quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Areté


Do grego ἀρετή,  em geral é traduzida por excelência, virtude ou mais recentemente valor, indicava as qualidades que deveriam ser obtidas conforme a essência de cada coisa.

Na educação integral grega, chamada paidéia, a aretê era fundamental para a formação de um cidadão exemplar e atuante na sociedade e remonta aos tempos homéricos. E é na Ilíada e que encontramos a palavra aretê como indicativo do herói personificado em Aquiles, o guerreiro ideal, corajoso, hábil, educado.




Para Aristóteles a aretê era adquirida por hábito, e era o justo meio entre dois extremos, entre dois vícios e, no caso específico do homem, deveria empregar a razão para alcançá-lo. Assim a coragem é o justo meio entre a covardia, que nos faz fugir daquilo que podemos enfrentar, e da ação irresponsável que nos faz enfrentar alguém indiscutivelmente mais forte e preparado.
Enquanto qualidade desejada do cidadão, a aretê muda conforme o tipo de sociedade que estamos construindo.

Atividade
1. Assista os vídeos “Vida Maria” e “Eduardo e Mônica”, discuta com os integrantes do seu grupo e poste um comentário destacando os diferentes valores (aretê) que é desejado para os personagens em cada um deles. Lembre de se identificar corretamente.

2. Assista o vídeo "Resgate seus valores”, discuta com os integrantes do seu grupo  valores OFF que você gostaria de desligar  no mundo atual e valores ON que você gostaria que fossem mais exaltados no mundo atual.
http://www.viverafilosofia.com.br/p/videos.html


3. A partir de suas vivências e reflexões, conceitue o que é valor e publique no comentário.  

Nenhum comentário: