sábado, 16 de janeiro de 2010

O que é a Filosofia ou a Filosofia da lagarta

Para o que pretendo aqui, ela não é um conhecimento, ciência, ou literatura, mas uma atitude de busca, encontrada nos grandes pensadores de nossa história.

Como atitude ela é um comportamento da pessoa frente a uma situação, fenômeno, objeto.

Nesse eterno retorno que ela vive é preciso recolocar a pergunta feita em algum momento por cada um de nós, o que é a Filosofia?

É um movimento de procura pelo diferente, muitas vezes inesperado, mesmo nas coisas aparentemente mais óbvias, próximas e certas.

Mas não é qualquer busca, não é como procurar um objeto que você perdeu, ou tentar lembrar uma informação para uma prova.

Nesse sentido, a filosofia é uma atitude libertadora porque nos livra da prisão do que sabemos e, nesse caso, é sempre um desaprender.

Ao contrário do que muitas vezes é feito em nome dela, a Filosofia não é teoria, muito embora os filósofos usem a teoria para modificar o nosso pensamento e a nossa ação. A teoria e a prática são efeitos necessários da Filosofia.

Outro efeito da Filosofia é a metamorfose: ela possibilita a transformação do que se é em algo melhor, o que demanda um trabalho sobre si mesmo que pode levar a vida toda.

Na antiguidade grega, o filósofo Sócrates dizia que o si mesmo sobre o qual devemos nos ocupar era a nossa alma, nosso interior, hoje conhecido por subjetividade.

Sem aprofundar muito, a subjetividade é o conjunto de pensamentos, sentimentos, desejos, comportamentos e que estão em constante mudança.
Entretanto hoje é necessário integrar o corpo ao si mesmo. É sobre o corpo que se exercem todas as ações que nos oprimem.

O que fazemos com o nosso corpo e o quanto ele é integrado com a nossa subjetividade deve ser um preocupação constante de quem pretende se libertar das consequências que o dualismo corpo/mente e outros equivalentes nos impõem.

Outra coisa interessante na Filosofia é que ela tem um gosto um tanto amargo, que só com a experiência se aprende a apreciar. Em um primeiro momento dá vontade de cuspi-la, mas com o tempo percebemos o quanto ela é saborosa. Nós precisamos de tempo para degustar a Filosofia.

Mas o tempo só não basta, existem pessoas que bebem Filosofia todo dia e não conseguem sentir o seu paladar e muito menos dirigi-la. O que lhes falta então?

A parábola abaixo pode ajudar a pensar isso:

Certa vez um jardineiro construiu um belo jardim, com plantas e flores belíssimas. Com o tempo as plantas cresceram e se multiplicaram e o jardim começou a atrair insetos. Como o jardineiro reconhecia a importância do micro-ecossistema que fez, respeitava também a vida dos insetos. Por um animal em especial ele tinha uma grande admiração: a lagarta. Ele admirava a maneira como as lagartas movimentavam aquele corpo desengonçado pelos ramos das plantas com a única preocupação de se alimentar, crescendo e guardando energia para algo que iria acontecer em breve e que elas não sabiam. Um dia enquanto passeava pelo jardim e disse a uma delas:

- De todos os animais do meu jardim você é a que mais me impressiona, é incrível a sua força de vontade para se movimentar procurando alimento.

Estou muito satisfeito com você.

A lagarta em especial ficou muito satisfeita consigo mesmo e passou a se admirar e valorizar. Um dia o jardineiro estava passeando pelo jardim viu que ele estava ainda mais colorido. Dezenas de borboletas voavam pelas flores e enquanto se alimentavam do néctar, produziam a polinização, recompensando as plantas de que tinham se alimentado com a fecundação. Mas olhando um pouco mais pelos galhos das plantas ele notou que uma delas continuava como lagarta.

Vários dias se passaram e nada da lagarta fazer o casulo. Ele ficou muito preocupado e resolveu perguntar para ela:

- O que aconteceu? Todas as suas irmãs se transformaram em belas borboletas. Por que você continua como lagarta?

Ao que ela respondeu:

-Eu senti uma vontade enorme de construir um casulo, de mudar de vida, de ganhar os ares. Mas você estava tão satisfeito comigo desse jeito que resolvi ficar assim mesma.

Depois desse dia o jardineiro passou a tomar muito cuidado com os elogios.

A filosofia como metamorfose de si mesmo só é possível quando não estamos satisfeitos, quando nos sentimos incomodados. É esse o seu gosto amargo, seu desconforto e estranhamento, mas que pode conduzir a uma vida mais bela, transformadora, significativa e livre.

PICOLI, A. R.

326 comentários:

1 – 200 de 326   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Na verdade as pessoas devem tomar conta de seus proprios elogios,pois podem afetar nas proprias mudanças.
A transformação de uma lagarta em borboleta é simplesmente mais uma etapa de seu ciclo de vida. Pode acrescentar no texto tambem "Os machos localizam as fêmeas visualmente e através de ferormônios (hormônios produzidos pelos animais para atrair o sexo oposto)e Em média, uma borboleta vive 2 semanas mais ou menos. ." ;D

Nome: Ingrid Rodrigues da silva
COLEGIO ESTADUAL

Anônimo disse...

A Filosofia é uma forma de pensar a cerca das questões. É muitas vezes usada num sentido muito mais lato.
A filosofia é criar seus proprios conceitos, é a arte de pensar, questionar tudo que há a nossa volta, é fundamental para o nosso enrequecimento.
A filosofia e saber respeitar os pontos de vista dos outros;
E que o próprio ponto de vista tem o mesmo valor e peso do dos outros;
E respeitar a vez dos outros e a exigir respeito pela própria vez;
E saber respeitar regras combinadas;
E que as regras podem ser discutidas e modificadas, mas que são necessárias para a vida em comum;
E que todos somos iguais;
E que todos somos igualmente dignos de respeito.
E a lagata significa por sua vez a FORÇA e BELEZA. Que apesar de seu corpo frágil, delicado e desengonçado é um animal forte, e com proposito...Mas ao receber um simples elogio deixou se levar e acomodou...E com isso o jardineiro não aceitou a maneira dela agir e preferiu não mais elogiar...E com isso sua grande beleza não se transformou em um grande casulo..


Yalunara Conceição P. Landin
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Concordo com as duas.Certos elogios devem ser guardados para si.E pode se dizer que é sim, é a força e a beleza que movem a lagarta. Mas uma coisa foi esquecida: o orgulho. Se a lagarta não tivesse o orgulho de se achar melhor que as outras só só por causa da
força,beleza,determinação e um simples elogionada teria acontecido .Ela seria normal, igual as outras lagartas e teria aproveitado o bom da vida.


Sophia Silva Fernandes
Colégio Estadual

Anônimo disse...

a filosofia da metamorfose só é feia quando não estamos satisfitos, então a lagarta ñ estava muito satisfeita com o que ela iria se transformar eo jardineiro elogiou muito ela então ela se achou muito mais satisfeito ficar como uma lagarta do que virar uma bela boroboleta.

jaqueline pinho da silva
colégio estadual

Anônimo disse...

çlrt mlç eé´k emyp´h p3mj5u wmn

Fulano !M7 Estadual

Anônimo disse...

ouoihv

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leia Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leia Miranda disse...

12 de fevereiro de 2010 20:39

Acredito que as pessoas, deixam se levar por opiniões de outras, ao invés de seguir o caminho que é colocado em sua frente, ao iniciar uma decisão. Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, pois quando nos satisfazemos com algo, não mudamos, e achamos que a vida está legal por ali, e que não precisamos de mais nada, ou que não merecemos algo melhor. A meu ver a filosofia, é a transformação e o não estar satisfeito com tudo, sempre buscando caminhos melhores, e obtendo idéias que nos façam seguir em frente, sem nos adaptar ao mundo que vivemos. Filosofia, é ter opiniões, aceitar as dos outros, sem se corromper. É não se conformar com o que dizem ser melhor, é querer progredir através das opiniões e criticar, e sempre acreditar que tudo pode ser transformado por mais difícil que seja.

1M7 '

Anônimo disse...

Para min a filosofia, é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.



Lorran Nadai
Colégio Estadual
1v8

Anônimo disse...

As vezes nós nos achamos melhores que os outros, o que atrapalha e muito o nosso crecimento.
Como a lagarta que decide nao virar uma bela borboleta pelo fato de se sentir a melhor como lagarta, com medo de nao ser assim tao especialquando borboleta.


Louyse Rosa Lacerda
Estadual
1V7

Anônimo disse...

Penso que a filosofia não pode ser explicada, pois acho que por mais que falamos não achamos explicação para ela, mais usamos mesmo sem perceber a filosofia todos os dias, mas temos que tomar cuidado para quando for elogiar alguém para não atrapalhar as pessoas ao invés de ajudar, pois muitos estacionam e acham que está bom e não pensa em crescer.

Não entendo muito sobre filosofia, mas pretendo aprender.

Roberta P.
Estadual.
1V10.

Anônimo disse...

Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência

Anônimo disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, natureza,homem, justiça e a verdade.Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência.
filosofia da lagarta: Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, pois quando nos satisfazemos com algo,não mudamos.As vezes nós nos achamos melhores que os outros, o que atrapalha e muito o nosso crecimento. Se a lagarta não tivesse o orgulho de se achar melhor que as outras só só por causa da
força,beleza,determinação e um simples elogionada teria acontecido.
Marcus Vinicius N.P
Colegio Estadual 1V8

Anônimo disse...

A lagarta ficou iludida pelo elogio que o dono do Jardim fez, que ela deixou de ser uma linda borboleta pra ser pra sempre uma lagarta.
Acho que as pessoas tem que ser elas mesma e não se iludir com as coisas que outras pessoas falam,
oquê conta é sua propia opinião e não a opinião dos outros.

R.Nobres
1m7

Anônimo disse...

Que a lagarta ficou tão Admirada Por que nunca tia recebido um elogio assim, porque outros fazendeiros acham as lagartas como uma praga para seus jardins e etc.

Moral da Historia: todos nos temos uma vida a ser seguida. Vários obstáculos a serem vencidos. Temos-nos que seguir nosso caminho olhando sempre para frente, nem sempre dar atenção a tudo que as pessoas dizerem


Miqueias
1v8

Anônimo disse...

A Filosofia é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) a um nível geral, abstrato ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade

Jackson
1v8

a.p thá disse...

A filosofia da largata nos faz pensar que nem sempre devemos levar em consideração o que as pessoas nos falam pois pode acontecer com agente o que aconteceu com largata parar no mesmo lugar.

a.p thá

1v10

Anônimo disse...

A lagarta ao ser elogiada se sentiu acomodada e não quis passar pela metamorfose, ou seja, ao recebermos um elogio não pensamos em crescer ou em melhorar.

Aline
1v10

Joana disse...

É difícil ter uma opinião concreta sobre o que é filosofia, mas pela filosofia da lagarta pude perceber que nós muitas vezes ao receber um elogio, ficamos satisfeitos e não temos vontade de nos tornar melhor a cada dia.


Joana
1v10

Anônimo disse...

Para mim a filosofia e muito relativa como exemplo a parábola da lagarta, pois com um elogio a lagarta se acomodou isso foi ruim, mas se ninguém a elogiasse como ficaria a sua alta estima...Baixa, pois pensaria que não tinha qualidades, que também seria ruim, isso mostra o cuidado que devemos ter com as criticas e os elogios.As criticas ajudam as pessoas a se corrigirem, mas às vezes incomodam.O elogio e uma ação a se pensar quanto aos teus efeitos e influencias.

Obs: prof’ me perdoe só nisso q pude pensar.

Turma = 1v8 Thiago Gandes Freire

Unknown disse...

Nós assim como a lagarta quando recebemos um elogio ficamos acomodados,e nao procuramos mudar!
Por isso temos que encarar os elogios de outra forma. . .

Unknown disse...

Professor esqueci so aluna lorena do 1v10

wendel disse...

Diferente dos outros jardineiros ele se preocupava também com o bem estar das lagartas, e que às vezes alguns elogios podem prejudicar a vida de alguém como
A da lagarta que não quis vira borboleta, pois se sentiu melhor sendo lagarta pois
Jardineiro a admirava como lagarta.


A filosofia ela nos possibilita de ser algo melhor .

1v8
wendel

Anônimo disse...

A lagarta ficou tão Admirada Por que nunca tinha recebido um elogio,ela achou que o certo era ficar daquele jeito em forma de lagarta,mais essa história hoje em dia voçe só ve em histórias mesmo,o ser humano tem muito preconceito com esses tipos de insetos,eles estão no mundo igual a nos,tentando sobreviver mas ninguem entende o lado deles

Brenda Berger
Estadual
1v8 Vespertino

Anônimo disse...

No texto a lagarta sentia vontade de construir um casulo, tinha vontade de mudar de vida e de ganhar os ares, só que o jardineiro estava tão satisfeita com a lagarta, elogiava tanto que ela resolveu ficar apenas como uma lagarta. E o fazendeiro passou a tomar cuidado com seus elogios, por quê?Pois se você sempre achar que esta tudo certo, que esta tudo bem, nunca vai pensar em mudar, nunca vai pensar em melhorar, e vai seguir a vida do mesmo jeito sendo bom ou ruim mais seguindo só porque ele falou que esta tudo bem?,Eu acho que todos tinham que pensar sobre isso!

Ingrid Berger Pelicioni
Colégio Estadual - 1V8

Anônimo disse...

Elogios são bons, mas a vezes podem atrapalhar um cilco de vida inteiro que já tem seu próprio rumo, A lagarta ficou tão orgulhosa com o elogio do jardineiro que resolveu não mudar de vida e continuar sendo uma lagarta, atrapalhando o seu próprio ciclo de vida.

Guilherme de Paula Torres
Colégio Estadual - 1v1

Anônimo disse...

A filosofia como metamorfose de si mesmo só é possível quando não estamos satisfeitos, quando nos sentimos incomodados.O que fazemos com o nosso corpo e o quanto ele é integrado com a nossa subjetividade deve ser um preocupação constante de quem pretende se libertar das consequências que o dualismo corpo/mente e outros equivalentes nos impõem.Elogios são tão bons que até a lagarta se sentiu bem .

Jacilani
COLÉGIO ESTADUAL -1M7

Anônimo disse...

A filosofia não é uma coisa fácil de entender.

A lagarta ao receber um elogio se acomodou, e por isso pensou que era a melhor e nem pensou em mudar.
Hoje em dia também é assim, as pessoas recebem elogios de pessoas que não pensam no melhor, e muitas das vezes acabam acreditando e querem ficar como estão achando que está melhor e nunca pensam em crescer por causa das opiniões dos outros.

Anna Flávia - 1v10
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Nome: rhamon marques Mello.
Turma: 1v10 Estadual

A filosofia não e um conhecimento de ciência, ou literatura mais e uma atitude de busca, ela e um comportamento da pessoa frente a uma situação, fenômeno, objeto.
O que e filosofia? É um movimento de procura pelo diferente, muitas vezes inesperado, mesmo nas coisas aparentemente mais óbvias, próximas e certas.
Mais não e como procurar um objeto que você perdeu ou tentar lembrar-se de uma informação para a prova. Outro efeito da Filosofia é a metamorfose: ela possibilita a transformação do que se é em algo melhor, o que demanda um trabalho sobre si mesmo que pode levar a vida toda.

Anônimo disse...

Elogio é bom, mas as vezes atrapalha, por isso devemos tomar cuidado com o que falamos, a pessoa pode se sentir satisfeita e esquecer de melhorar.
gabriela 1v10 estadual

Anônimo disse...

mutio legal !!!!!
:(

*Mayara Zen* disse...

Bem, em minha opinião o que acontece é no caso da lagarta e de nos seres humanos também é que muitas vezes nos acomodamos com que temos isto é ficamos satisfeitos com o pouco que temos ou com a vida normal que temos então não nos esforçamos para mudar, ou melhorar, e a filosofia mostra isso, que quando não nos sentimos ameaçados ficamos acomodados e que só tentamos mudar quando nos sentimos incomodados.
*Mayara Zen* 1V10

Anônimo disse...

O que é filosofia?
No meu ponto de vista, a filosofia é você argumentar, ter a liberdade de defender nossas idéias.
O que é filosofia da lagarta?
É um modo de refletir, de pensar e a parábola nos mostra que não devemos nos acomodar se estivermos num momento bom ou numa fase boa, pois existi coisas melhores, fases melhores.


Ana Paula
Colégio Estadual
1V10

Anônimo disse...

a lagarta ficou muito adimirada porque os fazendeiros a consideram uma paga

nome:guilherme
1v10 estadual

Camila disse...

Para mim a filosofia não tem uma resposta muito obvia. Pois é uma investigação critica e racional e todos tem uma maneira diferente de interpretar.

Filosofia da lagarta: Nem sempre elogiar faz com que as pessoas crescerem, porque elas ficam satisfeitas com que elas já têm, como por exemplo, a lagarta que se acomodou com um elogio.
Como já estava satisfeita com o que tinha não queria ultrapassar mais um ciclo de vida a ´´metamorfose``.
A filosofia é como metamorfose de si mesma só é possível quando não estamos satisfeitos, quando nos sentimos incomodados.

Camila A.
1v10.
Estadual

Anônimo disse...

Esse texto me fez pensar.

Muita das vezes elogiamos as pessoas e acabamos esquecendo que nem tudo deve ser ELOGIADO, pois exitem pessoas a qual se põem uma auto confiança com apenas um elogio. Imagine como a historia seria diferente se a LARGATA não fosse elogiada, ela apenas seria uma largata comum e simples. Mas nesse texto disse coisas verdadeiras, existem pessoas pensam assim "Ja que FULANO disse que estou bem assim vou continuar desse jeito." Mas mesmo que estejamos bem assim é sempre melhor nós proucurarmos sermos melhores ainda, pois sempre existe alguem que espera coisas de nós.


OBS: Mal a demora em colocar meu comentario, mas é porque não estava conseguindo colocar no seu BLOG, mas persisti e consegui xD


THAYNARA PEREIRA LIMA 1V7 *--*

Anônimo disse...

Bom,primeiramente o texto explica de uma forma bem complexa o que é a fílosofia,não só explica mais ensina as pessoas a desfrutar da boa matéria que ela é,diz tambem que o momento de inspiração ocorre geralmente enquanto não estamos no bom estado pisicológico,essa tristeza,esse vazio que existe em nós neste momento,alimenta a vontade de buscar,como cita o texto.
Este foi o maior erro da largata,ela não procurou se ver com um olhar crítico,para sempre buscar a evoluir,ela nen por um segundo pensou em seus defeitos,só ficou iludida por sí mesma,já as outras sem elogios,procuraram a sua evolução,e conseguiram encontrar,,já a paralizada largata,se acomodou como estava,pensando que sempre seria a mais guerreira do reino,mas no final da parábola o jardineiro notou a sua fragilidade,e a avistou,sem nenhum vestígio de progresso.
Lições que podemos tirar:Nunca se acomode com elogios e bons comentarios,sempre se veja com um olhar crítico e busque sempre sua evolução,isso desperta a sua mente filosófica.

CARLOS MAURER NETO 1V9
COLÉGIO ESTADUAL

Jéssica disse...

Nem sempre um elogio é bem vindo, muitas vezes um elogio faz a pessoa elogiada se acomoda, nem pensam em crescer, e isso foi o que aconteceu com a lagarta como o jardineiro disse:
“- De todos os animais do meu jardim você é a que mais me impressiona, é incrível a sua força de vontade para se movimentar procurando alimento.”
Ela achou que por ele está satisfeito dela daquele jeito, ela não precisaria se transformar em uma bela borboleta.
‘Então, antes de fazer qualquer tipo de elogio pensam bem antes, pois não pode ser a melhor coisa que esteja fazendo. ’ 

Nome: Jéssica
Turma: 1v10
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Na verdade as pessoas não deviam se deixar influenciar pelos outros como fez a lagarta, deveríamos aprender a tomar certas decisões não sendo influenciados e sim fazermos o que achamos certo para nossas vidas, e também devemos tomar certo cuidado com as pessoas que nos rodeiam pois um simples elogio pode causar uma modificação em uma vida

thiago furtado
1v11
colégio Estadual

Anônimo disse...

Eu gostei muito disse texto ,por que é muito fácil de ler.
Nome:Filipe Estevão sala:1V11 colégio:Estadual

Anônimo disse...

Isso mostra que as pessoas devem ter opiniões próprias... Se você tem um caminho a seguir, não é só porque uma pessoa diz que esta satisfeita com um simples elogio, que você irá mudar o seu caminho planejado!
Nome:Jaqueline Britto Loris Colégio:Etadual Turma:1V11

JordanRodrigues disse...

Sempre é bom em nossa jornada que as pessoas nos apóiem, nos elogie, pois é uma grande ajuda que nos fazem fortalecer nosso psicológico, porém, isso deve ser distinguido, pois, não podemos nos acomodar em um estado atual, devemos sempre procurar Evoluir, e nunca se contentar com o que somos hoje, evoluir como um bom ser, um ser que possa vir a distinguir o "errado do certo", "o bem o mal" e saber mais o que lhe agrada sem prejudicar os outros, sempre questionar e saber o por que!, Por em prática todo conhecimento e informação... Pois é como uma grande frase diz; "Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você. "( Beatriz Camelo)

Jordan S.
1v10

Anônimo disse...

