sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Filosofia com alegria

Nosso idioma, o português, é considerado uma língua latina por ser derivado do latim, antiga língua do Império Romano. Também por isso chamamos de América Latina, a parte do continente americano composta por países onde as línguas oficiais são originadas do latim: português, espanhol e francês. O fato de usarmos uma língua latina nos obriga a recorrer ao latim para redescobrirmos o sentindo de algumas palavras, cujo uso cotidiano acaba ocultando ou confundindo.

Assim, a palavra alegria deriva do latim alacer ou alacris, que para além do sentido imediato de alegre, significa também vivo, esperto, ardente, cheio de entusiasmo ou ardor, características próprias da infância ou da juventude e que agora queremos aproximar da Filosofia.

À primeira vista isso parece difícil, pois a imagem que a Filosofia construiu na modernidade parece não rimar com alegria. Hoje no Orkut temos 46 comunidades relacionados com a busca “eu odeio Filosofia”. A maior delas, conta com a participação de mais de 1800 membros.

Já para “eu amo Filosofia”, surgem 46 comunidades, mas com menos participantes, a maior delas com 757. É fácil notar também que entre esses amantes da Filosofia, grande parte a encara de forma muito diversa, a primeira comunidade, por exemplo, está classificada como "religiões e crenças", ou seja, muito distante do que a Filosofia tenta produzir desde sua origem. Também é possível perceber a Filosofia como modo de vida ligado a um ritmo musical como na comunidade “Eu amo Filosofia reggae”.

É fácil concluir que entre os internautas é mais comum encontrar sentimentos de ódio do que de amor a Filosofia. Provavelmente as pessoas que desenvolveram este tipo de sentimento tiveram experiências desmotivantes com a Filosofia em alguma instituição de ensino. Por isso temos as comunidades “eu odeio aula de Filosofia” ou “eu odeio meu prof de Filosofia”.

O fato é que este incômodo com a Filosofia pode indicar duas coisas. Primeiro, houve um contato com a Filosofia, mas se permaneceu no seu “gosto amargo”, como quando ela destrói nossas certezas e não conseguimos colocar nada no lugar. Segundo, e mais provável, não houve contato com a Filosofia, mas com métodos e estratégias que colocaram para os alunos objetivos impenetráveis, distantes, muitas vezes reduzidos a reprodução de sua história.

O mesmo ocorre com uma série de outros conhecimentos muito mais odiados do que a Filosofia. A campeã da cólera estudantil, é claro, é a Matemática, mas os internautas odeiam mais a Educação Física, Português, Física, Química, História e Geografia do que a Filosofia.
Quem faz isso? A própria escola moderna com seus jogos de verdades e poderes.

Mas existe uma certa contradição em se falar de ódio à Filosofia. A etimologia, estudo da origem da palavra grega philosophia mostra isso, pois philo quer dizer amor e sophia, sabedoria. Amor à sabedoria é uma relação de atração pelo saber, uma relação que proporciona prazer e alegria. Portanto se alguém pensa que odeia a Filosofia ainda não foi apresentado a ela, mas a alguma coisa mascarada de Filosofia. Está confundindo a Filosofia com a didática do professor, com a dificuldade de um texto repleto de palavras estranhas, com as exigências das avaliações, com as práticas que se exercem nas escolas.

Há quem pense ser a Filosofia algo impossível para pessoas pouco instruídas, crianças e jovens e por isso mesmo sempre a apresentam estendendo uma mão fria, como quem conta uma história de terror. Quem procede assim é porque criou certa relação com ela e acredita que todos terão essa mesma impressão. No entanto, a experiência com Filosofia sempre produz novidades, singularidades, diferenças, mas principalmente alegria e nada mais atual do que as palavras do filósofo francês Michel de Montaigne que percebia esse nosso problema já no século XVI:

É estranho que em nosso tempo a Filosofia não seja, até para gente inteligente, mais do que um nome vão e fantástico, sem utilidade nem valor, na teoria como na prática. Creio que isso se deve aos raciocínios capciosos [enganadores] e embrulhados com que lhe atopetaram o caminho. Faz-se muito mal em a pintar como inacessível aos jovens, e em lhe emprestar uma fisionomia severa, carrancuda e temível. Quem lhe pôs tal máscara falsa, lívida [pálida], hedionda [repulsiva, horrível]? Pois não há nada mais alegre, mais vivo e diria quase divertido. Tem ar de festa e folguedo. Não habita onde haja caras tristes e enrugadas(MONTAIGNE, 1972, p. 86).

PICOLI, A. R.

REFERÊNCIAS:
Montaigne, M. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

O vídeo do link abaixo, feito pelo aluno João Héctor do Colégio Estadual do Espírito Santo, ajuda a pensar como seria ficar sem a Filosofia:

http://www.youtube.com/watch?v=nfFsrhZW17Q

335 comentários:

1 – 200 de 335   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante,
Ele expõe a reação de alunos, após a atitude de um filósofo, que agiu de uma forma inesperada ao salvar um escorpião da "morte". Sendo que, aquele escorpião poderia causar consequências ruins aos próprios alunos e até mesmo ao filósofo.
E tiramos como conclusão que, devemos agir da forma que achamos ser o correto, e não da forma que as pessoas ao nosso redor, dizem que é o correto.

Milena P.
2M2.
Colégio Estadual.

Anônimo disse...

Comentário no texto errado -->

Milena P.
2M2
Colégio Estadual

Anônimo disse...

o conto citado no texto é muito interessante e construtivo. Os alunos agiram como a maioria dos seres humanos agiriam, logo o professor agiu muito diferente de seus alunos, usando a razão e não o medo
Nome: Thalita O Santos
Turma : 2v3

gustavo paixão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gustavo paixão disse...

muito interesante,mas na minha opinião vc é quem faz a ética.
Gustavo
2v5

Anônimo disse...

Miquéias,Weverton 1v8.

Achei O texto muito interessante!
Porque mostra como o mundo acha da filosofia pelo site de relacionamento (Orkut).
Muitas pessoas acham a filosofia uma chatice. Na verdade A filosofia é Um fato Muito Interessante de Ver a maneira de Viver e de quem já viveu uma vida.

Maiza furtado disse...

A atitude que o filósofo teve tenho certeza que nenhum de nós teríamos,
mesmo porque ele agiu pela razão e nós agiríamos como a maioria das
pessoas agem.

Maiza Furtado 2v5

Anônimo disse...

O texto é bem realista, confesso que minnha visão de filosofia esta relacionada a pessoas que sabem pensar, ou seja, quem opta em ser filósofo deve saber lidar com os embaraços que a matéria faz na mente.


Camila ssm1

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathany Damasceno disse...

Ótimo texto, bem elaborado e muito interessante.
Mostra que as pessoas que pensam odiar a filosofia são na verdade sem cultura, pois não conhecem internamente a filosofia. E partes dessas pessoas são adolescentes. Mas a culpa desses adolescentes pensarem desse jeito é dos supostos métodos de ensino dos seus professores.

2M3

Maxwel Soares disse...

É um bom texto, pois mostra dados que confirmam que a maioria dos adolescentes de hoje em dia odeiam a filosofia, mas ao mesmo tempo mostra que esses adolescentes (e até pessoas mais maduras), odeiam algo que provavelmente não conhecem, pois é bem provável que se estivessem um pouco mais aprofundados no assunto não achariam a filosofia uma disciplina tão ruim assim. O texto também mostra o significado da palavra, "Amor a sabedoria", se o "meliante" não tem amor à sabedoria, não tem como o mesmo gostar de nenhuma disciplina estudantil, pois todas estão relacionadas com a mesma. Então conclui que devemos primeiro saber do que se trata o assunto, para depois escolhermos se gostamos ou não. Assim poderemos Estudar a Filosofia com Alegria.

Maxwel Soares
Colégio Estadual do Espírito Santo
2M3

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, ele fala de caráter, de princípios. Fala sobre ética, a mesma que se encontra escassa nos dias atuais, de analisar as situações e ver qual realmente é a melhor atitude a ser tomada. Este texto nos leva à reflexão sobre aquilo que realmente nos importa, se o que penso estar certo ou o que as pessoas dizem que está. Leva-nos a valorizar nossos amigos, velhos amigos, eles nos conhecem, intimamente e muitas vezes não nos damos conta de sua importância, sabem quem realmente somos e nos aturam.

Samira Rebuli
2m5, Colégio Estadual

Anônimo disse...

Por favor desconsiderar o comentário acima!
Samira Rebuli

Anônimo disse...

Muito imteressante por falar da situaçao de
alunos odiarem a filosofia, emguanto outros falam que amam, Bom isso parese julgamento
como gostar ou nao gostar da filosofia, isso depende do ponto de vista de cada pessoa ou
aluno.

diego / 2m3 / colegio estadual

Anônimo disse...

Muitas pessoas hoje odeiam a filosofia por não conhecerem realmente o que é filosofia, e tem muitos que amam ou fingem que amam mais sem mesmo saberem o que é filosofia e acham que filosofia é algum tipo de religião, ou tiveram um ensino ‘’ótimo de filosofia’’ e acham que filosofia literalmente um ‘’saco’’ e na verdade a filosofia é um amor por isso quer dizer amor a sabedoria.

Roberta L.
Estadual.
1V10

Anônimo disse...

Maria Gabriela - Estadual 2m3


A Filosofia é uma disciplina que de certa forma obriga os alunos a pensarem nas origens das coisas, nos porquês. O que muitas vezes não os interessa, segundo os próprios.
Devido há isso muito deles passam a odiá- la sem nem mesmo tentar entender, ou porque o método de ensino adotado pelo professor não os agrada, levando assim ao “ódio a matéria”.
“Amor a Sabedoria” seria uma coisa que quase nenhum adolescente de hoje em dia sabe fazer. Saiba usar sua inteligência com sabedoria.

JordanRodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JordanRodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lívia Pinheiro disse...

A filosofia sempre chega aos estudantes com textos de dfícil compreensão, quase abstratos! Por isso causa todo esse ressentimento. Ainda que filosofia queira dizer "amor à sabedoria", isso não significa muita coisa pra nós, estudantes, pois a filosofia é uma coisa sobre a qual não sabemos, não entendemos.


Lívia Pinheiro, 2m3

JordanRodrigues disse...

É... E o que fica aparente, é que a grande Filosofia se torna uma pseudo vilã no mundo de muitos jovens, porém, os mesmos fazem tal julgamento, onde não sabem para que realmente a Filosofia exista, subjugando a mesma, e tendo em vista que ela não possa vir beneficiá-lo sendo uma “ética” estúpida e monótona e assim obtendo uma má visão... Porém, o individuo depois de um tempo começa a questionar situações da própria vida, e conseqüentemente sente falta de algo para confortá-lo ou que o ajude a fazer reflexões em si mesmo, situações do cotidiano, situações da própria vida, reflexões passadas, elementos em nossa volta e que é aí que a grande e majestosa Filosofia entra! Porem seria tarde de mais para saber o que ele deixou de gostar? Do interesse pela tal “matéria” chata? Que grandes mestres e professores queriam nos apresentar, e o indivíduo teve uma má visão daquilo? Bem. É um tanto irônico isso, porém, é só deixar-se levar pela beleza da Filosofia, algo que veio para nos beneficiar!

Jordan S.
1V10

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

Filosofar é esclarecer o real sentido das coisas e despertar um olhar critico de cada individuo.
Existem varias pessoas que não gostam de filosofia, devido estar vivendo em uma época que tudo está pronto. As pessoas não querem raciocinar , e não querem ter um olhar critico, simplesmente se deixam levar pelos outros.

Um exemplo disso é a parábola do Elefante.

Os elefantes são fortes, conseguem empurra coisas imensas, pesam toneladas. Mas ficam preso em uma simples corda, algo que poderia fugir a qualquer momento, a questão é que os elefantes não sabem que cresceram, pois quando eram menores não tinham força suficiente para arrebentar a corda, então deixaram de tentar.

Assim é a população, elas não vêem o quanto pode fazer e deve fazer, apenas acomoda-se esperando alguém a libertá-las da vida ruim. E a filosofia é grande álibi para mudar a cabeça da população, mas as pessoas estão acostumadas com tudo pronto, é como um grande e forte elefante que se rende a apenas uma simples corda.

Mas também existem pessoas que gostam de filosofia, pois a filosofia é a pessoa ter a própria opinião ou seja ser critico, e além disso a filosofia está em toda parte.

A coragem filosófica é a coragem da razão, porque a intenção filosófica, no fim de contas, não é mais do que a intenção racional do homem. A filosofia é a razão humana intencional, conduzindo corajosamente a sua ação e a sua obra até o fim das suas capacidades. Frase de (J. Vialatoux).

A filosofia acontece no dia-a-dia da nossa vida, basta nos darmos conta disso.

Camila A.
1v10
Estadual

Anônimo disse...

muito interesante.mas gostei na parte que a largata deixou de virar borboleta e ficar largata

Anônimo disse...

Gostei muito do texto principalmente quando diz da contradição em se falar de ódio a filosofia. Se no mesmo texto diz que “se alguém pensa que odeia a filosofia ainda não foi apresentado a ela”.
Já (Montaigne) fala da mascara falsa que foi dada a ela, pois na opinião dele e algo alegre, vivo e quase divertido.

Nome: Victor Pereira Coutinho
Turma: 2m3 Colégio Estadual do Espírito Santo
Turno: Matutino

Anônimo disse...

Muito Bom O Texto ele Está Interessante e Bem Elaborado!
Mostra Que Muitos jovens Julgam a filosofia Sem Mesmo Saber o Que é ela de verdade (sua origem), acho uma Ignorância da parte das mesmas, pois nem tudo foi feito pra agradar a todos!
Nome: Danielly Souza Pereira
Turma: 2m3 Colégio Estadual do Espírito Santo
Turno: Matutino

Anônimo disse...

gdgdfggg jhjhhjh shssjsjs

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante e original,No fato de que as pessoas pensam da filosofia uma coisa chata e sem interesse, o texto demonstra uma coisa bem diferente do que pensamos realmente.Existe uma certa contradição em pensar dessa matéria de forma relativa,pessoas que não possui conhecimento nenhum, não consegue entender a importância do amor e da sabedoria na nossas vidas e as que conhecem sabe esclarecer o real sentido das coisas que trazem benefícios ao nossos conhecimentos.

Depende da memória e da organização desta na consciência do sujeito pensante.Como resultado de uma serie de acontecimentos que demarcaram a passagem de uma época e inicio de outra,no que se refere a maneira de compreender e interpretar o mundo e tudo o que nele existe.

Nathália Dias – Colégio Estadual- 2m3
Matutino

Anônimo disse...

A lagarta e um animal que vive nas plantas para se alimentar e tambem acredito que as coisas se transformam.

Anônimo disse...

A lagarta e um animal que vive nas plantas para se alimentar e tambem acredito que as coisas se transformam. Jose Paulo Santana Carmo-Colegio Estadual-1v11

Anônimo disse...

É fácil concluir que entre os internautas é mais comum encontrar sentimentos de ódio do que de amor a Filosofia. eu achei esse trecho do texto muito interessante porque nos fala q é muito mais facil encontrarmos o ódio do q o amor,e muito ruim saber disso mais é a realidade então o que devemos fazer?!!!!♥♥♥


kesidy
1v10

Jéssica disse...

Achei o texto bastante interessante, pois fala sobre o site (Orkut), mostrando o que as pessoas acham da filosofia.
A maioria odeia, algumas pessoas amam, mas são poucas.
A maioria das vezes isso acontece ne nem por causa da matéria, mas sim por causa do professor, tem muitos professores rebeldes, ignorantes, etc. que acaba tornando sua matéria um saco.

Jéssica
1v10
Colégio Estadual

Anônimo disse...

È um bom texto, mostra que grande parte dos jovens “julgam” a filosofia sem mesmo conhecê-la, nem saber o seu verdadeiro significado. Os jovens já definem filosofia como aquela matéria chata, entediante e cheio de coisas sem nenhum valor ou interesse para a sociedade, mas ai que eles se enganam.
A filosofia é uma matéria que se tem muito para ensinar sobre a vida e a sua grande importância e que não é preciso ser um sábio para entendê-la, seu significado tem tudo haver com o que nós queremos para nossas vidas que é alegria e a sabedoria, esse “ódio’ da filosofia com certeza surgiu em uma apresentação desagradável a essa matéria, pôs se ela fosse apresentada da maneira correta mostrando seu real objetivo e significado as coisas seriam completamente diferentes.



Thaís Dutra
2M3
Colégio Estadual

Shamira.M disse...

s“[...]A própria escola moderna com seus jogos de verdades e poderes.”
‘-‘ gostei dessa frase. :B
O que seria então o jogo de poderes na escola?
É exatamente isso que a filosofia quer de nós. Que pensemos. Realmente alunos confundem a matéria Filosofia com a didática utilizada pelo professor. Isso que talvez faça com que “odiemos” a filosofia. A preguiça de pensar também é um dos motivos. [N to generalizando, mas em alguns casos é isso mesmo].
Realmente é estranho quando n consideramos os PRF e estudantes de filosofia como pessoas fantásticas... Hoje, várias coisas vieram dos filósofos... Idéias que ficam até hoje... Porque hoje n dão tanto valor a isso?

Lorena 1V10 disse...

Achei o texto interessante! Pois mostrou os varios lados da Filosofia porque muitas pessoas dizem que odeiam filosofia mais na verdade nem conhecem direito ao ponto de dizerem isso,entao as pessoa muitas vezes quando passa a encarar a filosofia de outra forma procura estudar mais sobre o que é a verdadeiramente filosofia acaba se interessando!!!! e todas aquelas coisas ficam para tras. . . Com isso tambem aprendemos que nao podemos falar que nao gostamos de algo sem antes conhece!

Anônimo disse...

O Texto é realmente muito interresante, pois fala da ética, coisa que poucas pessoas praticam, porque muitas pessoas vão pela emoção e sabemos que muitas vezes é necessário agir pela razão.
O conto mostra que, mesmo o escorpião tendo picado o filosofo, ele o ajudou não agindo pela emoção, mas sim pela razão, pois ele sabia que o animal não o teria picado por querer, mas sim pela própria natureza do animal. É um exemplo muito bom pra nós de como agir pela razão, nós faz refletir e não agir pela emoção em certas situações.


Colégio Estadual do Espiríto Santo
Nome: Emily Alves
Turma: 2M8 matutino

sarah tavares n. (: disse...

O texto é bem realista, mostra como nós adolescentes agimos. Já o filosofo sabe como lidar com o assunto.

Sarah Tavares.
2M5.
Colégio Estadual.

Anônimo disse...

O texto aborda a importância da Filosofia,que com tamanha importância não é levada muito a sério pelos jovens,por motivos de falta de interesse ao aprender tal matéria.A filosofia que todos nós temos mais acesso, e á que está nas coisas mas populares como nas músicas.Acho que devemos se interessar mas por está matéria que é tão importante para a nossa vida,pois quem vive com sabedoria sempre tem Alegria!
Stefany D.
2M3
Colégio Estadual.

Unknown disse...

Hoje em dia muitas pessoas não tem afianidade com a 'filosofia', e este texto expõe exatamente este ponto, alunos que não tem uma relação amigável com a matéria de filosofia, não espandem seus horizontes pesquizando, questionando, realmente há mais pessoas que odeiam filosofia do que realmente gostam, é uma pena que poucos tem a capacidade de entender o seu real sentido fazendo supozições erradas, pos isso não devemos tirar conclusões precipitadads de algo.

Michelle da Silva de Paula
2m4
Colégio Estadual.

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito interessante, mostra dados que confirmam que a maioria dos adolescentes de hoje em dia odeiam a filosofia, mas ao mesmo tempo mostra que esses adolescentes odeiam algo que provavelmente não conhecem, pois é bem provável que se estivessem um pouco mais aprofundados no assunto não achariam a filosofia uma disciplina tão ruim assim. Mas também existem pessoas que gostam de filosofia, pois a filosofia é a pessoa ter a própria opinião, ou seja, ter um olhar critica.
Eu achei o texto muito interessante, mostra dados que confirmam que a maioria dos adolescentes de hoje em dia odeiam a filosofia, mas ao mesmo tempo mostra que esses adolescentes odeiam algo que provavelmente não conhecem, pois é bem provável que se estivessem um pouco mais aprofundados no assunto não achariam a filosofia uma disciplina tão ruim assim. Mas também existem pessoas que gostam de filosofia, pois a filosofia é a pessoa ter a própria opinião, ou seja, ter um olhar critica.
Mas também existem pessoas que gostam de filosofia, pois a filosofia é a pessoa ter a própria opinião ou seja ser critico, e além disso a filosofia está em toda parte.

A coragem filosófica é a coragem da razão, porque a intenção filosófica, no fim de contas, não é mais do que a intenção racional do homem.



Marcus Vinicius
Colégio Estadual 1V8

Anônimo disse...

gostei muitoo desse texto...apois um filosofo salvar "AQUELE" escorpião da morte os alunos tiveram uma "ATITUDE" que muitas pessoas teriam...e isso por que um filosofo teve uma atitude meio que estranha!mais lendo esse texto dá pra ter uma ideia que temos que tomar atitudes que vem em nossas cabeças e não a que as pessoas ao nosso redor tomam!! ...gostei muito também por que ele fala sobre etica e também pela a amizade...

Mary Ellem.
2M2.
Colégio Estadual.

ANA disse...

Eu vou opinar desde a minha experiencia pessoal , também odiei a Filosofia e muitoooooooo!!!
Mas é muito possível que fosse por causa da metodologia , da cobrança em geral... Eu também fui culpável porque não me interessei nem um pouco , a verdade na época pensava em outras coisas...Minha ansiedade pelo saber era bem pouca... Tenho que falar que hoje é muito bom recordar por que vivi a época da minha vida” do nada me chama” intensamente e agora estou vivendo também intensamente esta nova fase de querer saber , de pegar o gostinho do saber , da curiosidade . Hoje adoro a Filosofia e tento ,a pesar de não entender nada ,pensar no dia a dia a traves de ela. A nossa metodologia mudo também.
ANA VARELA FERREIRO

vitin garoti disse...

axo muito interresante a forma de pensar de montaigne , basicamente e ele esta sendo com uma referencia a muitos pensadores filosofos nos dias atuais'

Larissa emmanuele disse...

você mandou super bem
larissa 3m2
colegio estadual

Anônimo disse...

Normalmente achamos que a filosofia e algo sem importância, no qual estamos totalmente enganados, e necessários e muito para a nossa formação.

daiany freire 3 V 3 disse...

Quando se pensa no problema da verdade, o que vem à mente são as considerações sobre a coerência lógica ou sobre a correspondência em discurso e as coisas. Mas é só isso mesmo? O problema da verdade é simplesmente o das condições formais ou materiais dos enunciados? O autor mostra que há algo a mais: no fundamento de nossa inquietação em dizer a verdade, ele descobre uma potência ética, um engajamento subjetivo, uma certa coragem, "A Coragem da Verdade", que é sem dúvida, mais que a audácia a provocação ou da temeridade do desacordo. É o que torna a filosofia viva, no sentido de que, desde Platão, o contrário da verdade e de sua exigência não é o erro, mas a opinião indolente.

Jenifer Lopes 2v1 disse...

Muitas pessoas hoje odeiam a filosofia por não conhecerem realmente o que é filosofia, e tem muitos que amam ou fingem que amam mais sem mesmo saberem o que é filosofia e acham que filosofia é algum tipo de religião,maioria dos adolescentes de hoje em dia odeiam a filosofia, mas ao mesmo tempo mostra que esses adolescentes odeiam algo que provavelmente não conhecem, pois é bem provável que se estivessem um pouco mais aprofundados no assunto não achariam a filosofia uma disciplina tão ruim assim.

Anônimo disse...

Interessante nunca parei para pensar nesse lado da filosofia, realmente muitas pessoas nao se importam muito em entender a filosofia, e sim critica-la, como algo chato para se debater.
mas eu acho legal , porque a filosofia nos mostra a verdade nunca revelada no ser humano.

Colegio Estadual do Espirito Santo
Lays Fernanda
Turma: 2v3

Bruna Spadeto disse...

que a coragem e a verdade devem andar juntas , pq quem tem coragem fala a verdade;isso servi pra politica que menti a todo instante,e todos nos queremos saber e entender a onde esta a coragem e a verdade?no mundo de hoje nao percebemos e nao vemos. ou ate mesmo muitos tem verdade mais nao tem coragem guardam a verdade dentro de si,por que nao tem coragem de dizer e abraçao a mentira ! eu gostei muito do texto bastante verdadeiro e me fez refletir um pouco sobre essa questao.

Bruna Spadeto 2v2

Gustavo Rosa disse...

Na minha opinião, a filosofia é como a política, não tem como ficar de fora de nenhuma delas. A falta de ética também pode ser analisada.

Gustavo Rosa 2v3

Anônimo disse...

Realmente muitas pessoas julgam a Filosofia sem nem antes conhecer direito. Um grande exemplo é os alunos, muitos dizem não gostar sem nem antes conhecer realmente a Filosofia, as vezes parece até haver um preconceito algo que não é nada legal. Pois esse texto mostrou um pouco do lado da Filosofia que não é muito conhecida e com isso nos deixa com algum interesse em saber mais sobre ela, pois lendo este texto descobrimos realmente que nada sabemos sobre ela.


JULIANA L. MAMEDE - 2V1

Leticia 2v1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leticia 2v1 disse...

Achei muito interessante o texto, que mostra o quanto que pessoas , que nem se quer sabem o que é filosofia anda por ai dizendo "odeio filosofia", o texto cita como exemplo o Orkut que possui diversas comunidades com esse titulo, e que isso é realmente triste já que criticam de uma forma ruim uma coisa que nem conhecem direito, o que não deixa de ser uma falta de ética , pois estão indo pela cabeça de outras pessoas, bom seria mesmo se antes de afirmar as coisas , essas pessoas conhecem.

Letícia Francisco Fraga
2v1

(recuperação)
Colégio Estadual Vitória ES

lua lemos disse...

Esse texto é muito interessante, pois mostra dados que confirmam que a maioria dos adolescentes de hoje em dia odeiam a filosofia, mas ao mesmo tempo mostra que esses adolescentes (e até pessoas mais maduras), odeiam algo que provavelmente não conhecem, pois é bem provável que se estivessem um pouco mais aprofundados no assunto não achariam a filosofia uma disciplina tão ruim assim, ele fala de caráter, de princípios. Fala sobre ética, a mesma que se encontra escassa nos dias atuais, de analisar as situações e ver qual realmente é a melhor atitude a ser tomada. Este texto nos leva à reflexão sobre aquilo que realmente nos importa, se o que penso estar certo ou o que as pessoas dizem que está, mas também existem pessoas que gostam de filosofia, pois a filosofia é a pessoa ter a própria opinião ou seja ser critico, e além disso a filosofia está em toda parte.

Luana Lemos Moreira
Renato Pacheco – 1V4

Sacha Christo disse...

O texto Filosofia com Alegria mostra, através de uma pesquisa feita em comunidades de um site de relacionamento (Orkut) o que as pessoas pensam sobre filosofia. Eu acho que as pessoas vão muito pelo que elas ouvem, mais do que pelo que elas acham, porque se as pessoas realmente dissessem o que elas acham teria mais participantes na comunidade “eu amo Filosofia” do que na “eu odeio Filosofia”. As pessoas não conhecem as coisas, não sabem sobre o que ela se trata e já vão criticando. Filosofia é pensar, é a arte e o gosto pelo saber, e se as pessoas não gostam nem de pensar, nem de saber sobre o mundo pela sua volta, elas não gostam de mais nada.

Sacha Christo, 1v2
Renato Pacheco

Carolina Giuriato disse...

É o bom texto que retrata de modo geral o problema de todas as matérias, a relação de professores e alunos.
A maioria dos alunos tem péssimos hábitos como desinteresse pela leitura, pelo ensino e algumas vezes esses problemas de aprendizagem é simplesmente personalidade fraca, mas a grande maioria pode melhorar seu desempenho, se tornando mais interessado com uma boa didática. Ensinar é uma arte e nem todo mundo nasceu com o dom de transmitir o conhecimento de forma que alcance os mais desinteressados, em algumas situações os próprios professores não tem interesse em ensinar, fazendo com que a aula e automaticamente a matéria se torne chata para os alunos, um bom professor pode fazer com que o aluno se “apaixone” pela matéria que ele mais odeia.

Ana Carolina de Souza Giuriato
1v2
Escola Renato Pacheco

Nayara Miranda disse...

Importantíssimo o que foi relatado no texto, concordo com tudo o que foi dito, pois a filosofia não é um bicho de sete cabeças, ou uma coisa absurda, sem valor, é como se você conhecesse o outro lado do mundo, com outros sentidos, outros significados, com certeza apenas quem nunca conheceu ou nunca teve a oportunidade de estudar a arte da filosofia a odeia, porque mesmo tendo os seus "lados amargos" com o tempo você descobre o doce do saber, o doce da alegria do conhecimento, o doce da vida. Às vezes apenas pelo o que outros falam, levamos em consideração que é aquilo, mas na verdade não é, então, vamos conhecer o "lado bom" da filosofia, não é necessário amá-la, mas ao menos compreendê-la!

Nayara Miranda
1V2 - Renato Pacheco

wagner disse...

Interesantisimo o texto, pois ele fala
sobre o modo de que a maioria dos
alunos não acham a filosofia interessante
mais preferem a filosofia do que português
e outras matérias.
Eu questiono não e horrível à filosofia
pelo contraio e magnífico e interessante a
lógica da filosofia, pois a lógica e parte da
vida pois se não tivermos lógica nos seriamos
simplesmente sacos de estrumes ambulantes.

nome: wagner santos
renato 1v8

Aline disse...

o texto é muito interessante e b]nos mostra o quanto muitas pessoas inguinoram a filosoifia, mais muitas delas inguinoram a filosofia sem ter o conhecimento do que ela é , elas acham que é algo muito complicado e jugam por causa de crenças religiões, mais a filosofia é sabedoria então temos que conhece-la para saber o que ela realmente é. 1v2

Aline disse...

o texto é muito interessante e b]nos mostra o quanto muitas pessoas inguinoram a filosoifia, mais muitas delas inguinoram a filosofia sem ter o conhecimento do que ela é , elas acham que é algo muito complicado e jugam por causa de crenças religiões, mais a filosofia é sabedoria então temos que conhece-la para saber o que ela realmente é. 1v2

- Bárbara Guedes - disse...

O Texto nos da oportunidade de saber mais sobre filosofia, e mostra também que as pessoas têm livre pensamento, uns gostam e outros não. Assim como acontece com as outras matérias e muitas outras coisas na vida.
Acho precipitado quem diz não gostar de filosofia sem ao menos saber o que é filosofia.
Essas opiniões não vem de pessoas que tem conhecimento filosófico, vem de pessoas que não tiveram um método de ensino apropriado para filosofia.

Bárbara Guedes
Renato Pacheco 1v2

Nathália Lemos disse...

O texto nada mais é do que uma exposição das conclusões que as pessoas têm em relação à Filosofia. O texto é bom e construtivo, pois para termos a certeza de que não gostamos ou gostamos de algo, de fato, precisamos conhecer e estudá-lo. Por exemplo: Há pessoas que pensam que a Filosofia é algo impossível para alguém que tenha pouca instrução ou até mesmo que sejam textos repletos de palavras estranhas e com difícil significado. Mas a Filosofia não é isso, e sim, repleta de novidades, diferenças e respostas.
Afinal, quem nunca se perguntou sobre a existência, a verdade ou até mesmo quem somos nós?

Nathália Lemos Nunes
Turma 1v1
Colégio Renato Pacheco

Jhommylon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jhommylon disse...

Achei o texto muito interessante!
pois ele expõe o que os alunos sentem com uma experiência com a filosofia, muitas vezes eles tiram conclusões muito precipitadas com a sua experiência com a filosofia. O que eles não sabem e que a filosofia é muito interessante pois e o fato de quem vive e de quem já viveu.
Jhommylon, 1V2
Rebato Pacheco

bárbara valéria ;) disse...

Eu achei o texto muito interessante e explicativo, afinal nem tudo o que pensamos sobre a filosofia é verdade.Abordar as outras matérias foi uma forma de nos mostrar que exite matérias piores do que a filosofia.
Alegria, trata-se realmente da juentude humana, e essa juventude não se acostuma com a forma que a filosofia trata as coisas, como a filosofia expõe as formar que vêo mundo e a forma de explicá-lo. Ninguem é obrigado a aceitar, mas todos são a respeitar, e pelo fato de não aceitar e de não respeitar, surge o preconceito contra a filosofia ! O fato é que se ela existe é porque deve ser estuda,e diferente das outras matérias, nos intriga a questionar as coisas ao nosso redor ..

Bárbara Valéria
Renato Pacheco - 1v2

Júllia disse...

O texto nos mostra como agir com cada um e agir com alegria. Cada um tem uma maneira ou um jeito de ser, isso tem uma explicação, ou seja cada argumento tem um significado.

Júllia Mazzoco - 1v2
Renato Pacheco

David Teixeira Felix da Silva disse...

Achei o texto interessante!
ele expõe o que os alunos acham com uma experiência com a filosofia, muitas vezes eles tiram conclusões 'nada a ver' com a sua experiência com a filosofia. A maioria deles não sabem que filosofia é muito interessante
David Teixeira Félix Da Silva
Renato Pacheco
1v2

Hemillin Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chamily Fernandes disse...

O texto Filosofia com Alegria nos ensina a agir com cada um e sempre com alegria, sabendo que cada um tem uma um jeito de ser, e de pensar, cada argumento tem um significado e sua explicação individual.
O texto mostra que as pessoas criticam as coisas sem ao menos conhecê-las e estudá-las. Filosofia é questionar as coisas ao nosso redor, pensar, é o gosto pelo saber. O texto é muito importante para o nosso dia a dia, eu concordo com ele pois precisamos de pensar mais, perguntar, pesquisar e sempre ir alem, afinal oque seria das perguntas se não houvesse a filosofia. 
 
 
Chamily B. Fernandes, 1v2 

Hemillin Gonçalves disse...

Filosofia com alegria

Muitos jovens acham que filosofia e chato têm ódio da filosofia mais e por que eles não tiveram o conhecimento direito do que e filosofia só ouviu falar com isso já acha que filosofia e assim, mais se eles pararem pra ouvir o que a filosofia e como ela pode te ajudar e mais como ela faz parte da vida de qualquer um sem a pessoa perceber vai ter o um modo de pensar diferente, eu não sei ainda se gosto ou não de filosofia estou aprendendo aos poucos a gosta, também tinha esse modo de pensar, todos falavam o quando filosofia e chata mais estou mudando meu jeito de pensar.
Hemillin Gonçalves 1v2
Renato Pacheco

Rodrigo Santos disse...

O texto retrata que vários jovens não gostam de filosofia; eles odeiam.. Odeiam porque não teve um certo conhecimento do que a filosofia traz para o nosso dia-a-dia de vida..Não interagindo com as pessoas para ter o conhecimento geral da filosofia fica um espaço em branco, eles não gosta e pronto, é isso que eles acham... mas cada um tem o seu gosto e gosto não se discuti... ninguém pode mudas a cabeça de ninguém.Outras pessoas já gostam e gostam muito de filosofia,mostram seu amor através de sites de relacionamento, para que outras pessoas possam ver e compartilhar junto com essas pessoas..Com esses pensamento negativos que esses alunos passam uns para os outros é os alunos mesmo que se prejudicam.

Rodrigo Santos
1v2
Renato Pacheco

Tilu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tilu disse...

Bom texto relata q as pessoas a odeiam a filosofia, mas essas pessoas nem deve mesmo conhecer sobre a filosofia.Mas tudo que nos não conhece e que tem que pensar estudar etc nos achamos chato.O lado bom da filosofia não e saber muito e sim compreendê-la.

Nome:Wellington Lopes de Deus
Turma:1V7
Escola:Renato Pacheco

Lucas Cruz' disse...

O texto relata fatos muito interessantes
Que hoje em dia na nossa idade (adolescência) quando ouvimos falar em FILOSOFIA, já ficamos assustados com esse nome, ai vem na mente esse pensamento?
Será que eu gosto de filosofia ou não, ou gosto, mas não quero demonstrar porque o grupo que eu ando “odeia” a filosofia e o professor.
Primeiramente hoje em dia poucas pessoas têm sua personalidade, várias pessoas são induzidas automaticamente a fazer o que não gosta ou gosta pelo sentido de entrar no grupo dos mais populosos da escola, bairro, etc. E como diz o texto não tem como você “odiar” a filosofia. Então você odeia o Amor a Sabedoria?
Essa e a questão, você não gosta da matéria ou não gosta do professor que a ensina. Hoje em dia os alunos nos adolescentes, acabamos a não gosta da matéria pelo professor, que entra na sala de aula começa a passar resumos, textos, histórias, trabalhos, etc. E não explica.
Um exemplo sou eu. Nas primeiras semanas de aulas quando falou filosofia, exclamei: - Droga aula chata, matéria, tudo chato! Mas quando o professor começou a da a aula [...] Nesse dias eu falo: Filosofia nos ajuda a pensarmos de maneira totalmente diferente, antes de falarmos refletir mentalmente, e também nos ajuda a viver totalmente bem com pessoas que até mesmo manos gostamos.
Esse e o relato do que eu penso o que é Filosofia com Alegria, e que às vezes pensamos o que e alegria?
O modo de nos sentimos bem com nosso corpo, uma piada em graça, uma lembrança boa, fatos até do nosso dia a dia, etc. Filosofia é Amor a Sabedoria, às vezes muitos professores não nos passa esses sentimentos, e presenciamos uma aula “chata”. Eu concordo e confirmo que alguns professores mudar seu jeito de dar aula por um modo mais alegra, extrovertido, tem certeza que nos alunos e adolescentes teremos e vamos ter vontade de aprender mais e saber o que é AMOR A SABEDORIA!

Nome: Lucas Cruz
Turma:1V8
Escola: Renato Pacheco

Anônimo disse...

O texto é bem legal e argumentativo. Mostra que com a forma que alguns professores explicam a filosofia causando uma mal empresam dela. Pois a filosofia explicada de maneira correta pode ser bem interessante e divertida.
nome: cristhian camilo
turma 1m2
escola: Renato pacheco

Andrey Richard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaTeuS disse...

Comentário sobro o texto
"Filosofia com alegria"


Bom esse é um texto que fala do ódio e da alegria pela filosofia.Dos alunos que dizem odiar a filosofia mas preferir ela à outras matérias.Fala também dos filósofos que ao contrário dos alunos encontram a alegria na filosofia.
Ao contrário destes alunos eu não odeio a filosofia ,ela uma das matérias que eu mais gosto , das histórias do modo de pensar e do ponto de vista da filosofia.

MATEUS DANTAS

RENATO PACHECO

TURMA 1V8

Stéfany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stéfany disse...

O texto apresenta opiniões de adolescentes e jovens,sobre a filosofia,muitas vezes essas pessoas não conhecem o significado dessa palavra,porque sem ela não podemos formar uma opinião,ou buscar uma resposta,na minha opinião não se deve julgar uma coisa sem conhecer direito,sem saber o que é,a filosofia informa o sentido de algo.Como no texto,que explica o que as pessoas pensam sobre isso.Mas todos tem a sua opinião,mas não podemos esquecer que ela está presente em nossa vida,não importa o que você pensa ou diga.


Stéfany Lima
1v4

Lorrayne Borchart disse...

Bom, não posso questionar a pessoa que gosta ou não da filosofia A forma de como é explicada, ou por que ela é explicada, como mostrada no texto, define se a pessoa gosta ou não. Mas não quer dizer que a pessoa não possa passar a gostar da filosofia. Alguns gostam não porque o professor explica bem, mas por gostar de ter conhecimento as coisas interessantes que a filosofia representa.

Joyce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cássia disse...

É um texto bem realista. Penso ser exatamente dessa forma. as pessoas não gostam de Filosofia porque não tiveram contato com tudo na Filosoifia. Não sabem do que se trata inteiramente.
Mas é claro que pessoas com menos cultura podem gostar de Filosofia depois de terem contato com a parte "legal" da matéria. Assim como pessoas extremamenbte inteligentes podem não gostar, pois tiveram experiências desagradáveis ou só conhecem a parte "ruim" da matéria.

Joyce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joyce disse...

O texto retrata a situaçao de varios adolescentes (e tambem alguns adultos) que nao gostam de filosofia, por nao saberem o verdadeiro significado do mesmo, e por serem influenciadas por outras pessoas. Por que se as pessoas tivessem mais interesse em estudar a filosofia, e tentar compreender o que ela quer passar pra nós, nao teriam tanta dificuldade em aceitar os encinamentos de um materia tao interessante e construtiva.

Joyce, 1M3 Renato Pacheco

Dαvi Ћєηriquє disse...

É realmente um texto interessante pois fala de uma matéria que os alunos dizem não gostar por não conhecerem o verdadeiro significado da filosofia

Natchy ☮ disse...

O texto traz consigo o significado de alegria, explicando seu significado no latim(língua de onde o português s originou),esse por sua vez significa alem de "alegre, significa também vivo, esperto, ardente, cheio de entusiasmo ou ardor".

O autor aplica o significado dessa palavra à Filosofia. Ressaltando que milhares de internautas alegam odiar filosofia, porém na minha opinião, essa afirmativa é contraditória, pois o verdadeiro significado de filosofia é amar o saber, e essa não está incluída nos livros didáticos. Amar o saber deve ser de alguma forma, uma "consequência" que os momentos nos quais nos "tornamos" filósofos(as). Aprendemos a relacionar o significado de todas as coisas com mais de um ponto de vista.

Não podemos nos dar ao luxo de odiar algo que mal conhecemos, pois isso é uma falácia.



EEEM Prof. Renato José da Costa Pacheco

Matutino

Natalia Ferreira Paiva. 1M1

http://nataliaferreirapaiva.blogspot.com/

Thais Soares' disse...

Bom o texto nada mais é do que uma exposições que se relaciona em gostar ou nao gostar.Esse´texto é muito bom pelo fato dele tar explicando um pouquinho sobre o que as pessoas acham da filosofia.O que o texto quer passar é que ele fala o por que das pessoas gostarem da filosofia e o por que delas não gostarem tudo de um modo onde cada pessoa consegue interpretar muito bem pelo fato de uma pagina onde varias pessoa á possuem.

Thais Lyrio Soares
1v1 Renato Pacheco

Rayane Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayane Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayane Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ester Dias disse...

O texto "Filosofia com Alegria" é muito interesante e fala oque realmente quase todos nós, jovens, pensamos em relação a filosofia.

Nele pude perceber e até mesmo rever um pouvo o
meu conceito sobre a filosofia, vendo ela como
um modo de vida e nao uma matéria escolar, como
a filosofia é de grande importancia para nós e que
esta muito presente em nossas vidas e que muitas vezes
nao a entedemos de maneira correta.

Ester Dias
1v8 Renato Pacheco

Yago Claro disse...

Eu achei o texto muito interessante.
O texto fala que a maioria dos jovens odeia a filosofia, mas esses jovens muitas vezes não gostam da filosofia porque eles não foram realmente apresentados a ela, ou foram e tem um educador ruim que faz com que eles odeiem a filosofia. Mas também uma boa parte gosta porque sabe realmente o que é a filosofia talvez tenham a sorte que outros não tiveram de ter um bom professor, como o meu, o Arlindo.

Yago Claro
Turma:1V8

Rayane Silva disse...

Bom, não podemos mudar a opinião das pessoas, ou forçar elas a gostarem de algo. Como mostra o texto, algumas pessoas acham a filosofia chata, ou ouvem alguém falando que é chata, mesmo sem ao menos saber o que é, criticam, afirmando que a matéria é ruim. Alguns gostam porque o professor explica bem ou de forma divertida, outros porque gostam de ter algum conhecimento sobre o que a filosofia apresenta. Precisamos saber que mesmo sem perceber, a filosofia está no nosso dia-a-dia.

Raiane F. da Silva
1v5
Renato Pacheco

Camila disse...

A vários pensamentos sobre a filosofia. Há as pessoas que gostam e as que não gostam, mas esses conceitos mudam de acordo com o ensinamento que tiveram. Muitas escolas e professores são culpados por não ensinarem a verdadeira filosofia. Afinal, como diz o texto, filosofia é o amor a sabedoria e isso é essência para a vida.

Camila dos Santos Santana
Renato Pacheco - 1v8

Andrey Richard disse...

O texto "Filosofia com alegria" é um texto muito interessante , o texto fala sobre muitas pessoas que julgam a filosofia sem conhecê-la direito , isso é muito injusto ,por que quem conhece bem a filosofia sabe que é mais do que uma matéria que tem que ser estudada , eu por exemplo ,não acho que a filosofia seja uma coisa ruim , muito pelo contrario ,eu acho que a fiolosofia é uma coisa boa que pode mudar a sua maneira de olhar o mundo e tambem maneira de você encarar seus problemas com maturidade , por isso que filosofia é importante para os nossos estudos.

Amanda Buss disse...

Achei o texto sobre a filosofia muito interessante, pois retrata realmente a ideia dos alunos com a filosofia, uns dizem não gostar, outros amam filosofia. Muitas vezes ouvimos sim falar de uma pessoa: “Eu odeio filosofia”. Esse estudo muitas vezes me confunde com seus pensamentos, percepções e conclusões, mas eu sou amante da filosofia, acho o estudo muito interessante. A filosofia nos rodeia o tempo todo, mesmo não percebendo ela está sempre a nossa volta.

Renato José da Costa Pacheco
Amanda Buss de Souza
1v1

Mauricio Colnago $$ disse...

Na minha opinião cada um tem o seu pensamento, muitos podem odiar a Filosofia e muitos podem amar, cada um tem seu conceito sobre a mesma, eu particulamente não tenho nada contra a Filosofia, acho bem legal, Filosofia e bom interessante pois ajuda a ver a maneira de viver !

Mauricio Colnago
1V8
Renato Pacheco

Emori Vasconcellos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emori Vasconcellos disse...

Esse texto relata que cada um tem a sua opinião e o seu próprio pensamento sobre a filosofia! Filosofia não apenas uma coisa chata de se vêr, ouvir e estudar, é muito mais do que isso.. Com a Filosofia com alegria, você aprende muitas maneiras de se expressar, mesmo que seja da forma menos correta, é sinal de que você está aprendendo o que é a filosofia e como funciona! Aprendendo a filosofia com alegria você estuda coisas novas e fáceis de aprender, coisas interessantes que antes você não tinha a mínima vontade de saber o que é!

Emori V. Vasconcellos
1v5
Renato Pacheco

Alice Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Freitas disse...

O texto mostra que nao devemos tirar conclusões precipitadas sobre as coisas e sim ver tudo como um novo desafio!
Tudo que nao é estudado com alegria e gosto nao é interessante! Mais se nós olharmos a filosofia e termos um estudo aprofundado sobre ela, veremos o quanto ela é interessante e legal de se estudar. Devemos conhecer mais as coisas, antes de julgá-las.

