filosofia Social, Filosofia da Cultura, Filosofia da Religião e mais recentemente a Filosofia da Mente e a Cibercultura.

A ética surgiu da preocupação do ser humano consigo mesmo, de suas dúvidas em determinar suas condutas da melhor maneira possível. Duas palavras gregas marcaram a construção do sentido de ética que podemos associar a um local de proteção, como uma caverna ou casa (êthos), mas também como comportamento ou caráter (éthos) construído de acordo com o que fazemos conosco mesmos em nossas pequenas escolhas do dia-a-dia.
 
Existe um conto muito antigo de um filósofo que estava atravessando uma ponte acompanhado de seus alunos. Enquanto conversavam ele viu um escorpião sendo carregado pelo rio e correu para salvá-lo. Pegou o bicho na mão e quando saía do rio, levou uma picada e o deixou cair novamente na água. Voltou até a margem, pegou um galho e com ele conseguiu tirar o animal da água.
 
Enquanto isso, os alunos começaram a debater o que estava acontecendo. Um deles se dirigiu ao Sábio e disse:
 
Por que o senhor salvou esse ser asqueroso que retribuiu sua ajuda tentando te matar? Qualquer um de nós teria deixado ele morrer afogado.
 
E o filósofo respondeu: ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.
 
Podemos observar neste conto a distinção entre a natureza (physis) a opinião (doxa) da maioria, do uso livre da razão (logos) pelo filósofo. O sujeito ético age por iniciativa própria, avalia as situações, os costumes e decide por si mesmo. Ele não é um refém dos seus instintos naturais, e nem do consenso cultural em que vive. Ele avalia e julga cada pequeno ato, pois sabe que são eles que fazem com que nos tornemos melhor do que somos e isso é justamente o propósito da ética. Para isso, é necessário uma atenção e um trabalho constante.
 
Hoje em dia existe muita confusão sobre a ética. Ela não é um código ou lei que determina o que devemos fazer ou ser antecipadamente. Ela é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir.
 
Entretanto esse não é um caminho que se percorre sozinho. Os antigos filósofos gregos e romanos davam um valor inestimável à amizade na sua relação ética. A amizade é aquela relação que surge de encontros com pessoas que nos protegem como uma casa (êthos) e que estão prontos a nos alertar quando agimos contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter (éthos). Os nossos amigos são aqueles que gostam de nós não pelo que já somos, mas pela excelência que ainda vamos atingir juntos. Assim, para saber quem você está sendo, conte sempre com a sinceridade desinteressada de um velho amigo.

PICOLI, A.R.

589 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 589 de 589
João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gabriel disse...

Uma coisa que percebi sobre a historia do antigo filosofo, foi que mesmo com o escorpião mordendo a mão dele, ele continuou o ajudando, e ele respondeu com palavras profundas, mas que mostra a verdade sobre o mundo de hoje: a ética está dentro de nós, e devemos aplicá-la no nosso dia-a-dia, ajudando sempre o próximo, mesmo com ele nos “mordendo”, pois isto é ética e deve ser aplicada até para os nossos piores inimigos, fazendo sempre o bem.

João Gabriel da Silva Pereira
2v3 RENATO PACHECO

luejoy disse...

O texto fala da ética e da amizade, tenta mostrar a relação entre os dois tópicos que sempre andam juntos.
A ética na amizade não é querer dizer sempre o que a pessoa quer ouvir, mas a sinceridade. O bom amigo nem sempre é aquele que te diz coisas que te deixam melhor, o bom amigo te diz a verdade, nem sempre um elogio, mas sempre um ''tapinha nas costas'' e caminha com você apesar dos pesares, sem te deixar falhar e se falhar ele estará lá para te apoiar e para te levantar e seguir em frente, a amizade ética nao é só quem te faz bem, mas o que quer sempre o seu bem, aconteça o que acontecer.

Lucas Bittencourt - R.P 2v3

Anônimo disse...

A ética é o ramo da filosofia que indica o melhor modo de viver no cotidiano,modo de ser , caráter e comportamento, ou seja tudo que fazemos,pensamos ou falamos está diretamente ligado a questão de sermos ou não ético.
Esse texto fala muito bem sobre isso,pois o professor não se deixa levar pela opinião dos alunos e sim pelo que ele é , sua verdadeira essência.

Renata Kilppel
- Renato Pacheco

turma: 2v3

Leticia Baesse disse...

O texto é bastante interessante, e tem uma ligação muito grande com a ética e a amizade. No conto podemos observar que o professor, agiu com ética, ele avaliou aquela situação e agiu por iniciativa própria. Hoje em dia, as pessoas raramente expõem suas idéias, ou decisões a ser tomadas, é como se elas não estivessem auto confiança em si mesma. Em relação a amizade, acho que devemos ter ética para ter um bom e velho amigo, porque um amigo de verdade está com você em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, e também ele será como um espelho para você, onde dirá seus defeitos e qualidades, e isso é ético.

Leticia Baesse, 2V3
Renato Pacheco

Mariana Iansen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbara Cristina disse...

A ética nesse texto, foi bem definida, à partir do exemplo dado. Aquele que é ético, não segue a massa, nem mesmo seus instintos naturais, e sim, a sua razão. Somos seres com capacidade de raciocínio, que deve ser posta em trabalho. Sendo assim, se você tiver sua própria razão, não importa o que a sociedade tentar impor, ou as criticas por ela feitas, você vai estar tranqüilo com você mesmo, certo de suas convicções. Em relação ao amigo, no decorrer da nossa vida, necessitamos de alguém pra nos ajudar nas escolhas, de alguém que à partir do momento que evoluímos, evolua conosco. Esse alguém, deve ser um amigo, de verdade. Aquele que vai te mostrar quem você realmente é, sem pedir nada em troca, sendo que, você fará o mesmo por ele.

Bárbara Cristina 2V3

Mariana Iansen disse...

Um texto muito bem analisado, se tratando do pensamento e da ética,mostrando como nós devemos agir,o mesmo pela razão tendo consigo a ética e não pelo o que outros acham que devemos fazer,se o mundo se encontra dessa maneira é porque não estamos sabendo agir com a razão e a ética, só estamos achando que o certo é a maneira que todos acham que devem ser,o exemplo do escorpião mostra a maneira de que temos que agir com o dia-a-dia e com os nossos inimigos.Fazendo o bem para todos sem diferencia se é animal,inimigo ou até um ser que não sabemos o que é!
Mariana Iansen
Escola: Renato Pacheco
Turma: 2V3

Samara Salles Santos disse...

Nesse texto pude perceber que cada pessoa tem um pensamento, um modo de agir, sua razão. E que nós devemos fazer aquilo que queremos, sem olhar para outra pessoa que faz diferente. E também pude notar que a amizade verdadeira vem pelo gostar da pessoa que você é, e não pelo que você tem.

Samara Salles Santos
2v3

Maurício disse...

É uma excelente texto que mostra de forma envolvente a distinção entre natureza, opinião da massa e do livre uso da razão, como explica o filósofo para seus alunos após tentar salvar o escorpião e ser picado. E mostra também a relação entre um conceito que busca determinar as condutas da melhor maneira possível(ética), com a amizade, que de acordo com o filósofo grego Epicurus, é um dos três itens necessários para uma vida feliz. O texto mostra como um amigo protege o outro como se fosse uma casa(êthos), e que estão prontos para quando estamos prestes a fazer alguma besteira que é contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter(éthos).

Maurício
2V3

Gabriel Cabral 2V3 disse...

Um excelente texto bom para pensar no que fazemos no nosso dia a dia...

Gabriel Cabral disse...

Um excelente texto bom para pensa no que fazemos no nosso dia a dia

Gabriel Cabral
Renato Pacheco 2V3

Marcello disse...

Achei bem interessante o texto. Ele relata vários conceitos como a amizade, o caráter de uma pessoa, a sinceridade, o respeito...
Mais eu achei bem mais interessante o que o filosofo fez ao jacaré, o jacaré iria matar ele, e ele ainda se preocupou em salva-lo, mesmo ele o atacando. O jeito que ele disse que aje de acordo com ele mesmo, tem uma questão, todos nós às vezes agimos como a maioria, porque achamos que o nosso jeito de agir esteja errado, mais não, muitas vezes o nosso jeito de agir diz quem realmente somos o verdadeiro jeito que somos. E a amizade também é uma delas, muito não são amigos de verdade, porque amigo de verdade é aquele que esta sempre com você, te ajudando nas horas mais difíceis, não aqueles que fogem quando você esta encrencado, esses são chamados de amigos falsos, colegas. Gostei do texto.

Marcello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barbara Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barbara Mello disse...

A ética nada mais que a preocupação com nossa proteção e colocar em um tipo de padrão da sociedade para não colocamos nossa proteção em risco. Mais temos que agir com a nossa razão mais não que esse padrão que foi impostos em nos. Diz dos amigos que nos ajuda com os nossos sonhos e quando estamos deixando nosso caráter, esses amigos pensão atingir coisas junto com você.
BARBARA SANTANA DE MELLO
RENATO PACHECO 2M2

Giulia Fabri disse...

Para mim, ética é um conjunto de valores morais ou de princípios, que exerce um grande papel na sociedade. Sendo assim, a ética possui significado diferente para cada pessoa. As condições em que vivemos (como família, classe e grupo social, escola e religião) podem afetar nosso próprio conjunto de valores.
O caráter e o comportamento estão ligados diretamente com a ética, pois o seu jeito de ser, de pensar e de agir e suas escolhas (boas ou más), traçam seus valores e princípios.
Todos nós devemos ter confiança e independência em nossas próprias idéias sem nos influenciarmos demais pelas opiniões alheias.
Relacionando tudo isso com o conto antigo, é possível perceber que o Sábio agiu segundo sua própria consciência ao tentar salvar o escorpião, mesmo após o bicho tê-lo mordido. Já os alunos questionaram o ato do filósofo porque estavam pensando de acordo com a maioria, ou os “mais importantes” do grupo.
Os antigos filósofos davam grande valor à amizade, por ser uma relação de proteção e ajuda quando estamos indo contra tudo o que acreditamos, contra o nosso caráter.
Portanto, “o melhor espelho é o velho amigo”. Quando você precisar relembrar sua essência, ideais e crenças, apenas procure seu bom e velho amigo. Ele lhe dará a resposta para tudo o que for preciso.

Giulia Fabri Rodrigues Prado Martins
2M2 – Renato Pacheco

Mariana Ferri disse...

Como vinha dizendo o texto, através de muitos anos a Filosofia foi dividida em várias áreas e ética é uma delas. Atualmente, há muitas discussões sobre a ética que posso considerar como a busca de estudar e indicar o melhor modo de viver na sociedade. Ela está relacionada às ações pessoais como caráter e conduta do ser humano, assim mostrando nosso jeito de ser.
Ao relacionarmos a ética com o conto apresentado no texto, iremos perceber que o sábio filósofo agiu conforme seu modo de pensar, sendo um exemplo para a ética e razão, e os alunos como maioria, agiram conforme a opinião. É importante lembrar que, o indivíduo ético não se influencia pela sociedade em que vive, avaliando cada ação alheia.
Entretanto, a ética está diretamente relacionada à amizade. É uma relação de apoio em que caminha junto com a nossa formação de caráter, um verdadeiro amigo sempre será sincero, e abre seu olho quando preciso e quando queremos saber quem nós estamos sendo. Por isso “o melhor espelho é o velho amigo”, ele sempre lhe mostrará sua verdadeira face e o único espelho que conhece seu interior.

