domingo, 28 de agosto de 2011

Café Filosófico - Paulo Gaudêncio - O Entediado - A Vida Profissional

A vida profissional: o entediado

O que é tédio?
Tédio é a ausência de medo
O medo é o sal da vida.
O homem maduro
No início eu pensava que o homem maduro é uma pirâmide sólida e inabalável.
Hoje eu penso que o homem maduro é um móbile frágil.
O homem maduro tem a “insustentável leveza do ser”.
As emoções se equilibram umas às outras.

Toda emoção é boa, mas  elas podem dar um resultado bom ou ruim.
O amor é incrível, mas em excesso pode gerar superproteção.
O amor é equilibrado pela agressividade
Agressividade
A agressividade é o combustível da ação.
Exemplo: gasolina,  seu jogo em alguém eu acendo um fósforo eu mato, se eu coloco  em um carro eu tenho um meio de transporte.

Se eu elimino a agressividade nunca vou matar ninguém, mas não serei competitivo.
O papel da mulher: ganhos a sexualidade e a agressividade.
O homem: a afetividade ganhou algum espaço, e o medo que ainda ganhou pouco espaço.

REQUALIFICAÇÃO DO MEDO
O medo nos prepara automaticamente para uma reação de luta ou de fuga.
Órgão nobre do corpo em situação de luta ou fuga: músculo.

A adrenalina tira o sangue onde é tão importante e desvia para preparar uma reação muscular. Por isso, ficamos branco de medo e sentimos frio no estômago.
Rapidamente: taquicardia, bem oxigenado ataque de pneia.

O medo paralisa para você medir o tamanho da encrenca
A agressividade te mobiliza para:
Tamanho da encrenca é grande,  meço a minha força e:
dá para eu enfrentar e eu enfrento: coragem
dá para enfrentar e eu fujo: covardia
não dá pra enfrentar e eu fujo: prudência
não dá pra enfrentar e eu enfrento: irresponsabilidade
Ser maduro
Ser maduro é saber sentir o medo e escolher uma opção corajosa ou prudente.
Segunda função: pedagógico
Se não houver medo não haverá aprendizado das normas.
O medo ensina o respeito aos limites.
A criança é menor e heterônoma.
Heterônoma: ainda não entende as regras com a própria cabeça.
O bom pai é o que cumpre a tarefa de se tornar desnecessário
Segunda função: pedagógico,
Filho maior e heterônomo: imaturo.
A introjeção da norma só se dá se a criança tiver medo da sanção: cara feia, bronca, proibição.
Exemplo do cinto de segurança: o medo da multa nos educa.
O medo nos educa e ajuda a educar os filhos.
O medo é desencadeante de mudança, mas não mantém, quem mantém a mudança é a paixão, que é o lucro que eu tenho na nova situação que assumi.
Terceira função: O medo está resgatando a nossa cidadania
Se não recuperarmos os nossos valores, não vamos virar uma nação.
1.Imprensa livre: medo de ser noticiado.
2.Ministério público independente: medo de ser preso.
3.Indignação: medo de não ter mais espaço político.
O resgate da nossa dignidade passa pelo resgate do medo.
Quarta função: o sal da vida
Exemplo do bom cardiologista que se tornou um mau diretor de hospital porque não tinha habilidade para a nova função e terminou em uma situação de stress patológico.
Por isso o treinamento é profilático de stress, melhorando a habilidade o stress diminui.
Fatores que causam stress na vida profissional: falta de habilidade, prazo, equipe.
“A vida é um pendulo que oscila entre o tédio e o desespero” (Shopenhauer).
Na verdade a vida oscila entre a dificuldade e a habilidade.
Gráfico habilidade x dificuldade
Fatores motivacionais
1.Fazer o que gosta
2.Sentir-se útil
3.Bom ambiente na equipe
4.Ter desafio
5.Ter reconhecimento

Desafio
eu sinto medo, eu tenho coragem e eu enfrento.
Stress
Eustress
Eu = bom
Distress
Dis = mau
Grande dificuldade com baixa habilidade, sem boa equipe, prazo curto = distress
É necessário transformar o que é stress em desafio
Grande habilidade com baixa dificuldade = tédio
A conquista amorosa:
 O outro tem que ser um constante desafio.
 A faixa do fluir é a faixa da paixão.
 A paixão é garantida pela impossibilidade.
 O lugar da paixão é o adultério (Denis  de Reugmant).
O lugar da paixão
Paixão: patologia da atenção, ideia fixa, objeto muito desejado, muito próximo e inatingível.
A paixão garante a pole position, o errado não é a paixão, mas colocá-la como ideal da vida.
O ideal da vida deveria ser o amor, pois o amor garante a continuidade.
O lugar da paixão é no campo profissional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your аrticlе prοvides veгіfіeԁ useful to us.
It’s very educational and you're simply certainly really experienced in this region. You have got opened our sight in order to various thoughts about this particular topic using intriguing and solid content.

Take a look at my web-site :: Buy meridia