Alice de Freitas - 1V5

Jamili Bulhões disse...

eu sou uma prova disso tudo, eu tinha um certo pavor quando ouvia a palavra filosofia, não sei porque mais isso deveria ser algo do sub consciente, aqueles disse me disse que vão colocando na nossa cabeça e vai criando nossas opiniões que são normalmente baseado em fatos irreais, mas como não gosto de ficar me baseando no que me disseram fui bater de frente com esse tão assustadora matéria(no primeiro ponto de vista), mas até agora, não tenho nada reclamar, são apenas coisas que estão no nosso contesto que passam despercebido e que na filosofia agente aprofunda os conhecimentos pela tal coisa.

Jamili 1v5
RENATO PACHECO

Taru ;D disse...

Na minha opinião gosto varia entre cada pessoa... uns gostão outros não gostão e outros tolerão... Eu tolero pois sou obrigado se fosse por opção não assistiria as aulas ... Mas como eu disse gosto varia entre pessoas e pessoas e devemos respeitar o gosto de cada uma sem julgar pois julgando você também será julgado e não gostará.

Matheus Henrique
Renato Pacheco
1V8

Vitor Jacob (Jake) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Loureiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Loureiro disse...

No texto mostra que a filosofia não é aquele bicho de sete cabeças que pensamos. A filosofia é bem diferente da nossa primeira impressão, logo pensamos em textos grandes como palavras difíceis como foi dito no texto, mas a filosofia é apenas uma necessidade, uma curiosidade, um amor pelo saber, é conhecer coisas novas, diferentes e interessantes que irá mudar nossa dia-a-dia. Percebe que o jovem é como a lagarta do outro texto, ele se deixa levar pela opinião das outras pessoas sem ao menos saber o que significa realmente a filosofia, na verdade hoje em dia as pessoas são muito influenciadas umas pelas outras, pela mídia, pela internet e pelas tecnologias mais avançadas. Parece que os seres humanos, não apenas o jovem não tem a curiosidade de conhecer coisas novas, eles estão "satisfeitos" com a rotina que tem.


Amanda Loureiro
Renato Pacheco 1V5

Lorenabc disse...

O texto fala sobre a opinião das pessoas...uns que falam que gosta da filosofia e outros que falam que odeia a filosofia. Não podemos ordenar ninguém a gostar de nada.Cada um pensa de modo diferente sobre o que é a filosofia. A filosofia esta em todo o nosso dia-a-dia.

Lorena Borchart Cristoforeto
1V5
Renato Pacheco

Vitor Jacob (Jake) disse...

A menina 1 vive falando que vive
sem a filosofia.
---------------------------
A menina 2 vive falando que vive sem a filosofia.
---------------------------
A menina 3 vive falando que vive sem a filosofia.
----------------------------
A menina vive e afirma que vive sem a FILOSOFIA.

LOGO:Não existe uma pessoa que viva sem a FILOSOFIA,por que Filosofia é
- HISTÓRIA.

- É QUANDO A PESSOA PROUCURA A RAZAO DE ALGUMA COISA.

- QUANDO ELA CONTA ALGUMA COISA.

-E QUANDO ELA SE PERGUNTA SOBRE TUDO AO SEU REDOR.

Nome: Vitor Jacob.
Série: 1V8.

tulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
-BTB-erik disse...

O texto é interessante e ao mesmo tempo fala sobre um fato real, o preconceito sobre filosofia. Hoje em dia é normal ver um aluno falar que filosofia é uma matéria chata algo fora do comum, no site de relacionamento Orkut como o texto citou você observa as comunidades em que as pessoas gostam de filosofia e infelizmente as que não gostam “eu odeio Filosofia”, mas se você parar e pensar "filosofar", sem a filosofia não teríamos a resposta para nada e sem falar que com a filosofia você consegue um novo modo de pensar, um novo modo de observar tudo ao seu redor.

Nome: Erik Escano Cordeiro
Turma 1V5
Escola: EEEM “Prof. Renato José da Costa Pacheco”

tulinho disse...

Eu como todos que leram o texto achei muito interessante que hoje em dia na nossa idade quando se fala em filosofia já vem em mente um medo de saber, se gosta ou não da danada FILOSOFIA.
Eu conheço pessoas, amigos até que são induzidos de algum modo fazer coisas que não gosta e deixar de gostar das que gosta para entrar num grupo de amigos que não gostam das mesmas coisas que essa pessoa gosta. Más ai eu me pergunto quando vejo isso, oque se passa na mente dessas pessoas a entrarem em um lugar que não gostam do que você gosta ?
Eu me sentiria muito mal com isso, pois eu não vou deixar de gostar de filosofia para entrar em um grupo de ''AMIGOS''.
Agora tem uma coisa que o texto construi que foi juntar filosofia com alegria, foi a melhor combinação que já pode existir. Agora oque é filosofia com alegria?. Pra mim FILOSOFIA é amar a sabedoria , e ALEGRIA é rir de piadas , confraternizar com os amigos e familiares , e rir de fotos que na verdade são as melhores lembranças de todas , etc...
E é por isso que eu acho que foi uma combinação perfeita e é também isso que o nosso professor Arlindo passa para nós , AMAR A FILOSOFIA , MÁS COM ALEGRIA.
NOME: Pedro Túlio
TURMA:1V8
ESCOLA: Renato Pacheco

raphaelpp disse...

achei esse texto bastante interessante,ele expõe a opniao de muitos sobre filisofia,pessoas que ainda nem sabem direito o que é isso e dizem que a odeiam e o fato de ter muito mais pessoas que odeiam do que gostam.

Raphael P.
1v8

Raquel disse...

Bom,achei o texto muito interessante e realista também,pois muitas pessoas olham para filosofia com um pouco de preconceito.Mais para saber a verdade da filosofia temos que estuda-la e entende-la mais devemos ter interesse de aprende-la pois sem interesse você sempre vai odia-la.

Raquel c. de Assis
turma:1v5.
"Renato Pacheco"

raphaelpp disse...

o texto ,ostra o que o mundo acha da filosofia,o que as pessoas pensam da filosofia sem antes nem saber direito o que é filosofia e tiram conclusoes precipitadas.

Raphael P.
1v8

Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nayara disse...

Achei o texto muito interessante ,pois mostra a verdadeira realidade da filosofia.O texto também mostra o significado da palavra, "Amor a sabedoria", se o "meliante" não tem amor.Diz com clareza,que devemos valorizar nós mesmos e aos nossos amigos.Uma forma de demonstra o carinho pelas pessoas,é isso que a filosofia nos passa .

Nayara Venâncio
1V5
Renato pacheco

Daiane Koffler disse...

O texto é interessante ..
Porém o fato de muitas pessoas não gostarem de filosofia é porque sentem a dificuldade de entender.
Esse texto mostra e fala que muitas pessoas não gostam e dizem até odiar, mais quem sabe a maioria não vai pela cabeça do outro?..
Não sei essa coisa de "odiar" a filosofia nao seria bem a palavra certa, "odiar" ou "odeio" seria uma palavra muito forte!
Você nao sabe o que se odeia, ou o que nao se gosta, até apartir do momento em que você se entrega a aquela coisa ...
Mais a esperança é que o pensamento de muitas pessoas possam mudar ...
E que os filósofos se orgulhem de ter descobrido uma coisa que, para muitas pessoas possa ser muito útil ...
E que possam valorizar mais ...

Daiane Koffler Santos
Turma:1V1 Escola: Renato Pacheco

valeska disse...

O texto é bem realista, bem elaborado e muito interessante.
isto e mostra a realidade do preconceito contra a filosofia mas as pessoas devem procura-la entende-la pra depois julga-la.
Valesca Amaral
1v5

Lucas B. Defanti disse...

Acho que a filosofia não devia ser tratada como algo mal, distorcido ou difícil de entender, deve ser algo para dar não só sabedoria, e sim uma diversão, algo que “facilite” a alegria de um ser.
1v1
Renato Pacheco

Nayara disse...

O texto "filosofia com alegria" é muito interessante pois fala das pessoas que julgam a filosofia sem conhecê-la direito.Afinal não podemos mudar a opinião das pessoas,ou forçar elas a gostarem de algo.Como mostra o texto algumas pessoas acham a filosofia chata,ou ouvem alguém falando que é chata,mesmo sem ao menos saber o que é,criticam, afirmando que a matéria é ruim.

Nayara venâncio da silva
1v5
vespertino

Leozin;' disse...

Po gostei do texto achei muito interessante e construtivo, mas na minha opinião você é quem faz a ética.Cada vez mais a filosofia esta no nosso dia a dia.

Renato Pacheco
Leonardo Brasserose, 1v1

Karoliny Vieira disse...

Eu gostei do texto porque ele mostra a relação dos alunos com a filosofia não só os alunos como várias outras pessoas.Eu concordo com o texto.E eu acho que tem um meio de as pessoas se adaptarem a filosofia, como diz o texto muitas Odeiam a filosofia, mas pode ser a dificuldade de intender, de saber o porque das coisas.As pessoas devem saber do que se trata primeiro para depois criticar.A filosofia é importante mas é um assunto que muitos alunos não levam a sério.Usem a sabedoria de vocês, e pensarão antes de criticar a filosofia e os professores..

Karoliny Vieira Batista
Escola: Renato Pacheco
Turma: 1v1

Anônimo disse...

achei o texto bem legal,bastante construtivo e com idéias "espetaculares",pois ele retrata bem o que os jovens de hoje em dia pensam da filosofia,mas,ao contrario dos jovens,o professor tenta mostrar que a filosofia não é o que nos pensamos dela se começarmos a pensar de forma diferente.
nome:daniel haddad
turma:1v6

MariaJuliaMazega' disse...

