segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O melhor espelho é o velho amigo

O uso diversificado da Filosofia durante mais de 2500 anos fez com que ela fosse dividida em várias áreas inter-relacionadas. Ética ou Filosofia Moral, Lógica, Metafísica, Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Estética ou Filosofia da Arte, Filosofia da História, História da Filosofia, Filosofia da Ciência ou Epistemologia, Filosofia da Educação, Filosofia Social, Filosofia da Cultura, Filosofia da Religião e mais recentemente a Filosofia da Mente e a Cibercultura.

A ética surgiu da preocupação do ser humano consigo mesmo, de suas dúvidas em determinar suas condutas da melhor maneira possível. Duas palavras gregas marcaram a construção do sentido de ética que podemos associar a um local de proteção, como uma caverna ou casa (êthos), mas também como comportamento ou caráter (éthos) construído de acordo com o que fazemos conosco mesmos em nossas pequenas escolhas do dia-a-dia.
 
Existe um conto muito antigo de um filósofo que estava atravessando uma ponte acompanhado de seus alunos. Enquanto conversavam ele viu um escorpião sendo carregado pelo rio e correu para salvá-lo. Pegou o bicho na mão e quando saía do rio, levou uma picada e o deixou cair novamente na água. Voltou até a margem, pegou um galho e com ele conseguiu tirar o animal da água.
 
Enquanto isso, os alunos começaram a debater o que estava acontecendo. Um deles se dirigiu ao Sábio e disse:
 
Por que o senhor salvou esse ser asqueroso que retribuiu sua ajuda tentando te matar? Qualquer um de nós teria deixado ele morrer afogado.
 
E o filósofo respondeu: ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.
 
Podemos observar neste conto a distinção entre a natureza (physis) a opinião (doxa) da maioria, do uso livre da razão (logos) pelo filósofo. O sujeito ético age por iniciativa própria, avalia as situações, os costumes e decide por si mesmo. Ele não é um refém dos seus instintos naturais, e nem do consenso cultural em que vive. Ele avalia e julga cada pequeno ato, pois sabe que são eles que fazem com que nos tornemos melhor do que somos e isso é justamente o propósito da ética. Para isso, é necessário uma atenção e um trabalho constante.
 
Hoje em dia existe muita confusão sobre a ética. Ela não é um código ou lei que determina o que devemos fazer ou ser antecipadamente. Ela é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir.
 
Entretanto esse não é um caminho que se percorre sozinho. Os antigos filósofos gregos e romanos davam um valor inestimável à amizade na sua relação ética. A amizade é aquela relação que surge de encontros com pessoas que nos protegem como uma casa (êthos) e que estão prontos a nos alertar quando agimos contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter (éthos). Os nossos amigos são aqueles que gostam de nós não pelo que já somos, mas pela excelência que ainda vamos atingir juntos. Assim, para saber quem você está sendo, conte sempre com a sinceridade desinteressada de um velho amigo.

PICOLI, A.R.

589 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 589   Recentes›   Mais recentes»
Rafael.Barcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael.Barcelos disse...

texto mto bom,pq faz a pessoa refletir e antes de vc criticar alguem vc tem q olhar para si msm.. mto bom (:

Rafael Barcelos
Colegio Estadual-2m8

Alyson Ziotto disse...

Professor eu achei mais interessante na parte sobre o escorpião,concerteza devemos ser como esse filósofo
muito interressante esse texto

Alyson Zioto
2m4

Adrielly Felcio disse...

Gostei muito da mensagem do texto ... explica de uma forma bem interessante o propósito da ética...e é isso mesmo devemos nos avaliar a cada instante e refletir se o que estamos fazendo é para o bem de todos ou se em cada açao demostramos desinteresse pelo problema que podemos causar a muitos ....por exemplo sentar nas cadeiras reservadas de onibos, ocupar vagas de estacionamento para deficientes, furar fila na escola...e muito mais .. devemos sempre nos avaliar e pedir para que nos avaliem, sozinhos nunca vamos ver todos os detalhes de nosso carater, o espelho sempre sera o velho amigo.

Anônimo disse...

Gostei muito da mensagem do texto ... explica de uma forma bem interessante o propósito da ética...e é isso mesmo devemos nos avaliar a cada instante e refletir se o que estamos fazendo é para o bem de todos ou se em cada açao demostramos desinteresse pelo problema que podemos causar a muitos ....por exemplo sentar nas cadeiras reservadas de onibos, ocupar vagas de estacionamento para deficientes, furar fila na escola...e muito mais .. devemos sempre nos avaliar e pedir para que nos avaliem, sozinhos nunca vamos ver todos os detalhes de nosso carater, o espelho sempre sera o velho amigo. Adrielly Felicio 2v4

Vivi disse...

Muito interessante o texto, gostei muito do conto. Principalmente porque, hoje em dia, as pessoas fazem as coisas de acordo com a maioria.
Parece que niguém julga a si mesmo, só querem falar dos outros, fazer "o que todo mundo faz" só pra parecer uma pessoa legal.
Todos deveríamos ter esse "espelho" em casa, e olhar pra nós mesmos antes de fazer e/ou falar alguma coisa que diz respeito a alguém.


Viviane de Souza Viana, 2M2 - Colégio Estadual

Unknown disse...

Carla Chaves disse...
14 de Março de 2010 19:37

Eu gostei muito dessr texto porque fala sobre a amizade.A amizade é uma das coisas mais preciosas do mundo,ainda mais quando são verdadeiras.Os amigos nos ajudam a abrir os olhos para o mundo e encherga as pessoas que nos fazem mal.E tem aqueles amigos que vivem pra nos dá conselhos e nos ajudar.

Turma:2v3

ingrid disse...

Amizade, é uma das coisas mais importante da vida, sem a amizade, ficar triste sem desamparo um mundo vazio dentro de si.
É Não, Devemos de deixar de fazer oque achamos certo, por causa de outras Opiniões .



2m5
colégio Estadual

Anônimo disse...

Breno Lima Barreto
Um bom amigo te conhece mais do que ninguém. Ele que te aconselha a fazer coisas certas ou não, por isso o título "O melhor espelho é o velho amigo" porque ele que vai te da os toques, ele que vai te falar no que você está errando.

2m7 Estadual

Breno Lima Barreto disse...

Breno Lima Barreto
Um bom amigo te conhece mais do que ninguém. Ele que te aconselha a fazer coisas certas ou não, por isso o título "O melhor espelho é o velho amigo" porque ele que vai te da os toques, ele que vai te falar no que você está errando.

2m7 Estadual

Maria'Helena disse...

texto que requer muita reflexão, por trazer uns dos seguintes assuntos: ética e amizade !
também nos mostra a importancia de nos concentrar em opiniões próprias.

- Maria Helena, 2M5
COLÉGIO ESTADUAL .

Bruno Silva disse...

Eu Gostei de Mais Desse Texto Pois Logo No Começo Faz Um Resumo De Como Surgiu a Filosofia e a Quanto Tempo Que Ela Surgiu Tambem Mostra a Variedade de Tipos de Estudos Que a Filosofia Faz Sem Falar Tambem Do Assunto Que é Bem Gostoso de Se Ler Que é Sobre a Etica ! Vocês Estão De Parabens ! Bruno Silva 2m4

Mateini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mateini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mateini disse...

Texto muito bom, pois nos mostrar que a filosofia é algo que estudamos não somente na escola, mais também no dia a dia. Trata de um assunto muito polemico também, no qual nos faz refletir, sobre sair falando do proximo, sem olhar pra si mesmo.

Colegio Estadual
Ulysses De S. Mateini 2M8

Welington disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Welington disse...

Este texto é muito interessante para nos jovens entendermos com funciona a amizade, o texto mostra também que ética e amizade estão sempre em sintonia com ser humano, o que eu achei mais interessante neste texto, é a situação do antigo filosofo que atravessava a ponte com seus alunos e quando ele viu um escorpião sendo carregado pela correnteza do rio, decide ajudá-lo os seus alunos criticam sua atitude e ele responde desta forma:( Ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.)
Isso mostra que muitas vezes nos agimos de acordo com a maioria e não com nossa razão.

Welington Santos-2M1
Collégio Estadual

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mario Salaroli disse...

Esse texto é bem interessante, porque nos mostra alguns conceitos desconhecido sobre a ética, por exemplo: como surgiu, porque surgiu, qual foi a necessidade de se ter ética. Esses conceitos nos mostram o quanto é necessário em nossas vidas esse tópico, para uma boa relação com a sociedade que nos rodeia.

2m4

Felippe disse...

Bom o texto é bem interessante,pois fala de ética e ensina as pessoas a terem suas iniciativas proprias as suas atitudes .

Colégio Estadual Do Espirito Santo
Nome: Felippe Souza Pratti
Série: 2M4

Rayane Contarelli disse...

Esse texto nos faz refletir sobre todas as decisões que tomamos, e nos avalia para que mais frente possamos compreeder melhor o significado enre filosofia e etica, e tambem a ter mais disciplina no mundo em que vivemos.

Rayane Contarelli 2M4

Rayane Contarelli disse...

Esse texto nos faz entender e refletir sobre o verdadeiro significado do que é ética e nos alerta sobre o modo em que agimos ou nos expressamos. E uma coisa que tenho sempre em mente é que devemos tomar nossas decisões por si mesmos mas sempre saber ouvir a opinião de uma pessoa mais velha.

Rayane Contarelli 2M4

Crislainy disse...

Gostei muito do texto;)
. amizade, ética.

Anônimo disse...

O texto fala da importancia da ética , da amizade e subjetividade . Fala a importancia de cada uma dessas palavras para nós e ensina o valor delas tambem , é um assunto muito interessante para os alunos do ensino médio refletirem.

Colegio Estadual
Gabriel Julião Reis
2m2

francine disse...

É importante relaciona a ética com a filosofia,o texto demonstra a importancia da amizade e etc,ficou muito criativo e deu para intender que a filosofia faz sim parte do nosso dia dia ;D!

Tâmara Lopes disse...