Mariana Ferri De Oliveira.
2M2 - Renato Pacheco.

Luiz Fernando 2m2 disse...

Este texto é muito interessante e reflexivo, vimos que muitas vezes na vida devemos agir com relação a quilo que achamos que é ético, e não devemos agir de acordo que as outras pessoas fazem e sim com a nossa razão. Outra coisa muito legal no texto é falando sobre a amizade, porque a amizade é fundamental para o ser humano.


NOME: Luiz Fernando da Silva Gonçalves
TURMA: 2M2
COLEGIO: Renato Pachec

Ramon Nascimento disse...

Esse texto mostra realmente o “porque” das atitudes humanas, nós somos “reféns” de tudo aquilo que nos é imposto ou que nos rodeia e chega um momento que nem mesmo precisamos se influenciar por nada pois algumas ideias estão tão fixadas que agimos quase que por instinto e nem paramos para refletir no que realmente estamos fazendo. Um exemplo desse ponto é a descriminação pois quando vemos uma certa pessoa que se veste, anda, fala, etc... de forma diferente de nós já começamos a falar mal e sem nem mesmo refletir no que estamos fazendo (instinto).
Outro ponto relatado no texto é o fato de não podemos muita das vezes julgarmos uma pessoa pela suas ações pois aquilo que ela pode está fazendo pode pode ser um instinto ou algo natural (o escorpião agiu por instinto no texto) e isso deve ser levado em consideração antes de tomamos qualquer atitude.

Ramon Nascimento
E.E.E.M Profº"Renato Pacheco"
2M2
“Todos recebemos críticas, o que nos diferencia é o que fazemos com elas.”

Walmy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Walmy Jr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto é muito interessante, e bastante reflexivo pelo fato relatado com o escorpião. A ética não é tão fácil de entender, é uma coisa muito mais complexa do que podemos imaginar, e a forma como ela foi tratada nesse texto foi muito boa. Parabéns !

Aluno: Leonardo Montalvão - 2M2
Escola : Renato Pacheco

Thamires Lima disse...

A ética está relacionada com o caráter e o nosso jeito de ser. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Desse modo, a ética acaba sendo diferente de pessoa pra pessoa. Religião, cultura, local onde vive pode afetar e muito nossos valores.
A respeito do texto em geral, sempre devemos ter confiança em nós mesmos e em nossos pensamentos e não ficar dependendo de opiniões alheias para fazer o que é melhor. E a respeito do conto, o Sábio fez aquilo que teve vontade e achou melhor no ponto de vista dele. Mesmo o escorpião mordendo ele após ter salvo. E os alunos contradiziam ele pois não acharam certo esse ato que o escorpião teve. O filósofo simplesmente agiu com razão enquanto os alunos agiram por opinião. Lembrando que os filósofos não são influenciados pela sociedade na qual vivem.
Portanto a ética está ligada com a amizade pois são os amigos que sempre estão conosco pro que der e vier, sempre se entendendo com eles sem ter nenhum conflito. São eles que nos guiam pelo caminho certo e fazem de tudo para nos ver bem. O melhor espelho é o velho amigo pois ele é sempre sincero e te dará todo o apoio que precisar pois te conhece muito bem.

Renato Pacheco - Thamires Lima, 2M2

Thays Vargas disse...

A ética é o conjunto de valores morais que proporciona um bom convívio social, é o nosso comportamento e caráter. Na maioria das vezes agimos sem ética,ate mesmo sem perceber. Somos tão influenciados pela opinião da maioria e da mídia que acabamos esquecendo de refletir sobre a nossa própria opinião,até porque, é mais fácil concordar com uma idéia, do que iniciar uma.E o texto também fala em relação a amizade, que contribui para formar nosso caráter , com seus conselhos ou criticas, o que pode ajudar para nossa evolução ou não, depende do que fazemos com esses conselhos .

Thays Vargas
2M2
Escola José da Costa Renato Pacheco

Mariana Rodrigues disse...

Eu acredito que ética seja, os costumes de uma pessoa, crenças, escolhas, atitudes, caráter, entretanto sendo o conjunto de valores de cada ser.
Ou seja, ela está diretamente relacionada ao modo que cada pessoa busca para se encaixar melhor na sociedade de acordo com seus princípios.
Ao analisar o conto antigo, podemos perceber que os alunos recriminaram o professor por ter salvado o escorpião após ser picado pelo bicho e ele simplesmente disse que agiu com suas próprias razões e com seus próprios princípios ao contrário dos alunos que foram levados pela opinião da maioria. Então podemos definir tal ato como personalidade e caráter, o tornando uma pessoa não vulnerável a opinião alheia.
Ética surgiu do grego Ethos, que significa casa, abrigo, caverna, ou seja, proteção. Pode estar relacionado aos amigos. Assim como a casa os amigos estão sempre tentando nos proteger, nos abrigar, nos defender de todos, nos ajudar e também sempre tentam nos tornar pessoas melhores, o que é o propósito da ética, sempre buscando progredir e de acordo com nossos ideais evoluir.
Portanto sempre que se sentir sozinho ou perdido busque um amigo, ele o ajudará a se situar te protegerá, será sincero e o ajudará a se tornar algo melhor do que você é.


Mariana Rodrigues, 2M2. Renato Pacheco

Raquel Costa =) disse...

Ética vem a ser aquilo que somos perante a sociedade,devemos agir de acordo com o nosso pensamento e procurar não agir pelo pensamento dos outros.
Temos amigos para nos apoiar no que fazemos e nos alerta daquilo que não nos é viável.

Raquel Costa 2m2 Renato Pacheco.

Walmy Jr disse...

De acordo com os nossos estudos de ética, até então, está bem relacionado com o texto, uma vez que a ética é considerada aquilo que achamos correto, nossas qualidades, modos, moral, forma de pensar e agir, ou seja, padrão correto de vida, mas isso vai de pessoa pra pessoa.
Por exemplo, o filósofo Faucalt dizia o seguinte "ética é aquilo que você faz com você mesmo" , considero isso uma idéia válida, por que nem tudo que é correto para nós, é correto para outro também. Cada ser humano tem sua própria ética, e pra gente conseguir enxergar isso, os verdadeiros amigos abrem os nossos olhos, mas não adianta aqueles amigos que só dizem o que a gente quer ouvir, a sinceridade é essencial nesses casos, pois nos ajuda a perceber se estamos no caminho certo ou não, são essas amizades sinceras que vão nos fazer exercer nossa própria ética e a seguir nossos valores, sempre lutando por aquilo que consideramos certo, seguindo nossos objetivos de vida e realizando nossos sonhos, fazendo o que nos faz feliz da maneira mais correta possivel.

Walmy Junior, 2M2.
Renato Pacheco...

moreninha disse...

No texto o filósofo diz sobre a amizade, mas com base em varias situações, entre a natureza , a opinião da maioria e do uso livre da razão . No texto pude observar que a ação do filósofo,foi de persistencia mesmo sabendo que ao tentar salvar a vida do escorpião poderia morrer por causa da picada não desistiu de salvar a vida daquele animal venenoso,ajudando-o na sua sobrevivência,ou seja, amizade é um dom pois além de ajudar e alertar o próximo passamos a nos ajudar a olhar os nossos defeitos, e também as nossas qualidades, atraves de pequenos atos podemos ajudar um amigo a mudar a rota de seu caminho para o bem ,e com isso também ser ajudado.
colégio:Renato Pacheco
Marilsa de Fátima 2v2

Ana Rosa disse...

Pra mim o texto é bem reflexível e nos faz refletir num todo, mostrando princípios e valores que devemos seguir de acordo com o nosso pensamento, ele engloba vários tópicos importantes do cotidiano.Como a palavra mesmo diz ética significa modo de ser, caráter, comportamento, e assim como no texto passa a ideia de pensamentos próprios, ou seja que a pessoa pode ter pensamentos diferentes de todos do meio, mais ela sempre vai defender o seu até o fim pois é o que ela acha estar correto.

Ana Rosa c. Machado
Renato Pacheco 2v2

Fabricio Blunck disse...

O texto é muito interessante.A ética pode ser interpretada como a maneira de conduzir a vida,seus pensamentos e atitudes que devemos tomar em nosso cotidiano.Muitas pessoas não tomam decisões sozinhas e poucas tem personalidade de avaliar e tomar decisões diferentes.A amizade é poder contar com o outro, ser sincero,é ter caráter e estar lado lado.

Fabrício Blunck, 2V3
Renato Pacheco

Larissa Reis disse...

Este texto e muito interessante, pois mostra que em vários momentos de nossas vidas agirmos do jeito que a maioria agir. E às vezes poderíamos agir pela razão. E outro ponto que achei legal ta falando sobre a amizade, que acredito que e fundamental para a vida das pessoas, pois na vida não se percorre sozinhos. E também nos ajudar a compreender melhor ética que significa modo de ser, caráter, comportamento.
Larissa Reis dos Santos
2v3
Renato Pacheco

André Rangel disse...

Bom axei esse texto muito descritivo nesse quesito poís quando se tem um velho amigo e ele é ético ele te reflete em tudo que diz td nao escondes seus defeitos nem, exalta suas qualidades!Com ética todos podem ser um bom amigo.
A ética na amizade não é querer dizer sempre o que a pessoa quer ouvir, mas a sinceridade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lucas teixeira firmino da silva disse...

"Este texto mostra a importancia de ter uma opnião propria e não seguir os outros porque talvez ao seguir outra pessoa e não a sua opnião propria voce pode estar deixando de expor o que voce pensa"


Lucas Teixeira, 2M2

jairo mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jairo mendes disse...

O texto é realmente fascinante! Nos faz refletir em nossas ações e mostra que muitos agem pela vontade de outros.O sábio agiu por vontade própria e foi isso que eu mais admirei no texto.

Renato Pacheco
Jairo Mendes
2M1

Samella Ribeiro disse...

A vida é uma caixinha de surpresas que na sua similar singularidade passa por momentos que, às vezes, não entendemos por que acontecem, mas que estão presentes e nos tornam únicos, afinal, não é preciso mais do que ser para poder vivê-la. Da mesma forma, a verdadeira amizade nunca se encontra ausente, mas sempre está prontamente presente a ouvir e compartilhar em conjunto os sorrisos, brincadeiras, sonhos e tristezas, que valoriza cada ato e não deixa de nos concertar quando estamos errados e ajudar quando estamos perdidos e confusos; é muito mais que apenas uma relação, é muito mais do que somente sentir, é além é um viver dos possíveis e impossíveis que busca marcar, mas também conquistar; reflete-se em nós e nós neles. Um guia, que assim como a ética, influência em determinar nossas condutas da melhor maneira possível.