A filosofia é uma ciência retratada através do interior mais profundo do celebro de uma pessoa, ela nos mostra o modo de pensar, ou seja, o cociente de um Ser humano.

A parábola ´´ Filosofia da lagarta `` mesmo que injustamente, nos mostra o que pensa uma pessoa que não tem o intuito de se modificar, pensando que sua forma atual não necessariamente precisa ser alterada, pelo simples fato de ter recebido um elogio, no caso do texto temos como exemplo a seguinte parte:

´´ De todos os animais do meu jardim você é a que mais me impressiona, é incrível a sua força de vontade para se movimentar procurando alimento.

Estou muito satisfeito com você.´´

Nesse caso, a lagarta o interpretou mal, pois ele fez um comentário falando das qualidades que ele via nesse pequeno animal, o que a fez pensar que ela era perfeita, sendo uma reflexão muito mal posta.

Por esse e outros motivos as vezes é mais atraente que você guarde o seu comentário infeliz, para não dar ao outro uma sensação de grandeza.

Felipe Casoli Cassimiro 1V9

Anônimo disse...

A lagarta e um

Anônimo disse...

Eu acho que elogios sempre é bom,mas não devemos elogiar muito as pessoas porque elas acham que se mudarem podemos deixar de gostar delas porque mudou.e a filosofia da lagarta nos mostra isso com pequenos exemplos, que temos que ter cuidado com alguns elogios♥♥♥♥♥


kesidy
1v10

Anônimo disse...

A filosofia da largata nos mostra que nao devemos aceitar qualque elogios.1v11

Anônimo disse...

Por várois motivos é bom que se guarde seus elogios para que não atinja as transformações e não dar uma sensação de maioridade.

Izaias Moura Trindae 1V9

Anônimo disse...

Por várois motivos é bom que se guarde seus elogios para que não atinja as transformações e não dar uma sensação de maioridade.

Izaias Moura T¨rindade 1V9

Anônimo disse...

Em certos momentos a gente se acha melhor que os outros o que atrapalha o nosso desenvolvimento com as pessoas ao nosso redor.
Como a lagarta que decide nao virar uma bela borboleta pelo fato de se sentir a melhor como lagarta, com medo de nao ser assim tao especial quando borboleta.

Nome:Michelle Santos de Jesus
Colégio:Estadual 1v11

Josy Palhaçinha Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lua lemos disse...

Bom,primeiramente o texto explica de uma forma bem complexa o que é a fílosofia,não só explica mais ensina as pessoas a desfrutar da boa matéria que ela é,diz tambem que o momento de inspiração ocorre geralmente enquanto não estamos no bom estado pisicológico,essa tristeza,esse vazio que existe em nós neste momento,alimenta a vontade de buscar,como cita o texto.
Filosofia da lagarta: Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, pois quando nos satisfazemos com algo,não mudamos.As vezes nós nos achamos melhores que os outros, o que atrapalha e muito o nosso crecimento. Se a lagarta não tivesse o orgulho de se achar melhor que as outras só só por causa da força,beleza,determinação e um simples elogionada teria acontecido.
Lições que podemos tirar: nunca se acomode com elogios e bons comentarios,sempre se veja com um olhar crítico e busque sempre sua evolução,isso desperta a sua mente filosófica.
Luana Lemos Moreira
Renato Pacheco 1v4

lua lemos disse...

Bom,primeiramente o texto explica de uma forma bem complexa o que é a fílosofia,não só explica mais ensina as pessoas a desfrutar da boa matéria que ela é,diz tambem que o momento de inspiração ocorre geralmente enquanto não estamos no bom estado pisicológico,essa tristeza,esse vazio que existe em nós neste momento,alimenta a vontade de buscar,como cita o texto.
Filosofia da lagarta: Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, pois quando nos satisfazemos com algo,não mudamos.As vezes nós nos achamos melhores que os outros, o que atrapalha e muito o nosso crecimento. Se a lagarta não tivesse o orgulho de se achar melhor que as outras só só por causa da força,beleza,determinação e um simples elogionada teria acontecido.
Lições que podemos tirar: nunca se acomode com elogios e bons comentarios,sempre se veja com um olhar crítico e busque sempre sua evolução,isso desperta a sua mente filosófica.
Luana Lemos Moreira
Renato Pacheco 1v4

Milaa Diniz disse...

Cada pessoa tem sem modo de pensar para saber o que é Filosofia.
Então devemos respeitar a ideia de cada um,pois eu penso algo de filosofia, ela pensa outro e assim vai.
Mas o texto esta explicando muito bem o que é filosofia e tirando todas as duvidas.
Mas em questão dos elogios dependendo do elogio devemos guarda-lo pra nós ou não.Mas a Lagarta de uma lição de moral para todos nós que temos que aceitar de um modo geral todos os elogios que nos faça!
Renato Pacheco Kamila Diniz 1v4

Sacha Christo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito perfeita a Filosofia da Lagarta. Bom, o texto explicando sobre a filosofia foi muito bom, mais o da lagarta nos ensina que devemos tomar cuidado com os nossos comentários, elogios e criticas, pois foi por um simples comentário que lagarta deixou de desfrutar o melhor de sua vida, da sua transformação, da sua beleza. Com este texto, pude perceber o que elogios fazem com as pessoas, pois elas podem ser melhores, mais ao ouvirem elogios, elas deixam de mudar para melhor, elas deixam de evoluir. Bom, foi isso que eu pude concluir.

Sacha Christo, 1v2.
Renato Pacheco.

Sacha Christo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nayara Miranda disse...

Achei super interessante o que o texto da lagarta diz, em primeiro lugar porque explica o que realmente é a filosofia, nos ensina as partes boas, mas também as ruins e nos ajuda a enxergar o porque e como é bom a filosofia no nosso dia a dia. Como o texto mesmo diz (e que eu concordo plenamente) : no começo dá uma enorme vontade de cuspi-la, ou seja, de não estudá-la, de nunca mais querer ouvir falar, mas com o passar dos tempos você aprende a apreciar, a admirar e a gostar de tudo o que ela explica, que ela comenta, afinal, de tudo que a filosofia é!

Nayara Miranda
1V2 - Renato Pacheco

wagnmer disse...

Ooooooooohhhhhhhh!
Achei o texto muito profundo
tão profundo que não entendi
muita coisa mais entendi que
que a fie uma ciência muito
antiga e culta.
E a história da lagarta parece
ser simples mais e profunda,
pois nos podem influenciarmos
as outras pessoas comum simples
elogio por isso as pessoas tem
que tomar cuidado com o que nos
falamos com na história da lagarta,
pois as palavras são poderosas
e tem uma força sobre-inacreditável.

nome: wagner santos
renato 1v8

Aline disse...

ano caso da largata e do jardineiro, fez me fez a pensar e tirar um exemplo comum que as pessoas gostam de ser elogiadas e esquecem de viver da forma certa de viver do modo comum de viver esquece disso e se deicha levar com os elogias e esquecem de ser elas mesmas ! Aline 1v2

- Bárbara Guedes - disse...

Comentário sobre o texto
FILOSOFIA DA LAGARTA

O que é filosofia?
Em algum momento da vida nos fazemos essa pergunta. Será uma arte? Uma ciência?
Vejo a filosofia como um movimento que busca o diferente, o inesperado, uma atitude libertadora.
Filosofia é a metamorfose que só é possível quando estamos insatisfeitos.
Através dela somos impulsionados a grandes mudanças.
Assim como no caso da lagarta, devemos tomar cuidado com os nossos elogios e criticas, pois por um simples elogio do jardineiro, a lagarta deixou de apreciar a vida, e parou de evoluir e não aproveito a mais bela fase de sua vida.
Assim como a lagarta as pessoas ao ouvirem elogios deixam de mudar para melhor e permanecem naquele “estagio” da vida e não evoluem, mesmo sabendo que podem ser melhores.

Bárbara Guedes
Renato Pacheco 1v2

Jhommylon disse...

Eu gostei muito do texto da largara,
ele me pareceu simples, mas com uma conclusão incrível pois devemos tomar cuidado com o que dissermos não sabemos se a pessoa vai levar a nossa
opinião a serio.

Jhommylon, 1V2
Renato Pacheco

David Teixeira Felix da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Teixeira Felix da Silva disse...

é interessante o texto da lagarta, porque explica oque é a filosofia, as parte boas e as ruins e disse porque é bom a filosofia no nosso dia dia
O texto fez me pensar e tirar um exemplo comum que as pessoas gostam de ser elogiadas e esquecem de viver da forma certa de viver do modo comum de viver esquece disso e se deixa levar com os elogios e esquecem de ser elas mesmas

David Teixeira Felix Da Silva - Renato Pacheco 1v2

Anônimo disse...

A filosofia busca sim uma explicação importa o tempo, o modo, as palavras e os significados. Cada um tem um certo jeito de pensar ou seja uma maneira absolutamente óbvia que requer um significado.

Júllia disse...

A filosofia busca sim uma explicação importa o tempo, o modo, as palavras e os significados. Cada um tem um certo jeito de pensar ou seja uma maneira absolutamente óbvia que requer um significado.

Jullia Mazzoco - 1v2
Renato Pacheco

Hemillin Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hemillin Gonçalves disse...

A filosofia da largata
Filosofia que dizer aprender mais o que já sabe. Com a historia da largata pude perceber que temos que tomar cuidado com nossos elogios, muitas vezes pode ser bom outras não pode atrapalhar, filosofia e a busca do conhecimento quando não estamos satisfeito com a resposta que temos.
Hemillin Gonçalves 1v2
Renato Pacheco

Chamily Fernandes disse...

No texto da lagarta, ela sentia vontade de construir um casulo, tinha vontade de mudar de vida e de ganhar os ares, só que o jardineiro estava tão satisfeito com a lagarta, elogiava tanto que ela resolveu ficar apenas como uma lagarta. E o fazendeiro passou a tomar cuidado com seus elogios, por quê? pois se você sempre achar que esta tudo certo, que esta tudo bem, nunca vai pensar em mudar, nunca vai pensar em melhorar, e vai seguir a vida do mesmo jeito sendo bom ou ruim mas seguindo só porque ele falou que esta tudo bem? Eu acho que todos tinham que pensar sobre isso!

 
Chamily B. Fernandes, 1v2 

bárbara valéria ;) disse...

Eu achei o texto : Filosofia da Largata simples, mas objetivo! muito bom,fala tudo o que queremos saber sobre a filosofia, suas razões e seus porques.Não há compara com nenhum tipo de conhecimento, e mostra que ela não é um tipo de teoria, e de prncípio ela é amarga e que so apendemos a apreciá-la com a experiência.Emfim tenta dizer o porque da coisas. Com esse texto podemos diquer que a filosofia esta mais invadida em nossa vida, do que possamos imaginar !

Rodrigo Santos disse...