A vida é uma escola de apredizagem, onde a gente creçe, se reconheçe criamos experiências. raízes...Enfim se cria a consciência, a partir disso podemos refletir sobre o tipo de pessoa que nós somos; pois hoje em dia as pessos procuram agir da mesma forma do que a maioria das outras esqueçendo de sua essência e ética.
Para saber realmente quem somos precisamos de características inerente a toda ação humana, a famosa "Ética"(consciência moral), ou seja,é preciso plantar bons frutos pra amanhã colhermos frutos melhores...E não há espelho melhor pra reconheçer suas atitudes do que oseu velho amigo afinal A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.

Tâmara Lopes disse...

A vida é uma escola de aprendizagem onde a gente cresçe, se reconheçe, criando experiências,raízes...Enfim se cria a consciência, a partir disso podemos refletir sobre o tipo de pessoa que nós somos; pois hoje em dia as pessoas procuram agir da mesma forma que as outras esqueçendo de sua essência e ética.
Para saber realmente quem somos precimos saber usar uma característica inerente a toda ação humana a famosa "ética"(consciência moral),ou seja,é preciso plantar bons frutos para amanhã colhermos frutos melhores. E não há espelho melhor do que um velho amigo para reconheçer suas atitudes afinal a verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as suas qualidades.
=D


Tâmara L. Vieira
2v4

Anônimo disse...

testando 123

Anônimo disse...

Bom , eu entendi que o conceito da ``Etica`` ea pessoa agir de sua maneira de viver de -se expressar.Pois cada um tem sua razão fazer com que nos tornemos melhor do que somos e isso é justamente o propósito da ética de melhorar cada dia, o modo de pensar e ser uma pessoa de bem com a vida. fazer o melhor a cada dia pois a confiança eo respeito e melhor , do que nao ser voce mesmo nos seus atos.A amizade sempre prevalece.

MARIA KAROLINE S. XAVIER
2V4

carol disse...

o texto é muito interessante , e dar para refletir sobre ele. e amizade é muito importante na nossa vida , mais a maioria das vezes temos que agir com razão , e não pela emoção .

colegio estadual do espirito santo
turma 2v1
ana carolina

Thaynnara Raquell disse...

o texto relata sobre a forma que devemos agir, nao nos deixando levar pelo o que os outros acham ser o certo ou o adequado a se fazer. Devemos agir com o que NOS achamos ser o certo; Devemos pensar se as decisoes que tomamos é a que nos beneficiará ou beneficiara a alguem. Adorei o texto .


Thaynara Raquel 2v1
Colegio Estadual .

Adamastor dos Santos disse...

Eu gostei muito do texto ,
facinante isso é um ato muito forte de uma grande generosidade do personagen ao ajudar o escorpião no rio. Atos assin são poucos ele agiu por conta própria pela sua própria instituição não se deixou levar pelos outros .Realmente o tenxo foi muito bom ! :D

2M1

Aline disse...

Oi Professor! Adorei o texto..
Um texto de reflexão, devemos escolher com sinceridade nossos amigos!

Abreços..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A amizade, como tema do texto, é uma dádiva que nos foi dada de presente, para que possamos cuidá-la e preservá-la por todos os dias de nossa vida, amigos é verdadeiramente como um espelho para todos nós, pois sabemos como uma pessoa é, por suas companhias, sua amizade.
Gostei muito do texto, pois traz um exemplo muito bom para podermos definir nossas atitudes.

Bruna Natal – 2m1
Colégio Estadual

FELIPE disse...

bom o texto e de boa qualidade,e falar de assuntos como ética,amizade.e isso nós levar a pensar na vida!

felipe disse...

bom o texto e de boa qualidade,que falar sobre amizade,ética.isso e importante pra mossas vidas.Felipe pinto jacomelle 2v3

Carlos coutinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos coutinho disse...

Ética é um assunto bem polêmico, pois muitos não olha pra si mesmo, antes de abrir a boca para falar do próximo, e texto nos deixa refletir um pouco sobre isso. O mundo gira enterno dessa palavrinha ética. :/

Carlos coutinho 2v3

carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol disse...

o texto é muito interesante , dar para refletir . as vezes nos agimos pelo impunso e ñ pela razão .
ana carolina
2v1

@jheniffersantos disse...

Este texto é muito interessante fala de uma pessoa que ajudar ao próximo mesmo sabendo que pode ser traído depois ,o professor ajudo o escorpião e depois o escorpião pico ao professor que te ajudo a ele não se afogar . então achei muito bom , faz as pessoas pensar sobre o próximo , maravilhoso .


Deniffer
Turma: 2v1

keiti disse...

É um texto muito interessante, pois fala de amizade o que hoje em dia
E muito difícil de conseguir, pois tem pessoas assim como o escorpião
Que quando conseguem ajuda nos dão uma ferroada. Então devemos pensar muito sobre esse assunto mesmo que ajudamos as pessoas e ela nos fere não devemos pagar o mau com o mau.

keitiane Freitas da silva
Turma: 2v1

Felipe Hackbart disse...

Como diz todos o melhor espelho e o velho amigo, que na filosofia permaneceu durante 2500 anos que ele fez com que as fossem divididas em varias partes.O texto foi muito interessante porque a filosofia se entende sobre a ética, caráter da pessoa.

Felipe Hackbart
Turma:2v1
Colégio Estadual do Espírito Santo

karenmoraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karenmoraes disse...

O texto chamou atenção por nos fazer pensar o que significa realmente a ética. A ética é baseada na nossa personalidade e nas nossas atitudes. Em certas ocasiões temos a oportunidade de seguir os nossos próprios princípios, mas agimos pelos princípios da maioria. É importante agirmos pelos nossos ideais.

Karen Moraes
2V1
Colégio Estadual do Espirito Santo

Thais Millyan disse...

Esse texto e muito interessante, pois e traz uma reflexão que devemos às vezes nos colocar no lugar das pessoas pra ver o que elas passam, pois ninguém e melhor que ninguém, devemos respeitar o que as pessoas acham mesmo que elas estejam erradas e observar se podemos ajudar mesmo que seja difícil.
E texto relata que mesmo o bicho mordendo o “sábio” ele o deixou cair e depois o resgato, isso demonstra que mesmo que ele veio e o mordeu ele não deixo o animal morre.

jenifer disse...

Achei o texto muito interessante pois fala da criação da filosofia mas a parte do texto que mais me surpreendeu foi:Quando o sábio salvou o escorpião e ele o picou e caiu no rio novamente então o sábio o salvou mais uma vez.
O que eu realmente gostei do texto foi a parte que fala sobre amizade que é uma coisa muitíssimo importante na nossa vida que são nossos amigos.

Jenifer Lopes Rodrigues.
2v1.
Colégio Estadual.

Jonathan Silva disse...

Assunto polêmico, porem muito importante, gostei bastante, Muito Bom mesmo, destaco está parte: "A ética surgiu da preocupação do ser humano consigo mesmo, de suas dúvidas em determinar suas condutas da melhor maneira possível."

ESTADUAL 2V3

Jéssica disse...

Ao ler esse texto pude notar que a ÉTICA está relacionada ao comportamento do Ser Humano, pude ver que o Sábio do texto fez algo de seus princípios que mesmo não sendo reconhecido agiu para ajudar a quem precisava, e ele entendeu que cada Ser age de forma diferente, o sábio soube respeitar isso de forma amigável.
Além de envolver a amizade, pois os amigos são sem dúvidas pessoas que fazem parte da nossa história de vida, amizade é tudo por isso que deve ser conservada para sempre, pois sem amigos não somos nada! Se todos agissem com ética o Mundo seria melhor!



Jéssica Oliveira 2V1- ESTADUAL

Fellipin disse...

Essse texto é realmente muito interessante ,pois muitas pessoas agem como a maioria das pessoas e isso faz nós refletimos um pouco e não fazer como muitas pessoas fazeriam com aquele escorpião!

Fellipe nascimento moreira
2v3
Colégio estadual do ES n° 14

Andreia Rodrigues da Silva disse...

O texto é muito interessante,o diálogo do texto e dá História principalmente.Eu pôde vêr que a amizade é muito mais importante que podemos imaginar,principalmente aquelas que nos valorizam mais,mais para manter a amizade e entender o que acontece no dia-a-dia, Devemos praticar a ética e o porque das coisas.Jamais dúvidar dos seus conceitos e de seus valores,muito menos pensar que as pessoas podem resolver problemas para sí.Então antes de agir podemos refletir e opinar seus objetivos

JEFERSON NEVES disse...

Gostei muito desse texto, mostra um gesto de carinho que o filósofo tem pelos animais. Ele demostrou para o seus alunos que e o certo, ajudar qualquer pessoa mesmo que seja de natureza diferente ou a religião. Vamos todos fazer com esse filósofo fez, ajudar qualquer pessoas que vc encontra no caminho.

Nome: Jeferson Neves Souza
Turma:2v4

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto, mostra um gesto de carinho que o filósofo tem pelos animais. Ele demostrou para o seus alunos que e o certo, ajudar qualquer pessoa mesmo que seja de natureza diferente ou a religião. Vamos todos fazer com esse filósofo fez, ajudar qualquer pessoas que vc encontra no caminho.

Nome: Jeferson Neves Souza
Turma:2v4

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto, mostra um gesto de carinho que o filósofo tem pelos animais. Ele demostrou para o seus alunos que e o certo, ajudar qualquer pessoa mesmo que seja de natureza diferente ou a religião. Vamos todos fazer com esse filósofo fez, ajudar qualquer pessoas que vc encontra no caminho.

Nome: Jeferson Neves Souza
Turma:2v4
05 DE Abril de 2010 as 22:00

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto, mostra um gesto de carinho que o filósofo tem pelos animais. Ele demonstrou para o seus alunos que e o certo, ajudar qualquer pessoa mesmo que seja de natureza diferente ou a religião. Vamos todos fazer com esse filósofo fez, ajudar qualquer pessoas que você encontra no caminho..