Achei esse texto muito interessante, e levo em consideração o fato de ser verdade que muitos alunos dizem odiar a filosofia, sem ao menos conhecê-la. A filosofia não é algo ruim, e não vem a ser o terror, que muitos alunos acham que é, basta entende-la pra saber que a existência e gerada através dela, e a partir dela que conhecemos as coisas, e descobrimos a verdade sobre muitas coisas, vem também os valores morais,e ela vem a desenvolver a linguagem é a nosso pensamento, porque independente de qualquer coisa estamos pensando a todo momento. Então quando um aluno chega e diz que odeia a filosofia acho que ele realmente não a conhece, e não podemos julgar aquilo que não conhecemos. Só que o problema de muitos alunos é a conhecida “preguiça”, tem-se a preguiça de estudá-la pra saber algo mais, e assim passar a não odiar ela.

Maria Julia Mazega Pagani.
Renato Pacheco- 1v1.

JuniorMartins disse...

Achei esse texto muito interessante, pois mostra a realidade de alguns alunos ao criticarem a filosofia e alguns sem ao menos conhecê-la. Não há o porque odiar a filosofia, pois ela está no nosso dia-a-dia, convivemos com ela a todo momento, sempre estamos pensando em algo. É através da filosofia que podemos concluir certas coisas e descobrir verdades.

Renato José da Costa Pacheco
Jair Caetano, 1v1.

Carolina Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu acho que o texto mostra que os adolescentes de hoje em dia estam optando na quilo que é mais facio de se penssar e de acredita


Guilherme de lima
1V1
Renato Pacheco

Carolina Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

Eu acho que o texto mostra que os adolescentes de hoje em dia estão optando naquilo que é mais fácil de pensar e de acredita.

Guilherme
1V1
Renato Pacheco

Lucas Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DaniloAlvarez' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DaniloAlvarez' disse...

Na minha opinão não são as escolas de que desanimão os jovens em relação a filosofia e sim eles mesmos ao não entender ou até mesmo nunca ter visto, mas poderia haver um jeito de mostrar filosofia quando crianças ainda quem sabe isso não estimula o saber ou entendimento de todos e mudam a opinião de descriminação em relação a filosofia.

Danilo Alvarez
1V5

Lucas Viana disse...

o texto mostra uma atitude, dentre nao só um mais varios alunos q ja cresce em uma escola imaginando e criando um MITO de que certas coisas na escola nao sao boas ,noentanto realmente são boas. Nessa hora é o momento em que pessoas comessam a filozofar se perguntando o porque de certas coisas. Por isso acabamos vendo que o própio ódio da filozofia, criamos sem conhecer como ela segue em suas própias dinamicas ,sendo assim o própio agressor do pensamento é o própio pensador
lucas viana 1V1 renato pacheco

Amanda Souza disse...

Achei o texto muito interessante !!
Mostra a realidade que hoje em dia as pessoas descriminam a filosofia pelo fato de não entede-la..
Quando falamos que a filosofia nos confude,é verdade, mas não pra chegarmos ao fato de dizermos que se ODEIA a filosofia !!
O texto serve muito para explicar porque as pessoas tem seus fatos e conclusões para não gostar de filosofia ..

Amanda Souza Cruz
1V1, Renato Pacheco

Leandro Fontana disse...

Achei o texto muito interessante, pois ele mostra o porquê dos alunos odiarem a filosofia, mais na verdade eles odeiam a filosofia por que eles não a conhecem frente a frente, e quando eles a conhecerem realmente, eles saberão o verdadeiro gosto dela, eu já descobri e o gosto é maravilhoso, derrete em minha boca e se acumula, sem indigestão, em meu cérebro.

Leandro Fontana – 1v1

Carolina Alves disse...

O texto é muito interesante do começo ao fim,só que aquelas pessoas que falam que odeiam filosofia dever pensar mais pouco porque a fisofia está no nosso dia a dia,e isso vai do modo que a pessoa ver a filosofia e as outras materias.

carolina alves
1v5
renato pacheco

patric disse...

Achei o texto muito interessante
bom eu achei muito interessante que existem muitas pessoas que odeia a filosofia,na minha opinião
muitas pessoas falar que odeia a filosofia mais mau conhece a matéria,mais uma coisa e verdade sem filosofia agente não iria sabe sobre conhecimento, existência entre outros.
nome:Patric augusto da silva barbosa
serie: 1v1
escola renato pacheco

Thais Paiva'a disse...

A filosofia é algo tão incrivel,que nos faz refletir, perguntar,nos disperta a curiosidade,traz sabedoria, e relações de lógica.Pessoas que odeiam a Filosofia concertesa não teva um contato devidamente compreentendido com ela e por isso deixam de lado qualquer idéia contrária ao que pensam ,deixando de conhecer o magnifico mundo do saber !!

Thaís Paiva Monica
1v5

Katarine Simora disse...

Achei o texto muito interessante, até mesmo pelo fato dele ser completamente verdadeiro. Pessoas por aí, sem mesmo conhecer o que é a filosofia já falam que á “odeiam” como podem falar assim de uma coisa que não conhecem? Pois então, apenas quem não a conhecem podem realmente fazer essa afirmativa, mais com a esperança também pode deixar de fazê-la, pois para quem compreende é totalmente diferente. Estamos filosofando a todo momento, pelo fato de nos questionar, ela é extremamente útil para as nossas vidas. Que com sua falta sentiríamos uma enorme diferença.

Renato Pacheco
Katarine da C. Simora
1V1

Rafaela Del Santo disse...

O texto "Filosofia com alegria" está direcionado ao que as pessoas acham da Filosofia. Muitas pessoas a vêm com uma certa ignorância... E isso se dá ao fato de não conhece-la ou de ter tido seu primeiro contato com pessoas não são muito boas no assunto. Normalmente aquilo que o ser humano não conhece ele julga. Julga com aquilo que ele ouviu de outras pessoas,os boatos. E não é diferente com a Filosofia, pois não conhecemos e mesmo assim julgamos como algo que contradiz a existência de Deus ou algo fútil.

EEEM "Renato Pacheco"
Rafaela Del Santo
1V1

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante
bom eu achei muito interessante que existem muitas pessoas que odeia a filosofia,na minha opinião
muitas pessoas falar que odeia a filosofia mais mau conhece a matéria,mais uma coisa e verdade que a filosofia esta em nosso dia a dia.
nome:Patric augusto da silva barbosa
serie: 1v1
escola renato pacheco.

Flávia Brightside disse...

1° - Eu quero deixar bem claro que não odeio meu professor de filosofia.
A filosofia em sim é uma faca de dois lados, é impossível não cortar para os dois lados.
Porque como diz um ditado bem antigo: "Não se pode agradar gregos e troianos".
É impossível achar em uma sala com muitos alunos mais de 5 com a mesma opinião sobre a filosofia, pois ela é algo muito contraditório.
É natural que de um dos lados as pessoas não entendam o que significa filosofia e as pessoas tem tendencia a odiar o que não conhecem. Porém, a pessoas - mesmo que sejam apenas 700 e poucas pessoas - que a compreendem e gostam. Há um percentual muito pequeno de quem gosta de filosofia e a odeia, pelo simples fato de que, você não pode odiar algo que te cerca.
Flávia Guimarães,
1v5.

Laah ! disse...

Como disse o texto, muitas das pessoas que dizem odiar a filosofia nem ao menos sabe o que é ou já estudo sobre a filosofia em si, muitos deles filosofam e nem sabe, as aulas de filosofia não são nada além do estudo das duvidas da vida, como isso pode ser ruim? As escolas tentam mostrar com as aulas de filosofia uma visão nova de tudo que nós já vimos. No texto diz também a questão das comunidades do orkut, com pessoas que dizem que odeiam e outras que gostam, mais como o nome já diz, "amor à Sabedoria", se você procura saber o que a filosofia para saber se você gosta ou não, você já esta querendo saber, ou seja você tem a curiosidade de saber.

Laiz Martins
1M1
Renato Pacheco

Gabriel disse...

Bom, achei o texto bem legal e muito informativo. Na minha opinião filosofia não é esse "bicho de sete cabeças" que muitos costumam dizer, mas cada um possui seu ponto de vista, muitas vezes o problema do aluno não é porque a matéria é muito difícil, e sim porque ele não ve um certo interesse, pois acha que, se entendendo ou não a filosofia,isto não fará tanta diferença para ele.

Gabriel Vazzoler
1M3
Renato Pacheco

Ester Villela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ester Villela disse...

Na minha opinião a "imagem" que cada um tem sobre qualquer assunto se baseia no que ela sabe e entende sobre ele, isso vale para a Filosofia também.
Acho que se baseia-se também no primeiro contato... Se já não foi com a "cara" do professor, certamente não irá querer entender a matéria que ele explica, e isso é: Vão começar a não gostar de algo que não conhecem.

Ester Villela
Renato Pacheco
1M1

Brunna Christino :] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brunna Christino :] disse...

Não é fácil você dizer de algo que você mal conhece, isso seria com a Filosofia, pois não tem como você experimentar e gostar logo de cara, pois tem coisas que você acredita que são verdades e acabam vendo que na verdade não é bem do jeito que você pensava. Por isso que tem um monte de pessoas que dizem que “odeiam a Filosofia” se mal a conhecia, porque você só deve falar que algo que você conhece, ou acaba procurando uma forma de conhecê-la.
Então, antes de qualquer coisa, experimente! Não diz que não gostou de um presente apenas pelo pacote, abre experimente, pois ira se surpreender a você e a muitas pessoas.

Brunna Christino
Renato Pacheco – 1v6

Taillany Reis disse...

