segunda-feira, 26 de julho de 2010

Problematizando o tempo e o espaço

  • Leia
  • Pense
  • Responda justificando com argumentos coerentes
  • Justifique
  • Quando possível, use exemplos
  • Evite contradições e generalizações
  • Debata e compartilhe com o grupo
  • Apresente suas conclusões  
  1. Como você sabe que o tempo está passando, sem usar um relógio?
  2. O que é eternidade?
  3. Existe algo no mundo que seja eterno?
  4. Por que o filósofo Heráclito dizia que uma mesma pessoa não pode atravessar o mesmo rio? Qual relação disso com o tempo?
  5. Considerando que Deus seja eterno, porque criou um mundo efêmero?
  6. Considerando que o mundo seja uma criação divina, o que Deus fazia antes de criá-lo?
  7. Qual a relação entre tempo e espaço?
  8. Se o nosso corpo fosse muito grande ou muito pequeno, mudaria a forma como percebemos o espaço? E se nossa vida fosse muito breve ou muito mais longa, mudaria a forma como percebemos o tempo?
  9. Será que o tempo e o espaço sempre existiram? Quais são as condições para o tempo e o espaço existirem?

3 comentários:

Larissa Hora Soares disse...

“O Preconceito”

O preconceito, é uma forma de autoritarismo social de uma sociedade doente, é uma postura ou idéia pré-concebida, é uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade, é uma arma que dói, que perfura que maltrata.
Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. Discrimina-se por quase tudo: pelo vestuário, pela linguagem, pela cor, pelo credo, pela posição social, etc
É indiscutível sentir o preconceito e, somente é capaz de percebê-lo quem já sentiu ou ainda senti.
O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.
O preconceito está sempre presente e não precisa esforço para encontrá-lo. Ele está nas religiões, - cada uma achando que a sua doutrina é a verdadeira, e única. Vamos encontrá-lo no pobre, no trabalhador de baixa instrução, nos homossexuais, nos velhos, deficientes, gordos, feios, baixos, gigantes. E, por aí vai; quantas vezes chamamos as pessoas pelo defeito exposto e não pelo seu nome? É o vesgo, o surdinho, o orelhudo, o fanhoso, o manco, o albino, o gordo, o careca...
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.
Porém a pior das discriminações é contra os deficientes.
“Ser deficiente é uma coisa; ser ineficiente é outra.”
Por tanto chego a seguinte conclusão: Não existe mais gente, existem categorias e grupos prontos para serem discriminados.







Larissa Hora Soares
3ªm4
14/09/2010

Saulo Scopel disse...

Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.

Alguns preconceitos étnicos: “Todo cigano é ladrão.” "O judeu é perverso": v. Anti-semitismo. "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos"; "Todo negro é adepto de feitiçaria". Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos. Há patrões que defendem: "A todo operário falta a inteligência”. O pobre que "nada tem" (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e "nada sabe", é marginalizado na sociedade. Não vendo a sua participação valorizada, ausenta-se. Em seguida, os pobres são acusados de apatia, preguiça, ingenuidade e de fuga nas festas. Finalmente lembramos aqui os preconceitos moralistas contra o corpo nu, contra a dança, a umbigada. E o preconceito contra a magia.

Saulo D.Scopel 3m4

Ciribele disse...

tempo e espaço são definitivamente interligados, tudo o q existe acontece numa determinada era e com certeza não é no vácuo, a natureza tem seus mecanismos próprio de percepção do tempo.