Com a Filosofia mostramo na pratica,com esses elogios temos que tomar muito cuidado, pois podemos passar um gosto bom ou gosto ruim que deve ficar com a pessoa um período longo,temos que ter consciência do que vamos falar.Desenvolvendo com a filosofia vemos que traz muitos benefícios,que precisamos para nós interagir com outros seres humano.

Rodrigo Santos
1v2
Renato Pacheco

Carolina Giuriato disse...

O texto é simples e objetivo, ele diz que a primeira experiência com a filosofia é ruim, mas com o passar do tempo você se acostuma e começa a enxergar ela na sua vida. A metáfora da lagarta esta dizendo que para haver mudança tem que se estar insatisfeito, com a mesmice e o cotidiano (isso é lógico, você não vai querer mudar se esta tudo bem).É isso que a filosofia diz, que quando se estar insatisfeito com uma resposta ou uma verdade, você se questiona e busca novas respostas.
Ana Carolina de Souza Giuriato , 1v2
Renato Pacheco

Lucas Cruz' disse...

O texto é muito interessante
Já ouviu está expressão: “Só elogiar, que vai erra”
Quando estamos numa partida de vôlei, futebol, testes, etc. Minha idéia pode ser igual ou diferente dos outro. Eu acho que não devemos a nos submeter aos elogios do dia a dia, porque podemos nos tornar escravo desse elemento que e tão importante para o ser humano que pode virar contar o ser humano e vamos pensar “sou bom o bastante” e fica por isso mesmo.
Quem não gosta de um elogio?
Até hoje, não conheço ninguém que discorda dessa afirmação. Devemos ser elogiado por gratidão, sucesso, etc. O texto fala que mesmos que somos elogiados devemos nos aprofundar no nosso elogia mento mais e mais. Não só ficar pensando fui elogiado não vou mais estudar sei tudo, enquanto você sabe tudo, o seu amigo, colega, etc. Está se aprofundando mais nos estudos, depois vem aquele teste e você se pergunta: fulano (a) tirou nota melhor do que eu, como, ele é mais burro do que tudo; e eu que sei a matéria terei essa nota inferior a ele (a).
Por isso que devemos ser elogiado mais temos que não parar de progredir. Igual o caso da lagarta o dono ficou impressionado com ela, depois de alguns tempos as suas amigas se evoluíram e se tornaram borboletas e a lagarta continuou a mesma lagarta que no começo o jardineiro/dono do jardim tinha gostado dela porque ela se desenvolvia melhor na procura de alimentos.
Não foi um pensamento totalmente elaborado mas foi lógico.

Nome: Lucas Cruz
Turma: 1V8
Escola: Rento Pacheco

Anônimo disse...

O texto é muito interessante.
Ele mostra que com o tempo as pessoas podem se acostumar com a filosofia elas ficam cheias com a filosofia, tem raiva da quilo acham inutio, acham que não vão usar aquilo pra nada mais com tempo elas passam a entender e gostar da filosofia.
nome: cristhin camilo
turma: 1m2

Andrey Richard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaTeuS disse...

É um texto muito tocante,fala da metamorfose da mudança na na vida do ser humano ,a filosofia é uma forma de pensar e de viver .Mas a metamorfose so pode acontecer quando um ser hmano não estiver satisfeito ,incomodado esse é o momento da mudança da metamorfose.
O elogio é uma coisa que pode incentivar mas ao mesmo tempo não ,a pessoa pode se sentir mais confiante para fazer uma coisa porque tem uma pessoa que confia nele ,mas ao messmo tempo a pessoa pode se sentir confiante demais e não querer mudar ,achar que está bom do jeito que está ,e daí ele não muda não evolui fica parado.

NOME: MATEUS DANTAS
RENATO PACHECO
TURMA 1V8

Stéfany disse...

Nesse texto, a lagarta ficou tão orgulhosa com seus elogios que se esqueceu de seu objetivo,quando recebemos elogios a aumenta nossa auto-estima,mas devemos tomar cuidado com a humildade,na verdade o erro não foi do jardineiro,pois,ele simplesmente fez um comentário de uma opinião que ele tinha,a lagarta que não soube usar esse elogio de forma correta,ela agiu de forma,ficou tão impressionada com sua beleza e não teve a oportunidade de ser uma borboleta com lindas asas.

Stéfany Lima
1v4

Lorrayne Borchart disse...

Ás vezes uma opinião que nos dar o conforto de ser aquilo que agrada nos fazem tentar e mudar para agradar a outra, mas nunca damos a conclusão de que aquela opinião muda totalmente a nossa rotina e que nos pode atrapalhar. Assim como o carinho de falar com a lagarta, mudou totalmente a rotina dessa lagarta, de vez virar uma borboleta igual as suas irmãs por tentar agradar o homem que a elogiou ela preferiu continuar sendo lagarta, e deixando de lado o que ela mais queria fazer, que era seu casulo para virar uma linda borboleta e voar.

Cássia Filosofia disse...

Filosofia da lagarta

A Filosofia é uma forma de pensar sobre determinadas coisas. Tentar encontrar respostas para o que aparentemente é inexplicável.
Pensar que uma lagarta não se tranformaoiu em borboleta porque parecia ser melhor como lagarta não parece ter muito sentido. Mas é mais ou menos assim que somos. Tentamos sempre ser bom em tudo.
A lagarta recebeu um elogio e foi movida por ele, esquecendo-se que poderia ser melhor e mais bonita ainda como borboleta.
Assim somos nós também. Movidos pelo orgulhoe esquecemos de todo o resto.
Acredito que tentar entender as coisas que nos rodeiam é fácil. Difícil é entender nós mesmos. Acho que a parte mais díficil da Filosofia é entender o ser humano. Esse é o grande desafio.
Cássia Pinto
1M1

Joyce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joyce disse...

O texto mostra que nao devemos nos contentar com pouco, como fez a lagarta, que ao receber um elogio, nao quiz passar pela metamorfose; Mas sim, buscar sempre melhorar e evoluir. Gostei muito do que consegui aprender com esse texto pois ele me mostrou um visao diferente do meu modo de pensar. Mostrou ainda, que devemos argumenter, e ter liberdade de defender nossas ideias, pois é melhor ser quem voce é, do que querer imitar a pessoa errada.

Joyce, 1M3 Renato Pacheco

Dαvi Ћєηriquє disse...

Este texto nos mostra que não devemos deixar o orgulho tomar conta de nós por causa de um elogio,precisamos aceitar claro mas tentar crescer ainda mais com ele.

Natchy ☮ disse...

O texto “A filosofia da Lagarta” nos ajuda a compreender como a filosofia pode nos mudar e causar a nossa metamorfose.
A filosofia nos leva a concluir varias respostas as nossas perguntas, nos leva ao diferente. E o autor usa a história da lagarta como exemplo para não termos medo das mudanças de nossas vidas, e as vezes o que pode parece bom pode se tornar ainda melhor.Devemos aceitar essa metamorfose em nossos pensamentos, para que a filosofia flua naturalmente.

Prof. Renato Jose da Costa Pacheco
Natalia Ferreira Paiva, 1M1
http://nataliaferreirapaiva.blogspot.com/

Thais Soares' disse...

Bom o texto sobre a "Filosofia da largata" é muito boa mesmo.Bom esse texto explicou sobre a filosofia e aprofundou rapidamente e deu um exemplo sobre a filosofia.Bom concluindo tudo para os filosofos o que eles querem mesmo é sempre tentar descubrir algo sobre a filosofia entao algumas pessoas tem que tomar cuidado no que falalm pois seres vivos passam por determinados ciclos de vidas e se não passarem podem ate morrer entao deveremos elogiar algo depois de pronto e nao pela metade.

Thais Lyrio Soares
1v1 Renato Pacheco

Ester Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ester Dias disse...

O texto a"Filosofia da Lagarta" mostrou como pode ser devastador o efeito de uma palavra mal intepretada.



Mostrou que todos nós devemos pensar em todos os momentos da
nossa vida, que nao devemos nos acomodar,
devemos melhoras sempre que eu devemos buscar sempre novos horizontes.
Mesmo que sejamos bom e que isso seja reconhecidos,
devemos sempre pensar no
que podemos mudar e melhorar


Ester Dias
1v8 Renato Pacheco

Anônimo disse...

Camila dos Santos diz:
adorei o texto porque ele nos faz refletir como as palavras mal interpretadas pode se tornar um problema. A filosofia da lagarta é isso, conta que a lagarta se incomodou com um elogio que fizeram e que para ela foi um insulto.
Renato Pacheco
1v8-Camila dos Santos Santana

Rayane Silva disse...

Muitas vezes o elogio de alguém, pode ser bom, mais quem é elogiado pensa que se a pessoas elogiou é porque daquela forma está bom, e não mais precisa mudar. Todo mundo gosta de ganhar um elogio não é mesmo? Mas nem sempre os elogios ajudam, como no texto, a lagarta gostou tanto do elogio que resolveu ficar daquela forma para agradar outra pessoa, não a ela mesmo. Pela minha visão no texto, o jardineiro elogio tanto a lagarta, que ela decidiu não mudar, e então ela ficou do mesmo jeito para que o jardineiro a elogiasse todos os dias, mais no final de tudo, ela percebeu que estava enganada.

Raiane F. da Silva
1v5
Renato Pacheco

Amanda Buss disse...

A Filosofia da Lagarta nos ajuda a termos cuidado com nossos elogios, pois isso muitas vezes no momento pode sim ajudar o autoestima do certo “ser” elogiado. Mas pode também causar constrangimentos, pois o ser elogiado acha que depois de um elogio não precisa mais ‘melhorar’ seu modo de vida. Pensando assim estar ótimo e agradável a certos olhos.

Renato José da Costa Pacheco
Amanda Buss de Souza
1v1

Yago Claro disse...

É um bom texto.
O texto quis dizer que o ser humano não deve parar de viver, não pode parar sua vida por causa de qualquer elogio ou critica que lhe façam, você pode receber o elogio ou a critica e guardar para você para você evoluir não interromper sua vida, ou seja, siga sua vida e use as criticas para você evoluir não para progredir.

Yago Claro
Turma: 1V8

Ester Villela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrey Richard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrey Richard disse...

O texto " A filosofia da lagarta " é um texto impressionante que mostra o verdadeiro significado da filosofia e fala como a filosofia é importante para a nossa vida por que ela é o que você precisa para aumentar o seu conhecimento em tudo e se vc não sabe,a filosofia quer dizer amor pelo saber ou pela sabedoria ,então se vc odeia filosofia entao vc odeia o conhecimento sobre todas as coisas do mundo ,comigo é diferente eu não sabia o verdadeiro significado da filosofia e não me interessava pela filosofia, agora que eu sei o que é ,eu posso dizer que a filosofia faz parte da minha vida .

Alice Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emori Vasconcellos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Freitas disse...

