sábado, 16 de janeiro de 2010

O que é a Filosofia ou a Filosofia da lagarta

Para o que pretendo aqui, ela não é um conhecimento, ciência, ou literatura, mas uma atitude de busca, encontrada nos grandes pensadores de nossa história.

Como atitude ela é um comportamento da pessoa frente a uma situação, fenômeno, objeto.

Nesse eterno retorno que ela vive é preciso recolocar a pergunta feita em algum momento por cada um de nós, o que é a Filosofia?

É um movimento de procura pelo diferente, muitas vezes inesperado, mesmo nas coisas aparentemente mais óbvias, próximas e certas.

Mas não é qualquer busca, não é como procurar um objeto que você perdeu, ou tentar lembrar uma informação para uma prova.

Nesse sentido, a filosofia é uma atitude libertadora porque nos livra da prisão do que sabemos e, nesse caso, é sempre um desaprender.

Ao contrário do que muitas vezes é feito em nome dela, a Filosofia não é teoria, muito embora os filósofos usem a teoria para modificar o nosso pensamento e a nossa ação. A teoria e a prática são efeitos necessários da Filosofia.

Outro efeito da Filosofia é a metamorfose: ela possibilita a transformação do que se é em algo melhor, o que demanda um trabalho sobre si mesmo que pode levar a vida toda.

Na antiguidade grega, o filósofo Sócrates dizia que o si mesmo sobre o qual devemos nos ocupar era a nossa alma, nosso interior, hoje conhecido por subjetividade.

Sem aprofundar muito, a subjetividade é o conjunto de pensamentos, sentimentos, desejos, comportamentos e que estão em constante mudança.
Entretanto hoje é necessário integrar o corpo ao si mesmo. É sobre o corpo que se exercem todas as ações que nos oprimem.

O que fazemos com o nosso corpo e o quanto ele é integrado com a nossa subjetividade deve ser um preocupação constante de quem pretende se libertar das consequências que o dualismo corpo/mente e outros equivalentes nos impõem.

Outra coisa interessante na Filosofia é que ela tem um gosto um tanto amargo, que só com a experiência se aprende a apreciar. Em um primeiro momento dá vontade de cuspi-la, mas com o tempo percebemos o quanto ela é saborosa. Nós precisamos de tempo para degustar a Filosofia.

Mas o tempo só não basta, existem pessoas que bebem Filosofia todo dia e não conseguem sentir o seu paladar e muito menos dirigi-la. O que lhes falta então?

A parábola abaixo pode ajudar a pensar isso:

Certa vez um jardineiro construiu um belo jardim, com plantas e flores belíssimas. Com o tempo as plantas cresceram e se multiplicaram e o jardim começou a atrair insetos. Como o jardineiro reconhecia a importância do micro-ecossistema que fez, respeitava também a vida dos insetos. Por um animal em especial ele tinha uma grande admiração: a lagarta. Ele admirava a maneira como as lagartas movimentavam aquele corpo desengonçado pelos ramos das plantas com a única preocupação de se alimentar, crescendo e guardando energia para algo que iria acontecer em breve e que elas não sabiam. Um dia enquanto passeava pelo jardim e disse a uma delas:

- De todos os animais do meu jardim você é a que mais me impressiona, é incrível a sua força de vontade para se movimentar procurando alimento.

Estou muito satisfeito com você.

A lagarta em especial ficou muito satisfeita consigo mesmo e passou a se admirar e valorizar. Um dia o jardineiro estava passeando pelo jardim viu que ele estava ainda mais colorido. Dezenas de borboletas voavam pelas flores e enquanto se alimentavam do néctar, produziam a polinização, recompensando as plantas de que tinham se alimentado com a fecundação. Mas olhando um pouco mais pelos galhos das plantas ele notou que uma delas continuava como lagarta.

Vários dias se passaram e nada da lagarta fazer o casulo. Ele ficou muito preocupado e resolveu perguntar para ela:

- O que aconteceu? Todas as suas irmãs se transformaram em belas borboletas. Por que você continua como lagarta?

Ao que ela respondeu:

-Eu senti uma vontade enorme de construir um casulo, de mudar de vida, de ganhar os ares. Mas você estava tão satisfeito comigo desse jeito que resolvi ficar assim mesma.

Depois desse dia o jardineiro passou a tomar muito cuidado com os elogios.

A filosofia como metamorfose de si mesmo só é possível quando não estamos satisfeitos, quando nos sentimos incomodados. É esse o seu gosto amargo, seu desconforto e estranhamento, mas que pode conduzir a uma vida mais bela, transformadora, significativa e livre.

PICOLI, A. R.

326 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 326 de 326
Hugo K. Cardoso disse...

Hugo Klemenz Cardoso 1v2
A Filosofia é uma forma de pensar, de querer entender tudo em sua volta.

O jardineiro elogiou a lagarta, isso fez com que ela se iludisse e deixou de virar uma borboleta.
Acho que ela tinha que ser ela mesma e não se iludir com que o jardineiro falou, pois o que conta é sua própria opinião.

Nurya disse...

Acho que as pessoas, deixam se levar por opiniões de outras, ao invés de seguir o caminho correto. penso também que as coisas mudam quando estamos satisfeito com o que temos, pois quando nos satisfazemos com a vida está legal por ali, e que não precisamos de mais nada.O texto acima ele usou a lagarta que se acomodou no seu modo de vida após o rapaz ter elogiado,a lagarta não quis progredir como as outras e sim continuar do mesmo modo.Isso acontece diariamente conosco porem nem percebemos .Na minha opinião deveríamos aproveitar um elogio para melhorar e não continuar da mesma forma que estamos
Nurya Gonçalves Ramos
turma: 1V7
RENATO PACHECO

Nurya disse...

No começo o texto fala sobre a filosofia ;Que na minha opnião é o conhecimento que se propõe a pensar e refletir.O texto mostra como as pessoas acham que por receber elogios já esta de bom tamanho,e se acomodam e esquecem que sempre devem estar buscando o melhor de si.Acredito que não devemos ir pela cabeça dos outros e sempre seguir as coisas do nosso jeito, da nossa maneira pois sua função era virar uma borboleta, mais para agradar a outros preferiu ficar daquele jeito e nao seguir sua própria vontade por isso devemos buscar á cada dia progredir mais e mais.

Nurya Gonçalves Ramos
turma: 1v7
Renato Pacheco

Hyago Monteiro disse...

Certos elogios nos prejudicam, pois com esse podemos nos atrazar, como aconteceu com a lagarta. As vezes as pessoas querem nos elogiar para que agente evolua, mais nós interpretamos isso mal, e continuamos como estamos. A lagarta era pra guardar aquele elogio para que evoluisse e se tornasse uma borboleta, mas ela achou que estava bom daquele jeito pois se sentia a mais bela lagarta.

As vezes nós nos deixamaos levar pela opniões das pessoas e esquecemos de seguir nosso próprio destino.

Hyago do Carmo Monteiro

Renato Pacheco, 1V7.

Eduarda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline Assis .. disse...

A Filosofia não é exatamente o que pensamos, muitos filósofos usam uma teoria que a FILOSOFIA NÃO É UMA TERIA, eles usam essa frase para modificar nossos pensamentos e nossas ações. Como a lagarta quis demonstrar na parábola, ela queria continuar sendo uma lagarta para o jardineiro continuar elogiando ela. Mas o jardineiro queria que ela ficasse igual as suas irmãs dela, virassem borboletas, mas ela não quis para agradar o jardineiro e não a ela. Nem sempre devemos mudar pelo o que os outros no dizem, mas sim pelo o que queremos ser, se os outros quiserem dar opiniões ate que podem mas, mudaremos se quisermos e não por obrigação de ninguém.
Aluna: Caroline Assis – 08
Turma: 1ºV7
Escola: Renato Pacheco

Eduarda disse...

A filosofia é uma atividade: é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos. A atividade dos filósofos é argumentativa: ou inventam argumentos, ou criticam os argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas. Os filósofos também analisam e clarificam conceitos. Qual é afinal a importância de estudar filosofia? Podemos acabar por nos sentir incapazes de fazer o que quer que seja, paralizados por fazer demasiadas perguntas.
A parábola da "Filosofia da lagarta" faz muitos refletirem de como é importante colocar as ideias em prática. A filosofia exige sentimento, compaixão.
A maior parte das pessoas, em algum momento momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? O que é a arte? E assim por diante.

Renato Pacheco
Eduarda Severo Dona / 1º ano 1M1

Roberta Vasconcelos *-* disse...

Entendi que filosofia da lagarta é um conhecimento que se propõe pensar
e refletir. O texto mostra que mesmo nós sendo elogiados devemos
aprofundar mais e mais e nao ficarmos parados esperando que elogios
passam como se fossem vento temos que nos aprofundar mais e mais e
buscar coisas para ser mais elogiados e nao parar de progredir. Como o caso
da lagarta o dono ficou impressionado irradiante com ela, mais depois de
alguns tempos viu as suas amigas evoluindo e a lagarta continuou a mesma coisa
pois o jardineiro tinha gostado dela porque ela se desenvolvia melhor na procura de alimentos.

Roberta pereira vasconcelos
1v7
renato pacheco

Eduarda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joyce Martins * disse...

Na verdade uma palavra pode afetar a vida de uma pessoa. Como aconteceu com a Lagarta, esse texto faz você pensar melhor nas coisas que irão dizer e as vezes ate atos que iremos fazer. Da minha parte, eu não acho que a lagarta deveria ter parado a vida dela, só pelo elogio do jardineiro, porque se toda vez fosse assim, muitas pessoas já teriam parado suas vidas nesse planeta.
Ex.: Você é feia em...
Já penso se uma menina para se a vida dela por isso, não iria existir meninas nesse mundo.
E ninguém deve se deixar levar por palavras.

Aluna: Joyce Martins
Turma: 1V6

Pedro Satlher disse...

Assim a filosofia é algo que surge com muito pensamento, não é só aquela coisa que dá na hora , mas sim algo em que você tem um certo conhecimento.
Metamorfose na filosofia é: mudança de atitude de pensamento e de ideias

Pedro Henrique
Renato Pacheco 1V7

N_Déll_Certo disse...

Esse texto e bem interessante e nos faz pensar em como somos ignorantes em certos pontos como “Filosofia é só teoria e eu não uso no meu dia-a-dia”, mas com uma metáfora podemos dizer que a filosofia e que nem chocolate amargo, com o tempo se acostuma e gosta outra coisa interessante nesse texto e que um comentário pode fazer uma grande diferença, mas este próprio diz “A filosofia como metamorfose de si mesmo só é possível quando não estamos satisfeitos, quando nos sentimos incomodados.” E eu acredito que é isso que acontece

Wenderson 1V4 Renato Pacheco

Brenda Carvalho disse...

O texto explica o que é exatamente filosofia, e que como muitos gregos falavam ela não é uma teoria , é uma forma de pensar só que diferente.
A história da largata ,é uma história que podemos ver na nossa realidade , pois muitas pessoas te elogiam ou até criticam você.
Mais você não precisa mudar só porque essas pessoas falam isso ,você tem que ser você mesma independentemente do que elas Pensam ou falam sobre você.

Nome:Brenda Carvalho
Turma:1V7
Escola:Renato Pacheco

Talielly Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Dassiê Avelar disse...

O texto fala primeiramente sobre a "função" dos filósofos, que eram de usar uma teorio para modificar um pensamento e/ou uma ação.
Já na filosofia da lagarta fala que nem sempre o que falamos com uma pessoa agrada a nós, e isso é errado pois com essas atitudes estamos mentindo e às vezes iludimos as pessoas com quem convivemos. Nem sempre o que falamos vai agradar à quem está ouvindo, mas é assim que deve ser para não magoar a si mesmo nem ao outro.

Lucas Dassiê Avelar
1v7
Renato Pacheco

Talielly Rocha disse...

Ao ler esse texto, eu vi o quanto muitas vezes nós erramos não só na forma de falarmos, mas de nos expressarmos.Posso ver que nós temos q ter cuidado com os nossos elogios,pois ele poderá causar muitas mudanças.Os elogios podem acabar pulando etapas em q temos q viver em nossa vida,etapas q são importantes para o nosso crescimento,nosso aprendizado.A lagarta ela caminha lentamente, ela tem força de vontade e, é nesse caminhar q ela acaba encontrando o seu verdadeiro eu,o seu destino.E é assim caminhando lentamente q nós encontramos o nosso destino,é passando por etapas q nós crescemos não só fisicamente, mas espiritualmente.A filosofia pra mim é mergulhar em um mundo de possibilidades de descobrimento é discutí-la,é gerar hipóteses é simplismente o nosso dia-a-dia,todos os dias td hora estamos filosofando e muitas vezes não sabemos.
Nome:Talielly Selestino Rocha
Turma:1v4
Escola:"Renato José da Costa Pacheco"

Matheus Valasco disse...

A filosofia não se trata de teoria,mais leva como base
a teoria pra mudar pensamentos e ações.
Ela é comparada com a metarmofose que tem o poder de transformação
Nunca ficar parada no mesmo lugar,sempre evoluir.
Como exemplo da lagarta,ao receber o elogio parou, estagnou
Ao contrário,a receber elogios você tenha a crecer ,nunca ficar satisfeito,
Sempre querer algo mais.

J.V disse...

A Filosofia da Lagarta me moustrou uma coisa que acontece as vezes no nosso dia-a-dia... se agente recebe um elogio por uma coisa, nós continuamos com isso para agradar a outra pessoa e com isso ficamos satisfeitos. A lagarta iria se transformar em uma borboleta mas quando o jardineiro elogiou, ela mudou logo de idéia para agradar e não fez sua transformação. Elogios podem ajudar ou atapalhar.

(nova postagem)
João Vitor 1m3
Renato Pacheco

Alice Carvalho disse...

Bom achei o texto bem complexo e de uma forma objetiva e simples explicando a filosofia, o texto fala mais ou menos que a filosofia e baseada em amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, e o jardineiro gostava tanto da lagarta que por um elogio interrompeu no ciclo da vida dela mais ela se sentiu melhor ficando como lagarta do que ficar insatisfeita virando borboleta. Então se nos sentimos bem conosco, por que mudar se estamos satisfeitos por uma coisa que não farei bem ao nosso ser, cada um tem que ser do jeitinho que o agrada e o deixa feliz, ficando ao lado de quem o faz bem como o jardineiro e a lagarta.
Alice Carvalho de Moura. 1m3/ MAT (Renato Pachaco).

A consciencia da filosofia disse...

Na verdade as pessoas devem tomar conta de seus proprios elogios,pois podem afetar nas proprias mudanças.E devemos também guarda algo para si mesmo para nao atrapalhar em nada no futuro e deixar o orgulho de lado !



Elisa alvarenga
1M3
Renato pacheco

Caio Vago disse...

Bom o texto filosofia da lagarta fala de uma forma simples sobre filosofia, e mostra a grande admiração que o jardineiro tinha por uma lagarta, achei importante a parte que o jardineiro pergunta o motivo de somente ela não ter virado uma borboleta, e ela diz que preferia ficar como uma lagarta por que era assim que se sentia bem, e o jardineiro gostava dela do jeito que ela era, bom também e muito importante não deixar que ninguém acabe com nossa auto estima seja elogio ou não, temos que nos sentir bem da maneira que somos e estar perto de quem faz bem para nossa vida.
Caio Vago 1m3/Mat. Renato Pacheco.

Estevão disse...

Concordo com o texto, pois vivemos dentro da filosofia. Certos elogios devem ser guardados para si mesmo. Às vezes achamos um melhor que o outro, mas ai que está o erro é o que dificulta o nosso crescimento. A lagarta ficou iludida pelo elogio jardineiro fez que ela deixasse de ser uma linda borboleta pra ser pra sempre uma lagarta.
Acho que as pessoas têm que ser elas mesmas e não se iludir com as coisas que outras pessoas falam, o quê conta é sua própria opinião e não a opinião dos outros.
Nome: Estevão Ewald Bungenstab
1M2, Renato Pacheco.

Jéssica disse...

Nós pensamos mil vezes antes de fazer qualquer coisa pensando no que o próximo vai achar daquela reação, mas nunca paramos pra pensar se vamos estar realmente bem se fizermos aquilo. Na minha opinião, devemos nos preocupar mais com nós mesmos do que com os outros.. Como diz na história, a lagarta deixou de seguir o sonho dela pois viu que tinha alguém feliz por ela ser como era.
Acho que jamais podemos desistir de um sonho por alguma coisa/ pessoa.
No meu modo de pensar, é primeiro EU, depois pensamos no que os outros vão achar.

Jéssica 1m2 matutino.

IceBoot disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elias Lima disse...

quando nos vemos algo bonito nos elogiamos e quando nos vemos algo feio nos falamos mal. Com essa fabula nos vimos que a lagarta foi elogiada e ela gostou muito e descediu fica assim e nao iria se transforma em uma borboleta igual as sua irmãs.Devemos toma cuidado ao elogia uma cois porque ela pode fica sempre de um jeito e nunca muca
Elias lima 1m2
Renato Pacheco

BenardoMp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BenardoMp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BenardoMp disse...

Eu concordo com a idéia do texto, o texto mostra que com um simples elogio consegue mudar pensamentos ou até mesmo o futuro no caso da lagarta, nos deixamos levar por elogios, como a lagarta q após um elogio não quis passar pela metamorfose, pois tinha sido elogiada na forma de lagarta... Quando recebemos um elogio, pensamos que estamos ótimos e acabamos ficando do jeito que estamos. .sem progredir, isto e péssimo.

Bernardo Magri

RENATO PACHECO
1M3

Evellen Cazarotto disse...

A Filosofia é uma forma de pensa diferente do modo que pensamos no dia a dia ou na vida. Filosofia da lagarta: eu acho que muitas vezes as pessoas falam sem pensar e no final refletem o erro que cometeu, mas não da para conserta. O jardineiro, por exemplo, falou uma coisa com a lagarta e ela ficou muito satisfeita consigo mesmo e passou a se admirar e valorizar. E quando o jardineiro voltou às irmãs dela tinham se transformado em borboleta menos ela, e ele pergunto para ela o porquê não se tornou em borboleta é ela respondeu que ele estava tão satisfeito com ela que não quis mudar. No final o jardineiro se arrependeu do elogio que deu a lagarta. Melhor pensar bastante com os elogios que faz.

Evellen Cazarotto 1m3
Renato Pacheco

lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lucas disse...

A filosofia é uma coisa que realmente não se entende de primeira vista é preciso observala com mais cuidado, mais atencão, dar tudo de si para entende-la.
Por exemplo o jardineiro elogiou a lagarta e ela ficou orgulhosa, mas ele não saberia que isso iria mudar totalmente a vida da lagarta, pois depois daquele elogio ela resolveu em não se transformar em uma borboleta. O jardineiro então se arrenpendeu e prefiriu tomar mais cuidado com os elogios.
Na história está claro que a lagarta significa força e beleza, pois mesmo com seu corpo frágil e desengonçado a lagarta ainda continua firme, lutando pela vida.
Como O Pro.º Arlindo disse em seu texto, "a filosofia da metamorfose so é feia quando não estamos satisfeitos, incomodados...", e a lagarta não estava satisfeita e resolveu então ser uma eterna lagarta, que reparavelmente não contetou o jardineiro .

Lucas Mantuan Ayres
Turma:1M3
Renato Pacheco

Andre Felipe disse...

O texto fala muito das escolhas que fazemos ao longo da vida e que podemos mudá-las apenas com algumas palavras. Essa questão do elogio não devemos levar muito a sério, porque desse jeito nós não vamos sofrer a metamorfose citada no texto, não agradando a nós mesmos, apenas aos outros.

Andre Felipe C. Cardoso
1M1
Renato Pacheco

Marcos Vinicius Fernandes disse...

Entendo que nessa situação a lagarta esquece todo seu esforço e toda sua dedicação para se tornar uma borboleta vai pro água abaixo pelo um simples elogio, comentário ela acha que deve parar por ali mesmo e não segue em frente do seu real objetivo. E não é assim se uma pessoa elogia o outro ai que temos que nos dedicar mais ainda para sempre recebermos elogios e caminhar e não fazer o que nesse caso a lagarta fez se acomodou e não quis buscar o melhor para ela. E a filosofia pra mim é buscar coisas novas , descobrir ,viver sempre em busca de mudanças e só é possível quando estamos insatisfeitos com algumas coisas .

layza disse...

Essa metamorfose acontece também an nossa vida para que mudemos um pouco, para trocar de fase. Os elogios são sempre bons para o reconheciemnto do trabalho, mas tem que ter muito cuidado para o ego nao infla. Porque um pouco de auto estima muda o astral da pessoa, mas a auto estima elevada deixa a pessoa antipatica.
A Filosofia é uma forma de pensar a cerca das questões


Layza Roxanne 1m3
Renato Pacheco

Pablo Henrique disse...

Cada pessoa tem sem modo de pensar para saber o que é Filosofia , Então devemos respeitar a ideia de cada um,pois eu penso algo de filosofia, ela pensa outro e assim vai mas o texto esta explicando muito bem o que é filosofia e tirando todas as duvidas. A lagarta mostrando sua enorme força de vontade satisfazia o jardineiro, mais o jardineiro não queria uma lagarta para sempre, ele queria que aquela força de vontade um dia fizesse com que a lagarta virasse uma colorida borboleta.

Pablo Henrique
1m2
Renato Pacheco

Pablo Henrique disse...

Cada pessoa tem sem modo de pensar para saber o que é Filosofia , Então devemos respeitar a ideia de cada um,pois eu penso algo de filosofia, ela pensa outro e assim vai mas o texto esta explicando muito bem o que é filosofia e tirando todas as duvidas. A lagarta mostrando sua enorme força de vontade satisfazia o jardineiro, mais o jardineiro não queria uma lagarta para sempre, ele queria que aquela força de vontade um dia fizesse com que a lagarta virasse uma colorida borboleta.

Pablo Henrique
1m2
Renato Pacheco

, cindy disse...

pude perceber que devemos muito tomar cuidado com nossos elogios, e que muitas vezes pode ser muito mais em outras pode atrapalhar e muito nossa vida.
cindy pereira
1M3 renato pacheco

Pablo Henrique disse...

Cada pessoa tem sem modo de pensar para saber o que é Filosofia , Então devemos respeitar a ideia de cada um,pois eu penso algo de filosofia, ela pensa outro e assim vai mas o texto esta explicando muito bem o que é filosofia e tirando todas as duvidas. A lagarta mostrando sua enorme força de vontade satisfazia o jardineiro, mais o jardineiro não queria uma lagarta para sempre, ele queria que aquela força de vontade um dia fizesse com que a lagarta virasse uma colorida borboleta.


Pablo Henrique
1m2
Renato Pacheco

Gabriela Wells disse...

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos.

Unknown disse...

O texto da lagarta mostra um fato que acontece muitas vezes no nosso dia-a-dia pessoas que ao receberem elogios , ao invez de buscar melhorar cada vez mais , se contentam com tais e se acomodam certas vezes por insegurança "medo" de não agradar pessoas que certa vez ja elogiram tais ou por falta de interece por acha que já está bom como está e que não prescisa melhorar , no meu modo de pensar , as pessoas devem focar em si mesmo tentando se superar cada vez mais não para serem melhores que os outros mais sim para saberem que deram o seu melhor , elogios são bons servem muitas vezes para aumentar o auto estima , e a pessoa querer melhorar casa vez mais , a pessoa tende a ter dicernimento do que vai ser melhor para ela .

Mariana Braga - 1m3
Renato Pacheco.

Fernanda Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Cristina disse...

A filosofia surge quando nos questionamos, quando nos incomodamos, quando há uma resposta que não nos satisfaça. Com a parábola apresentada é possível ver isso com mais nitidez. A lagarta, após o elogio do jardineiro, ficou cômoda com a sua forma e não quis sofrer a mudança. Quando se está satisfeito com as respostas nada acontece, não há quebras de conceitos nem alterações de ideias. Tudo isso ocorre apenas com a sensação de que as respostas adquiridas ainda não são suficientes, quando se está inconformado com as respostas. Daí então surge a Filosofia.

Fernanda Cristina 1M1 - Renato Pacheco

Lucimaravivafilosofia disse...

O texto é muito interessante, pois fala sobre os elogios que são sempre bons mais não devemos ficar orgulhoso por causa de um simples elogio. Nós devemos sempre evoluir e não regredir com o passar do tempo no caso da lagarta ela preferiu ficar lagarta porque ela era a mais bonita de todas as outras.
Lucimara vitória
1m2
Renato Pacheco

Juliana Evely disse...

O texto nos nos mostra o poder das palavras e o que elas são capazes de fazer, como e o caso do elogio que o jardineiro deu a largata, que ficou muito satisfeita com sigo mesma resolvendo disperdiçar a oportunidade de melhorar de vida, transformando-se em borboleta so para continuar agradando o jardineiro.
Com isso o jardineiro começou a perceber o valor de um elogio e o que ele e capaz de fazer, e passou a tomar mais cuidado com o que falar.

Nome:Juliana
Serie: 1m3
Renato Pacheco

Lucimaravivafilosofia disse...

O texto é muito interessante, pois fala sobre os elogios que são sempre bons mais não devemos ficar orgulhoso por causa de um simples elogio. Nós devemos sempre evoluir e não regredir com o passar do tempo no caso da lagarta ela preferiu ficar lagarta porque ela era a mais bonita de todas as outras.

Lucimara vitória
1m2
Renato Pacheco

rosyloiola disse...

No texto da lagarta, ela sentia vontade de construir um casulo, tinha vontade de mudar de vida e de ganhar os ares, só que o jardineiro estava tão satisfeito com a lagarta, elogiava tanto que ela resolveu ficar apenas como uma lagarta. E o fazendeiro passou a tomar cuidado com seus elogios, por quê? pois se você sempre achar que esta tudo certo, que esta tudo bem, nunca vai pensar em mudar, nunca vai pensar em melhorar, e vai seguir a vida do mesmo jeito sendo bom ou ruim mas seguindo só porque ele falou que esta tudo bem? Eu acho que todos tinham que pensar sobre isso!


Rosimery S. Loiola, RENATO PACHECO - 1v4

Vitor Rangel disse...

No texto A Filosofia da Lagarta, fala que nós devemos tomar cuidado com o que nós dizemos para outras pessoas, porque muitas vezes com um elogio ou mesmo um jesto nós podemos prejudicar ou magoar outras pessoas.

Vitor Rangel 1v4.

Isabella Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabella Santos disse...

Devemos tomar muitos cuidados pois os nossos elogios pode mudar muito a pessoa, e afeta-la em algo..
um comentário qualquer muda a vida de uma pessoa que não tem uma cabeça forte ou algo do tipo.. a filosofia pode ser pra qualquer pessoa pois nada nessa vida é impossível...temos que saber interpreta-la pois pensamos que é só ler mais não, devemos entende-la...é por isso ela pode ser amarga para umas pessoas..
ou seja a lagarta deixou de ser linda e maravilhosa como as outras que se transformaram em borboletas pra continuar sendo uma lagarta pra agradar o jardineiro.

Nome: Isabella Santos 1V7
Renato Pacheco

João Vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vitor disse...

O texto relata a história de uma lagarta que podemos comparar a com qualquer uma pessoa, uma pessoa se importa mais com que as pessoas falam sobre ele, do que ele acha sobre si mesmo.

João Vitor 1m1

RENATO PACHECO

carol f. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol f. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol f. disse...

O texto “filosofia da lagarta” nos mostra que devemos ter nossas próprias conclusões do que fazemos ou deixamos de fazer com nosso corpo ou ate mesmo com nossas vidas.
A parábola que o autor mostra como exemplo nos avisa que não devemos nos deixar levar por qualquer elogio ou critica que recebemos de alguém, devemos seguir com curso de vida que devemos ter.
Exemplo: A lagarta deixou-se levar por um elogio e não concluindo seu ciclo de vida.

Caroline Franco
Renato Pacheco 1M1

Larissa Lima disse...

Esse texto fala do verdadeiro significado da filosofia, e em como ela é importante para nós, como às vezes, até quando não percebemos a filosofia está presente em nosso dia a dia. O texto mostra o exemplo da lagarta, que tanto se orgulhou do elogio que decidiu permanecer como uma lagarta, e não procurou evoluir. Muitas pessoas são como “lagartas” , que não evoluem, que se “estacionam” em uma fase da vida, e não saem mais, não procuram evoluir, crescer!
Larissa Lima – 1v6 – Renato Pacheco

Deborah Santos disse...

Na minha opinião a historia da lagarta mostra o que muitas vezes acontece nos mesmo , as vezes nos deixamos levar pelo que as pessoas falam e esquecemos de quem realmente somos , para seguir o caminho que as pessoas acham que é o certo pra voce.E quanto a filosofia , eu entendo que a filosofia é uma forma de pensamento , e de expressão .


Deborah P Santos
1v4
Renato Pacheco

Carolyne Zen disse...

Devemos tomar cuidado com o que falamos, porque elogios podem mudar a vida de certas pessoas, como a lagarta, não quis se tornar borboleta com medo de não ser mais elogiada.

Renato Pacheco
Carolyne Mees Zen
1v4

Jaunzim 22 disse...

Esse texto mostra que a filosofia está presente no dia-a-dia das pessoas elas só não conseguem perceber e tirar proveito disso. Nós só queremos mudar ou achar novas opniões a respeito de alguma coisa quando não temos nossas opniões ou quando aquelas que nós temos não nos satisfazem mais por algum motivo. Quando recebemos um elogio temos que vizualiza-lo não só como um elogio, mas sim com um olhar mais detalhado de que temos que evoluir para não ficarmos como a lagarta que só porque recebeu um elogio deixou de seguir a sua vida e virar borboleta. É melhor evoluirmos e recebermos críticas, pois assim podemos melhorar e seguir em frente, do que ficarmos paralizados em um ponto só porque recebemos um elogio.

Nome: João Vitor Zambon Santana
Turma: 1V4
Escola: Renato Pacheco

Gabriel Nunes disse...

A filosofia se baseia em procurar respostas mais concretas das questões em que se há dúvida, ou há de se esclarecer algo.

Então, as pessoas tem que pensar duas vezes antes de fazer ou dizer algo, agir BEM diante de um problema, defeito, ou qualidade... Simplesmente porque um elogio, é capaz de iludir e de entristecer ao mesmo tempo.

Moral: Pense por si mesmo, não ouça opiniões e se sinta movido por elas.

GABRIEL NUNES C. A.
RENATO PACHECO / 1V4

JESSICA BITTENCOURT disse...

já ouviu esse comentário?
"só elogiar que vai errar."
Então é o que acontece com a lagarta, pois pelo que já ouvir falar, só devemos elogiar quando a pessoa conquista algo ou por gratidão, e por cerca do elogio a lagarta ficou orgulhosa, e logo pensou que se mudasse e que se, se tornasse uma borboleta o jardineiro não continuaria satisfeito com ela, e não se submeteu a mudar continuou lagarta!
Assim vemos que pensar antes de fazer elogios é fundamental pois ele pode comprometer tal "pessoa"

Jessica Bittencourt
RENATO PACHECO
1v7

Anônimo disse...

Na verdade, o trecho da história da largata e o jardineiro demonstra para nós que as vezes você vai fazer um elogio pensando que vai satisfazer a pessoa, mas acaba machucando a pessoa. Por isso não podemos dar ouvidos em tudo que as pessoas dizem sobre nós.

João Victor
Renato Pacheco
1v6

João disse...

"O que é a Filosofia ou a Filosofia da lagarta"

Uma das reflexões que se pode fazer em analisar o texto é: como a filosofia pode ajudar a melhorar algo em nossas vidas?
Eu acredito que através da arte de pensar podemos analisar o que estamos vendo, ouvindo, vivendo de uma forma mais crítica. A lagarta mostrando sua enorme força de vontade satisfazia o jardineiro, mais o jardineiro não queria uma lagarta para sempre, ele queria que aquela força de vontade um dia fizesse com que a lagarta virasse uma colorida borboleta. Sua atitude de elogiá-la infelizmente provocou um efeito contrario, a interpretação da lagarta a fez tomar aquela atitude, talvez da parte do jardineiro faltou-lhe um tempo para pensar sobre as conseqüências de suas falas.

João Paulo
Turma:1M3
Renato Pacheco

giih fontes disse...

O texto da lagarta ,
me paraceu simples, pois nos faz enxerga
que elogios é bom ,mais algumas vezes atrapalha o
desenvolvimento da pessoa .
Assim como aconteceu com a lagarta ela
tinha vontande de mudar , construir seu casulo
mais por causa de um simples elogio ela se acomodou ,
e deixou de concluir mais uma etapa de seu
ciclo de vida.
Então devemos tomar cuidado com o que falamos !


Gislayne fontes santos
Renato Pacheco 1v2

Anônimo disse...

Acho que as pessoa devem sim elogiar umas a outras, mais cabe outra a entender o elogio e melhorar pra cada vez mais ser elogiada, no caso da largata ela gostou tanto que queria continuar do mesmo jeito mais a tendência dela é desenvolver e sim ia quasar mais elogios .

Joyce 1v5
Renato Pacheco 

PedrinN disse...

Esse texto fala muita coisa sobre a Filosofia .
Nesse texto também fala que filósofos usam a teoria para modificar o nosso pensamento e a nossa ação.
E é verdade porque o professor fala altas coisas que deixa o pesssoal do 2v2 meio doido , são coisas que ele diz que tem não tem como desmentir , ai ele fala e eu fico pensando naquele parada um bom tempo .

A lagarta eu entendi , que as pessoas hoje em dia se deixam se levar por elogios de muitas pessoas , que as vezes não são bons elogios , mais mesmo assim elas acreditam . E no texto a lagarta ao ouvir o elogio do jardineiro se deixou levar mais com um jeito meio diferente , ela tambem continuou do jeito que era só para ver o jardineiro feliz .

PedrinN disse...

Esse texto fala muita coisa sobre a Filosofia .
Nesse texto também fala que filósofos usam a teoria para modificar o nosso pensamento e a nossa ação.
E é verdade porque o professor fala altas coisas que deixa o pesssoal do 2v2 meio doido , são coisas que ele diz que tem não tem como desmentir , ai ele fala e eu fico pensando naquele parada um bom tempo .

A lagarta eu entendi , que as pessoas hoje em dia se deixam se levar por elogios de muitas pessoas , que as vezes não são bons elogios , mais mesmo assim elas acreditam . E no texto a lagarta ao ouvir o elogio do jardineiro se deixou levar mais com um jeito meio diferente , ela tambem continuou do jeito que era só para ver o jardineiro feliz .

Pedro Duarte
2v2
Renato Pacheco

I.Jasper disse...

Elogios sao muito boms,mas em exesso fazem mal e isso e mais uma prova.As pessoas dever tomar muito cuidado com os elogios pois isso modifica muito a vida de outras pessoas,neste cazo a largata por exemplo.As pessoas dever procurar evoluir(em relaçao a tudo)cada vez mais,pois tudo pode ser sempre melhorado.A largata perdeu uma etapa muito importante de sua vida so por causa de um simples elogio.Devemos ter cuidado.

Igor jasper
Renato pacheco
1v4

Matheus Silveira disse...

Eu acho que dependendo do que você pensa em falar, é melhor guardar para você mesmo, nem comentar.
Pois pode acontecer igual com à Lagarta, se sentir acomodada com a situação e não se preocupar com o diferente.
A filosofia pra mim é assim, o oposto da Lagarta, questionar, procurar entender o por que das coisas, etc.
Então concluo que não devemos nos acomodar com certos comentários, e sim questionar por mais comentários.

Matheus Batista Silveira
Renato Pacheco 1v6

Tilu disse...

Bom o texto vem falando de uma lagarta que se acomodou com elogios de seu jardineiro e por isso ela nao quis criar seu casulo para virar uma borboleta.Bom acho que nos devemos evoluir e nem sempre se acomodar com elogios porque isso pode prejudicar a você e aos de mais que estarão por perto.

Wellington Lopes de Deus
Turma:1V7

aline santos disse...

A FILOSOFIA DA LAGARTA

A transformação de uma lagarta em borboleta talvez ela não queria se decepcionar com o mundo porque como lagarta ela era mais feliz, ela tem medo de não gosta de sua transformação porque assim ela poderia perceber que não era o mundo dela.

Aline Santos
1v6
Renato Pacheco

aline santos disse...

A FILOSOFIA DA LAGARTA

A transformação de uma lagarta em borboleta talvez ela não queria se decepcionar com o mundo porque como lagarta ela era mais feliz, ela tem medo de não gosta de sua transformação porque assim ela poderia perceber que não era o mundo dela.

Aline Santos
1v6
Renato Pacheco

ruth lima disse...

Acho que a largata nao teve sabedoria e nao soube recebe o elogio.Ela nao entendeu o elogio e resouvel fica para sempre largata,so que quando uma pessoa nos elogia devemos querer ser melhor ainda, claro com toda umiudade.

Gosto de filosofia acho que ela tenta explicar as coisas sem usar a religiao.

ruth angel inti h. lima
renato pacheco
1v4

Unknown disse...

O bom é nos guardamos os nossos elogios e sentimos satisfeitos dentro de si mesmo, e apreciar e adimirar as coisas que a vida nos mostra e nos ensina . Essa filosofia da Largata é um grande exemplo como temos que as veses só observar e esperer o mais lindo acontecer.

Gabriela Martins
Renato Pacheco
1v4

Rogério Pimentel disse...

Estou aqui para falar sobre Bioética !
Oque significa Bioética ? Bioético é o estudo sobre aquilo que o ser humano pode ou nao pode fazer, para mudar a natureza humana, como clonagens e enseminações artificiais .
Obrigado pela atenção prof, até mais !

Erick Hand Neumann disse...

Bom, pelo que eu entendi o texto fala sobre um jeito amargo de lhe dar com a FILOSOFIA. Pois para gostar dessa filosofia é preciso conviver com ela, tentar saber melhor e se perguntar: OQUE É FILOSOFIA?
No texto diz que é a procura para o inesperado, talvez seja a procura mais obvia que exista. Mas não é buscar por qualquer coisa, é buscar por aquilo que sabemos que não é verdade, pois a filosofia tenta explicar tudo pela razão, e de todas as formas ela sempre busca provar tudo aquilo que disse ou um dia ira dizer.

Erick Hand Neumann

Renato Pacheco 1v2

Junior Hintz disse...

FILOSOFIA DA LAGARTA.

A lagarta ficou iludida pelo elogio que o jardineiro fez, que ela deixou de realizar seu sonho, que era ser uma linda borboleta pra ser pra sempre uma lagarta.
Acho que as pessoas tem que ser elas mesmo e não se iludir com as coisas que outras pessoas falam,
o que conta é sua própia opinião e não a opinião dos outros. Por isso as pessoa deveriam viver sua vida com deveria ser vivida.

Lucimar Hintz de Freitas Junior
Renato Pacheco
1v2

Daii Galacha ! xD disse...

Daiane Galacha da Silva
Renato Pacheco - 1v2
Quase sempre nós nos achamos melhores que os outros, o que atrapalha e muito o nosso crescimento.
Se a lagarta não tivesse o orgulho de se achar melhor que as outras só por causa da
força, beleza, determinação e um simples elogio nada teria acontecido. Ela seria normal, igual às outras lagartas e teria aproveitado o bom da vida.

Daii Galacha ! xD disse...

Daiane Galacha da Silva
Renato Pacheco - 1v2
Quase sempre nós nos achamos melhores que os outros, o que atrapalha e muito o nosso crescimento.
Se a lagarta não tivesse o orgulho de se achar melhor que as outras só por causa da
força, beleza, determinação e um simples elogio nada teria acontecido. Ela seria normal, igual às outras lagartas e teria aproveitado o bom da vida.

Alice disse...

Gosto de filosofia, mais infelizmente a quem não goste .O que é natural pois cada um tem um ponto de vista .O que não é natural é o pré julgamento, que infelizmente existe não apenas na filosofia mais em qualquer opção de vida que a pessoa venha a escolher para seguir, para mim a lagarta demonstra alguém incapaz de ampliar seus horizontes e arriscar para ser ainda melhor. Talvez se as pessoas se permitissem mais a vida e ao conhecimento até mesmo da filosofia hoje seriam ‘’borboletas’’ mais livres e mais felizes encontrando assim algo que realmente as preencha.

Alice Alves Matias 1v2

Ana Paula Sobreiro 1v1 Renato Pacheco... disse...

Acredito que as pessoas, deixam se levar por opiniões de outras, ao invés de seguir o caminho que é colocado em sua frente, ao iniciar uma decisão. Acredito que as coisas só se transformam quando não estamos satisfeito com o que já temos, pois quando nos satisfazemos com algo, não mudamos, e achamos que a vida está legal por ali, e que não precisamos de mais nada, ou que não merecemos algo melhor. A meu ver a filosofia, é a transformação e o não estar satisfeito com tudo, sempre buscando caminhos melhores, e obtendo idéias que nos façam seguir em frente, sem nos adaptar ao mundo que vivemos. Filosofia, é ter opiniões, aceitar as dos outros, sem se corromper. É não se conformar com o que dizem ser melhor, é querer progredir através das opiniões e criticar, e sempre acreditar que tudo pode ser transformado por mais difícil que seja.

Amanda Medeiros disse...

As vezes que penso que nunca vou entender a filosofia, mais aos poucos eu entendo que filosofia é como criar sua própria opinião !
É falar oque você pensa sobre certa coisa . Sempre devemos fazer oque nossa cabeça manda e não ser influenciado por outras pessoas, porque você nunca vai saber se você vai se dar bem ou não .

Amanda De Jesus Medeiros 1v4
Renato Pacheco

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blog da anna disse...

muito bom o texto,ana carolina a hora

Ludmila YasmimBatista Gonçalves disse...

Filosofia da lagarta, Nem sempre elogiar faz com que as pessoas crescerem, porque elas ficam satisfeitas com que elas já têm, como por exemplo, a lagarta que se acomodou com um elogio.

Muitos não sabem mas a Filosofia está muito no nosso dia a dia em que onde não percebemos, porém muitos não percebem isso e quando acabam conhecendo a filosofia

LUDMILA 1v3

Ludmila YasmimBatista Gonçalves disse...

O texto mostra que nao devemos nos contentar com pouco, como fez a lagarta, que ao receber um elogio.
Muita das vezes elogiamos as pessoas e acabamos esquecendo que nem tudo deve ser elogiado 1v3

lucas disse...

bom todo mundo tem seus belos e feios
mas só com o passar do tempo é que você para pra pensar é que você tem uma beleza interior , e se você parar para pensar com o que você pode se elogiar a se próprio.

nome : Lucas Pagio Pelissari
escola: Renato Pacheco
turma: 1V3

lucas disse...

a filosofia da lagarta,bom todo mundo tem seus belos e feios
mas só com o passar do tempo é que você para pra pensar é que você tem uma beleza interior , e se você parar para pensar com o que você pode se elogiar a se próprio.

nome : Lucas Pagio Pelissari
escola: Renato Pacheco
turma: 1V3

Barbara disse...

O texto diz que a primeira experiência com a filosofia é ruim, mas com o passar do tempo você se acostuma e começa a enxergar ela na sua vida. A metáfora da lagarta e que ela sentia vontade de construir um casulo, tinha vontade de mudar de vida e de ganhar os ares, só que o jardineiro estava tão satisfeita com a lagarta, elogiava tanto que ela resolveu ficar apenas como uma lagarta. E o jardineiro passou a tomar cuidado com seus elogios.

Barbara Menezes, 1v3
Renato Pacheco

_Bruno_ disse...

Eu acho que as pessoas deixam de crescer por causa de algumas opniões, as pessoas não podem ser assim elas tem que ter opnião propria e acreditar em si prorpria.

Bruno Barros Lopes

_Bruno_ disse...

Eu acho que as pessoas deixam de crescer por causa de algumas opniões, as pessoas não podem ser assim elas tem que ter opnião propria e acreditar em si prorpria.

Bruno Barros Lopes
1v3
Renato Pacheco

""Christian"" Lima disse...

.
Na historia da lagarta entendi que cada um tem o seu jeito de pensar, tanto que quando o jardineiro elogiou as demais lagartas, que se encheram de graça e se transformaram em belas borboletas, mais teve uma que ficou ta contente com o elogio do jardineiro que preferiu ficar com lagarta.
NOME: CHRISTIAN VIEIRA SILVA LIMA
TURMA:1V3
EEEM PROFESSOR JOSE RENATO DA COSTA PACHECO

""Christian"" Lima disse...