Nome: Jeferson Neves Souza
Turma:2v4
05 DE Abril de 2010 as 22:07

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto, mostra um gesto de carinho que o filósofo tem pelos animais. Ele demonstrou para o seus alunos que e o certo, ajudar qualquer pessoa mesmo que seja de natureza diferente ou a religião. Vamos todos fazer com esse filósofo fez, ajudar qualquer pessoas que você encontra no caminho.

Nome: Jeferson Neves Souza
Turma:2v4
06 DE Abril de 2010 as 20:35

Arícia Porto disse...

O texto relata algo muito importante a ética, algo fundamental para um ser humano viver em uma sociedade mais com caracteristicas diferentes em cada ser. A razão que é usada pelo sábio, é um principio pouco utilizado pela maior parte da sociedade, pois a maior parte vai de acordo com o que a maioria pensa, e deixa de utilizar a sua própria opnião, pois todos nós temos uma.

JEFERSON NEVES disse...

Gostei muito desse texto, mostra um gesto de carinho que o filósofo tem pelos animais. Ele demonstrou para o seus alunos que e o certo, ajudar qualquer pessoa mesmo que seja de natureza diferente ou a religião. Vamos todos fazer com esse filósofo fez, ajudar qualquer pessoas que você encontra no caminho.

Nome: Jeferson Neves Souza
Turma:2v4
09 DE Abril de 2010 as 22:00

Anônimo disse...

Achei o texto bem interessante, por que as vezes nos esquecemos que o nosso melhor amigo somos nós mesmos e é importante parar para pensar porque as vezes somos levados a tomar decisões por influência sem ao menos esaminar se é o melhor para nós.
colégio Estadual
loriellem v.
2V4

Anônimo disse...

Texto super interessante,
Pois me fez enxergar ética de uma forma diferente.Todos tentam ser o mais ético possível nas atitudes, mais será ,que o que é ético pra você é para os outros??No texto a atitude mais “correta” era aqui os alunos achavam,por tanto essa era a atitude ética para eles, só que o sábio pensava de uma forma totalmente diferente e a atitude ética pra ele era o contrario da maioria e era a mais correta se cada um dos alunos se colocassem no lugar do “escorpião” .
Quase sempre as pessoas agem por impulso seguindo a maioria, se elas para sem de agir como “ovelhas” errariam menos.

Aluno: Maikon Brito Dalle Prane de Moraes Turma:2m2
Colégio Estadual do Espirito Santo

Jullyeisse Tchelsseh disse...

Acredito que é incrível como a vida da gente não é a mesma sem pessoas que as tornam especiais e que compõem as histórias que navegam no nosso cine memória. Eu devo muito de mim mesmo a muitas pessoas. Lembro primeiramente de meu pai e minha mãe… que me educaram e proporcionaram muitas experiências importantíssimas. A primeira vez que fui à praia, a praça cheia de ambiente para imaginação, as broncas, a espera para ganhar presente e a educação. Quando escolhemos os amigos que vão participar ativamente de nossas vidas e, alguns são essenciais, precisamos esquecer a fantasia de que todos são bons e fazer uma seleção mais precisa. Tem muitos melhores amigos e, milhares de outros que são amigos na escola, do fim de semana e, por fim, os que ficaram na memória, mas o melhor espelho é a minha familia. jullyesse - 2m2

Anônimo disse...

Este texto é um ótimo conselheiro de consciência ética, pois, nos ajuda a refletir o que estamos fazendo com o nosso bom caráter, como foi o caso do filosofo que ajudou o escorpião mesmo depois dele o ter ferido ele tentou mostrar para seus alunos que não adianta pensar como os outros alienados e fazer a sua própria maneira de se representar perante a sociedade.

NOME: Gleidson Santana;
TURMA: 2V4.

Igor $oare$ disse...

eu gostei do texto, tem muita reflexão pra gente e filosoficamente é interessante para nós.

Hully.G disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hully.G disse...

Esse texto é muito bom !
Além de fazer os leitores pensar e refletir sobre o assunto, ele faz tambem que coisas simples podemos mudar o nosso dia-a-dia.
A bondade do sábio dispertou a curiosidade do menino que viu o fato , mais o sábio respondeu a pergunta.
O texto tambem fala sobre a amizade que pode prevalecer além de varios fatos, a amizade e uma coisa muito importante,não tem nenhuma pessoa que tem plena confiança na outra , que te ajuda nas horas fáceis e difíceis, que sorir quando você sorir , que chora quando você chora, e que seja leal,isso q que é amizade !

Hullyandra.G
2m1
matutino
Colégio estadual !

Hully.G disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hully.G disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Wyatt disse...

Texto bastante interessante, que fala sobre a auto-confiança, sobre a ética.
Hoje em dia, as pessoas vão mais pela a opinião da maioria.
Mas neste texto o sábio fala que vai pela sua própria razão, e isso serve de reflexão para nós!



2º V4

Anônimo disse...

Bom, eu acho que as pessoas tem que ter suas opiniões próprias, atitudes, como foi o conto do filosofo que salvou o escorpiao mesmo sabendo das consequencias, e amizade que nao tem preço, e que vc leva pra vida toda

Lucas Nascimento 2v4

Anônimo disse...

Achei o texto bem interessante ,pois hoje em dia somos levados a seguir os nossos instintos as vezes por seguir a maioria sem parar para pensar o que realmente é bom para nós e para o meio em que vivemos.

colégio Estadual
Loriellem vieira
turma 2V4

Anônimo disse...

Na minha opinião esse texto nos leva a refletir sobre nossas atitudes sobre o que estamos fazendo, se é por que achamos que é o melhor ou se é o que somos levados a fazer, seja por nossos instintos ou por que seguimos a maioria. E dessa forma afetamos a nós mesmos e a quem está proximo de nós.
Colégio Estadual
Luana Januth
Truma 2V4

Anônimo disse...

texto para vermos e escolhermos os nossos verdadeiros amigos.

Maysa Ribeiro 2V4 disse...

A ética é essencial na vida do ser humano.O velho sábio tinha todos os motivos do mundo parar deixar o escorpião morrer afogado por ter tentado ajudar e o escorpião tê-lo retribuído com uma picada mas o escorpião agiu com seu estinto animal e mesmo o sábio tendo sido picado ele voltou e ajudou o animal.O sábio poderia ter pensado:''vou deixá-lo morrer, pq eu o ajudei e ele me retribui com uma picada''
Em tudo que fazemos devemos parar e analizar as situações antes de julgá-las e julgar não com o que aparentemente é correto pra você e sim com a razão.

Raffael 2v 04 disse...

Esse texto é muito interessante, pois trata de um assunto importante na atualidade a Ética.
Etica é um assunto, na minha opinião, bem polêmico, pois muitos não se olham no espelho antes de abrir a boca para falar do próximo...
As pessoas tem que pensar um pouco antes de falar dos outros.

Thiago disse...

As pessoas podem agir de acordo com sua natureza, pela opinião da maioria ou com razão. Agir com a razão e avaliar a situação, consegui vê o erro e tentar concerta-lo e não ir por um caminho só porque o seu amigo vai. Este texto me trouxe uma ótima reflexão.
Nós ser humanos, temos hábitos de ir pela influencia dos outros,e esse sábio filósofo mostrou que devemos agi pelo nosso consciente, mesmo que a natureza da outra pessoa seja diferente da nossa.

Bárbara Coutinho disse...

Esse texto e muito interessante, faz as pessoas pensar mais na vida e nas amizades que cada um tem.
O texto também fala de um assunto bem polêmico que e a ética e de um assunto bem importante em nossas vidas que a amizade, pois a amizade e fundamental para todos nós.


Bárbara Coutinho 2M2

Anônimo disse...

Eu achei o texto bastante interessante por que mostra que a pessoa em que você realmente pode confiar é você mesmo e que muitas vezes apesar de chamados animais "racionais" agimos por extinto sem pensar nas consequencias.

Colégio Estadual
Turma:2V4
Loriellem V. da silva

Anônimo disse...

Achei o texto bem legal, por que nós leva a refletir se pessamos nas consequencias das nossas ações e avaliamos a nossa própria vida em vez de pararmos para observar a dos outros.
Cólegio Estadual
Luana Januth
Turma:2v4

Anônimo disse...

Achei o texto bem legal, por que nós leva a refletir se pessamos nas consequencias das nossas ações e avaliamos a nossa própria vida em vez de pararmos para observar a dos outros.
Cólegio Estadual
Luana Januth
Turma:2v4

Leticia 2v1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Este texto é fascinante, muito bom, nos mostra que não devemos agir pela emoção, e nem pelo o que as pessoas falam, devemos agir pela nossa razão, não ter medo de agir por iniciativa própria. Pois ter sua própria opinião, razão e não se deixar levar pelo o que as pessoas falam é muito importante.

Abraços !



JULIANA L. MAMEDE - 2V1

Anônimo disse...

Este texto é fascinante, muito bom, nos mostra que não devemos agir pela emoção, e nem pelo o que as pessoas falam, devemos agir pela nossa razão, não ter medo de agir por iniciativa própria. Pois ter sua própria opinião, razão e não se deixar levar pelo o que as pessoas falam é muito importante.

Abraços !



JULIANA L. MAMEDE - 2V1

Leticia 2v1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leticia 2v1 disse...

Esse texto aborda de uma forma muito esclarecedora, a questão da ética. Com ele aprendi que a ética não é um "código" de conduta e sim um questionar constante sobre nossos atos, aprendi também que para ter ética , precisamos agir de acordo com nossos valores e não agir, ou pensar como a maioria, questões como essas foram esclarecidas para mim com esse texto,adorei .


Letícia Francisco Fraga
2v1
(recuperação)
Colégio Estadual vitoria ES

Anônimo disse...

Nome: Felipe Lins Hackbart Turma: 2v1
Colégio Estadual do Espírito Santo

Gostei muito do texto, bem interessante a ética e um assunto bem polemico no Brasil.Concluindo, devemos agir de uma maneira bem correta e não da forma que os outros axam correto.

Felipe Hackbart disse...

um texto muito interessante, ética e um assunto muito polemico na sociedade, tanto que muitos não se olham no " Espelho".

Felipe Lins Hackbart 2v1
Colégio Estadual Do Espírito Santo

Luiz Fernando 2m2 disse...

Este texto é muito interessante e reflexivo, vimos que muitas vezes na vida devemos agir com relação a quilo que achamos que é ético, e não devemos agir de acordo que as outras pessoas fazem e sim com a nossa razão. Outra coisa muito legal no texto é falando sobre a amizade, porque a amizade é fundamental para o ser humano.


NOME: Luiz Fernando da Silva Gonçalves

TURMA: 2M2

thais teixeira :* disse...

Achei o texto muito interessante pois fala sobe a etica. O texto é bem reflexivo, e fala da amizade que é uma das coisas mais importantes e na maioria das vezes traz felicidade. Muito bom o texto!!

Luiz Fernando 2m2 disse...

Este texto é muito interessante e reflexivo, vimos que muitas vezes na vida devemos agir com relação a quilo que achamos que é ético, e não devemos agir de acordo que as outras pessoas fazem e sim com a nossa razão. Outra coisa muito legal no texto é falando sobre a amizade, porque a amizade é fundamental para o ser humano.


NOME: Luiz Fernando da Silva Gonçalves
TURMA: 2M2
COLEGIO: Renato Pacheco

thais teixeira :* disse...

O texto é muito interessante, pois fala sobre ética que também pode ser considerada como ser os valores de cada pessoa, e é o que o texto diz, os valores da amizade. Achei o texto bastante reflexivo e bem legal.

Thais Teixeira
2m2; Renato Pacheco.

Luiz Fernando 2m2 disse...

Este texto é muito interessante e reflexivo, vimos que muitas vezes na vida devemos agir com relação a quilo que achamos que é ético, e não devemos agir de acordo que as outras pessoas fazem e sim com a nossa razão. Outra coisa muito legal no texto é falando sobre a amizade, porque a amizade é fundamental para o ser humano.


NOME: Luiz Fernando da Silva Gonçalves
TURMA: 2M2
COLEGIO: Renato Pacheco

Carol Chrystello disse...

Eu achei o texto muito interesante principalmente no conto do filosofo. O texto aborda como devemos lidar com certas situações. Esse texto é ótimo para as pessoas refletirem, pois nós não podemos agir e expressar como a maioria agem e sim mostrar que você pensa diferente, mostrar que você tem sua opinião. E apesar disso, também fala sobre a valorização da amizade e do caráter das pessoas. Que hoje muitas vezes as pessoas não possuem o seu próprio caráter, as suas próprias opiniões, elas seguem a maioria. Vão pela opinião que todos acham estar certa e tem certo "medo" de expressar o que elas realmente são! Lembre-se que a ética é uma característica intrínseca ao ser humano. A ética está em seus comportamentos e em suas atitudes. A ética está em você. Cabe a você seguir os valores e princípios éticos para, assim sendo, chegar ao caminho da felicidade. Se todas as pessoas agissem dessa forma o mundo concerteza seria muito melhor.

ANA CAROLINA COSTA CHRYSTELLO
2M1 - RENATO PACHECO !

Yuri Xavier disse...

Temos que agir pelo o que acreditamos que seja o certo, e não seguir a opnião da maioria. Cada pequeno ato faz a diferença, a amizade é fundamental, precisamos de amigos, pessoas estarão sempre ao nosso lado, nos protegendo, dando conselhos.
"O sujeito ético age por iniciativa própria, avalia as situações, os costumes e decide por si mesmo."

Unknown disse...

Como dizia Epicuro:
A amizade é mesmo muito importante para nossa felicidade, e a julgo importante para nossas vidas através desse exemplo cheguei à conclusão que independente de nossa natureza podemos sim formar e construir ou destruir conceitos e melhorar comportamentos que nós fazem mal, no caso do escorpião era um ser irracional incapaz de pensar e ver que estava sendo ajudado mais nós que somos seres humanos temos essa capacidade e ainda contamos com a ajuda de amigos que nos auxiliam a sermos melhores Epicuro tinha mesmo toda razão .

Soraia
Renato Pacheco
2ºm1

soraia disse...

Como dizia Epicuro:
A amizade é mesmo muito importante para nossa felicidade, e a julgo importante para nossas vidas através desse exemplo cheguei à conclusão que independente de nossa natureza podemos sim formar e construir ou destruir conceitos e melhorar comportamentos que nós fazem mal, no caso do escorpião era um ser irracional incapaz de pensar e ver que estava sendo ajudado mais nós que somos seres humanos temos essa capacidade e ainda contamos com a ajuda de amigos que nos auxiliam a sermos melhores Epicuro tinha mesmo toda razão .

Soraia
Renato Pacheco
2ºm1

Bianca Passon disse...

O texto “O melhor espelho é o velho amigo”, me fez refletir muito, desde o princípio de como surgiu à ética desde a importância da amizade na vida do ser humano. O mais interessante e mais reflexivo do texto foi o conto, que me fez parar e analisar como a nossa própria opinião é importante. É claro que devemos sempre escutar, respeitar e, dependendo, levar em conta a opinião da maioria, porém, primeiramente, quando se diz a respeito de nós mesmos é sempre bom nós pararmos e analisarmos o que é realmente bom para a nossa vida.

Amanda disse...

Muito interessante esse texto, principalmente a parte do conto, é um conto que faz a gente refletir bastante, alias o texto mesmo é para se refletir. Uma coisa que me fez refletir foi à questão da natureza, opinião da maioria e o uso livre da razão. Hoje em dia as pessoas vão muito pelo que a maioria pensa, não chega a refletir no que elas, sem a opinião dos outros pensam, e em minha opinião, deveríamos pensar nisso. E outra questão que achei interessante é a amizade, se não fosse nossos amigos seria muito difícil sermos felizes, alias eu particularmente acho que sem amigos é igual a sem felicidade.
Amanda - 2m1 - Renato Pacheco

, dannix. '-' disse...

Fascinante! Em todos os aspectos, o texto nos faz refletir. Sobre a ética, que realmente a maioria das pessoas tem essa visão de “dever”. Sobre a amizade, aonde hoje em dia muitas pessoas além de não darem muito valor, se “acomodam” e deixam passar, ou têm elas por interesse próprio. Na filosofia, no ato do filosofo, que nos faz pensar como somos e como podemos ser e pensarmos se agimos com nossa razão ou com as opiniões alheias. É um texto brilhante.

Raphael Gollner disse...

Texto bem interessante, mostrando o escorpião sendo levado pelo rio, e o filosofo, correu para ajuda-lo.Depois de tira-lo da água o escorpião deu-lhe uma picada, eo filosofo o deixou cair na água, novamente, mas desta vez com um galho ele tira o escorpião da água.
O que me fez refletir no texto, foi um de seus alunos ter dito: “Por que o senhor salvou esse ser asqueroso que retribuiu sua ajuda tentando te matar? Qualquer um de nós teria deixado ele morrer afogado.”
E a resposta do filosofo foi mais do uma resposta, foi realmente uma frase para que possamos refletir em cada um de nossos atos como humanos racionais.Com coisas simples em nosso dia-a-dia, podemos ser pessoas racionais e éticas, por exemplo: uma idosa no ônibus lotado (já ocorreu comigo), e um muleque sentado na ultima cadeira restante da frente (aquelas reservadas), e o cara não saiu, estava com o fone de ouvido para variar.Isso foi um exemplo de pessoas egoístas que muitas vezes não pensam nos outros, que é o que entendi no texto.
Obrigado

Raphael Felipe Gollner de Oliveira
RENATO PACHECO - 2ºM1

Karina Corrêa 2m5 - Renato Pacheco disse...

Ter ética é uma exigência do mercado de trabalho em geral. Atualmente, com todas a leis e normas de uma empresa, o empregador coordena as práticas e atitudes de seu empregado. Mas ter ética vai muito além de uma simples atitude que agrada um chefe, são comportamentos, reflexões e atitudes que modelam o ser humano, tornando-o melhor e fazendo com que as pessoas se aproximem dele, tornando-se amigos. O amigo influência muito no comportamente da pesssoa, porque dá opiniões sobre o que julga certo ou errado.
Muito interessante o formato do texto e o tema que ele aborda.

Karina Corrêa 2m5 - Renato Pacheco disse...

Ter ética é uma exigência do mercado de trabalho em geral. Atualmente, com todas a leis e normas de uma empresa, o empregador coordena as práticas e atitudes de seu empregado. Mas ter ética vai muito além de uma simples atitude que agrada um chefe, são comportamentos, reflexões e atitudes que modelam o ser humano, tornando-o melhor e fazendo com que as pessoas se aproximem dele, tornando-se amigos. O amigo influência muito no comportamente da pesssoa, porque dá opiniões sobre o que julga certo ou errado.
Muito interessante o formato do texto e o tema que ele aborda.

Karina Corrêa 2m5 - Renato Pacheco disse...

Ter ética é uma exigência do mercado de trabalho em geral. Atualmente, com todas a leis e normas de uma empresa, o empregador coordena as práticas e atitudes de seu empregado. Mas ter ética vai muito além de uma simples atitude que agrada um chefe, são comportamentos, reflexões e atitudes que modelam o ser humano, tornando-o melhor e fazendo com que as pessoas se aproximem dele, tornando-se amigos. O amigo influência muito no comportamente da pesssoa, porque dá opiniões sobre o que julga certo ou errado.
Muito interessante o formato do texto e o tema que ele aborda.

Weverson Poppe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Weverson Poppe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Weverson Poppe disse...

WEVERSON POPPE 2M1 AMIZADE SINCERA É TUDO!

Victor-Ventura disse...

O texto tenta mostrar que você deve agir por opinião própria e não fazer as coisas só porque as pessoas preferem aquilo, você deve agir pelo o que te agrada e o que te faz sentir bem, mas fazer isso com verdadeiros amigos é bem mais fácil, pois com eles você pode debater seus pensamentos e pedir opiniões, e eles sempre te darão conselhos quando você sair dos eixos.

Victor Ventura, 2m5

Matheus Sarcinelli disse...

Texto bom para refletir qm são nossos verdadeiros amigos e qm realmente quer te ajudar.
Temos que gostar das pessoas pelo que elas são. E amigo é uma coisa que está ali para nos ajudar, e apoiar.
Isso sim é amizade.

Yara disse...

O texto relata que a ética é o agir com razão, a ética é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir. Gostei do texto por que mostra não só o significado da ética, mas também o valor da amizade, por que nossos “verdadeiros amigos” gostam de nós não pelo aquilo que já somos, mas pelo o que vamos construir juntos.

Aluna: Yara Leandro Ribeiro.
Escola: “E.E.E.M Renato José da Costa Pacheco”
Turma: 2M5.

Renzo Caliman disse...

Esse texto é um texto bem curto, mas que em compensação nos faz refletir intensamente nessas poucas palavras que são lidas.
O texto é baseado na ética, nele você ver que a ética surge da preocupação do homem com ele mesmo e em suas dúvidas de como viver da melhor maneira possível.
Segundo o Dicionário Aurélio: ÉTICA é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Mas o texto trás essa mensagem de um modo fácil e eficaz de se entender sobre a ética. Que é nada a mais nem nada a menos que um conjunto de valores morais e princípios que dirigem a conduta humana na sociedade.
Nesse texto também existe uma história interessantíssima do escorpião. Ela mostra que apesar de tudo e de todas, você deve sempre seguir de acordo com sua razão.

Renzo Caliman 2M5
Renato Pacheco

Henrique Scalzer disse...

Sempre devemos associar a sociologia com a filosofia, como já foi dito no texto o que você faz pela sociedade e o que ela faz por você ou quanto te influencia, dentro desses assuntos se encontra a ética, não social, mas sim do ser. Ética nada mais e do que você ser o melhor de você sempre medindo as conseqüências dos seus atos com os seus princípios, isso ficou bem claro na lenda do Arlindo ele cita sobre um filosofo que através dos seus instintos naturais salva um escorpião fazendo o mesmo tentar matá-lo, gerando um alvoroço entre os alunos e o pensamento de seus atos e reflexão dos princípios gerando um pensamento lógico de como seria a melhor forma para salvar o escorpião sem se ferir.

Carlos Henrique
2M1
Renato Pacheco

juliana disse...

O texto relata a ética, o ponto de vista do sábio filosofo que as pessoas agem de acordo com a maioria, mais um ser ético age por iniciativa própria, avalia as situações, os costumes e decide por si mesmo. Assim, ele não é refém dos extintos naturais. O Filósofo da um valor enorme para amizade de acordo com ele precisamos de amigos que nos protegem como uma casa e que estão prontos a nos alertar quando agimos contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter, achei muito interessante os dois argumentos e a comparação.
Julia Hintz 2M1 Renato Pacheco

juliana disse...

O texto relata a ética, o ponto de vista do sábio filosofo que as pessoas agem de acordo com a maioria, mais um ser ético age por iniciativa própria, avalia as situações, os costumes e decide por si mesmo. Assim, ele não é refém dos extintos naturais. O Filósofo da um valor enorme para amizade de acordo com ele precisamos de amigos que nos protegem como uma casa e que estão prontos a nos alertar quando agimos contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter, achei muito interessante os dois argumentos e a comparação.
Julia Hintz 2M1 Renato Pacheco

lorrainy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lorrainy disse...

Quando eu li o texto "O melhor espelho é o velho amigo” eu pude entender um pouco mais sobre ética. Na verdade ética não tem uma definição exata, cada um tem sua opinião. Eu achei muito interessante o conto, pois ele mostra que o que as pessoas julgam ser errado, muitos agem pela razão, ou pela idéia de outros, mas nunca pela emoção. E a amizade é fundamental para nossa felicidade.

Lorrainy nalli 2ºm1 Renato Pacheco

Julia S. disse...

O texto nos faz refletir muito, pois na maioria das vezes agimos pela razão dos outros, pelo que os outros irão pensar e deixamos de ser o que devemos e queremos ser. Mas por que isso ocorre? Medo? Talvez esse seja um dos vários motivos.
É mostrada no texto a questão da amizade, o que é muito importante e sempre faz a diferença na vida do ser humano.
Ou seja, independente do que irão pensar aja pela sua razão.

Julia Sampaio -2m1.

Luana Melo disse...

Apesar de ser um texto curto mostra nitidamente o seu objetivo: mostrar-nos que a nossa natureza e opinião quase nunca é igual a do outro e que devemos ter a nossa mesma opinião ao invés de seguir a do outro e que amigos são tudo para acharmos a verdadeira felicidade. Percebi também que o texto nos mostra que antes de julgarmos uma atitude devemos refletir sobra ela primeiro pra ver as causas e o porquê. Gostei muito do texto professor!

Aluna: Luana Oliveira Melo
Escola: “E.E.E.M Renato José da Costa Pacheco”
Turma: 2M1.

Biah santos disse...

O sábio decidiu por razão própria sem sabe se o outro vai ou não concorda com ele.
As pessoas precisam de amigos ou de uma companhia para percorrer o caminho,
e esse amigo precisa de alerta os perigos do caminho!!

Bianca 2M5

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Johnny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nath Figueiredo disse...

Em virtude dos fatos mencionados pude perceber que tal texto nos faz refletir no verdadeiro significado da ética, e é claro dos amigos também. Hoje em dia muito se tem discutido o que é a ética. Conclui que a ética está diretamente ligada as ações que determinam o caráter, respeito e cumplicidade. A ética está totalmente relacionada a amizade. O verdadeiro amigo deve reconhecer o outro como uma pessoa independente, que possui seus próprios projetos e sonhos, que possui capacidade de decidir por si próprio. Em uma amizade respeito é fundamental, logo, a ética deve sempre estar presente em relações de amizades verdadeiras.
- Nathalia Figueiredo - 2m5

Johnny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Johnny disse...

Nesse texto eu achei interessante a história do escorpião que fez com que a compreensão fosse mais clara sobre a ética, e no mesmo diz que a ética serve para melhorar as nossas atitudes que tomamos, agindo muitas vezes com o pensamento e não com intuição, e a ética analisa cada ato por nós feito, e faz com que cada ato nosso melhore, até que nos formamos pessoas melhores e de mais caráter. E para seguir o caminho da ética nós temos a amizade. E como o epicuro disse: a amizade é um ponto muito importante na vida uma pessoa, e isso têm que dar muito valor, o amigo verdadeiro nos protege e nos defende como diz no texto, o amigo é sincero sem interesse algum, e ele sempre nos ajuda a descobrir o que nós somos, para que com que a ajuda da ética nos tornemos pessoas melhores.

Johnny Paradizo 2m1 Renato Pacheco

Lucas disse...

O texto e muito interessante, realmente ele causa que você tenha uma reflexão, e que você pense nos seus conceitos, e que não aja somente pela maioria, mas sim pela sua razão e seus ideais.
E não se importar com o que os outros dizem e suas opiniões não deixem que eles façam os seus conceitos e razões, por isso reflita e veja se as suas idéias e seus ideais não são baseados pela maioria, mas sim por você
O texto citou também sobre amizade, eu acho que ele explicou muito bem, pois também que amigos verdadeiros são aqueles que gostam de você como você é, amigos verdadeiros também estão prontos para nos avisar quando fazemos coisas erradas, e botamos nosso caráter em risco. Concordo plenamente na opinião demonstrada no texto.
Lucas 2m1

Paulo Henrique de Abreu da Cruz disse...

O texto nós leva a refletir sobre o que e ética, e que precisamos de amizades solidas, onde não se espera nada em troca para perceber quem estamos sendo. A ética ela e proposta de modo em que as ações que façamos não seja a mesma da maioria, ela nos leva a raciocinar e usar a nossa própria razão, a ética nós leva a avaliar a cada instante se nossas ações estão interferindo positivamente a vida de todos, ou se podemos causar algum problema, como por exemplo na fila de caixa exclusivo, se todos nós usarmos ela as pessoas as quais são destinadas acabam tendo que usar as filas “normais”.

Paulo Henrique de A. da Cruz
2m1 - EEEM: Renato Pacheco

Thayane Cantão disse...

Eu achei muito interessante porque ás vezes não agimos como queríamos mais sim como os outros nos coloca a agir, como foi o caso do sábio ele seguiu a sua razão e não a ideia dos outros que era igual à de todo mundo, ele viu a diferença de um ser humano e de um animal que segue a sua natureza e como a natureza do escorpião é rude ele tinha de ser asqueroso e picálo porque é o seu instinto e não a razão.
Mas de qualquer forma o animal também é um ser que merece ser ajudado mesmo que a forma de agradecimento não seja como a gente espera, pois devemos ajudar ao próximo assim como queremos ser ajudados. Pois ele pode se tornar um amigo.

Nome:Thayane Cantão
Turma:2M5
Escola:Renato Pacheco

bruno varanda disse...

Com relação ao texto , pude avaliar que se trata de vários assuntos muito interessantes que eu não tinha conhecimento como por exemplo de quantas maneiras a filosofia é dividida.
Acho que as pessoas deveriam refletir , e muito , sobre o conto do ''escorpião'' , e não agir de acordo com a opinião da maioria , que nem sempre é a mais correta.
Sou a favor do pensamento sábio de cada pessoa analisar a situação , e depois agir de acordo com o que acha , e não de acordo com o que a maioria pensa.
Sobre a amizade EU penso que o individuo deve ter amigos que ajam com ética , isso é , ''que gostem dele pela excelência que ainda irão atingir juntos'' como citado no texto.

Bruno de Sousa Varanda , 2m1

filosofia_ransmiler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filosofia_ransmiler disse...

Eu achei muito interessante a idéia do texto, e concordo. Ética e um assunto que e muito diversificado pois cada um já tem um conceito formado sobre o que e na sua cabeça.Nós mesmo temos que fazer o que achamos certo,não seguir um padrão imposto pela sociedade que decide o que é certo ou errado. Somos nós que devemos questionar e avaliar sempre antes de tomar nossas atitudes,mesmo que não pareça o certo e que traga alguma conseqüência para nós,e se cada um agisse assim pelo que pensa,sente ou ate mesmo só acha todos seriam bem melhores.E que os verdadeiros amigos estarão sempre do nosso lado ajudando em nossas decisões, para sermos cada vez melhor do já somos,serviram como um suporte e sempre que precisarmos eles estarão ali dispostos a nos ajudar e nos fazer sempre melhores.

Ransmiler M. disse...

Eu achei muito interessante a idéia do texto, e concordo. Ética e um assunto que e muito diversificado pois cada um já tem um conceito formado sobre o que e na sua cabeça.Nós mesmo temos que fazer o que achamos certo,não seguir um padrão imposto pela sociedade que decide o que é certo ou errado. Somos nós que devemos questionar e avaliar sempre antes de tomar nossas atitudes,mesmo que não pareça o certo e que traga alguma conseqüência para nós,e se cada um agisse assim pelo que pensa,sente ou ate mesmo só acha todos seriam bem melhores.E que os verdadeiros amigos estarão sempre do nosso lado ajudando em nossas decisões, para sermos cada vez melhor do já somos,serviram como um suporte e sempre que precisarmos eles estarão ali dispostos a nos ajudar e nos fazer sempre melhores.

Dayala disse...

O texto nos apresenta duas idéias. A da amizade e da ética. São idéias, não que contrárias, mas que dependendo da situação podem nos deixar intrigados com que decisão tomar. Mas acredito eu que a ética sempre será a melhor escolha, posso estar errada, cada pessoa pensa de uma forma, age de uma forma, e vive de uma forma. Mas particularmente eu acho que todas as pessoas deveriam seguir a ética, por ser um comportamento, um modo de ser verdadeiro e ao mesmo tempo um melhor modo de viver no cotidiano.
Em relação a história contada no texto, acho que nós deveríamos fazer como fez o antigo filósofo. Tenho uma plena certeza que se isso tivesse acontecido comigo, eu nem iria tirar nem o escorpião da água, eu acredito na ética, mas mesmo assim não faço as coisas como realmente deveriam ser feitas, segundo a ética.

Dayala de Oliveira disse...

O texto nos apresenta duas idéias. A da amizade e da ética. São idéias, não que contrárias, mas que dependendo da situação podem nos deixar intrigados com que decisão tomar. Mas acredito eu que a ética sempre será a melhor escolha, posso estar errada, cada pessoa pensa de uma forma, age de uma forma, e vive de uma forma. Mas particularmente eu acho que todas as pessoas deveriam seguir a ética, por ser um comportamento, um modo de ser verdadeiro e ao mesmo tempo um melhor modo de viver no cotidiano.
Em relação a história contada no texto, acho que nós deveríamos fazer como fez o antigo filósofo. Tenho uma plena certeza que se isso tivesse acontecido comigo, eu nem iria tirar nem o escorpião da água, eu acredito na ética, mas mesmo assim não faço as coisas como realmente deveriam ser feitas, segundo a ética.

Dayala 2m1
Renato Pacheco

Fabio Rodrigues disse...

Texto bem interessante. Isso explica um pouco porque o mundo está dessa maneira. As pessoas passaram a agir conforme a atitude dos outros e não delas mesma... E muitas vezes o caráter de um individuo é afetado por isso.

Celinha disse...

Achei o texto '' O melhor espelho é o velho amigo'' muito reflexivo, pois se nós parar pra pensar estamos em uma sociedade que criam a ética e todos nós temos que seguir como eles querem, do jeito que eles querem.Então se temos pessoas, atitudes, atos diferentes como eles querem, essa pessoa fica como a ridícula, sai como a errada da história. E só com esse texto parei pra pensar nisso e vi como a sociedade nos priva de muita coisa, nos priva de fazer coisas que queremos mais não podemos, mais acho que ética não é ruim mais a sociedade que deixa a ética se uma coisa ruim.
Mais não podemos deixa a sociedade tomar conta de nossas atitudes,temos que ser do jeito que nos deixa feliz,temos que falar o que sentimos e o que achamos certo.

Célia Maria Feriane Galvão
2M1
Matutino
Escola Renato Pacheco

Aprendendo com a vida! disse...

Professor, achei bem interessante o texto, pois nos mostra que muitas vezes agimos do modo que todos os outros agem, e não pelo que nós somos. O texto cita um ótimo exemplo, quem salvaria a vida de um animal que poderia te trazer riscos ? Ele mostrou que se deve agir pela razão. O texto também fala sobre a amizade, que é um ponto bem interessante, e que todo ser humano precisa pra ser feliz (acredito eu). Pois a maioria das coisas são conquistadas em grupo, e é sempre bom você ter alguém em quem confiar, alguém que te traz felicidade.
Stephany Novais - 2M1 - Renato Pacheco

Maria Celília Campagnani disse...

Bom, o texto não fala somente da amizade, mas sim do nosso caráter, por que nós achamos que praticamos boas ações frequentemente, mas na verdade não é o que parece.
Quando o autor cita no texto um conto de um filósofo, ele quis mostrar a diferença entre o animal e o homem, ou seja, o animal age por instinto natural e o homem por instinto próprio, dizendo se ele agirá pelo lado bom ou pelo lado ruim. Aí ele suponha o exemplo do espelho, que se nós analisarmos, de um lado, o espelho é um simples objeto que transmite a nossa imagem para nós mesmos, e de outro, olharmos para nós mesmos e nos perguntarmos: “QUEM SOU EU, DE VERDADE? SERÁ QUE ESTOU AGINDO COMO EU FALO O QUE AJO?”.
Enfim este autor quis passar essa mensagem pra nós, para que refletíssemos um pouco e perguntássemos a nossa consciência o que realmente nós somos e o que fazemos!

Escola:E.E.E.M. Profº Rentato José da Costa Pacheco

Nome:Maria Cecília Campagnani

Turma: 2M5 (Solitários)

Thammy Javarinii disse...

Gostei do texto e ao mesmo tempo não gostei ,me deixou muito a desejar esperei por sermos do ensino médio os textos teriam que ter mais aprofundados, mas apesar disso é um texto fácil de se entender e bem do cotidiano, uma realidade que passa por nos durante o dia-a-dia.
Thammy Javarini - 2M1
RENATO PACHECO.

Thammy Javarinii disse...

Gostei do texto e ao mesmo tempo não gostei ,me deixou muito a desejar esperei por sermos do ensino médio os textos teriam que ter mais aprofundados, mas apesar disso é um texto fácil de se entender e bem do cotidiano, uma realidade que passa por nos durante o dia-a-dia.
Thammy Javarini - 2M1
RENATO PACHECO.

Blogg da Babii disse...

No texto lido, pude entender que o surgimento da ética foi essencial para entender a natureza humana.Ela surgiu por causa da preocupação do ser humano consigo mesmo. Como o filosofo Foucault disse, a ética é tudo aquilo que fazemos a nós mesmos.O caratér está totalmente ligado a ética. Mas hoje em dia, ainda existem pessoas que não conseguem compreender o que é ética, ela não está ligada a lei ou algum código que devemos cumprir. Ela é um questionamento sobre as nossas atitudes.
Realmente a amizade tem um valor inestimável, onde achamos um refúgio sempre que precisamos, como se fosse um abrigo. Você sabe que pode contar com a sinceridade de um velho amigo.

Bárbara Silva Pereira - 2M1

TééhGodoy disse...

Eu achei o texto bem inspirador, pois ele relata uma realidade que poucos a realizam como disse o aluno todos nos o deixaria morrer não se preocupando com o pobre do animal já filosofo lhe da uma lição de ética em seus alunos pois por eles serem novos eles tem que fazer de acordo com o que são mandados por seus pais e não podem fazer o que acham que devem fazer e sim obedecer.

Stefane 2M5

Anônimo disse...

O texto nos diz o quanto a ética é importante para nós. Ela pode ser vista como um refúgio ou caráter. Nós devemos ser amigos, independente do que pensem ou falem de nós. Devemos agir com razão, pensando sempre no próximo e sempre refletindo e pensando antes de falarmos dos outros.

Nome: Luis Felipe
Série: 2M5
Escola: Renato Pacheco

Owned disse...

Eu também acho que os melhores espelhos são os velhos amigos,afinal,sempre que estou me afundando em degraça um velho amigo me mostra que esse não é o caminho certo e que essa não é minha natureza,e sim algum mal costume que eu adquiri.

Owned disse...

eu também acho que o melhor espelho é um velho amiga,pois sempre que estou me afundando em desgraça um velho amigo me diz que esta não é a coisa certa a fazer e que isso não é de minha natureza,e sim um mal costume que adquiri da sociedade neoliberal.

Owned disse...

eu também acho que o melhor espelho é um velho amiga,pois sempre que estou me afundando em desgraça um velho amigo me diz que esta não é a coisa certa a fazer e que isso não é de minha natureza,e sim um mal costume que adquiri da sociedade neoliberal.

2m5

Lara Lins disse...

Concordo com as idéias do texto em todos os aspectos. A ética não é um conjunto de regras a que devemos nos submeter, e sim uma busca constante para sermos melhores. E isso se alcança através de nossas próprias reflexões, o que achamos que é correto, e não agir como a maioria age. Além disso, é muito importante a idéia de que ética e amizade devem se relacionar. Amigos podem até influenciar nosso agir, mas não se importam quando se tem maneiras diferentes de pensamento, pois o que há de mais valor é a amizade. Alertam-nos quando necessário, nos ajudando a não desequilibrarmos, mas não se portam com interesse. Só verdadeiros amigos sabem valorizar o que realmente somos.


EEEM Professor Renato José da Costa Pacheco
Nome: Lara Souza Lima Lins
Turma: 2M5

Anônimo disse...

O texto “O melhor espelho é o velho amigo”, me fez refletir muito, desde o princípio de como surgiu à ética desde a importância da amizade na vida do ser humano. O mais interessante e mais reflexivo do texto foi o conto, que me fez parar e analisar como a nossa própria opinião é importante. É claro que devemos sempre escutar, respeitar e, dependendo, levar em conta a opinião da maioria, porém, primeiramente, quando se diz a respeito de nós mesmos é sempre bom nós pararmos e analisarmos o que é realmente bom para a nossa vida.