O texto mostra como as pessoas acham que por receber elogios já esta de bom tamanho para elas,e de um certo modo se acomodam e esquecem que sempre devem estar busando o melhor de si sempre! Acredito que nao devemos ir pela cabeça dos outros e sempre seguir as coisas do nosso jeito, da nossa maneira pois sua vontade era virar uma linda borboleta, mais para agradar ao homem preferiu ficar daquele jeito e nao seguir sua própria vontade por isso ás vezes nao devemos nos "acomodar" pelo elogio dos outros, e buscar á cada dia progredir mais e mais.

Jamili Bulhões disse...

eu acredito que alem do elogio, o orgulho da lagarta tambem tenha atrapalhado no desenvolvimento da mesma, mas a verdade éque se o jardineiro não tivesse feito o elogio ,ela não teria se enchido de orgulho e consequentimente não seria mais uma lagarta e sim uma bela borboleta.
e a respeito da filosofia, na minha opnião em relação a vida de um ser humano é nunca se contentar com o aspecto físico, condições de vida, jeito de viver, é sempre está evoluindo, querendo saber mais e mais, ser curioso e atencioso,é não está satisfeito com o pouco e o mais ou menos e nunca se deixar levar por disse me disse, e ter como comprovar os fatos que falastes .

Jamili 1v5 *-*
RENATO PACHECO

Emori Vasconcellos disse...

O texto conta a história de uma lagarta que por vontade do ser humano e por ter muitos elogios, não evoluiu, não seguiu em frente na sua metamorfóse. As vezes nos sentimos bem com tantos elogios e coisas parecidas, que nos esquecemos de nós mesmos, de nos preocupar com o que é nosso, mas no fundo nós podemos ficar chatiados, no caso dessa lagarta que deixou de evoluir por causa de um homem que achava ela bonita do jeito que era, aí ela não quis crescer, descobrir como a vida dela podia ser boa daqui pra frente.

Emori V. Vasconcellos
1v5
Renato Pacheco

Amanda Loureiro disse...

No texto é possível entender que ultimamente tem se dado mais atenção as que os outros pensam, que as pessoas não tem opinião própria para segui o seu caminho. Achamos, se não está satisfeito as coisas, logo elas vão se modificando até que fiquem das maneira que nós queremos, mas se você esta satisfeito você acha que não pode ficar melhor, acha que não pode expandir, acha que do jeito que está não necessita de mais nada, mas estamos completamente enganados, temos que abrir nossa mente, mudar aquilo que já virou rotina. Na minha opinião a filosofia é a busca de novos conhecimentos, de caminhos melhores que trarão benefícios futuramente, ter opinião própria, aceitando a dos outros sem segui-las e com isso acaba sendo modificado aquilo que você acha que está satisfeito.


Amanda Loureiro
Renato Pacheco 1V5

Mauricio Colnago $$ disse...

Bom em minha opinião elogios são sempre bem vindos, mais temos que tomar cuidado pois se nos elogiaram é por que estamos bem em alguma coisa , e não é só por que fomos elogiados que vamos deixar de nos esforçar para sermos tratados como uma " boa pessoa".

Vitor Jacob (Jake) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Jacob (Jake) disse...

Eu acho que as pessoas deveriam ir mais pela própia cabeça e nao se deixar levar por outras pessoas.
Como diz uma musica:
Amplifique a forma de pensar que amplia o seu olhar.

Nome: Vitor Jacob.
Série: 1V8.

Mauricio Colnago $$ disse...

Na minha opnião as pessoas devem aceitar elogios sim mais não leva-los totalmente a sério pois podem acabar iludidos ... um exemplo é o texto que acabamos de ler.. a lagarta acaba não completando seu ciclo natural de vida pois se iludiu bastante com os elogios do jardineiro e acabou não se transformando em uma borboleta e acabou achando que ficando como lagarta estava em sua forma perfeita e não havia necessidade de alteração em sua forma.


Matheus Henrique
Renato Pacheco
1V8

-BTB-erik disse...

A filosofia é simplesmente um modo de pensar diferente, sempre pensar a mais sobre um determinado assunto. O texto é interessante e ao mesmo tempo fala sobre um fato real, o acomodamento. A parábola usou a lagarta, que por sua vez se acomodou no seu modo de vida após o rapaz elogiar a seu respeito. A lagarta não quis evoluir como as outras, mas sim, permanecer do mesmo modo. Isso ocorre na nossa vida, mas nem percebemos. Não procuramos crescer ou melhorar algo, tal coisa que foi descrito na parábola. Na minha opinião é bom ser elogiado, mas seria melhor ainda se com o elogio procurássemos crescer ou melhorar e não nos acomodar.

Nome: Erik Escano Cordeiro
Turma 1V5
Escola: EEEM “Prof. Renato José da Costa Pacheco”

tulinho disse...

Eu achei a ideia do texto muito interessante, e compatível com a teoria da filosofia.

Em uma revista popular eu vi uma meteria que dizia no comentário : Que nós devemos sim ser elogiados , más por mérito ou um tipo de gratidão.E eu também não discordo do que o leitor disse , pois as vezes somos elogiados de uma forma injusta ou seja foi mérito da outra pessoa más foi você quem ficou com o mérito dela.

O texto diz que mesmos que somos elogiados devemos nos aprofundar cada vez mais no nosso elogio. Más tem pessoas que só porque foi elogiado uma vez acha que já sabe tudo e não precisa fazer mais nada, eu discordo , foi como eu disse pra se ter um elogio tem que conquista-lo a cada vez mais ate ser recompensado.

Um exemplo: Em uma empresa o cara foi promovido gerente , mérito dele . Passou um tempo ele não queria saber de mais nada só sabia ficar sentado e reclamar , más tinha chegado um funcionário novo que vinha se destacando rápido, com força de vontade e também vontade de trabalhar . Passou um mês esse funcionário tomou o cargo daquele que não queria nada com nada , ai o outro foi tirar satisfação com o chefe , e o chefe só deu uma resposta pra ele , ele com o mérito dele teve vários elogios más nunca parou de progredir já você não , e por isso esse foi o mérito dele.

A mesma coisa a história da lagarta , o dono ficou impressionado com ela , depois de alguns tempos as outras se evoluíram e se tornaram borboletas , más a lagarta continuo coisa , antes o jardineiro gostava dela porque ela era melhor no desenvolvimento na procura de alimento , foi um pensamento bastante lógico eu também iria fazer isso mas não foi bem pensado.

NOME: Pedro Túlio

TURMA: 1V8

ESCOLA: Renato Pacheco

 

raphaelpp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raphaelpp disse...

eu achei este texto muito interessante,fala sobre o que é filosofia,muita gente nao sabe o q é isso e fica julgando sem pensar.
Em questao dos elogios acho que as pessoas devem tomar conta dos seus,a lagarta de um simples elogio se tivesse achado que ganharia das outras por isso e algumas coisas a mais que o texto relata,nada teria acontecido.

Raphael P.

1v8

Raquel disse...

Eu concluir que as vezes recebemos elogios que podem atrapalhar o nosso desenvolvimento,isto significa que quando recebermos elogios não devemos ficar para sempre desse jeito ,devemos tentar evoluir cada vez mais.
Raquel C. de Assis
1v5
"Renato Pacheco."

Valeska disse...

Eu entendi que devemos receber elogios e continuar querendo evoluir e não ficar sempre na mesma coisa
Valeska do Amaral
1v5 "Renato Pacheco".

Lucas B. Defanti disse...

A filosofia em si é algo que transforma o ser, mas o ser nem sempre muda a filosofia, deixando de evoluir, ou regredir, o certo seria estar em constante mudança, revendo seus conceitos e mudando o rumo da sua própria historia.
1v1
Renato Pacheco

Lorenabc disse...

Em primeiro lugar, o texto fala sobre o que é filosofia, que diz que ela é uma atitude libertadora porque nos livra da prisão do que sabemos e, nesse caso, é sempre um desaprender. Também fala sobre a parábola da lagarta. Em relação a parábola, a lagarta não pôde se evoluir por causa de um elogia de um jardineiro. Então podemos dizer que, não precisamos ficar ligando pelo que as pessoas acham ou falam e sim pelo o que você acha.



Lorena Borchart
Renato Pacheco
1V5

Unknown disse...

Não há nada melhor do que poder “ocupar” a alma, o interior. Organizar os sentimentos, os pensamentos, os desejos, e reconhecer que a metamorfose, ou seja, a mudança faz parte de qualquer fase da vida. Mas temos que estar atentos com os atos que tomamos, pois dependendo de quais forem, podem nos oprimir. O que ocorreu com o personagem da história foi exatamente isso. Ele teve uma atitude que o oprimiu, mudando assim o ciclo natural de um ser, no caso, a lagarta. Então com isso podemos concluir que os pensamentos, sentimentos e desejos têm de estar em interação com os atos que tomamos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

professor voce e um lindo s2

Nathália Lemos disse...

(No comentário anterior eu esqueci de por meu nome, turma e escola. Favor desconsiderá-lo. Obrigada)

Não há nada melhor do que poder “ocupar” a alma, o interior. Organizar os sentimentos, os pensamentos, os desejos, e reconhecer que a metamorfose, ou seja, a mudança faz parte de qualquer fase da vida. Mas temos que estar atentos com os atos que tomamos, pois dependendo de quais forem, podem nos oprimir. O que ocorreu com o personagem da história foi exatamente isso. Ele teve uma atitude que o oprimiu, mudando assim o ciclo natural de um ser, no caso, a lagarta. Então com isso podemos concluir que os pensamentos, sentimentos e desejos têm de estar em interação com os atos que tomamos.

Nathália Lemos Nunes.
Turma 1v1
Escola Renato Pacheco.

Karoliny Vieira disse...

Bom primeiro, Filosofia pra mim é o modo de pensar e questionar. É uma coisa que nos faz ir atrás de respostas para um novo conhecimento, é saber o PORQUE das coisas.


Eu achei estranho um jardineiro conversar com um inseto, mais o que aconteceu no texto foi que ela se sentiu melhor que as outras por ser elogiada ela quis se valorizar. Ela prefere não virar uma borboleta achando que sendo uma lagarta iria se sentir melhor , ela adorou o fato do homem gostar mais dela. O texto também fala do ciclo da lagarta.
e minha conclusao é : Devemos pensar antes de falar algo com alguém, pois não sabemos se a pessoa vai se acomodar ao que falamos.

Karoliny Vieira Batista
Escola: Renato Pacheco
Turma : 1v1

Lucas Viana disse...

o texto representa a vida nao só de um simplis inseto sendo assim representado na vida de qualquer um outro ser humano.
elogios no momento em que acertamos nos faz errar na proxima tentativa pois queremos mostrar nossa beleza não só para nós como pra "EU" o propio homem , sendo assim fazer passar de uma faze dever direto para a podre e nao se reservando com a certeza de se cobrar querendo fazer o certo sem ter medo de prosseguir e errar pra acertar.
lucas viana silva
renato pacheco 1V1

Lucas Viana disse...

o texto representa a vida nao só de um simples inseto sendo assim representado na vida de qualquer um outro ser humano.
elogios no momento em que acertamos nos faz errar na proxima tentativa ,pois queremos mostrar nossa beleza não só para nós como pra "EU", o propio homem , sendo assim fazer passar de uma faze VERDE direto para a PODRE e nao se reservando com a certeza de se cobrar querendo fazer o certo sem ter medo de prosseguir e errar pra acertar.
lucas viana silva
renato pacheco 1V1

Anônimo disse...

o texto é muito interessante,mais um erro foi a lagarta deixar de tomar suas próprias atitudes para saborear-se de um elogio e assim não qurer se tranformar.mas,vemos que a filosofia tem o seu lado ruin- o gosto "amargo",e seu lado bom-quando passa a ficar 'doce".
daniel haddad
1v6
Renato Pacheco

MariaJuliaMazega' disse...

Parando pra pensar podemos perceber e analisar que a filosofia é algo realmente complicado no começo de se entender, mais aos poucos começamos a entendê-la e descobrimos que ela não é aquele bicho de sete cabeças, que muitos têm medo. Podemos compará-la com o texto da largata, por exemplo, a largata tem fases ate torna-se borboleta, e assim também com a filosofia, a varias fases o que muda porem e que nunca vamos conhecê-la por inteiro, mesmo porque ela é o estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, e até onde sabemos o conhecimento vem se expandindo cada vez mais, chegando a ser algo infinito. Algo que nunca ninguém ira descrever por inteiro, pois a cada dia descobrem-se novas coisas. Mais podemos entender a filosofia cada dia um pouco, até passarmos a gostar dela, e cada dia ter vontade de aprendê-la mais e mais.

Maria Julia Mazega
Renato Pacheco- 1v1

JuniorMartins disse...

A Filosofia da lagarta me fez perceber que algumas pessoas ao receber certos elogios, se sentem satisfeitas e não querem evoluir mais. Foi o que aconteceu com a lagarta, ao receber o elogio do fazendeiro, achou-se a mais bonita das lagartas e deixou de se tornar uma linda borboleta e seguir seu caminho.
Não podemos deixar nos levar por certos elogios e achar que está ótimo, devemos lutar para crescer mais e mais.

Renato José da Costa Pacheco
Jair Caetano, 1v1.

Nayara disse...

Bom primeiramente achei o texto muito importante,pois devemos aprender que se agente recebe elogios devemos sim continuar desse jeito e procurar não regredir mas tambem devemos procurar evoluir.

Nayara venâncio da silva
1v5
vespertino

DaniloAlvarez' disse...

Na filosofia simplismente é tenta explica bem detalhadamente o que acontece com tudo, então não se pode dizer que algo tem que ser daquele geito somente por ver ou sentir, é necessario anilizar assim como o gosto amargo que traz o desconforto é preciso sentir uma certa duvida em relação ao que você realmente acha.

Danilo Alvarez
1V5

Carolina Alves disse...

Os elogios são sempre ótimo mas não devemos recredir mais sempre evoluir.
eu achei esse paragralo muito interesante e concluir o texto.
A filosofia como metamorfose de si mesmo só é possível quando não estamos satisfeitos, quando nos sentimos incomodados. É esse o seu gosto amargo, seu desconforto e estranhamento, mas que pode conduzir a uma vida mais bela, transformadora, significativa e livre.

Leandro Fontana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Fontana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Vinícius disse...

O texto conta a história de um jardineiro, que criou um jardim, e nesse jardim começou a dar alguns insetos, dentre eles lagarta.
O jardineiro gostava da lagarta pois ele admirava como ela andava com aquele corpo, depois de ver a lagarta ele comecou falar com ela, a elogiando .
Quando nos elogiamos uma pessoa a pessoa gosta, e talvez por isso ela nao queira mudar o jeito de ser, como a lagarta que nao quis virar borboleta.
O ser humano tem o desejo de estar sempre mudando de vida , nunca estar satisfeito, sempre sente a necessidade de algo a mais em sua vida tanto profissional quanto na vida secular, ao contrario da lagarta q se acomodou com o seu modo de vida, e perdeu uma oportunidade de se transformar em uma bela borboleta.


Marcos Vinícius
1V5

Thais Paiva'a disse...

O texto é muito interessante,com o exemplo da lagarta e sua atitude desigual, nos faz pensar o quão importante é nossa opinião,e que não devemos deixar de seguir nossas escolhas só porque somos elogiados por alguém...

Thaís Paiva Monica
1V5

Leandro Fontana disse...

"O jardineiro fez o jardim com o intuito de que ficasse bonito mais ai veio os belos animais, ele deixou por isso mesmo, contudo, ele teve admiração com uma lagarta, ele a elogiou bastante, e ela se deu o elogio de se achar."
Isso quer dizer que cada um de nós receberá vários elogios em nossas vidas, mas, não podemos viver para sempre com eles, pois isso pode desencadear em nossas vidas situações muito constrangedoras.

Leandro Fontana - 1v1

Guilherme disse...

Nos não podemos ficar do mesmo jeito depois que sentirmos satisfeitos, temos que melhorar cada vez mais

Guilherme
1v1
Renato pacheco

Katarine Simora disse...

Achei interessantíssimo o texto, pois ele fala o que a Filosofia é realmente. Fala de seus pontos de vista ruins, quanto os bons. Repassa a verdadeira Filosofia. Quem não conhece, acha que no começo é impossível de ser estudada, mais só com o passar do tempo irá compreender-la e ter a enorme vontade de estudá-la, pois a usamos a todo momento, está sempre presente no nosso dia a dia mesmo sem a nossa percepção. Repassa para a gente a extrema necessidade da Filosofia em nossas vidas, pois só assim teremos como apreciar-la e usar-la.

Renato Pacheco
Katarine da C. Simora
1V1

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leozin;' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leozin;' disse...

Nos devemos melhorar a cada elogio que nos fazem porque se não iremos ficar no mesmo nivel.
Renato Pacheco
Leonardo Brasserose 1v1

Rafaela Del Santo disse...

A "Filosofia da lagarta" me mostro o quando as pessoas são resignadas,não ligam para evoluir ou mudar. Olhando isto de modo mais filosófico,muitas pessoas não ligam em buscar a origem das coisas e simplesmente aceitam argumentos da Igreja,da Mitologia que são mais fáceis. Não que elas possam ou não estarem erradas mas normalmente somos medíocres e nos contentamos com o mais ou menos. Aprendi que temos que buscar ser cada vez melhor.

EEEM "Renato Pacheco"
Rafaela Del Santo
1V1

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante.
sou porque o jardineiro ficou elogiado a lagarta ela no construir um casulo para vira borboleta
,por isso e sempre bom não ficam elogiado muito as pessoas para não se iludir.
Patric augusto da silva barbosa
1v1
Renato pacheco

Kissyla Baiocco disse...

Eu concordo, pois a Largarta se iludiu com os elogios do jardineiro fez.Na minha opinião é bem melhor guardar os seus elogios para si, pois muitas vezes, certos elogios podem influenciar no nosso modo de pensar e de agir.
Kissyla Baiocco Rocha
1v4 - Renato Pacheco.

Laah ! disse...

Esse texto e uma forma simples mais inteligente de dizer que a filosofia, não tem outro jeito melhor de dizer que a filosofia e como uma lagarta, que se alimente sem nem saber o porque de só se alimentar, mais que depois vira ma linda borboleta, se você olha para a filosofia sem saber o que é você verá uma lagarta, mais depois que estudar e entender o que você verá o quão bonita ela é, como uma simples borboleta.

Laiz Martins
1M1
Renato Pacheco

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

Eu concordo com a idéia do texto, pois o texto mostrou que a filosofia, com um simples modo de pensar ou um simples elogio é capaz de modificar uma ação que iria ocorrer, por exemplo quando o homem elogiou a lagarta, e ela que certamente se transformaria em uma bela borboleta, viu que se recebeu um elogio na forma de lagarta, para que iria se transformar numa borboleta? Então para concluir,dependendo das vezes os elogios ajudam e outras vezes sem querer acabam prejudicando como ocorreucom com a lagarta.

Gabriel Vazzoler
1M3
Renato Pacheco

Ester Villela disse...

Filosofia parece ser um pouco complexa,em certos assuntos..Talvez por eu não compreende-la e não aceitar certas teorias de alguns filósofos.
Filosofia da Lagarta: Devemos tomar cuidado com tudo o que ouvimos.
Certo recebemos um elogio, é ótimo, mas existem pessoas que se apegam demais a isso, preferem estacionar ai mesmo e ficar, se você for com esse pensamento " Sou ótima nisso,vou seguir assim e não preciso mudar nada, porque fulano gosta assim " vai criar um sentimento de ser perfeito somente desse jeito, do jeito que os outros falaram que é melhor.
Essa não é a forma certa, pelo contrário, você deve se alegrar com elogios, mas sempre continuar a fazer do jeito que você achar melhor, da sua maneira e não acabar fazendo o que os outros queiram que você faça.
As vezes quando recebemos um elogio, pensamos em ficar ali mesmo, e não pensamos em progredir, melhorar...

Renato Pacheco
Ester Villela
1M1

Brunna Christino :] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brunna Christino :] disse...

Na vida, tudo deve ser pensado, ser observado e analisado, pois esse foi o caso da lagarta, ela ficou tão satisfeita com os elogios do jardineiro que pensou: “se mudasse de forma poderia não gostar mais do seu modo de vida”. Mas se ele tivesse parado pensado, observado e analisado, iria sim faz um elogio, mas de maneira alguma dando desconforto a tal transformação de lagarta para borboleta. Assim devemos ser nós, com os nossos costumes e jeitos de falar, se nós não pensarmos uma, duas, três vezes antes de falar ao invés de explicar ou conversar com alguém acaba magoando ou deixando alguma pessoa confusa. Agora começo a entender porque antes de qualquer conversa ou ate testes escolares, nós temos que ler, reler, para e pensar, pois acabamos escrevendo ou falando algo que não tem nada a ver com tal assunto.


Brunna Christino

Renato Pacheco – 1v6

Taillany Reis disse...

Temos que tomar cuidado com o que dizemos, às vezes temos boa intenção no falar, mas não medimos as conseqüências que poderíamos provocar com um simples elogio ou um critica grosseira.

Taillany
Renato Pacheco
1M1

Mariana Castro. disse...

A história da largata retrata o nosso acomodismo. As pessoas se conformam, se contentam com muito pouco hoje em dia.
Se uma pessoa nos elogia, o certo deveria ser estarmos procurando melhorar, se aprimorar a cada dia mais no que fazemos, mas muito pelo contrário, as pessoas tem feito o minímino do que podem fazer e param por aí; acham que está bom. Grande erro..

Mariana Castro Babilon, 1ºM1
Renato Pacheco

Diego Dias disse...

Quando o jardineiro elogiou a largata ele não pensou nas Consequência que isso provocaria.
Ao recebermos um elogio não pensamos em crescer. As pessoas deixam se levar por outras opiniões, ao invés de seguir o seu proprio caminho.
Quando você elogiar uma pessoa pense muito no que vai falar!

Diego Dias,
1m1,
Renato Paxeco.

Lorrayne Mello disse...

Bem interessante o texto da Lagarta.Ela mostra o que é Filosofia.
Ele mostra que as pessoas gostam de ser elogiadas, mas se esquecem de si próprio,e acaba levando uma vida de elogios,e não uma vida normal.
A Filosofia não importa o dia nem o tempo,mas sim ela procura uma explicação.
Lorrayne de Mello
Renato Pacheco
1v2

leticia c. disse...

A filosofia é um constante saber. Filosofar é se aprofundar no conhecimento para as novas fases da vida. A filosofia nos possibilita mudar de opinião sair de um mundo fechado e a nos expor a novos sentimentos. Aprendemos a fazer nosso casulo para então nos transformamos em pessoas mais belas com sede de conhecimento e sem medo de mostrar o que somos e nossas subjetividades.

Leticia Cardoso Cirilo
Renato Pacheco
1M1

Juliana Carlete disse...

Temos que estar em mudança constante, assim como a filosofia, todos passam por etapas na vida, ou seja, por uma metamorfose, o que é natural. Não podemos pular estas etapas, temos que mudar constantemente. Como na parábola da largata, não devemos confundir elogios com a nossa forma de ser, ou seja, uma pessoa pode nos admirar por algo que fizemos, mas não significa que esta pessoa irá sempre nos admirar por fazermos sempre a mesma coisa e não devemos nos prender á isso e ficar com medo de mudar quem somos por um simples elogio.

Juliana B. Carlete
Renato Pacheco
1M1

raryannenunes disse...

Na minha opnião, a filosofia serve para explicar coisas que não tem uma explicação obvia, e que achamos que precisamos de uma explicação, como a lagarta se acomodou por causa dos elogios, a filosofia serve para tentar responder coisas que são "enfeitadas", ou seja, que se escondem atras de crenças ou de uma outra coisa.

Raryanne Nunes Depiante
1M1 - Renato Pacheco

Dandara Cardozo disse...

A "filosofia da lagarta" fala sobre como algumas pessoas se fecham a opinião das outras, no caso, ao elogio. A lagarta teve medo de mudar e não continuar agradando ao jardineiro, mas temos que saber que elogios são construtivos, ou seja, devemos sempre crescer com eles.
Dandara Cardozo
1M1
Renato Pacheco

Unknown disse...

O texto aborda o ''orgulho'', talvez se a lagarta não fosse tão orgulhosa só por causa dos elogios que o cara fez, ela seria normal igual as outras!
Ta certo que nós devemos ter bastante cuidado com o que nós falamos, seja para um animal ou ser humano, as pessoas tem vários jeitos de entender o que falamos com elas. A lagarta entendeu errado, e achou que o biólogo queria que ela ficasse lagarta para sempre.

Morgana Couto
1M3 Renato Paxcheco

Jardell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jardell disse...

Na verdade as pessoas não deviam se deixar influenciar pelos outros como fez a lagarta, deveríamos aprender a tomar certas decisões não sendo influenciados e sim fazermos o que achamos certo para nossas vidas, e também devemos tomar certo cuidado com as pessoas que nos rodeiam pois um simples elogio pode causar uma modificação em uma vida É um modo de refletir, de pensar e a parábola nos mostra que não devemos nos acomodar se estivermos num momento bom ou numa fase boa, pois existi coisas melhores, fases melhores.

Jardel
1m1
Renato Pacheco

Lucas Mourão ! disse...

O texto diz que mesmos que somos elogiados devemos nos aprofundar cada vez mais no nosso elogio. Más tem pessoas que só porque foi elogiado uma vez acha que já sabe tudo e não precisa fazer mais nada, eu discordo , foi como eu disse pra se ter um elogio tem que conquista-lo a cada vez mais ate ser recompensado.

lucas mourão
1m1 renato pacheco

João Felipe Moreira Alves disse...

creio que a filosofia seja mais facil de se entender na pratica, e a parabola ajudou muito nisso.
A parábola expõe um conceito dinamico,na qual fica facil de entender que muitas vezes queremos mudar, ser realmente o que somos, mas a sociedade muitas vezes não nos permite juntamente com a opinião de algums, e acabamos sendo o que os outros querem e não o que nós mesmos queremos ou temos vontade de ser ou fazer.

João Felipe Moreira Alves
1v2
Renato pacheco

resenasilva disse...

Filosofia da lagarta
Uma das reflexões que se pode fazer em analisar o texto é: como a filosofia pode ajudar a melhorar algo em nossas vidas?
Eu acredito que através da arte de pensar podemos analisar o que estamos vendo, ouvindo, vivendo de uma forma mais crítica. A lagarta mostrando sua enorme força de vontade satisfazia o jardineiro, mais o jardineiro não queria uma lagarta para sempre, ele queria que aquela força de vontade um dia fizesse com que a lagarta virasse uma colorida borboleta. Sua atitude de elogiá-la infelizmente provocou um efeito contrario, a interpretação da lagarta a fez tomar aquela atitude, talvez da parte do jardineiro faltou-lhe um tempo para pensar sobre as conseqüências de suas falas.

Renan Sena Silva
1V4
E.E.E.M PROFESSOR JOSÉ DA COSTA RENATO PACHECO

Anônimo disse...

A Filosofia da Lagarta me moustrou uma coisa que acontece as vezes no nosso dia-a-dia... se agente recebe um elogio por uma coisa, nós continuamos com isso para agradar a outra pessoa e com isso ficamos satisfeitos. Elogios podem ajudar ou atapalhar.

João Vitor - 1m3
Renato Pacheco

Anônimo disse...

As pessoas devem tomar cuidado com os elogios, que acabam podendo afetar a mudanças melhores ainda, A transformação de uma lagarta em borboleta é simplesmente mais uma etapa de seu ciclo de vida que o jardineiro acabou atrapalhando, A lagarta teve medo de mudar e não continuar agradando ao jardineiro.

Matheus Aguiar Ximenes
1m3

Lorrayne Telles ' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorrayne Telles ' disse...

as pessoas , devem pensar muito antes de fazer elogios , devem pensar e ver se aquele elogio vai fazer com que a pessoa cresça , desenvolva . muita das vezes , os elogios , a admiração , em apenas um ponto bom da pessoa , faz com que ela se prenda apenas naquele ponto positivo que ela tem , mas isso afeta negativamente , pois ela deve se desprender , e pensar que não é porque você canta bem , por exemplo , que você vai apenas cantar , cantar ,e cantar , se prender nisso ...só para agradar quem disse que você canta bem . No caso ali a largarta ficou com medo de não agradar o jardineiro e se prendeu naquilo .

Nome : Lorrayne Telles
RENATO PACHECO 1m1

Amanda Oliveira disse...

Muitas vezes as pessoas tem que tomar muitos cuidados com os tais elogios que fazem ao próximo, tambem não podemos deixar-nos levar por um elogio.Sim, receber um elogio é otimo num é ? mais claro que não é tudo, um elogio levanta o nosso auto-estima mais pode derrubar o nosso sucesso,isto é, podemos nos prender no tal elogio e deixar muitas oportunidades para trás,como fez a lagarta.

Amanda Oliveira
1m1
Renato Pacheco.

Amanda Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leticia Francine disse...

A Filosofia levá-nos a estar sempre indagando o por que das coisas. Não se detém diante de pequenas respostas, mas busca analizar os fatos apresentados a nós.
Não é estática, mas está sempre a procura de respostas diante de variadas situações. Não se acomoda com o conhecer por conhecer, mas em saber a origem, o por que e onde tudo pode nos levar para enriquecer nossas experiências.

Letícia Francine do Nascimento.
1ºm1
Renato Pacheco.

Karen Graúna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen Graúna disse...

O jardineiro ao gostar tanto da lagarta resolveu fazer-lhe um elogio,só que ele não sabia que ela iria levar tão a sério assim,e levando tanto a sério o que ele disse,teve a oportunidade de talvez melhorar de vida,e desperdiçou-a,resolvendo ficar daquele jeito como uma lagarta,só para continuar agradando o jardineiro.
Isso ensina as pessoas a pensarem bem no que vão falar para as outras,pois fazendo um elogio,e a outra gostando,poderá mudar sua vida completamente,só para agradar.

Karen Graúna
1m3
Renato Pacheco

Fernanda Ercília disse...

O texto expõe que para filosofarmos temos que estar incomodados com o rumo de nossas vidas. A atitude libertadora é uma intenção que temos a partir do sonho da mudança e o desprendimento com aquilo que aprendemos. É quando deixamos de perguntar “como?” para perguntar “por que?”.
Esse tipo de questionamento é um grande passo para filosofar sobre o “eu” e a vida. O problema é quando nosso ego é maior do que a visão filosófica e a perspectiva de mudança, transformação. A lagarta acomodou-se com o elogio por sentir-se valorizada, deixando de ganhar os céus e permanecendo na condição de arrastar-se. Da mesma forma, existem pessoas que vivem escoradas nas opiniões de outros, e por tal motivo não conseguem enxergar seu próprio potencial, não olham para dentro de si e não se perguntam “por que?”.
Fernanda Ercília 1M1

Matheus Simonetti disse...

Nós não podemos deixa-nos levar pelos elogios dos outros,tudo bem que um elogio é muito bom mais voce ganhando um elogio não quer dizer que voce ta com a vida ganha, então não se prenda a qualquer elogio, faça o que é certo e não vá pela cabeça e pelos conselhos dos outros vá pelo o que você pensa e sente.

Matheus Simonetti
1m1
Renato Pacheco.

RubiaFerreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RubiaFerreira disse...

Nem tudo o que pensamos devemos falar, pois as pessoas acreditam deixam de viver, de fazer algo, por causa de um simples comentário de um elógio ou de até mesmo de uma critica.Então devemos pensar milhões de vezes antes de falarmos.
Rubia Ferreira 1m2

Deivid Rodrigues disse...

As pessoas tem que tomar muito cuidado com seus elogio, porque pode acabar afetando nas suas proprias mudanças... Essas proprias pessoas esquecem de si mesmo, e acabo levando sua vida de elogios e nao de uma vida normal de um ser humano !

DEIVID RODRIGUES
RENATO PACHECO 1V6

Thayane Banhos disse...