Thamiris Duarte ;D disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamiris Duarte ;D disse...

O texto é bem interessante. Ele retrata que o sujeito ético age de por iniciativa própria, é aquela pessoa que tem a sua própria opinião e que segue a sua natureza e seus costumes, ele analisa a situação e faz o que acha certo de acordo com a situação, e não pelo o que a sociedade pensa ou pelo o que acham certo. A amizade é uma relação sincera entre duas pessoas,podemos afirmar que o espelho da gente e o nosso amigo, pois amigo é aquele que diz os nossos defeitos e qualidades, e que alerta quando agimos errado. E principalmente nos ajuda a concerta nossos erros.
Nome: Thamiris Duarte
Turma: 2v3
Escola: Renato Pacheco

nathalya disse...

Hoje em dia esse assunto ética é muito polêmico e tem muita confusão sobre isso,pois a sociedade de hoje nos priva de muita coisa ,de coisas que eles acham errado e não nós,pois se temos opniões diferentes somos vistos como os errados,os diferentes.
Acho que se a natureza fez de um jeito não vai ser a sociedade que vai mudar isso,mais hoje em dia não é dessa maneira.

Nathalya Peixoto Bof
2M1
Renato Pacheco

Marina disse...

Quando reagimos a algo, geralmente é impulsivamente, mas se aprendermos a agir com opinião própria, e não de acordo com a maioria, agiríamos como uma pessoa ética, que age de acordo com seus próprios princípios. Ética nesse texto seria como o bom caráter, eu entendi como o lado bom que a pessoa tem que põe em pratica ao se relacionar com as pessoas. Bom o texto mostra três tipos de comportamentos diferentes, sendo o comportamento de acordo com a maioria, comportamento natural, e comportamento de acordo com a sua razão, que é o individuo ético.

Marina disse...

Quando reagimos a algo, geralmente é impulsivamente, mas se aprendermos a agir com opinião própria, e não de acordo com a maioria, agiríamos como uma pessoa ética, que age de acordo com seus próprios princípios. Ética nesse texto seria como o bom caráter, eu entendi como o lado bom que a pessoa tem que põe em pratica ao se relacionar com as pessoas. Bom o texto mostra três tipos de comportamentos diferentes, sendo o comportamento de acordo com a maioria, comportamento natural, e comportamento de acordo com a sua razão, que é o individuo ético. marina viana renato pacheco 2m1

Renan Lucas disse...

Sem amigos não somos nada, nesse texto mostra exatamente isso. Ele me fez refletir muito nem minhas amizades, o tipo de amizade que eu estou cultivando. Sempre é bom ter aquele velho amigo que sabe tudo e muito mais da sua vida. Ninguém consegue seguir na vida sem amigos,esse assunto é muito polêmico,mais muito interessante.
Renan Lucas
Renato Pacheco 2V2

Renan Lucas disse...

Sem amigos não somos nada, nesse texto mostra exatamente isso. Ele me fez refletir muito nem minhas amizades, o tipo de amizade que eu estou cultivando. Sempre é bom ter aquele velho amigo que sabe tudo e muito mais da sua vida. Ninguém consegue seguir na vida sem amigos,esse assunto é muito polêmico,mais muito interessante.
Renan Lucas
Renato Pacheco 2V2

Renan Lucas disse...

Sem amigos não somos nada, nesse texto mostra exatamente isso. Ele me fez refletir muito nem minhas amizades, o tipo de amizade que eu estou cultivando. Sempre é bom ter aquele velho amigo que sabe tudo e muito mais da sua vida. Ninguém consegue seguir na vida sem amigos,esse assunto é muito polêmico,mais muito interessante.
Renan Lucas
Renato Pacheco 2V2

simone breta disse...

eu achei esse texto muito interessante pois fala de uma verdade muito clara entre o ser humano hoje em dia se tiver alguém necessitando de um prato de comida e Você passa perto finge que não e com Você e passa direto as vezes até cuspindo neles como se eles não estivesse ali a ética aqui ficar aonde as pessoas não saber mais o que e ética hoje em dia não saber o que e ajuda o proximo mais

Nathi disse...

O texto fala sobre amizade,pensamentos de pessoas que nem sempre entendemos.Cada um tem sua maneira de pensar e agir, nós somos muito julgado sobre nossas atitude.

A amizade é tudo, é dar sem esperar nada em troca dessa união,é ter alguem pra contar na indecisão.

EEEM Renato José da Costa Pacheco

Nathalia gonçalves 2°v1

Nathy Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naytielle Correia :] disse...

Concordo com o texto.
Muitas vezes tomamos decisões precipitadas e errada por conta de amigos. Pensamos que estamos fazendo o que é certo, mas quando vamos perceber, estávamos errados. Ética é ser você mesmo, independentemente do que as pessoas vão achar de você, independente do que elas vão pensar a seu respeito.
Precisamos refletir muito, quando temos alguma coisa pra falar de determinada pessoa ou de determinado assunto, porque muitas vezes achamos que somos os melhores e que portanto podemos humilhar os outros, e não percebemos que também somos seres humanos e estamos sujeitos a falhas. Portanto, devemos ser nos mesmo em tudo.

Nome: Naytielle Correia
Turma: 2v1
Escola: Renato Pacheco

Renato disse...

O texto explicar o significado correto de ética. E nos faz pensar sobre o valor da amizade, que não devemos seguir sozinhos. Sempre dividindo nossos sentimentos, sempre ter alguém pra te alertar sobre as coisas erradas que estamos prestes a fazer.
Avaliar nossas atitudes antes de fazê-las, é recomendado.

Renato Stefan
2v1
Renato Pacheco

Abner Ramos disse...

bom o texto fala sobre a etica e a suas amizades . mas as escolhas sao suas em o que fazer. o texto faz agente pensar sobre as nossas decisoes la na frente e de que forma vamos ser retrebuidos.

Thalita Mathias disse...

O texto é muito interessante, pois, nos mostra a amizade e etica na sociedade. Muitas vezes tomamos decisões na raiva e esquecemos nossos valores e o que realmente acreditamos. E o texto do sábio nos mostra que devemos ter bastante calma, que apesar de sermos magoados ou feridos, devemos avaliar a situação em que nos encontramos e agir por iniciativa própria. Hoje em dia, muitas pessoas, agem por conta do que a sociedade pensa, muitos não expoem as suas idéis por acharem que seus amigos vão achar ruim. O texto mostra que devemos sim ter amigos, amigos que devem nos apoiar e estar presente em qualquer momento de nossas vidas, mais não deixar que a opinião deles interfira na nossa.

Thalita Mathias
2V1
Renato Pacheco

Rogério Pimentel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Pimentel disse...

O texto fala sobre um pouco da história da filosofia, das suas divizões, e define oque é ética e como o homem deve agir por sua própria razão !
2v1 Renato Pachecco

Wallace Obermuller disse...

O texto mostra que sofremos influência em nossas decisões e que facilmente aceitamos idéias impostas por outras pessoas.Nós devemos reunir muitas informações sobre o assunto ou a pessoa antes de julgarmos o que é certo e errado para não tomarmos conclusões precipitadas.

Wallace Obermuller
2m3
Renato Pacheco

Ursulla Dutra disse...

O texto é muito interessante, fala sobre a ética pois hoje ela é muito questionada por todos.
O texto também trata da amizade que é um ponto muito importante, e devemos preservar sempre pois a amizade é algo que guardamos pra vida toda.

Ursulla Dutra
2M5

Anônimo disse...

Luciana, 2V1. Renato Pacheco.
O tempo passa e com ele, as pessoas mudam. Por mais que sejam insignificantes. Às vezes para melhor, outras para pior. Dê sempre dois passos à frente e um atrás, assim, conseguirá chegar ao destino sabiamente.

Anônimo disse...

Bom Texto.
Principalmente por tratar de uma coisa que nem todas usam, a opinião própria.

Pelo senso comum, as demais pessoas deixariam o escorpião morrer, mas pela opinião do sábio do texto, ele achou que o escorpião não deveria morrer, e a picada dele, foi por instinto, e não por maldade.



Thiago Moret Vargas
2m3
Renato Pacheco

Luizinho94 disse...

o texto é muito bom;
mostra as várias áreas da filosofia,
mostra que devemos agir como pensamos e não como os outros pensam,e a amizade é muito importante na vida de todos,ninguém é feliz sozinho,e na alegria ou na derrota ele está sempre ali com você.

Luiz Fernando
2M3 Renato Pacheco

Adelino lopes junior disse...

Adelino lopes Junior-2v1

Concordo com o texto. devemos refletir sobre nossas atitudes e agir conforme a nossa razão sem ter que seguir a opinião de outras pessoas pois nós devemos saber o que e certo e o que e errado.

Anônimo disse...

lkml,m lnkj , knmjn

Ana Paula Sobreiro Meirelles disse...

o texto dita algumas características da ética,
avaliar a situação,não agir como a maioria,e não fazer algo por impulso,isso faz de você uma pessoa amigável,confiável,e as pessoas não colocaram a prova o seu caráter,tendo em vista que suas atitudes são tomadas com bases coerentes.
E no final das contas quer diser no meu entender assim:sempre ajude ao proximo mesmo que essa pessoa te machuque.porque as vezez temos amigos que nao gostam de ser contidos,que nao gostam de ver a realidade,mas por mais que essas pessoa tente te ferir sempre é bom vc estar ali para ajuda-la

Ana Paula Sobreiro Meirelles
1v1 Renato Pacheco.

Adelino lopes junior disse...

Concordo com o texto. devemos refletir sobre nossas atitudes e agir conforme a nossa razão sem ter que seguir a opinião de outras pessoas, pois nós devemos saber o que e certo e o que e errado.
A amizade também e muito importante principalmente quando ela e sincera e verdadeira.

Adelino lopes junior
turma:2v1

Anônimo disse...

l´ç[~ç[´ç´lç

Pedro Neto disse...

Na minha opinião, um texto muito interessante, pois nos mostra a realidade que muitas vezes vivemos ou estamos para viver, mostra como agimos, faz com que refletimos doque vamos fazer. Devemos agir com a razão nao com a emoção.Um texto sobre a eticas que nos move.

Elisa Faria disse...

O texto se tornou interessante pela forma reflexiva que ele age nas pessoas que o leêm. Debater a ética é fundamental para o crescimento intelectual e social dos seres humanos, e o texto demonstra isso de forma bem clara. O fato das pessoas estarem agindo mais por conta de seus instintos, hoje em dia, faz com que a sociedade sem encontre em um caos lotado de banalidade. Essas atitudes isntitivas afastam as verdadeiras amizades que nos ajudam a esclarecer nossa razão, a habilidade de controlar nossas idéias e organizá-las eticamente na construção de uma sociedade melhor.
Ana Elisa Faria Eloi 2M3
Renato Pacheco

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Assim como o filósofo, devíamos agir de acordo com o que nós pensamos, de acordo com o que acreditamos que é certo Que foi aprendido durante o desenvolvimento do individuo como pessoa . Mas muitas vezes esquecemos a nossa opinião e nossa etica e acatamos a opinião alheia


Bruna Martins

2v1 Renato Pacheco

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chococatt disse...

Ética e um assunto muito polêmico pois nem tudo que jugamos certo pode estar certo, pra mim ética sempre buscou procurar melhor o modo de viver e conviver buscar o melhor estilo de vida tanto na vida privada ou na publica.Muitas vezes nos achamos certo não ajudar o inimigo pois ele nós fez alguma coisa algum dia, mas se pararmos pra pensar vamos estar agindo da mesma forma que ele.Muitas vezes nos devemos agir pela razão e não por algum dia aquela pessoa te fez algum mal. ( Uma mão lava a outra!)
Ja a amizade é um assunto muito formal pois nós precisamos de amigos pra viver, e mais que a metade da nossa felicidade pois quando vamos fazer alguma coisa errada ele vai estar ali para estender a mão.
Achei o texto bastante interessante, e nós deixa pentivo.

Renato Pacheco.
Lana Isis Barbosa Ferreira.
2v1

Amanda Luz disse...

Nome:Amanda luz Turma: 2v1
BIOÉTICA
Entendemos que a bioética é uma critica que se faz para discutir se a forma de como pensamos é certa ou não.
No filme Gattaca a bioética tem como objetivo de criticar a forma que a medicina propõe sobre a vida de Vincent, pois ao ser feito o exame genético foi-se determinado que Vincent sofria de um problema do coração assim traçaram que ele iria falecer aos 32,5 anos sendo invalido para a maioria dos trabalhos e principalmente o trabalho de seu sonho que era trabalhar na Gattaca,porque só conseguiam os empregos quem era feito de melhor eugenia.
Vincent não satisfeito com o destino proposto pela medicina lutou e provou que não basta ter um corpo físico determinado como perfeito, mas sim utilizar sua vontade para realizar seu sonho de ser astronauta contratado pela Gattaca.
Concluímos assim que a bioética é importante para sociedade, pois discuti sobre as formas de pensar e agir sobre suas escolhas que são predestinadas pela medicina ou biologia.

Cherry disse...

A ética e uma coisa complicada para se discutir, muitos pensam e agem de diferentes formas. Assim come retratou o texto, o professor agiu pela sua razão mesmo, que o escorpião havia o picado, mas como visto seus alunos pesaram diferente, e disseram que agiriam diferentes também. Em minha opinião devemos agir como nosso pensamento quer, ou mesmo pela razão, não devemos ficar sem fazermos o que queremos, por conta de outros que acham que não poderíamos fazer isso, por que antes de alguém nos jugar tem que rever um pouco do seu passado, ou melhor, olhar para o espelho e vermos o que somos antes de sair falando o que as pessoas devem ou não fazer! Às vezes esquecemos que não somos iguais a ninguém. Temos pensamentos diferentes assim e a vida. Mas a Ética não se pode passa despercebidos de nossas vidas também.

Fransieli s. silva - 2v1
"Renato Pacheco"

larissia nobre! ☼ disse...

Todo ser humano deveria refletir sobre como ser ético, poder refletir, repenssar seus próprios atos e atitudes, independente dos seus instintos naturais, e nem do seu contexto cultural


Larissia Nobre

2v1 Renato Pacheco

Cherry disse...

A ética e uma coisa complicada para se discutir, muitos pensam e agem de diferentes formas. Assim come retratou o texto, o professor agiu pela sua razão mesmo, que o escorpião havia o picado, mas como visto seus alunos pesaram diferente, e disseram que agiriam diferentes também. Em minha opinião devemos agir como nosso pensamento quer, ou mesmo pela razão, não devemos ficar sem fazermos o que queremos, por conta de outros que acham que não poderíamos fazer isso, por que antes de alguém nos jugar tem que rever um pouco do seu passado, ou melhor, olhar para o espelho e vermos o que somos antes de sair falando o que as pessoas devem ou não fazer! Às vezes esquecemos que não somos iguais a ninguém. Temos pensamentos diferentes assim e a vida. Mas a Ética não se pode passa despercebidos de nossas vidas também.

Fransieli s. silva - 2v1
"Renato Pacheco"

Anônimo disse...

o texto relata sobre a ação feita pelo homem e pelos animais, no qual os animais agem por instinto natural e os homesn agem por pela razão. Esse texto é interressante para refletirmos sobre a amizade que temos, que ta lado a lado com agente apesar das dificuldades pois ele um dia te levanto, te guio te ajudou.

Thaynara Monteiro 2v1
Renato Pacheco

Olavo Ribeiro disse...

Etica sao sao valores que regem a sociedade, sao condutas de que é o certo ou errado, ideal a ser seguido é um regulador social, e nao esta escrita como lei, vai da conciencia de cada individuo ser mais etico ou nao .



Olavo Dunaza

2v1 Renato Pacheco

Amanda luz disse...

Nome : Amanda Luz Turma:2v1
Comentário : O Melhor espelho é o velho amigo
Entendemos que a ética é um modo que o individuo tende a agir e pensar perante a sociedade, devido seus valores sendo eles bons ou ruins.
O texto retrata um conto destacando a amizade entre o sábio e os escorpiões, dessa forma perceberam que há pessoas em nossa sociedade que visa não só o seu próprio beneficio, e sim o beneficio de todos, nesse caso foi a atitude que o sábio teve de ajudar o escorpião, mesmo sendo ferido por ele.
Concluímos que a ética é uma forma de agir de cada um no seu dia-a-dia, devemos valorizar a amizade sem pensar nas influencias alheias tendo suas próprias escolhas, como seu modo de pensar, ser e agir perante a sociedade.

Amanda luz disse...

Nomes: Amanda Luz , Viviane Machado e Ana Flávia
tExto: " Bioética"
Entendemos que a bioética é uma critica que se faz para discutir se a forma de como pensamos é certa ou não.
No filme Gattaca a bioética tem como objetivo de criticar a forma que a medicina propõe sobre a vida de Vincent, pois ao ser feito o exame genético foi-se determinado que Vincent sofria de um problema do coração assim traçaram que ele iria falecer aos 32,5 anos sendo invalido para a maioria dos trabalhos e principalmente o trabalho de seu sonho que era trabalhar na Gattaca,porque só conseguiam os empregos quem era feito de melhor eugenia.
Vincent não satisfeito com o destino proposto pela medicina lutou e provou que não basta ter um corpo físico determinado como perfeito, mas sim utilizar sua vontade para realizar seu sonho de ser astronauta contratado pela Gattaca.
Concluímos assim que a bioética é importante para sociedade, pois discuti sobre as formas de pensar e agir sobre suas escolhas que são predestinadas pela medicina ou biologia.

Viviane castro disse...

Nome: Viviane Machado Turma: 2v1
"O melhor espelho é o velho amigo"
Entende que a ética é um modo que o individuo tende a agir e pensar perante a sociedade, devido seus valores sendo eles bons ou ruins.
O texto retrata um conto destacando a amizade entre o sábio e os escorpiões, dessa forma perceberam que há pessoas em nossa sociedade que visa não só o seu próprio beneficio, e sim o beneficio de todos, nesse caso foi a atitude que o sábio teve de ajudar o escorpião, mesmo sendo ferido por ele.
Concluímos que a ética é uma forma de agir de cada um no seu dia-a-dia, devemos valorizar a amizade sem pensar nas influencias alheias tendo suas próprias escolhas, como seu modo de pensar, ser e agir perante a sociedade.

Viviane castro disse...

Nomes: Viviane Machado c. , Amanda Luz e Ana flávia Turma: 2v1
Texto: " Bioética"
Entendemos que a bioética é uma critica que se faz para discutir se a forma de como pensamos é certa ou não.
No filme Gattaca a bioética tem como objetivo de criticar a forma que a medicina propõe sobre a vida de Vincent, pois ao ser feito o exame genético foi-se determinado que Vincent sofria de um problema do coração assim traçaram que ele iria falecer aos 32,5 anos sendo invalido para a maioria dos trabalhos e principalmente o trabalho de seu sonho que era trabalhar na Gattaca,porque só conseguiam os empregos quem era feito de melhor eugenia.
Vincent não satisfeito com o destino proposto pela medicina lutou e provou que não basta ter um corpo físico determinado como perfeito, mas sim utilizar sua vontade para realizar seu sonho de ser astronauta contratado pela Gattaca.
Concluímos assim que a bioética é importante para sociedade, pois discuti sobre as formas de pensar e agir sobre suas escolhas que são predestinadas pela medicina ou biologia.

Thays Monteiro disse...

eu pude entender com esse texto que a amizade vale apena, porque o amigo nao vem de um ato q ele faz mais sim como a pessoa que ele é. O texto relata das ações feita pelo homem e pelos animais, que no qual o homem sempre ta agindo pela a razão e o animal pelo instinto natural .

2v1

Victor Hugo JPT☆- disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto relata sobre a relação da ética e da amizade.Hoje em dia as pessoas agem muito pela razão, devemos pensar na hora de agirmos para fazer algo pois podemos machucar um ser fracil e etc.No texto cita que o carinha ajudou o aminal sabendo q ele poderia fazer algo q o machucasse. achei muito interessante.

Thalyta Soares 2v1
renato pacheco

Arthur disse...

Arthur Gomes 2v1 renato pacheco.

Ética não serve de base somente às relações humanas mais próximas. Ela também trata das relações sociais dos homens, na medida em que alguns filósofos consideram a etica como a base do direito ou da justiça, isto é, das leis que regulam a convivência entre todos os membros de uma sociedade.

Victor Hugo JPT☆- disse...

O texto faz um paralelo interessante sobre ética e seus principios,e é sempre muito bom tentarmos entender mais sobre o assunto e fazer uma reflexão,analisarmos nossos atos para/com as outras pessoas e observar as atitudes delas para/conosco e assim seguirmos uma linha ética não deixando de lado o conceito de agir com a nossa propria razão. Creio eu que na maioria das vezes,as confusões,tumultos e brigas acontecem pois as pessoas vivem pela maioria e nao como o Sabio filosofo da parabola agiu,enfim,a partir do momento em que usarmos nossa propria razão teremos uma sociedade com ética suficiente para viver bem.

Por Victor Hugo - 2V1

Academia filosofica disse...

É um texto muito inteligente e reflexivo. faz as pessoas pensarem em respeitar a natureza de cada um, como o sábio respeitou a natureza do animal, mesmo ele tentando ataca-lo. Isso nos faz pensar e mudar alguns conceitos sobre ética.

Nome: Marcelo Chaar
T:2m4
Renato Pacheco

Victória C. disse...

O texto aborda um tema muito importante que é a amizade. Logo sendo a mesma uma das coisas mais importantes e essenciais na vida do ser humano. E a outra delas é o fato de seguirmos nossas proprias opinioes,sem nos influenciarmos por aquilo que os outros dizem ou pensam.Afinal seguir nossos proprios conceitos é o que realmente importa. O texto é muito reflexivo,e nos faz repensar sobre muita atitudes.

Victória Cristina
2M2
Renato Pacheco

Gabi Norris disse...

Adorei o texto!
É um texto com profunda mensagem de reflexão.
Ressaltando que devemos agir de acordo com nossa conduta e ética sem deixar que a opinião de grupos externos interfiram nos nossos comportamentos.
Nesta situações que somos colocados devemos ter a razão como nosso guia.
A verdadeira amizade é a que nos acolhe e nos alerta de comportamentos que infligem no nosso caráter.


Gabriella Norris
escola: Renato Pacheco
2M3

Gabi Norris disse...

Adorei o texto!
É um texto com profunda mensagem de reflexão.
Ressaltando que devemos agir de acordo com nossa conduta e ética sem deixar que a opinião de grupos externos interfiram nos nossos comportamentos.
Nesta situações que somos colocados devemos ter a razão como nosso guia.
A verdadeira amizade é a que nos acolhe e nos alerta de comportamentos que infligem no nosso caráter.

Gabriella Norris
escola: Renato Pacheco
2M3

Rodrigo D' Vitória disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Lima disse...

O texto fala nada mais nada menos da ética que vivemos, nunca pensamos por nós mesmo e sempre vamos na pilha da maioria, ou no que esta na moda!Julgarmos um animal ou um ser humano pelo seu extinto é a coisa mais natural que percebemos hoje em dia, no qual esta mais que errado! Há uma história para trás de cada pessoa. Há uma razão para elas serem ou estarem, do jeito q são ou estão. Pense nisso antes de julgar.. O texto fala tambem sobre amizade, a amizade nao é só quando estamos bem com nossos amigos, em horas boas! Mas sim tambem quando estamos em momentos ruis precisando de ajuda e mesmo que nao recebemos um 'obrigada' em troca nao podemos deixar de ajudar! Porque amizade é se dar sem esperar..

Larissa Lima 2M4
Renato pacheco!

Rodrigo D' Vitória disse...

Bom, o texto é bem interesante, podemos ver que a filosofia está presente em tudo, hoje fixada em várias áreas, isso é, como uma coisa ensencial na vida das pessoas, o texta relata uma coisa de extrema importancia que é a ética, e isso deveria ser uma base para todos "a ÉTICA", se todos forem usar um pouco mais dela a sociedade teria menos conflitos seria muito melhor, e através dela irmos construindo nosso caráter.

Rodrigo da Vitória 2m4
R.Pacheco

Anônimo disse...

O texto aborda temas muito interessantes como, a forma ética de agir e não pela maioria e eu acho isso muito interessante agente refletir, pois várias pessoas agem por influencia da maioria,e tambem aborda temas como a amizade q é muito importante na minha opinião.
gostei, o texto é muito bom !
NOME: Nathália Soares Chagas
TURMA: 2M4
Renato Pacheco

Helena Fiorotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Fiorotti disse...

Eu sempre achei que discutir sobre ética, era uma falta de tempo. Eu achava que cada um devesse agir do modo que bem entendia. Agora, com as aulas de filosofia e com a leitura desse texto, pude entender que se tivérmos uma mínima noção do que é a ética, nós saberemos que ela só existe para nos tornarmos pessoas melhores, e conseguentemente, teremos um mundo melhor. Então, é preciso sim, tentar mostrar o que realmente a ética siginifica para as pessoas.
Sobre a amizade, eu concordo plenamente com o que o texto fala. Todos nós precisamos de amigos, sempre. Mas aqueles amigos verdadeiros, que gostam de você pelo o que você é, e que quando você estiver errado, ele te malertae tenta te ajudar... Ter amigos é uma das coisas mais importantes da vida! E o texto diz bem isso.

Renato Pacheco
Helena Bulhões Fiorotti 2m4

Larissa Rigo disse...

O exemplo citado neste texto, realmente nos faz pensar muito. Como diz o filosofo o animal age de acor do com o extinto, os seres humanos sem opiniao agem de acordo com a maioria e os sabios agem de acordo com sigo mesmo, e isso realmente é a mais pura verdade, pois só com muita sabedoria, etica e carater que voce consegue manter firme uma opiniao, seja sobre o que for.

Larissa Rigo disse...

O exemplo citado neste texto, realmente nos faz pensar muito. Como diz o filosofo o animal age de acor do com o extinto, os seres humanos sem opiniao agem de acordo com a maioria e os sabios agem de acordo com sigo mesmo, e isso realmente é a mais pura verdade, pois só com muita sabedoria, etica e carater que voce consegue manter firme uma opiniao, seja sobre o que for.

Larissa Rigo disse...

O exemplo citado neste texto, realmente nos faz pensar muito. Como diz o filosofo o animal age de acor do com o extinto, os seres humanos sem opiniao agem de acordo com a maioria e os sabios agem de acordo com sigo mesmo, e isso realmente é a mais pura verdade, pois só com muita sabedoria, etica e carater que voce consegue manter firme uma opiniao, seja sobre o que for.

Larissa Rigo.

Renato Pacheco, 2m5.

bárbara s. disse...

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais e tipo, esse texto é muito importante pra todos nós aprendermos, porque na maioria das vezes algo que nos ameaçam queremos matar, se vingar ou qualquer outro tipo de coisa, e nesse texto retrata que o ser que o fez mal ele mesmo tratou bem dizendo que fez isso porque isso é da propria naturasa dele, então é isso,

Aluna: Bárbara Silvestre De Lacerda Vicente.
Turma: 2m4
Escola: Renato Pacheco.

Lukas Edson disse...

Texto muito interessante, em que nos ajuda a entender um pouco mais sobre a filosofia, em que ela é baseada, esse texto mostra a importâcia em seguir sua própria ideia, não sendo um "maria vai com as outras", tendo uma iniciativa própria.

Lucas Edson,
2M3,
Renato Pacheco.

jessicafalcão disse...

Ética é um conjunto de comportamentos que surgiu da preocupação humana consigo mesmo para ter uma vida de mais respeito e assim viver melhor. No conto antigo o sábio mostra que a grande maioria dos homens age de acordo com os outros ou com sua natureza, mas o melhor é analisar a questão e agir conforme suas conclusões para não se tornar escravo de seus instintos naturais, mas sim ver que é capaz de pensar e tirar conclusões das situações ocorridas. Pois dessa forma tornamo-nos pessoas mais sábias e que tem autoridade para mostrar o que pensa, e é assim que nos tornamos uma pessoa ética e melhor. Porém para percorremos este caminho, necessitamos de ajuda, e nada melhor que uma amizade verdadeira para te corrigir quando estiver errado e te aplaudir nas brilhantes decisões. É assim que lapidamos nosso caráter e conseguimos ser pessoas mais corretas.

Renato Pacheco
Jéssica Barbosa Falcão
2m3

jessicafalcão disse...

Ética é um conjunto de comportamentos que surgiu da preocupação humana consigo mesmo para ter uma vida de mais respeito e assim viver melhor. No conto antigo o sábio mostra que a grande maioria dos homens age de acordo com os outros ou com sua natureza, mas o melhor é analisar a questão e agir conforme suas conclusões para não se tornar escravo de seus instintos naturais, mas sim ver que é capaz de pensar e tirar conclusões das situações ocorridas. Pois dessa forma tornamo-nos pessoas mais sábias e que tem autoridade para mostrar o que pensa, e é assim que nos tornamos uma pessoa ética e melhor. Porém para percorremos este caminho, necessitamos de ajuda, e nada melhor que uma amizade verdadeira para te corrigir quando estiver errado e te aplaudir nas brilhantes decisões. É assim que lapidamos nosso caráter e conseguimos ser pessoas mais corretas.

Renato Pacheco
Jéssica Barbosa Falcão
2m3

Jéssyka Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssyka Ribeiro disse...

Bom o texto é muito interessante pois relata sobre duas coisas importantes que é a ética e a amizade.Hoje a sociedade vai muito pela maioria mais as vezes é bom ir pela nossa intuição própria, a amizade é um fato muito importante pois não vivemos sem ela. Acho que as pessoas deveriam agir pela razão para ajudar o próximo. Então observei que esses dois pontos importantes são fundamenteis no nosso cotidiano, pois acho que o maior erro e o individuo seguir o outro sendo que a possibilidade dele esta errado é muito grande. As vezes é bom agir do modo que queremos, mais devemos pensar antes de prejudicar o outro que posso precisar da nossa ajuda.

Jéssyka Ribeiro
2M4
RENATO PACHECO.

Flávia Sanz disse...

Muitos de nós por não sabermos muito sobre as outras pessoas, a julgamos e concluímos que ela não seja tão boa quanto parece, mas muitas vezes nos enganamos, não podemos julgar uma pessoa sem conhece-lá. Os seres Humanos, diferente dos animais, agem por impulso ou acaba sendo influenciado pela maioria. Os animais não, eles agem porque é da natureza deles, é um modo de defesa.
Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", sempre avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou ruins, certas ou erradas, justas ou injustas.


Nome:Flávia Sanz
Turma:2M4
Escola: Renato Pacheco

karol disse...

Com o texto ''O melhor espelho é o velho amigo'' pude perceber que nossa sociedade nos prende muito e por causa disso a etica surgiu da preocupação do ser humano consigo mesmo, de suas dúvidas em determinar suas condutas da melhor maneira possível,de expressar seu jeito diante a sociedade e hoje isso não é quase impossivel pois se nos se vesti do jeito que gostamos muitos acharam estranho,um exemplo muito bom é a cor rosa que é pra mulher e azul pra homem,acho isso todos ja determinaram que é assim ai se ver um menino com uma blusa rosa acha o que? Que ele é gay ou algo assim. E com esse texto pude perceber que nossa sociedade nos banaliza de muita coisa.

Ana Karollyne
2m2 - Matutino
Renato Pacheco

Raphaella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ransmiler M. 2m1 Renato Pacheco disse...

Eu achei muito interessante a idéia do texto, e concordo. Ética e um assunto que e muito diversificado pois cada um já tem um conceito formado sobre o que e na sua cabeça.Nós mesmo temos que fazer o que achamos certo,não seguir um padrão imposto pela sociedade que decide o que é certo ou errado. Somos nós que devemos questionar e avaliar sempre antes de tomar nossas atitudes,mesmo que não pareça o certo e que traga alguma conseqüência para nós,e se cada um agisse assim pelo que pensa,sente ou ate mesmo só acha todos seriam bem melhores.E que os verdadeiros amigos estarão sempre do nosso lado ajudando em nossas decisões, para sermos cada vez melhor do já somos,serviram como um suporte e sempre que precisarmos eles estarão ali dispostos a nos ajudar e nos fazer sempre melhores.

Raphaella disse...

Raphaella Corrêa, 2M3 , Renato Pacheco.

O Texto faz uma reflexão sobre o que realmente somos, e o que achamos que somos. Ética é um assunto muito polêmico, pois muitas pessoas não fazem questão de prestar atenção nos próprios atos, antes de abrir a boca para falar do próximo. E texto nos deixa refletir um pouco sobre isso. Outra reflexão é que devemos às vezes nos colocar no lugar das pessoas pra ver o que elas passam, pois ninguém e melhor que ninguém. Esse texto também nos faz parar para pensar um pouco mais em nossas amizades, devemos escolher elas melhor, mas nunca tratando isso com preconceito, devemos aceitar todos como são. O texto também chamou atenção por nos fazer pensar o que significa realmente a ética. A ética é baseada na nossa personalidade e nas nossas atitudes. Em certas ocasiões temos a oportunidade de seguir os nossos próprios princípios, mas agimos pelos princípios da maioria. É importante agirmos pelos nossos ideais.