Bianca Passon, 2M1

Anônimo disse...

Pô! eu achei o texto muito interessante pois alem de deixar um pouquinho mais claro alguns aspéctos da ética, ele(o texto) também se relaciona muito com a questão de amizade e eu mi amarro em faser amigos e aprender mais sobre a relação que chamamos de amizade!


Patrick Tápias 2M1
Renato José da Costa Pacheco

Ana Beatriz disse...

É um texto muito interessante,que fala que nós sempre devemos estar vendo nossas atitudes,reavaliando-as sem levar em conta a opinião dos outros.Que devemos dar valor as verdadeiras amizades,aquelas que realmente nos trazem bons resultados.
Quem melhor pra nos estimular a ir atrás dos sonhos ou mudar de atitude do que um velho amigo?
Ana Beatriz Alves-2M2

Malena Barreto disse...

O texto explicar o significado correto de ética. E nos faz pensar sobre o valor da amizade, que não devemos seguir sozinhos. Sempre dividindo nossos sentimentos, sempre ter alguém pra te alertar sobre as coisas erradas que estamos prestes a fazer.
Avaliar nossas atitudes antes de fazê-las, é recomendado.

x MALENA BARRETO, 2 M1

mariana remydio disse...

O texto fala sobre ética e sobre a amizade,e fala de um conto,da qual a moral é que um sujeito com ética é aquele que toma suas próprias decisões analisando tudo e tomando a decisão correta. E que a amizade é importante para nós,que com a amizade nós mostramos nossa ética.

Mariana Remydio,
2m1,Escola Renato Pacheco.

Boas Maneiras e Filosofia disse...

O texto é muito interessante!!! O comentário que eu gostaria de fazer é: na minha opinião o que falta pras pessoas hoje em dia é refletir um pouco os próprios atos pois todos dizem: a ética é muito importante, a ética pode mudar o mundo, a ética isso, a ética aquilo ... e logo em seguida jogam um papel no chão, mentem, prejudicam outras pessoas, tomam atitudes totalmente anti éticas. Eu realmente acho a ética importantíssima, mas falta apenas colocarmos em pratica... Antigamente as pessoas eram menos individualistas e talvez possa ser isso que falte nas pessoas hoje em dia, eu gostaria que as pessoas pensassem e refletissem mais sobre os próprios atos.

Adorei o texto, ele mostra bem isso e outras coisas mais!!!

Larissa Bona de Sousa – 2v1
Renato Pacheco

Larissa Bona disse...

O texto é muito interessante!!! O comentário que eu gostaria de fazer é: na minha opinião o que falta pras pessoas hoje em dia é refletir um pouco os próprios atos pois todos dizem: a ética é muito importante, a ética pode mudar o mundo, a ética isso, a ética aquilo ... e logo em seguida jogam um papel no chão, mentem, prejudicam outras pessoas, tomam atitudes totalmente anti éticas. Eu realmente acho a ética importantíssima, mas falta apenas colocarmos em pratica... Antigamente as pessoas eram menos individualistas e talvez possa ser isso que falte nas pessoas hoje em dia, eu gostaria que as pessoas pensassem e refletissem mais sobre os próprios atos.

Adorei o texto, ele mostra bem isso e outras coisas mais!!!

Larissa Bona de Sousa – 2v1
Renato Pacheco

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathaly Lima disse...

O Texto nos faz refletir e pensar como nossa forma de agir as vezes,ingrige a nossa ética,ou seja muitas vezes agimos de acordo com o que as pessoas pensam e esquecemos que o que realmente importa é a nossa opinião,e aquilo que realmente importa para nós.Porém muitas vezes agimos por medo,afinal sempre achamos que se nao concordamos com o próximo,com a opiniao dele,é muito provavel que nao possamos fazer parte do meio deles. O texto aborda também um assunto muito importante que é a amizade,é bom lembrar que amizade e ética andam juntas,reconhecendo o outro como uma pessoa independente que possui seus próprios projetos e sonhos,e que principalmente possui capacidade de decidir por si próprio e tem uma vida particular fora da amizade. A Amizade concerteza é um relacionamento essencial na vida do ser humano,indispensavel para um vida melhor,afinal ninguém vive bem sozinho. Realmente é um texto excelente,nos possibilitando refletir sobre nossas atitudes e nos fazendo perceber que aquilo que importa é a nossa opiniao,é agirmos de acordo com a nossa razao!

Aluna: Nathaly Gabrielli De Lima
Turma:2M2
Escola: Renato Pacheco

Rafael Lima disse...

Eu achei que o livro lido,nos ensina como lidar com situações parecidas com aquela do filósofo e do escorpião,que mesmo sendo um animal venenoso o filósofo salvou a sua vida.A maioria das pessoas não salvariam o animal,mesmo que não fosse um escorpião,mas como também um outro animal venenoso ou um que provoca medo no ser-humano.Caso ocorra um caso parecido com esse,salve o animal indefeso,e qualquer coisa que ele tente fazer contra você,não se preocupe,apenas coloque-o num lugar seguro,porque ele só age assim de acordo com a sua natureza.

"EEEM"Renato Pacheco
nome:Rafael Lima
turma:2M2

B.Caldas disse...

O Texto faz uma reflexão sobre o que realmente somos, e o que achamos que somos. A ética consiste em fazer o que é certo ou errado dentro dos valores e caráter pessoal de cada um, enfim é tomar a decisão que você achar correta e não por influência de outros, também faz menção a amizade pois um verdadeiro amigo pode nos ajudar nos tornar pessoas sempre melhores.

"Renato Pacheco" - 2°M2
Barbara Caldas

Anônimo disse...

Todo ser humano deveria refletir sobre como ser ético, para poder refletir os próprios atos.
Assim como o filósofo, devíamos agir de acordo com o que nós pensamos, de acordo com o que achamos que é certo, essa deveria ser a nossa ética.
Mas muitas vezes esquecemos a nossa opinião e acatamos a opinião alheia.
A amizade também é muito importante na nossa relação ética, pois precisamos de um amigo para nos espelharmos nele e para nos ajudar com o que é preciso.

Angélica Pereira Mendes
Turma 2M1
Escola Renato Pacheco
2011

Claudio disse...

Nem todo melhor amigo é o melhor espelho.
Nós devemos usar de espelho as coisas boas que encontramos nos outros, sabendo decifrar o que é ético ou não. O que é ser ético na minha concepção? E o que posso trazer do outro para melhorar a minha vida e o que esta ao redor dela? Penso que ser ético é seguir uma conduta de vida que constitui em regras de um bom convívio com os outros respeitando o modo de viver de cada um, e quando for possível orienta-lo para o caminho correto segundo o modo de conduta ditada pelas leis locais. Nunca posso associar generosidade como ética. Pois praticar boas ações não diz que é ser ético. Ética esta além da caridade, da generosidade e do livre arbítrio. O que é bom para você ou para o outro não quer dizer que é bom para todos. Lembre-se que não só porque é seu melhor amigo que ele tem que ser ético.


Claudio Muniz Rocha Borges 2M2
Renato José da Costa Pacheco

Lorena Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorena Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorena Mello disse...

Gostei muito do texto, ele me vez refletir muito sobre o assunto.
Eu acredito que amizade é tudo na nossa vida, sem amigos você não é nada.
Sempre é bom você ter um velho amigo, ele é sempre quem te fala sinceramente as suas opiniões sobre você. Esse texto faz refletir e pensar muito sobre o assunto, para vê quem você realmente é, e quem são seus verdadeiros amigos. Muito bom...
Nome: Lorena de Mello
Turma: 2V2
Escola: Renato Pacheco

Fabiana Dettmann Perovano disse...

o texto se refere a uma amizade verdadeira , onde não se importa a cor , a raça a religião ou a situação financeira e sim o que essa pessoa possa te oferecer em questão de amor , carinho , a amizade é em quem podemos confiar é o sentimento mas lindo puro e verdadeiro
Fabiana Dettmann
José Renato da costa pacheco -2°m5

Anônimo disse...

O texto deixa explícito a concepção de sabedoria, que começa quando analisamos todas as nossas ações como se fossem as últimas de nossas vidas, conceituando o bem e o mal que fazemos diariamente, escolhemos o bem e realizamos o bem pelo bem.
1.Fato: O filósofo viu o escorpião sendo carregado pelo rio e foi salvá-lo.
2.Fato: Pegou o bicho na mão que o picou e deixou o cair na água.
3.Fato: Pegou um galho e salvou o bicho de lá.
O filósofo viu o escorpião sendo carregado pela água e sabia que não poderia deixa-lo morrer porque era injusto, no fato de que o filósofo tinha o poder de ajudar o bicho, então pegou o bicho na mão, o bicho estava assustado de fato por estar quase morrendo e o picou instintivamente como forma de defesa ao acontecido, o filósofo derrubou o bicho na água mais sabia claramente que o bicho não possuía inteligência para compreender o que de fato havia acorrido naquele local então o filósofo pegou o galho e salvou o bicho.
Resumindo o filósofo não era filósofo era um sábio.

Renato Pacheco
Enius - 2v2

djtreks disse...

"O melhor espelho é o velho amigo"

Uma vez me perguntaram como que eu era, então respondi:
-Eu não sei, mas meu amigo ali sabe!
Sem entender, ele foi perguntar ao meu amigo.

Ora, se uma pessoa é mesmo seu amigo, ele sabe como você é,sabe o que é melhor pra você,ela te protege,te acolhe como uma casa(êthos),está disposto a te alertar, moldar o seu caráter(éthos).
O sentido da Ética tem a ver com essas duas palavras: Êthos - casa ou caverna, e Éthos – comportamento ou caráter.
A Ética surgiu quando o ser humano começou a se preocupar consigo mesmo, com suas condutas, para viver da melhor maneira possível no seu dia-a-dia, como um amigo que te dar conselhos para não errar, pois te conhece, sabe o que te faz bem ou mal.