Na historia da lagarta entendi que cada um tem o seu jeito de pensar, tanto que quando o jardineiro elogiou as demais lagartas, que se encheram de graça e se transformaram em belas borboletas, mais teve uma que ficou tao contente com o elogio do jardineiro que preferiu ficar como lagarta.
NOME: CHRISTIAN VIEIRA SILVA LIMA
TURMA:1V3
EEEM PROFESSOR JOSE RENATO DA COSTA PACHECO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brunela disse...

Na minha opinião a filosofia da largada mostra a realidade de muitas pessoas que se deixa leva pelo elogio de uma pessoa, a largada se deixo leva por um elogio bonito como muitas pessoas fazem na realidade.
Esse texto deixa bem claro que você não se pode leva por um elogio

Brunela Ribeiro
1v3

Jaynemeireles disse...

Muitas vezes pensamos que um elogio, não faz diferença na vida de uma pessoa, mas faz sim. E como a parábola diz a lagarta achava que o elogio foi tão bom, que ela resoveu ficar daquele jeito o resto de sua vida. Muitas vezes devemos nos preocupar com o que falamos porque o que falamos pode mudar a vida de uma pessoa, que acha que sua vida vai ser boa se vc der um palpite.

Jayne Meireles
1v3
Renato Pacheco.

' iara martiins (: disse...

Esse texto da Filosofia da Lagarta, mostra que muitas vezes por estarmos satisfeitos com algo, nao pensamos como poderia ser melhor ainda se mudassemos. É assim que é a Filosofia, ela tenta mudar o que nao está bom, mostrando que tem outro sentido, tem um jeito melhor, e muda o que nao está "satisfazendo" alguns.

Iara Martins 1v1
Renato Pacheco

Poliane Gonçalves disse...

filosofia da lagarta

O texto fala do significado da filosofia, e em como ela está presente no nosso dia-a-dia, e que sempre precisamos evoluir.

Poliane Gonçalves, Renato Pacheco, 1v2.

Poliane Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu acho que a filosofia não tem uma resposta exata para o significado dela.
ao respeito da largata é que, ela se deixou levar pelo um elogio comun que,nós não devemos ir pela opnião das pessoas mais, sim procurar a evoluir sempre mais.
Eu acho que as pessoas sempre estão indo pela opinião das outras. que elas não estão seguindo seus própios pensamentos e , se isso continuar ninguem vai chegar em lugar algum.

Camila ayres
1v3
Renato pacheco'

Wallice disse...

ESSE texto compara filosofia com uma lagarta.com o tempo aprendemos a gostar da filosofia a medida que ela vai ficando não chata mais interessante.Na filosofia temos que respeitar o que cada um pensa,só assim poderemos entende-la e admirar ela.







Wallice,1v3,RENATO PACHECO

Wallice disse...

ESSE texto compara filosofia com uma lagarta.com o tempo aprendemos a gostar da filosofia a medida que ela vai ficando não chata mais interessante.Na filosofia temos que respeitar o que cada um pensa,só assim poderemos entende-la e admirar ela.







Wallice,1v3,RENATO PACHECO

Jéssica Sarmento =) disse...

A filosofia da lagarta é bem interessante, pois às vezes as pessoas deixam de evoluir por causa da opinião alheia, acha que se mudar não vai ser boa o suficiente como era antes, e às vezes perdemos muita coisa por causa da opinião de outras pessoas, elogio o que for, por que sempre que recebemos um elogio em uma roupa, você vai saber que fica bem com aquilo e vai querer usar mais vezes pra receber mais elogios, e quando recebe uma critica em uma roupa sua você chega a parar de usar ela. As pessoas ultimamente deviam fazer as coisas sem se importar muito com outras opiniões, procurar sempre evoluir bem na sua opinião.

Jéssica Sarmento
Turma: 1V3
Escola: "Renato Pacheco"

Vinicius Sales disse...

De acordo como o texto a filosofia não é teoria e pode ter como efeito a metamorfose que pode possibilitar a melhora de acordo com os nossos esforços. Pois assim como Sócrates falou que devemos nos ocupar era a nossa alma, nosso interior, hoje conhecido por subjetividade. No texto da lagarta, por exemplo, o jardineiro vendo o bom trabalho de uma lagarta em especial, resolveu elogiá-la, com o intuito de motivá-la, mas uma delas pensou que pelo fato de ser elogiada ela deveria continuar do jeito que estava assim não evoluindo.
Assim devemos tomar cuidado com nossos elogios, pois podemos perceber que só a metamorfose quando a pessoa esta insatisfeita ou incomodada consigo mesma.

Vinicius Henrique Sales
1v3
"Renato Pacheco"

Anônimo disse...

O que eu entendi desse texto foi o seguinte: nós não devemos tirar conclusões precipitadas da filosofia, que no início ela parece ser chata/ruim, más com o passar do tempo ela se torna agradável e boa de se estudar. E que muitas vezes as pessoas interpretam nossos elogios de outra maneira (no caso da lagarta). E antes de julgarmos algo, temos que conhecer, e só o tempo irá dizer então a sua conclusão.

Isabela Hanthequeste
1v3

αηα ραυℓα●•ツ disse...

É um texto muito interessante pois fala sobre as nossas opiniões e elogios e como devemos utiliza-los corretamente e que devemos tomar muito cuidado antes de elogiamos alguém pois uma palavra que num faz nem sentido pra gente pode incomodar muitas pessoas. A filosofia é também respeita o tempo de cada um.

Ana Paula Monjardim
1v3
Renato Pacheco

blog da anna disse...

maravilhoso,ana carolina da hora

blog da anna disse...

maravilhoso,ana carolina da hora

villena alves disse...

Como o texto relata , ás vezes fazemos comentarios e nem sempre nossas opniões são exatas e fazem bem . Se esse jardineiro não tivesse feito o comentario a lagarta seria uma bela borboleta , mais como ele fez o comentario e ela se agrado , ela decidiu permanecer uma lagarta !
Temos que prestar muita atenção no que falamos .O desejo da lagarta era ser uma borboleta e poder voar mais com o pensamento do jardineiro , seus desejos mudaram !

Alice disse...

A filosofia é o ato de pensar e questionar tudo que acontece em nossa volta. A parabola da lagarta, conta a historia de um jardineiro que elegiou muito uma lagarta e ela achou que nao preciavar evoluir(virar uma borboleta). Temos que tomar cuidado quando elogiamos alguem e tambem quando recebemos elogios, pois temos sempre que pensar em evoluir cada vez mais.


Alice Barbosa Falcão 1V3
Escola Renato Pacheco

Camila disse...

O texto é interessante , pois fala q não é so os filosofos q podem filosofa nós tambem podemos
com isso devemos apresta atenção com o que agente fala pois é nessesario atençao!!!
nos falamos coisas que não tem nada
aver com o seu sentido real.

RENATO PACHECO
Camila Gratz ,1v3

Anônimo disse...

Essa filosofia da lagarta é muito interessante pois ela conta algo que acontece no dia - dia das pessoas ,muitas pessoas quando recebem elogios pensam que estão bem assim e param de crescer achando a sua situação boa não procurando a melhora , por isso devemos ter cuidado ao elogiar as pessoas pois isso pode afetar elas não de um modo positivo ..... ' ^^'


David Arrigoni , 1v3 Renato Pacheco '

Anônimo disse...

Ao iniciar uma decisão as pessoas podem deixar seus pensamentos serem levados por outras pelos simples fato de não ter opinião própria.
Filosofia pra mim é um novo jeito de pensa, uma segunda opinião, acreditar que pra tudo pode ter uma transformação.
Não parar de crescer só porque outros dizem que esta bem assim, é sempre querer alcançar seus limites.



Brunna da Silva Ferreira
Renato Pacheco, 1v3

gabiisinhas2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabiisinhas2 disse...

O texto é muito interessante e construtívo, ele nos diz o verdadeiro sentido da Filosofia e ja abordando outra historia, a Filosofia da Metarmofose, Oque é Filosofia?! . Filosofia é seu modo de pensar sobre um aconteçimento, sem interromper o modo de pensar de outra pessoa, Filosofia não existe pensamentos que se igualam, apenas cada um tem seu modo de ver o ocorrido, buscar respostas. A Filosofia da Lagarta, ela se acomodou com o elogio do jardinheiro que elogiou no modo dela ser desengonçada, delicada, o seu modo de procurar alimento, ela se deu conta que se virasse uma borboleta ela perdiria isso e não receberia mais o elogio, então prefiriu ficar como lagarta, e não se deu conta que se transformasse em uma borboleta recebiria mais elogios, então o jardinheiro preferiu não elogiar mais, preferiu deixar ela agir seguindo seu modo de pensar.

Gabriele Ribeiro. 1v3
Renato Pacheco!

Mikaela Barreto disse...

A Filosofia pode ser como metamorfose, que possibilita a transformação do que se é em algo melhor , mas não foi o que aconteceu com a lagarta que após o elogio do jardineiro , ela decidiu não evoluir, pois achava que ele estava satisfeito com ela como lagarta , e na filosofia você tem que evoluir através da sua opinião própria , e não foi o que aconteceu com a lagarta ela foi na opinião do jardineiro e não evoluiu .

Mikaela Barreto , 1v3
Renato Pacheco

blog da anna disse...

muito bom o texto ana carolina da hora 1v2

Júllia Sttéfane disse...

Devemos ter cuidado com o que dizemos a outras pessoas. Elogios são bons mais antes de conhecer ás vezes fazemos mal juízo daquela pessoa sem mesmo a conhecer;é o mesmo que acontece com a filosofia,sem conhecer sem saber o porque que ela existe,o rela motivo que devemos estudá-la ,já a odiamos não querendo nem saber,não podemos ser assim com a filosofia e com ninguém,conhecer acima de tudo antes de julgar qualquer coisa.
Não precisamos de opiniões de outras pessoas para evoluir, devemos nos evoluir conforme o nosso querer.
Júllia Sttéfane - 1v3
Renato Pacheco

Tilapa disse...

A lagarta ficou tão orgulhosa com os elogios do jardineiro que decide interromper seu ciclo de vida não se tornando uma borboleta, por achar ser melhor do que suas "irmãs", a partir de então o jardineiro passou a guardar os elogios para si mesmo, pois percebe-se que isso está atrapalhando o ciclo natural de uma largada.

Nome: João Victor Dias B.
Turma: 1v7
Escola: Renato Pacheco

Nikollas disse...

Minha mãe sempre me disse que a lingua é uma faca afiada, por isso temos que tomar cuidado com oque falamos pois, algumas frases podem mudar o rumo de uma vida, igual ao que aconteceu com a largata. O pior que por mais que a pessoa tente sempre acabam faalndo alguma coisa errada mesmo sem querer, e é isso que o texto mostra que você tem que estar ciente de seus atos para que ``transformações´´ inesperadas não ocorram.

Nikollas Alves Lima Rodrigues
1v7
Escola Estadual Renato Pacheco

André Costa Schultz 1v3 disse...

A filosofia é idêntica à vida de uma lagarta.É como a metamorfose.Na borboleta é uma transformação de seu corpo,deixando de ser um a lagarta para se tornar uma borboleta.No ser humano é uma transformação da alma.É a transformação do que se é e pensa para uma maneira melhor de ser e pensar.E essa transformação pode levar a vida toda já que tem pessoas que 'bebem' a filosofia todos os dia e não conseguem digeri-la!

escola:renato pacheco
turma:1v3

barbara disse...

Eu concordo com a ideia do texto, pois o texto mostrou que a filosofia, com um simples modo de pensar ou um simples elogio é capaz de modificar uma ação que iria ocorrer, por exemplo quando o homem elogiou a lagarta, e ela que certamente se transformaria em uma bela borboleta, viu que se recebeu um elogio na forma de lagarta, para que iria se transformar numa borboleta? Então para concluir,dependendo das vezes os elogios ajudam e outras vezes sem querer acabam prejudicando como ocorreu com a lagarta.
Nome:Barbara Carvalho Coitinho
Turma:1v4
Escola:"Renato José da Costa Pacheco"

natalia rocha disse...

A lagarta ficou tão feliz com os elogios que resolveu continuar do mesmo jeito,achando que se mudasse, o pensamento que ele tinha sobre ela tambem mudaria, e ela preferiu continuar daquele jeito para agrada-lo e continuar recebendo elogios.

Natalia Rocha

1v7

Renato Pacheco

Anônimo disse...

O texto mostra que a filosofia está presente em nosso dia-a-dia, e que devemos evoluir nossa forma de pensa como a a evolução que a lagarta passa para virar borboleta, essa mudança não será de uma dia para o outro, mais com o seu tempo certo.
Amanda S. Ribeiro Alves
1v2
Colégio Renato Pacheco

Anônimo disse...

Bom, esse texto explica bem o que é a filosofia e as coisas que são usadas na filosofia, como a metamorfose, a teoria, etc. E além de fazer uma explicação excelente ainda nos mostrou um exemplo da filosofia da lagarta, que é um bom exemplo para que possamos também nos identificar com a lagarta, que não se contentou com o que ela devia fazer e quis continuar como uma lagarta ao invés de fazer seu casulo, apenas porque o jardineiro lhe deu um elogia, e ela foi orgulhosa por um simples elogio..

Thaís Littig 1v1

- кαяiiиα αℓνєѕ ς੭ disse...

A Filosofia é uma forma de pensar a cerca das questões ou perguntas.A transformação de uma lagarta em borboleta é simplesmente mais uma etapa de seu ciclo de vida.E saber respeitar regras combinadas;
E que as regras podem ser discutidas e modificadas, mas que são necessárias para a vida em comum;
E que todos somos iguais;
E que todos somos igualmente dignos de respeito.
E a lagata significa por sua vez a FORÇA e BELEZA.É não se conformar com o que dizem ser melhor, é querer progredir através das opiniões e criticar, e sempre acreditar que tudo pode ser transformado por mais difícil que seja.

Nome: Karina Alves Silva
Turma:1v6
Turno:Vesp.

- кαяiiиα αℓνєѕ ς੭ disse...

- кαяiiиα αℓνєѕ ς੭

A lagarta ficou tão Admirada Por que nunca tinha recebido um elogio,ela achou que o certo era ficar daquele jeito em forma de lagarta,Bem interessante o texto da Lagarta.Ela mostra o que é Filosofia.
Ele mostra que as pessoas gostam de ser elogiadas, mas se esquecem de si próprio,e acaba levando uma vida de elogios,e não uma vida normal.A Filosofia é não se conformar com o que dizem ser melhor, é querer progredir através das opiniões e criticar, e sempre acreditar que tudo pode ser transformado por mais difícil que sejaa situaçao que voce se encontra.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 326 de 326   Recentes› Mais recentes»