Thaly Meirelles disse...

Achei o texto bem interessante, por que as vezes nos esquecemos que o nosso melhor amigo somos nós mesmos e é importante parar para pensar porque as vezes somos levados a tomar decisões por influência sem ao menos examinar se é o melhor para nós.Este texto é um ótimo conselheiro de consciência ética, pois, nos ajuda a refletir o que estamos fazendo com o nosso bom caráter. As vezes é necessário agirmos pela razão e outras pela emoção e não pelo o que a maioria acha. Devemos nos destacar pelo que somos e fazendo atos sem a intenção de receber algo em troca. Devemos expor nossas opiniões, mesmo que seja contraria a maioria.

Thalyssa Meirelles, 2M3 , Renato Pacheco.

Aline Barbosa disse...

Achei bem interessante o texto. Ele relata vários conceitos como a amizade, o caráter de uma pessoa, a sinceridade, o respeito...
Mais eu achei bem mais interessante o que o filosofo fez ao jacaré, o jacaré iria matar ele, e ele ainda se preocupou em salva-lo, mesmo ele o atacando. O jeito que ele disse que aje de acordo com ele mesmo, tem uma questão, todos nós às vezes agimos como a maioria, porque achamos que o nosso jeito de agir esteja errado, mais não, muitas vezes o nosso jeito de agir diz quem realmente somos o verdadeiro jeito que somos. E a amizade também é uma delas, muito não são amigos de verdade, porque amigo de verdade é aquele que esta sempre com você, te ajudando nas horas mais difíceis, não aqueles que fogem quando você esta encrencado, esses são chamados de amigos falsos, colegas. Gostei do texto.

Fernanda L. disse...

Esse texto mostra um grande exemplo de ética que deve ser praticado por todos nós.
Não devemos agir de acordo com o que a maioria das pessoas pensam, e sim como nós achamos certo, ou errado. Isso é ser ético, ter nossa própria razão, agir por iniciativa própria.
Isso não é tão fácil, e também deve ser práticado com a ajuda de amizades, nos dando conselhos, nos protegendo... Ou seja, há uma grande ligação entre a ética e a amizade como diziam os antigos filósofos.

Turma: 2v1
Renato Pacheco

Vinicius Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Oliveira disse...

O texto e muito interessante,mostra que Ética e Amizade devem sempre andar lado à lado.

Vinicius Oliveira
2v1
Renato Pacheco

Tarcísio Nogueira disse...

No texto, vi como as pessoas acham estranho a outra agir de uma forma que ninguém agiria, mas não deve ser assim, cada um deve agir de acordo com a sua razão, isso é ser ético. Não devemos agir como a maioria das pessoas.
Porém, para fazermos isso devemos contar com a ajuda de amigos, para nos aconselhar, proteger... A amizade e a ética devem caminhar juntas.

mariana pereira!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Meira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Meira disse...

Muito interessante o texto. A historia do professor diz como a gente deve ser e agir. Nós devemos agir pela razão e não pela maioria. Devemos ter etica, respeito, carater... A lição que o professor nos dá é que mesmo sabendo que o outro pode nos ferir devemos ajudar a ele, e isso pouquissimas pessoas conseguem fazer.


Nome: Lara Ravenna Gomes de Meira
Série: 2M5
Escola: Renato Pacheco

mariana pereira!! disse...

na opinao este texto nos traz a ideia de que a etica é um assunto que esta sendo esquecido na sociedade, e que esta sendo cada vez mais complicado de se falar nesse assunto.
Nome: MARIANA PEREIRA
Turma: 2V1

Lipe disse...

Texto trata da etica e como ela foi criada a partir da necessidade do ser humano de se preocupar com outro e analisar a sua forma de agir,e com isso as vezes contrariando a opiniao da maioria defendendo sua propria ideia.

Felipe Souza Martins
2m3
Renato Pacheco

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Flavia disse...

No texto deixa claro que cada um dos seres humanos tem uma forma diferente de se expressar diante dos fatos. Alguns agem conforme suas opiniões, outros agem conforme a atitude da maioria porque não tem a sua própria opinião e outros já agem pela sua própria natureza. O texto trás um assunto importante sobre a amizade, que o verdadeiro amigo é aquele que esta com você em qualquer circunstância da vida com sinceridade independente do que você é, sempre estarão juntos para ajudar no que for preciso com intuito de ver você alcançar um objetivo.

NOME: Anna Flavia M.C. Veloso TURMA: 2V1

Unknown disse...

"O melhor espelho é o velho amigo".

Sim, pois ele que será o que não desistiu de ti. Talvez o seu melhor amigo pode ser nos dias de amanhã aquele que irá te empurrar,te dar lição moral, te ofender mas de uma maneira que irá te favorecer mais tarde. Pois ele quer ver você no topo.Assim depois de seu velho amigo está ali torrando sua paciência, depois de ter feito tudo de ruim para você (na versão que seria sua, de você pensar que ele está querendo arruinar sua vida).O mínimo que você poderia fazer é agradecê-lo com um forte abraço. A amizade é algo que conquistamos, é algo inesperado que entra em nossas vidas, que nos ajuda em horas mais difíceis, e ao mesmo tempo transforma essa tempestade em um sol radiante,que ilumina tua vida com pequenos gestos de serem vistos aos olhos nus, mas que dentro de um coração faz uma tamanha diferença.

Esse espelho pode refletir o teu eu, dentro do seu melhor amigo. Valorize quem te valoriza, porque amigos mesmo, hoje eu posso contar apenas em dez dedos, olhe lá senão for em cinco. Seu texto transmite à nossas mentes o seguinte, a sabermos fazer uma amizade correta e aprender com isso.


ALINE ALMEIDA - 2V1
RENATO PACHECO

Assíria Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Assíria Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Assíria Reis disse...

TURMA: 2M4
ESCOLA: Renato Pacheco
NOME: Assíria Neves Reis

O que concordo e não concordo:
Não concordo, na minha opinião a ética deveria ser sim uma lei que determina o que devemos fazer, para que as pessoas possam ter consciência de como agir em uma local público ou em outros determinados locais, acho que as pessoas de hoje em dia agem de forma brutal, e não pensam antes de falar. Concordo de que a amizade são de pessoas que gostam da gente, pelo o que ainda podemos ser, porque a verdadeira amizade vem daquele que nos conhecem de tal forma, e que caso venhamos a mudar e desviar do caminho ético nos ajude a nos guiar na forma correta.
E concordo também o que relata no conto, agimos de modo diferente do que é ético, e que não agimos na maioria das vezes pela razão.

thaynar Cardoso disse...

Gostei muito do texto. Assim podemos discutir o interesse das pessoas, sobre a amizade. Assim podemos ver que não se devemos julgar antes de saber a opinião do outro. Podemos ver que a Ética não é você agir como a maioria, e sim por si mesmo, assim as pessoas verão q você tem suas próprias iniciativas.

THAYNAR CARDOSO 2M2
RENATO PACHECO

Wanderley Brasil disse...

O texo mostra que cada um tem seu modo de pensar, de agir.Foi interessante oque o sabio fez, ajudar um escorpiao poucas pessoas fariam isso ou melhor nem fariam, pra que ajudar um animal que ataca quem esta ajudando e tambem pode acontecer com o ser humano.Outra questao q o texto apontou foi a amizade,acho muito importante pois quando precisamos de algo as vezes podemos contar com os amigos e o texto faz com que as pessoas reflitam sobre isso.E para viver em sociedade precisamos de carater, respeito e em cada um de nós temos uma qualidade ética.
O texto é muito bom e compreenssível,PARABÉNS.
Wanderley Brasil - 2m4
Renato Pacheco

Mariana Puglielli ੴ . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Menezes disse...

eu entendi do texto que todos os seres tem sua forma de se defender e que ter ética é agir por suas próprias opinioes e decisões.

Amanda Menezes disse...

eu entendi do texto que todos os seres tem sua forma de se defender e que ter ética é agir por suas próprias opinioes e decisões.

Amanda Menezes disse...

eu entendi do texto que todos os seres tem sua forma de se defender e que ter ética é agir por suas próprias opinioes e decisões.

Marcelo disse...

Marcelo Chaar 2m4

Eu achei o texto muito interessante principamlmente na parte do filosofo pois ele soube explicar a diferença no modo de agir de um ser humano e de um anima

JOSUE KALLEB disse...

UM texto otimO. Gostei muito da parte que o filosofo age de acordo com a sua razao

lauradepollo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lauradepollo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica Goggi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSUE KALLEB disse...

UM texto otimO. Gostei muito da parte que o filosofo age de acordo com a sua razao mesmo sendo um "inimigo"
Vimos que em nossa vida e sempre bom agir com a RAZÃO ! o texto tambem fala da amizade, que devemos ser amigo de verdade nao por interesse , nos momentos que mais precisamos alguem estiver do nosso lado ! é sempre bom ter amigos ao nosso lado

JOSUE K . 2m4
renato pacheco

Jéssica Goggi disse...

Esse texto fala claramente sobre a ética. Conta uma situação ocorrida, e a partir dela desenvolve uma idéia bem interessante. No início do texto, é abordado sobre a filosofia, e no seu decorrer nada mais fazem a não ser "expor" a filosofia de fato. Afinal o texto não deixa de ser uma filosofia, que fala sobre a ética, e os valores do cara.

Jéssica Ferraz Goggi - 2M2

lauradepollo disse...

O TEXTO E MUITO INTERESSANTE
FALA DA ETICA E DA AMIZADE.
O FILOSOFO RETRATA NO TEXTO QUE MESMO O ESCORPIAO MORDENDO ELE, ELE TENTOU AJUDAR! ETICA E O QUE SOMOS O QUE PENSAMOS O NOSSO MODO DE AGIR !
O TEXTO TAMBEM FALA DA AMIZADE DIZ QUE NO DECORRER DA VIDA PRECISAMOS DE AMIGOS, AMIGOS QUE CRESCAM CONOSCO, QUE NOS AJUDE NOS PIORES MOMENTO E NAO EM TROCA DE NADA ! UM TEXTO MUITO BOM PARA REFLETIR !


Laura D.
2m4
Renato Pacheco!

Icaro Melo disse...

Bom, o texto é interessante. Aborda sobre a forma de pensamento do homem que salvou o escorpião, expõe os pensamentos dos filosofos, faz uma breve introduçao sobre o uso diversificado da filosofia, e sobretudo a ética, que na minha opinião é o foco principal do texto. É um texto bem redigido e interessante, que sem dúvidas acrescenta em poucas linhas, conteúdos grandes.

Icaro Melo - 2M4

Valesca Defante - 2M4 disse...

O conto antigo nos faz refletir sobre nossos atos, pois mostra claramente a divisão de natureza, o gesto de concordar com a maioria e a razão. Atualmente os seres humanos estão tão cegos com a opinião alheia (principalmente com os meios de comunicação atuais) que acabam não usando a razão, preferindo assim seguir a opinião alheia da maioria.
Dessa forma, aceita o que a sociedade impõe desde o nascimento, pois os pais também foram "vítimas" dessa imposição e querem isso para os filhos, pensando que estão lhes dando o melhor, quando deveriam deixá-los pensar por conta própria para chegarem ao ponto de concluir suas próprias idéias, lhes dando ao menos a oportunidade de usar, assim, a razão. Seguir a maioria é como deixar que alguém pense por você, assim se torna mais fácil a convivência, pois a maioria concordando com o mesmo pensamento não haveria conflito, e não havendo conflito a sociedade não evolui.
Atualmente quando alguém entra em seu meio de amizade, costuma ser por interesses materiais e sociais, ou seja, agindo pelo interesse e emoção, deixando de lado o real sentido de amizade que é o simples gesto de gostar de alguém por sua mera sinceridade, companheirismo e cumplicidade. Logo, devemos sempre levar nossas ideais com ética, pois sem esta a sociedade irá ruir, uma vez que a maioria da sociedade atualmente pensa sempre em levar vantagens em cima de outro individuo.

Valesca Defante - 2M4
Renato Pacheco

Carla Samira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Samira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Samira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Samira disse...

Esse texto fala bastante sobre as escolhas de uma amizade, primeiro vemos que muitas vezes da nossa vida é necessário agirmos pela razão, não pela emoção e nem pelo que a maioria agi. O coração e a razão nem sempre andam juntos, precisamos ser maduros o suficiente para escolhermos o caminho certo por mais que isso nos machuque, pq no fim as recompenças boas não são duvidosas!
Carla Samira 2m4 Renato Pacheco

Karol Santiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karol Santiago disse...

A ética é essencial para a convivência em qualquer sociedade, consiste no caráter, no modo de se, e no comportamento de cada individuo.Tem a função de estabelecer um certo equilíbrio e um bom funcionamento social, e assim possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Ética não pode ser confundida com moral, que é a obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais ou religiosos. Ou ate mesmo com a lei, que com certa freqüência tem base nos princípios éticos.

Anna Carolina Rodrigues
2m2

Lorena Pimenta Motta Rossi, disse...

O texto fala sobre a ética, "ela é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir", pra conseguir isso e vivermos dentro da proposta da ética, não devemos 'caminhar' sozinhos, precisamos mesmo é de amigos sinceros, que estarão sempre com você quando você estiver precisando, te ajudando e te alertando se estiver agindo errado.

Lorena Rossi, 2M3
Renato Pacheco

Anônimo disse...

Bem, este texto é muito bom,
é interessante saber que mesmo que o amigo reaja diferente com você ele continua seu amigo,
mesmo que você estenda a mão para salvar esse amigo que está em apuros e ele negar a sua ajuda, não desista, pois amigos é assim, você pode até reclamar, mas ele será sempre o seu próprio espelho, então não reclame pois um dia pode ser você que irá precisar de ajuda de um velho amigo.

JÉSSICA JACOB
2M2
RENATO PACHECO

Bibi *-* disse...

Bom ... muito interessante os aspectos que o texto se refere , a ética sempre e um bom a assunto a se descultir .As pessoas tem que ter consciência e pensar antes de falar alguma coisa , Amizade também e tudo e me chamou muita atenção a parte que o texto diz : "Os nossos amigos são aqueles que gostam de nós não pelo que já somos, mas pela excelência que ainda vamos atingir juntos ....... Assim, para saber quem você está sendo, conte sempre com a sinceridade desinteressada de um velho amigo" POIS NAO DEIXA DE SER A PURA VERDADE ! excelente o texto :D
BEIJAO BIANCA CARVALHO

Suzanne disse...

Escola: "E.E.E.M Professor Renato José da Costa Pacheco"
Nome: Suzanne Venâncio Ribeiro
Turma: 2v1

Todo ser humano tem uma maneira de agir e pensar diante dos fatos. Algumas pessoas agem de acordo com a opinião da maioria, outras agem de acordo com suas opiniões (que é o caso do sábio, que mesmo levando uma ferroada do escopião, quis salvá-lo) e outras agem de acordo com a sua natureza (que é o caso do escorpião).

Outro assunto muito importante que o texto trás, é a amizade, que é aquela que está com você nas horas boas e ruins, que em qualquer circunstância da vida, sempre está do seu lado, e que sempre está disposto a te ajuda no que for preciso, com o intuito de te ver no topo, alcançando seus objetivos.

dark ivisin disse...

Um texto excelente para pensarmos no que fazemos da nossa vida, gostei da parte do escorpião porque nos faz refletir que devemos agir de acordo com o que pensamos e não de acordo com o que a sociedade nos diz para fazermos. E faz pensar que devemos cultivar nossas amizades pois elas são indispensáveis na nossa vida.

Nome: Rafael Albergaria Da Silva
Colégio: Renato Pacheco
Turma:2v1
Hora:09:53

Anônimo disse...

O texto é muito interessante, fala sobre a ética. A ética indica um modo melhor de viver a vida, pois são as nossas atitudes que mostra se somos ou não éticos tudo de fazemos esta diretamente relacionada à ética. O texto nos mostra como as pessoas éticas agem perante a sociedade, que devemos agir de acordo com o que pensamos não indo pelo que os outros acham que devemos fazer.

FRANCIELLY OLIVEIRA 2M4
RENATO PACHECO

Daiany Alves disse...

Esse texto nos mostra a verdadeira ética da vida, onde uns agem por si proprios e outros pelo que pensam a maioria. No nosso dia-dia isso realmente é um problema, pois as vezes poderiamos pensar mais em nossas decisões e acabamos indo pela cabeça dos outros. Ele mostra tambem que quando não soubermos oque fazer, sempre temos que ter um bom e velho amigo para tentar nos auxiliar a ir pelo caminho certo, pois o amigo de verdade sempre vai saber oque te dizer, e vai querer te proteger tambem.

Daiany Alves de Castro
2m3
Renato Pacheco

Viviane castro disse...

Viviane Castro 2v1 Renato Pacheco

“O melhor espelho é o velho amigo”

Eu entendo que ético é um modo em que cada indivíduo pensa e age perante a sociedade, sendo seu caráter bom ou ruim.
O conto retrata a amizade entre o sábio e o escorpião, olhando dessa forma as pessoas da nossa sociedade visa seu próprio beneficio e não pensa em beneficio dos outros;no caso do conto foi a tentativa do sábio teve de salvar o escorpião mesmo sendo ferido por ele.
Conclui que ética é uma forma de agir e pensar de cada pessoa no seu dia-a-dia onde devemos valorizar a amizade sem pensar e ser influenciado por opiniões alheias, tendo suas próprias escolhas e fazendo suas decisões sem pensar o que os outros vão pensar. Faça como o sábio, esteja sempre disposto a ajudar um amigo.

PS:professor ignore as outras postagens pois estão erradas.obrigada

Amanda luz disse...

Amanda Luz 2v1 Renato Pacheco
" O melhor espelho é o velho amigo"

Entendo que a ética é um modo que o individuo tende a agir e pensar perante a sociedade, devido seus valores sendo eles bons ou ruins.
O texto retrata um conto destacando a amizade entre o sábio e os escorpiões, dessa forma perceberam que há pessoas em nossa sociedade que visa não só o seu próprio beneficio, e sim o beneficio de todos, nesse caso foi a atitude que o sábio teve de ajudar o escorpião, mesmo sendo ferido por ele.
Conclui que a ética é uma forma de agir de cada um no seu dia-a-dia, devemos valorizar a amizade sem pensar nas influencias alheias tendo suas próprias escolhas, como seu modo de pensar, ser e agir perante a sociedade.

PS:desconsidere as outras postagens pois estão erradas.obrigada

xavier disse...

Bom texto, mostra que cada um deve agir e pensar por si próprio, pois por muita vezes poderá estar agindo errado por fazer o mesmo que a maioria e também estará perdendo sua capacidade e seu caráter. Interessante também a parte da amizade, mostra que é sempre bom ter boas amizades além de ser um sentimento inestimável.


NOME:RAFAEL XAVIER

TURMA:2M5
ESCOLA:RENATO PACHECO

Jessica Soares disse...

Falar sobre Ética é muito complicado,mas o texto relata e explica muito bem o que pode ser uma atitude Ética...
Na sociedade nós vivemos pelo que os outros acham,nos somos influenciados pelo que meio que vivemos as vezes deixando de fazer aquilo que nos achamos ser certo por medo do que os outros vão pensar...o que mais me chamou atenção foi na expressão dita “age por iniciativa própria”,pois Não devemos esperar o outro fazer mas sim tomarmos a decisão própria ....
JESSICA SOARES 2M4
RENATO PACHECO

Anônimo disse...

O texto fala sobre dois grandes temas: A ética e a amizade, que tem bastante destaque na filosofia através de alguns filósofos. A ética, preocupação do ser humano consigo mesmo e suas condutas, como o próprio texto fala, vem reforçar a idéia de Sócrates com a opinião da maioria, para que possamos refletir sobre nossas ações e também nossa razão, nossa forma de pensar sobre determinados assuntos. A amizade, pensada por Epicuro, nos mostra que precisamos de amigos para compartilhar quem somos, para nos mostrar quando estamos errados e qual o melhor caminho a seguir.

Mariana Merlo, 2M4

Rafaella Ribeiro disse...

o texto retrata uma forma de entendermos melhor a filosofia, e um de seus principais conceitos, a ética, que esta presente em nosso dia-a-dia, o fato do filosofo ter salvado o escorpião foi o que mais me chamou atençao, pois foi ética a sua atitude, dando assim exemplo para seus alunos...Não sei se teria a mesma atitude que ele teve!

Rafaella Nascimento Ribeiro 2m4

Anônimo disse...

Devemos confiar mais em nossas opiniões e não dar tanta importância aos pensamentos alheios. Precisamos ter auto-confiança, convicção de nossas ideias e agir pelo que julgamos ser o correto. Acreditamos que devemos seguir pessoas importantes, líderes, por achar que estes estão sempre certos, mais na maioria das vezes não é verdade, há muitas ideias confusas e imprecisas, porque mudamos muito de opinião, e uma ideia só é boa e deve ser defendida, quando não existe contradição. Precisamos no cercar de pessoas com caráter, éticas, porque é muito importante para um convívio social, e os amigos, devem representar confiança, pois estamos sempre procurando algo para se espelhar, e se não tivermos um amigo de verdade ao nosso lado para ajudar a enxergar o que é certo e errado, isso se torna ainda mais complicado.

Renato Pacheco
Iuly Lima Peçanha - 2M4.

Jordana ॐ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jordana ॐ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jordana ॐ disse...