Achei o texto muito interessante porque nos explica com clareza sobre o que é realmente a filosofia.Porque muitas pessoas acham que só os filósofos que podem filosofar,mas não.Nós também podemos,e filosofamos sem ao menos perceber..só de querermos saber o "porquê" que tal coisa acontece,já estamos filosofando. Filosofia é uma palavra simples,mas que nos traz um significado muito grande que pode mudar o nosso ponte de vista,pode mudar a nossa maneira de pensar sobre várias coisas.

Nome: Thayane Mululo Felipe Banhos
Escola : Renato Pacheco
Turma : 1v4

Ramira Lomeu disse...

Em nossas vidas nos deixamos levar por elogios esquecendo da nossa própria natureza e não nos limitamos a uma só coisa.
Nós nos perguntamos a toda hora coisas muitas vezes insignificantes para termos respostas exatas,''se a largara estivesse indecisa quanto a fazer o casulo ou não, a espera de um incentivo para responder a si mesma''
Mas isso é uma hipótese, e a Filosofia trabalha com Teorias e teorias muitas vezes podem não ser verdadeiras

Na verdade eu me perco um pouco com a filosofia mais no final eu sempre consigo entender.

Ramira Lomeu disse...

Ramira Lomeu 1ºv1
Renato Pacheco

Emanuely disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuely disse...

A filosofia é um modo de pensamento de todos nós.porém cada um de nós temos um pensamento diferente.. por isso temos vários modos de filosofia..porque uma pessoa diz uma coisa..outra diz outra coisa..porém a filosofia é uma coisa só..sim, todos nós temos pensamentos diferentes..mas ex: a lagarta se trasnformar em borboleta é mais uma etapa de seu ciclo de vida..já pensou se todos nós,seres humanos, temos pensamentos diferentes; disséssemos que a borboleta vira lagarta e outra pessoa diz que a lagarta vira borboleta..pois então devemos concluir que a filosofia é uma coisa certa..mesmo que seja um modo de pensamento, é um pensamento lógico..é propicio..

renato pacheco..1v5

Caroline Buteri disse...

A Filosofia é uma forma de pensar. Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, quando estamos satisfeitos com alguma coisa, não mudamos nada, e achamos que a vida está boa e não precisamos mais de nada e quando a vida está ruim sempre queremos melhorar. Todos nos temos uma vida a ser seguida. Vários obstáculos a serem vencidos por toda vida. Temos que seguir nossos caminhos olhando sempre para frente, e não dar ouvido para que as pessoas falam muito menos da atenção.
Caroline Buteri 1v5, vespertino- renato pacheco

João Paulo disse...

Olha o texto fala que tinham varias lagartas num jardim e que tipo era bonito elas quando lagartas e quando elas se tornavam borboletas e quando o jardineiro falou que a lagarta era o seu animal preferido naquele jardim e esse elogio fez com que a lagarta não quisesse mas se tornar borboleta e quando falamos isto temos que tomar cuidado com alguns elogios que fazemos se for com excesso pode fazer mal.

João Paulo Guedes
1v7
Renato Pacheco

Jay Santos disse...

A filosofia é o ‘incontentamento’ de uma resposta final, ela busca sempre mais, e sempre uma resposta concreta. É se sentir incomodado e procurar o meio certo, ao qual sinta confiança, e se libertar do que já aprendemos e estar sempre disposto a aprender mais.

Jeniffer Carla, 1v6
Renato Pacheco

Jay Santos disse...

A filosofia é o ‘incontentamento’ de uma resposta final, ela busca sempre mais, e sempre uma resposta concreta. É se sentir incomodado e procurar o meio certo, ao qual sinta confiança, e se libertar do que já aprendemos e estar sempre disposto a aprender mais.

mateus novaes ac $$ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Correia disse...

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia é criar seus proprios conceitos, é a arte de pensar, questionar tudo que há a nossa volta, é fundamental para o nosso enrequecimento.
Na verdade as pessoas devem tomar conta de seus próprios elogios, pois podem afetar nas proprias mudanças.
Acredito que as pessoas, deixam se levar por opiniões de outras, ao invés de seguir o caminho que é colocado em sua frente, ao iniciar uma decisão.
A transformação de uma lagarta em borboleta é simplesmente mais uma etapa de seu ciclo de vida.


Luana Correia
1V6, Renato Pacheco.

mateus novaes ac $$ disse...

Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, pois quando nos satisfazemos com algo, não mudamos, e achamos que a vida está legal por ali, e que não precisamos de mais nada, ou que não merecemos algo melhor. A meu ver a filosofia, é a transformação e o não estar satisfeito com tudo, sempre buscando caminhos melhores, e obtendo idéias que nos façam seguir em frente, sem nos adaptar ao mundo que vivemos. Filosofia, é ter opiniões, aceitar as dos outros, sem se corromper. É não se conformar com o que dizem ser melhor, é querer progredir através das opiniões e criticar, e sempre acreditar que tudo pode ser transformado por mais difícil que seja.

Mateus Novaes
1v8
Renato Pacheco

Davi Afonso Teixeira Zuccon disse...

Tem pessoas que pensao que algo estar certo por ele ser assim e outras pessoa pensao diferente e ele relata a transformação da lagarta faz parte da vida e nada pode mudar isso.
vi que eles se encontram para acasalar facil pelo ferormônios.
e seus elogios deve ficar para si pois podem occorrer mudanças ao ser afetados e espostos e e isso

Felipe Moreira disse...

É um movimento de procura pelo diferente, muitas vezes inesperado, mesmo nas coisas aparentemente mais óbvias, próximas e certas.
Mas não é qualquer busca, não é como procurar um objeto que você perdeu, ou tentar lembrar uma informação para uma prova.
Nesse sentido, a filosofia é uma atitude libertadora porque nos livra da prisão do que sabemos e, nesse caso, é sempre um desaprender.

Felipe Moreira
1v6
Renato Pacheco

beeh disse...

As pessoas vêem o mundo cada uma de uma forma diferente.Algumas se você elogiar ela pode pensar que a pessoa confia nela e que ela pode evoluir, mudar de vida, melhorar a vida.
Mas tem algumas que se você elogiar a pessoa pode achar que a vida está boa, não precisa mudar, melhorar, evoluir a pessoa acha que do jeito que está bom.
Cuidado quando for fazer um elogio, algumas pessoas tentam melhorar outras não!

NOME: BETHYNA NASCIMENTO
TURMA: 1V8

Igor Nelo disse...

O história da lagarta nos mostra que devemos tomar cuidados com as coisas que dizemos.Muitas vezes dizemos alguma coisa com a intenção de ajudar mas as coisas não saem como planejado e nós acabamos atrapalhando a outra pessoa sem querer. Eu acho isso que nós temos que pensar antes de falar qualquer coisa, mesmo sendo um pequeno elogio.

Igor G. Silva Nelo
RENATO PACHECO 1V4

Letícia Sinhorelli =) disse...

Entendi que nós temos que vigiar o que falamos, que simples elogios podem causar a infelicidade de certas pessoas; e que a filosofia é uma forma de pensar sobre determinadas coisas!
Renato Pacheco
Letícia SInhorelli 1v4

Wéllony Teilomater disse...

A Filosofia da Largata

Achei super interessante o que o texto da lagarta, em primeiro lugar porque explica o que realmente é a filosofia. À primeira vista, entendemos a filosofia como um enigma, profundamente abstrato e distante da realidade. Isso decorre da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados, questionando relações cada vez mais englobadas que nos indiquem respostas, mesmo que provisórias. Como o texto mesmo diz (com o que eu concordo): no começo dá uma enorme vontade de cuspi-la, ou seja, de não estudá-la, de nunca mais querer ouvir falar, mas com o passar dos tempos você aprende a apreciar, a admirar e a gostar de tudo o que ela explica que ela comenta, afinal, de tudo que a filosofia é!

Nome: Wéllony Teixeira Lopes Maforte

Turma:1v6

Anônimo disse...

Na verdade as pessoas devem tomar conta de seus proprios elogios,pois podem afetar nas proprias mudanças. transformação de uma lagarta em borboleta é simplesmente mais uma etapa de seu ciclo de vida. Filosofar é pensar por conta própria,mas só se consegue fazer isso de um modo válido apoiando-se primeiro no pensamento dos outros, em especial dos grandes filósofos do passado. A filosofia não é apenas uma aventura,também é um trabalho, que requer esforços, leituras, ferramentas. Os primeiros passos costumam ser rebarbativos, e já desanimaram mais de um. Enfim,Bom filosofia pra mim é o modo de pensar e questionar. É uma coisa que nos faz ir atrás de respostas para um novo conhecimento, é saber o PORQUE das coisas.

Marcus Vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus Vinicius disse...

O texto apresenta o resultado de tanto elogios, e também apresenta que nem todo elogios fazem bem, às vezes temos que deixar a natureza agir do jeito em que ela tem que agir, não devemos força e nem querer deixar do jeito que nós gostamos

Marcus Vinicius 1V1
Renato Pacheco

Diego Escocard disse...

Muitos não sabem mas a Filosofia está muito concentrada em nosso dia a dia onde não percebemos, porém muitos não percebem isso e quando acabam conhecendo a filosofia em sí se assustam pois a primeira impressão é de que a matéria é chata, insuportável, porém com o tempo alguns continuaram achando isso e outros passarão a aprecia-lá melhor do que antes, lhe vendo com outros olhos.

Diego Escocard da Silva - 1V2
Renato Pacheco

bianca magalhães disse...

Eu acho que a filosofia é uma arte de pensa, questionar, criar seus próprios conceitos, a filosofia pode ser uma metamorfose, mas ela só é feia quando nós estamos muito satisfeito, foi isso que aconteceu com a lagarta, o jardineiro elogiou muito e ela perdeu o bom da vida que era virar borboleta, só que ela se contentou com os elogios do jardineiro e decidiu ser lagarta para sempre.

Bianca Magalhães Del Santo
1v2
'renato pacheco'

bia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bia disse...

A filosofia,é uma forma de pensar diferente da forma que muitos pensam sobre a vida. É procurar respostas mais concretas das questões.
Questionar tudo o que está a nossa volta.
A filosofia da lagarta mostra,ao meu ponto de vista,que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeitos, pois quando estamos satisfeitos muitas vezes não queremos mudar nada,pois achamos que ja está tudo bem,e que não precisamos de mais nada.
Mas as vezes nó nos satisfazemos apenas com as opiniões dos outros e não olhamos para o que falta de verdade na nossa vida,não olhamos para os nossos defeitos, e ficamos iludidos.Deixamos de desfrutar das mudanças que poderíamos fazer em nossas vidas.

Bianca Domingos Noronha 1v1
Renato Pacheco

Unknown disse...

As vezes deixamos de fazer coisas para nós, para agradar os outros, mas também muitas vezes interpretamos mau o que os outros dizem sem pensar bem o que dizem.

Victor Nunes Antunes
1V7
Renato Pacheco

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 326   Recentes› Mais recentes»