Jalbert Junior
2M1

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto é muito interessante, ele fala do valor moral de cada pessoa, a ética de cada um, pois muitas pessoas sem personalidade vão à onda de pessoas de grande influência e o que o texto mostra é o contrário, que cada um pode tomar as suas próprias atitudes sem precisar tomar decisões que outras pessoas teriam feito. Outro assunto que o texto transmite é em relação á amizade: que os verdadeiros amigos não são aqueles que gostam do que a gente já é, mas sim aquele que quer sempre nos melhorar a cada dia que passamos juntos sendo mais sinceros uns com os outros.

Kimberly S. Caetano
Renato Pacheco - 2V2

Lorena Cardoso disse...

O texto mostra que a ética surgiu a partir do momento que o ser humano começou a se preocupar consigo mesmo. E que nós devemos julgar até os nossos pequenos atos para que possamos melhorar a cada vez mais. A ética é sempre com a sinceridade desinteressada de um amigo.

ALUNO(a): LORENA CARDOSO FREITAS
TURMA: 2V2
ESCOLA: RENATO PACHECO

Anônimo disse...

A ética é uma referência para que os indivíduos possam viver em sociedade através de atitudes de julgamentos críticos da moral vigente, tornando-se mais humanos diante da vida cotidiana. A ética se aplica à família, à sociedade e ao estado, promovendo a reflexão crítica da moralidade. Mas muitas vezes não usamos a ética em nosso comportamento. Achei muito interessante o texto, pois relata de certas opiniões. O sábio agia com sua ética e os alunos agiam como muitas pessoas, sem sua própria opinião.
Outro ponto que também observei foi a questão da “amizade”, ela é muito importante, pois Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista !

Ivana Nascimento – 2v3
(Renato Pacheco)

Amanda Klemenz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Klemenz disse...

Esse texto é muito interessante, pois átraves dele podemos resolver várias situações que acontece conosco no dia-a-dia, e ensina o quanto é importante as vezes agirmos pela rezão e não por influências da maioria e o quanto é importante ter amigos com quem contarmos e confiarmos á qualquer hora e em qualquer momento de nossas vidas.

Aluna: Amanda Klemenz
Turma: 2v2
Escola: Renato Pacheco

Camila disse...

muitas vezes da nossa vida(ou sempre) é necessário agirmos pela razão, não pela emoção e nem pelo que a maioria agi.Concordo plenamente acho que é mais necessário agirmos pela razão do que pela emoção.Na minha opnião é mais Ético =]

Camila Custódio
Renato Pacheco
2V3

Letícia Borges disse...

Bom, a ética parte de cada um de nós. Devemos sempre agir de acordo com o que a nossa consciência manda. Não importa se todos dizem que você está errado, se você tem convicção da sua idéia, defenda-a até o fim. Devemos sempre nos questionar se o que estamos fazendo é certo, para não entrarmos em contradição com os nossos princípios. Nós devemos sempre tentar ser únicos, singulares. Mas não conseguimos isso tudo sozinhos. A companhia de nossos amigos é tudo. Eles sempre vão estar ali, do seu lado, nas horas boas e más. Vão "puxar nossas orelhas" quando fizermos algo errado, e vão sempre estar ali nos dando os parabéns por ter acertado. Então se um dia, você ficar confuso e não souber mais quem você é, olhe para seu amigo, ele te dirá quem realmente você é.

Letícia Borges Aguiar
2M2
Renato Pacheco

Lorraynne Rodrigues disse...

Mediante ao texto podemos observar que estamos em meio a pessoas que não se importam muito com a vida alheia e com cada ser obtendo sua opinião sobre o caráter de um todo. As vezes é necessário agirmos pela razão e outras pela emoção e não pelo o que a maioria acha.
Lorraynne Rodrigues 2v3
Renato Pacheco

Patrick Hernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrick Hernandes disse...

Esse texto é um texto para refletir e para a pessoa pensar no que faz de errado pensando que esta fazendo certo! Um trecho do texto q me interessou muito foi: "Por que o senhor salvou esse ser asqueroso que retribuiu sua ajuda tentando te matar? Qualquer um de nós teria deixado ele morrer afogado.

E o filósofo respondeu: ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão."


Patrick Hernandes - 2V3 - E.E.E.M. Renato Pacheco!

thais teixeira :* disse...

Esse texto é muito legal pois aborda pontos interessantes sobre a amizade que é um assunto de grande importância e que devemos agir pela razão. E o texto mostra também que sempre devemos ajudar o próximo mesmo que essa pessoa te ignore.

Thaís Bento Teixeira
Renato Pacheco
2M2.

Márcia Araújo disse...

Esse texto é muito interessante ele aborda vários temas,mas o principal e o mais polêmico é a ética. Muitos não sabem o que é ética, ele não define mas no leva a refletir a respeito. Com isso tiramos nossas próprias conclusões, a minha é que a ética é um conjunto de valores das pessoas !
MÁRCIA 2M2

Marcelin disse...

Bom... Querendo ou não, a ética nos faz crescer, devido ela ter surgido com um propósito de nos ajudar escolher nossos caminhos da melhor maneira possível. E esses tipos de escolhas ficam bem claras no conto do filósofo que ao invés de agir como a maioria agiria, agiu de acordo com a razão, com suas próprias conclusões, e isso serve de reflexão para todos !

Aluno: Marcelo Candido
Turma: 2m2
Renato pacheco

Wellerson James disse...

Achei o texto muito bom, e que explica muito bem sobre o que é ética o que muitas pessoas acham que a ética é somente respeitar,não matar,roubar e entre outras coisas mais não é somente isso,e nem decorar as leis,ética é respeitar o próximo e ser respeitado do jeito que a pessoa é, mais além disso é texto é muito interessante.

Wellerson James
2v3-E.E.E.M."Renato Pacheco"

Jenifer Cardoso disse...

O texto aborda , sobre o caráter de cada um e a amizade , que são importantíssimas em nossas vidas. O caráter vai emadurecendo em nossas escolhas e atitudes em nosso dia a dia. É necessário que não precisemos de leis , nem irmos pela opinião da maioria, pois nossas ações devem ser motivadas pelo amor e pelo bom senso. Mais não somos perfeitos , e devemos ter amigos para nos mostrar aonde errados , e nossos pontos fracos, com amor e carinho, pois em todo o tempo ame o amigo , e para hora da angustia nasce o irmão.

Jenifer Cardoso, 2v3

Jenifer Cardoso disse...

O texto aborda , sobre o caráter de cada um e a amizade , que são importantíssimas em nossas vidas. O caráter vai emadurecendo em nossas escolhas e atitudes em nosso dia a dia. É necessário que não precisemos de leis , nem irmos pela opinião da maioria, pois nossas ações devem ser motivadas pelo amor e pelo bom senso. Mais não somos perfeitos , e devemos ter amigos para nos mostrar aonde errados , e nossos pontos fracos, com amor e carinho, pois em todo o tempo ame o amigo , e para hora da angustia nasce o irmão.

Jenifer Cardoso, 2v3

Jenifer Cardoso disse...

O texto aborda , sobre o caráter de cada um e a amizade , que são importantíssimas em nossas vidas. O caráter vai emadurecendo em nossas escolhas e atitudes em nosso dia a dia. É necessário que não precisemos de leis , nem irmos pela opinião da maioria, pois nossas ações devem ser motivadas pelo amor e pelo bom senso. Mais não somos perfeitos , e devemos ter amigos para nos mostrar aonde errados , e nossos pontos fracos, com amor e carinho, pois em todo o tempo ame o amigo , e para hora da angustia nasce o irmão.

Jenifer Cardoso, 2v3

mateus peixoto disse...

a ética pode ser definida então como um carater bom que irá te proteger, pois se você tem um bom carater composto por respeito dignidade educação e etc; viverá bem em paz com todos e com você mesmo, protegido pela ética! Mateus Peixoto Rocha 2v3 =D

Marcela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mateus peixoto disse...

E nesse texto sobre o velho amigo quer dizer que o velho amigo diz tudo, suas qualidades seus defeitos nao mente em nada, por isso o melhor espelho é o velho amigo!
Mateus Peixoto Rocha 2v3
meu blog : peixotomateus.blogspot.com

Marcela disse...

Quando nós lemos esse tipo de texto, ele nos faz refletir um pouco sobre nossa vida, nossas atitudes tomadas no decorrer do nosso dia-a-dia e nos mostra atitudes que julgamos ser certas para nós e para outros não e na maioria das vezes quem nos mostra esse erro é a verdadeira amizade.
Marcela Alves
2v3
Renato Pacheco

Juliana Mazarak disse...

O que tirei de lição a ser aplicada na vida desse texto é que antes de pensar quem qualquer coisa que podem dizer ou achar ao nosso respeito, nós devemos estar de bem com o que fazemos e fazer o que se acha certo. Dessa forma nada que os outros digam a respeito de tal atitude pode te abalar ou o fazer se arrepender de ter feito, como se algo der errado, você deseje não ter feito, porque algum fulano tinha te avisado pra não fazer... Também passa uma ideia de auto-confiança e persistência , quando se está obstinado a alguma coisa, como o homem a salvar o escorpião, não se deve desistir na primeira vez por qualquer que seja o obstáculo.
Se você quer e acredita que pode fazer algo , faça ! Não é preciso ninguém te dizer se a sua atitude está de acordo ou não com a mente coletiva.

Juliana de Oliveira Mazarak
2V3/Renato Pacheco

Maurício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Bricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Bricio disse...

Este texto é realmente fascinante, pois mediante a esse texto podemos observar alguns pontos interesantes.
o ser humano tem uma natureza duvidosa e uma preocupação com si próprio. Logo, a ética pode ser classificada como uma espécie de proteção dos valores de cada ser de acordo com o seu modo de pensar, agir e decidir.
Cada individuo deve agir com sua razão e sua ética sem medo de expressar diante da sociedade, pelo simples fato de ter uma opinião própria.
Devemos nos destacar pelo que somos e fazendo atos sem a intenção de receber algo em troca. Devemos expor nossas opiniões, mesmo que seja contraria a maioria.

João Felipe Brício, 2v3

João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 589   Recentes› Mais recentes»