Jordana, 2m4- Renato Pacheco

É muito mais cômodo ignorar e seguir em frente, entretanto nem sempra aquilo que o “todo” opina ser o certo é o que realmente convém aos nossos ideais.
Mas e aquele que não possui ideias? Que não decide por si mesmo? Este está como os segudires do sábio, que agem não pela própria razão, e sim por fatores externos que o influenciam. Nós homens muitas vezes agimos como estes, muito mais por fatores mundanos do que por aquilo que realmente achamos importante, necessário, ético.
O sábio entretanto age de acordo com seus próprios pensamentos, a suas leis age por aquilo que acha justo e cabível. Os que vivem como esse, vivem a ética, analisam e pensam em tudo aquilo que vão oferecer ao mundo e a importancia que estes atos tem.
Sabemos então que podemos agir de diferentes formas, mas qual delas seria a mais justa, mais honesta, vantajosa, etc? Sem dúvidas seria aquela na qual os nossos ideais façam presença e que haja convicção do que se apresenta.

brena.celirio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
brena.celirio disse...

A ética se resume basicamente em quem somos diante das pessoas, e da sociedade.
O texto nos mostra isso através do conto citado, o texto mostra pra gente que independentemente da opinião das outras pessoas devemos ver o que realmente queremos,
sem ver a primeiramente a opinião das outras pessoas, e esquecendo de fazer o que realmente queremos. Mais isso não significa que devemos ser fechados para novas idéias,
temos sim que ouvir a opinião dos outros, mais não temos a obrigação de aceitar tudo o que é proposto pra nós.


ALUNA: Brena Celirio
TURMA: 2M5
ESCOLA:Renato Pacheco

Mariana Loureiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Puglielli ੴ . disse...

A amizade é aquela relação que surge de encontros com pessoas que nos protegem como uma casa (êthos) e que estão prontos a nos alertar quando agimos contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter (éthos) (...)
o Ultimo trecho desse texto me marcou muito, porque de uma certa forma sou muito ligada a amizades, seja elas, mais recentes ou não, costumo aprender muito com os erros e acertos dos meus amigos, e com as minhas amizades. Pois na minha concepção, amigos são uma Dadiva de Deus, eles chegam na hora certa, e costumam se afastar de nós também na hora certa. Mais quando Temos um problema e sabemos que temos alguem com quem contar, isso já nos alivia de uma dor, e por saber que: Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."
Provérbios cap. 17 vers. 17.
De valor a quem sempre está do seu lado!

- Mariana S. Puglielli
- Renato Pacheco
- Sala 2m3

Mariana Loureiro disse...

A ética se criou da preocupação e das dúvidas do homem em agir da melhor forma possível com ele e com os que o rodeiam, assim ela tem grande influência em nossas vidas e em nosso cotidiano (na religião, na política, na educação, na ciência, na cultura, na socialização, etc). Há diversas formas de ver e interpretar a ética, porém há quem a use de acordo com sua natureza, há quem use de acordo com a sua sociedade e quem use de acordo com sua própia razão. Este último é o que não age por instinto, e não se deixam influênciar pela cultura em que vive, sabendo melhor avaliar as situações.

Mariana S. Loureiro - 2M4
RENATO PACHECO

Karol Lempê disse...

A ética uma forma de vivermos melhor, é usada para determinar melhor as condutas dos seres humanos, a maior parte das pessoas não age com a razão, e sim de acordo com aquilo que seria "bem visto" pela sociedade. Ela é muito compatível com a amizade, pois uma coisa leva a outra, quando a agimos com ética é por iniciativa própria, observamos a situação e costumes, é agimos.
A partir das nossas atitudes vemos quem somos!

KAROLINE LEMPÊ SILVA KREBEL PINHO - 2M4

Anônimo disse...

Texto otimo! ele nos mostra que temos que olhar para nós mesmos antes de criticar o proximo, e que um amigo muitas vezes pode ser essencial nos alertando de certas coisas.
Texto super reflexível.

Ursulla Campos, 2M4, Renato Pacheco

Stella Rodrigues disse...

A ética, é um conjunto de valores morais, que faz com que uma pessoa aja de uma ou outra maneira específica dentro do meio em que vive, de acordo com o peso que aquele meio exerce sobre ela. A ética vem a tona, a partir do momento em que o ser humano passa a se preocupar mais com ele mesmo e com a imagem que as pessoas à sua volta, terão dele, fazendo com que ele comece a prestar mais atenção na sua conduta para que cada vez mais, possa melhorar. Para que isso possa acontecer de maneira mais simples, existem os amigos, que sempre nos ajudarão a entender melhor a nós mesmos e cuidar para que não entremos em caminhos tortos.
STELLA RODRIGUES, 2M4
RENATO PACHECO

Juliana Taube disse...

Pude perceber através deste texto que a Filosofia tem inúmeras aplicações em nossa vidas e que esta também pode ser "utilizada" nas mais diversas áreas de conhecimento. A Filosofia surge através do despertar de interesse dos seres humanos para o estudo de certos comportamentos e ações.
Por isso a ética está diretamente relacionada a Filosofia. O que é ética, para que serve a ética, o nosso "código" de ética é o correto ou o melhor, quando somos éticos realmente, ou, quando agimos contra a nossa própria ética? Será que é fácil responder a estas perguntas? Creio que não.
Muitas pessoas se dizem éticas e exigem que outras pessoas sejam éticas também. Mas será que se alguém perguntassem a essas pessoas o que é a ética propriamente dita, elas saberiam responder? Ou até mesmo se reveladas a elas novos conceitos de ética e situações em que outras pessoas agiram diferente delas, essas não se perguntariam se estavam realmente certas?
Creio que seja por tudo isso que surge a ética. O questionamento sobre nossas condutas e sobre as condutas dos outros, nos fazem pensar sobre o que é a ética. Ética então é um assunto bastante abrangente e que não cabe com poucas palavras ser explicada.
Concordo com o texto quando diz que, "O melhor espelho é o velho amigo",pois afinal estamos em constantes mudanças, onde a troca de experiências, a convivência com novas pessoas, fazem com que mudemos o nosso modo de agir e pensar. Onde muitas das vezes acabamos nem percebendo que estas novas ações não estavam na nossa concordância, e nem estão de acordo com o que pensamos ser certo. É então por isso, que precisamos de pessoas que estão além de nós, para nos darem aquela mãozinha para quando fugirmos do nosso próprio código de ética.


Juliana Taube
Turma: 2m4
Escola: Renato Pacheco

Juliana Taube disse...

Pude perceber através deste texto que a Filosofia tem inúmeras aplicações em nossa vidas e que esta também pode ser "utilizada" nas mais diversas áreas de conhecimento. A Filosofia surge através do despertar de interesse dos seres humanos para o estudo de certos comportamentos e ações.
Por isso a ética está diretamente relacionada a Filosofia. O que é ética, para que serve a ética, o nosso "código" de ética é o correto ou o melhor, quando somos éticos realmente, ou, quando agimos contra a nossa própria ética? Será que é fácil responder a estas perguntas? Creio que não.
Muitas pessoas se dizem éticas e exigem que outras pessoas sejam éticas também. Mas será que se alguém perguntassem a essas pessoas o que é a ética propriamente dita, elas saberiam responder? Ou até mesmo se reveladas a elas novos conceitos de ética e situações em que outras pessoas agiram diferente delas, essas não se perguntariam se estavam realmente certas?
Creio que seja por tudo isso que surge a ética. O questionamento sobre nossas condutas e sobre as condutas dos outros, nos fazem pensar sobre o que é a ética. Ética então é um assunto bastante abrangente e que não cabe com poucas palavras ser explicada.
Concordo com o texto quando diz que, "O melhor espelho é o velho amigo",pois afinal estamos em constantes mudanças, onde a troca de experiências, a convivência com novas pessoas, fazem com que mudemos o nosso modo de agir e pensar. Onde muitas das vezes acabamos nem percebendo que estas novas ações não estavam na nossa concordância, e nem estão de acordo com o que pensamos ser certo. É então por isso, que precisamos de pessoas que estão além de nós, para nos darem aquela mãozinha para quando fugirmos do nosso próprio código de ética.


Juliana Taube
Turma: 2m4
Escola: Renato Pacheco

Anônimo disse...

Flávia Tozato Peregrino - 2M4

Anônimo disse...

O texto é bem interessante, ele nos mostra que a Ética surgiu da preocupação que temos com nós mesmos, que devemos agir sempre com nossa razão, e não sermos impulsionados a fazer o que as pessoas pensam. Também nos ensina que os grandes amigos, são aqueles que gostam de nós não pelo que somos, mas sim pelos obstáculos que vamos superar juntos, das vitórias que vamos ter juntos.

Flávia Tozato Peregrino - 2M4

Anônimo disse...

Juliana França Rui

Anônimo disse...

Pô achei muuito interessante , que mesmo uma pessoa nao sendo muito legal com vs , vs pode muito bem ajudar ela quando ela precizar ! Amanda Pinheiro ! 2m5 , Renato Pacheco !

Felipe Salvador disse...

Esse texto é um texto bem refletivo e que explica muito bem o "conceito
" da filosofia e como agir por sua propria vontade e o assunto da amizade da um toque de maior interesse à quem o lê.

Anônimo disse...

O texto mexe com o nosso modo de pensar e agir. No meu caso eu deixaria o escorpião morrer afogado,não agiria pela razão, mais sim pela emoção.
E também amigo não se julga pela aparência, pois, se julgarmos pela aparência podemos julgar errado.
SAMIRA DANIELE RODRIGUES DA SILVA
2M3

Ramylle Peixoto disse...

Esse texto retrata com excelência o que é ética,e a relaciona com a amizade.No texto pude observar que ter ética não é apenas agir conforme queremos,mais avaliarmos o assunto e agir conforme a razão.A relação que o texto faz de um amigo pra ética é que,um amigo verdadeiro é aquele que esta perto de nos não porque somos alguma coisa,mais pelo que ainda vamos ser juntos.Essa foi a analise que fiz do texto.


Ramylle Peixoto
2M3
Renato Pacheco.

Juliana França disse...

Esse texto me fez pensar,que nunca devemos ir pela cabeça das outras pessoas e sim pela nossa.
E que a amizade vale mais que tudo nessa vida.E que devemos valoriza-las sempre.
Juliana França
2M3
Renato Pacheco

Letícia Pinheiro disse...

A ética faz a maneira de agir do homen, ser repensada e aprimorada. O ético age da forma que bem entende, não por pressão ou por sua própia natureza. No caso do conto o filósofo nada mais é que um ético, agindo pela razão, concordo totalmente com tal maneira de agir.
O texto é curto e direto e utiliza uma linguagem de fácil compreensão. Gostei muito!

Letícia Pinheiro 2M3
Renato Pacheco

Crystian Marinho de Medeiros 2v3 disse...

Um belo texto, eu acho que devemos ficar com nossos velhos amigos que sempre estiveram presentes, nao aqueles que voce conhecem por ae, e que fica perto de voce pois tem algun interesse em volta. Encontre seus amigos de verdade

Rhaany disse...

o texto é muito importante para a mente...e para refletir!
rhanieria 2m5

Rhaany disse...

o texto é importante, porque ajuda a refletir mais sobre quem vc é!
Rhanieria p. da S.
2m5

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 589 de 589   Recentes› Mais recentes»