Assim como exposto no texto as pessoas passam a odiar uma coisa sem conhecê-las de verdade.
Eu acho que na filosofia as pessoas não se identificam de primeira, elas acham algo desnecessário de se conhecer e nem sabe o que é de verdade. Acaba que o mundo do ódio a filosofia é maior do que o amor a ela, sendo que a filosofia é amor a sabedoria e sabedoria remete a conhecimento, ou seja, o amor ao conhecimento.

Taillany
Renato Pacheco
1M1

Mariana Castro. disse...

Acho que esse desinteresse das pessoas em saberem, conhecerem a filosofia pode estar muito ligado ao mundo capitalista. Ela não oferece retorno material ao indivíduo, pois não é prática; exige raciocínio, e em uma época onde temos tudo pronto, nunca achamos necessário ver o que é certo e errado, apenas nos deixamos levar pelos outros, pelo que os outros dizem.
E como já citado no texto, o primeiro contato com essa disciplina na maioria das vezes não é muito agradável. Os professores por serem pouco remunerados em seus serviços, muita das vezes trabalham nos três turnos para se manterem: manhã, tarde e noite, esgotados físicamente e mentalmente, o professor já se encontra em situação bem difícil e com muitas dificuldades para fazer um bom trabalho.
Acho que o problema com a filosofia não é somente no sentido ''filosófico'', mas também na forma de como é abordado, de como é ensinado esse assunto.



Mariana Castro Babilon, 1ºM1
Renato Pacheco

Diego Dias disse...

Muito imteressante por falar que a maior parte dos alunos odeiam mais do que amam a filosofia, sem saber o significado.
Muitas pessoas falam que não gostam da filosofia, mas sem a filosofia não saberiamos nada, por que a filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Quem diz que não gosta da filosofia, nem se quer entende o que é filosofia (amor à sabedoria).

Diego Dias,
1m1,
Renato pacheco.

Lorrayne Mello disse...

Achei o texto muito interessante. Esse texto através de uma pesquisa feita nas comunidades do orkut “eu odeio filosofia”,mostra o quanto os adolescentes do dia de hoje prefere coisas mais fáceis.A Filosofia não é que ela é difícil,mas necessita mais de atenção,pois se não tiver,o que é falado não será compreendido.Mas,de modo geral,o texto fala de todos os problemas de todas as matérias,a relação de alunos e professores.
Às vezes pelo o que os outros falam, levamos em consideração que é aquilo e pronto. Mas não é assim que devemos reagir,devemos conhecer mais o estudo da Filosofia,para não acreditar em tudo o que ao outros falam.
Lorrayne Mello
Renato Pacheco
1v2

leticia c. disse...

Achei o texto interessantíssimo.
Hoje fica realmente muito claro a aversão de alunos com a filosofia, e isso se da devido à maneira que o conteúdo é passado nas salas de aula, são textos muito complexos e a didática de muitos professores não possibilitam uma melhor compreensão do que esta sendo passado. Mais acredito sim que a filosofia é a alegria do saber e que ainda temos professores interessados em nos levar a entender a verdadeira filosofia.

Leticia Cardoso Cirilo
Renato Pacheco
1M1

Juliana Carlete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Carlete disse...

Percebe-se que a palavra alegria era para ser a expressão mais certa de utilizar-se para descrever a filosofia, mas hoje percebo que há muita gente dizendo que odeia filosofia mais do que ama, em sua maioria, sem ao menos tentar entender, compreender e até estudar esta matéria, que deriva do latim o significado de amor á sabedoria, alguns até pelo fato de não gostar de seu professor. Creio que gosto é gosto, mas não existem razões suficientes para que uma grande parte da população hoje em dia dizer que odeia filosofia sem ao menos ter algum contato aprofundado a está matéria tão bela, isto não só em filosofia. Temos que ter a consciência de antes de julgarmos algo que a cada dia está diminuindo mais os seus “amantes” temos que conhecer.

Juliana B. Carlete
Renato Pacheco
1M1

raryannenunes disse...

Alegria definição perfeita para FILOSOFIA, quem não gosta de descobrir algo ou uma definição nova para algo que parece ser tão inesplicavel, obvio que vivemos em um mundo que gosto relativamente vem de cada um, mas venhamos e convenhamos por mais que alguns possam dizer que não gostam muito de filosofia, quem não gosta de encontrar novas explicações para a vida, pessoas que falam mau sem ver a importância que a filosofia tem até mesmo na vida das pessoas, porque não dão valor a novas idéias e explicações.


Raryanne Nunes Depiante
1M1 - Renato Pacheco

Dandara Cardozo disse...

Entendo que as pessoas dizem odiar a filosofia não só por não conhecerem, mas também pelo fato de que a filosofia não é uma matéria simples e exige um certo esforço e concentração, e hoje fica claro que os alunos preferem uma matéria aonde utilizar muito a cabeça não seja necessário.
Dandara Cardozo
1M1- Renato Pacheco

Unknown disse...

Eu achei o texto bem interessante pois ele aborda a realidade de alunos. Muitos alunos não gostam da matéria filosofia por que na realidade ela é uma matéria ''difícil'' de entender, por que muitos alunos são analfabetos funcionais, ou seja, lêem os textos varias vezes e não entendem nada. Então eu acho que cada um entende a filosofia com seu próprio jeito.

Morgana Couto
1M3 Renato Pacheco

Jardell disse...

O texto é bom mostra parte dos jovens "julgam" a filosofia sem mesmo conhecê-la, nem saber o seu verdadeiro significado. Os jovens já definem filosofia como aquela matéria chata, entediante e cheio de coisas sem nenhum valor ou interesse para a sociedade, mas ai que eles se enganam.
Eu achei o texto muito interessante e explicativo, afinal nem tudo o que pensamos sobre a filosofia é verdade , abordar as outras matérias foi uma forma de nos mostrar que exite matérias piores do que a filosofia.

Jardel
1m1
Rento Pacheco

João Felipe Moreira Alves disse...

De fato,quando a sociedade estudantil é aprensentada primordialmente á filosofia, não é exposta e nem apresentada didaticamente a característica principal da mesma, que seria ela o ''amor pelo saber'' e sem este conceito a filosofia se torna uma matéria escolar amarga, e isso causa desanimo ou desinteresse pelo saber, o que acaba construndo um conceito errado sobre a mesma, sendo ela bastante convidativa e interessante.

João Felipe Moreira Alves
1v2
Renato pacheco.

Lucas Mourão ! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Mourão ! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Mourão ! disse...

Muitas pessoas hoje odeiam a filosofia por não conhecerem realmente o que é filosofia, e tem muitos que amam ou fingem que amam mais sem mesmo saberem o que é filosofia e acham que filosofia é algum tipo de religião, ou tiveram um ensino ‘’ótimo de filosofia’’ e acham que filosofia literalmente um ‘’saco’’ e na verdade a filosofia é um amor por isso quer dizer amor a sabedoria.

lucas Mourão
renato pacheco - 1m1

Amanda Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Ercília disse...

A filosofia e a definição de algo inexplicável.
No mundo que nós vivemos hoje em dia necessitamos de explicações de um porque, e com a filosofia conseguimos achar respostas para coisas inexplicáveis , como a origem de tudo.
Fernanda Ercília 1M1

resenasilva disse...

Filosofia com alegria
O texto é muito interessante, por dizer simplesmente a verdade, afinal de conta como alguém pode odiar a filosofia, não mostra sentido esse tipo de atitude, a partir do princípio de que filosofar é nada mais nada menos do que ter interesses nas respostas de perguntas, que nós seres humanos, constantemente fazemos.
Todos os seres humanos têm completa alegria quando sua dúvida é enfim respondida, mesmo que não sejam respondidas as perguntas pelo menos quando as pessoas ao redor junto com todos refletem sobre essa dúvida.
Legal ou chato, amor ou ódio, são coisas relativas, diferentes para todos, mas a sabedoria é algo que a grande maioria das pessoas aspira toda a vida.

Renan Sena Silva
1V4
E.E.E.M PROFESSOR JOSÉ DA COSTA RENATO PACHECO

Anônimo disse...

Todos nós temos uma opinião sobre cada coisa. Se a pessoa gosta de filosofia ela vai querer adquirir conhecimento mas se a pessoa não gosta ela não vai querer saber sobre o assunto.

João Vitor - 1m3
Renato Pacheco

Anônimo disse...

O texto expõem as reações dos alunos sobre odiar a filosofia, porém se uma certa pessoa gostar de filosofia ele ira buscar todo o conhecimento que ele quiser, mas se a pessoa não gostar não adianta fazer ela querer ou não aprender.

Matheus Aguiar Ximenes
1m3

Anônimo disse...

Achei o texto interessante, pois ele relata um certo carater de certos principios, ela fala bastante sobre a ética de conseguirmos analisar certas situações. Pra mim o texto leva a conclusão de que nós devemos levar em consideração aquilo que realmente nos importa, bom, pois se o que eu digo esta certo e as pessoas concordam isso acaba mostrando que como foi abordado no texto " que jovens hoje em dia odeiam filosofia" talvez isso esteja totalmente errado, pois apezar de não prestarmos muita atenção a filosofia as vezes faz uma constante parte de nossos dias.


Larissa Heringer
1M1
E.E.E.M Renato Pacheco

Amanda Oliveira disse...

Achei o texto muito interessante,
Demonstra que muitas pessoas vendo a filosofia como uma materia absolutamente "Insuportável", mais mostra que quem acha isso da Filosofia ainda não teve o prazer de conheçe-la profundamente.
A Filosofia é alegria é amor, se nós tivermos o entendimento e total paciência, o texto quer nos mostrar tambem reflexão sobre o que realmente é muito importante para nós.Então concluir que temos que falar sobre as coisas se é boa ou ruim quando temos total conheçimento,ou seja, gostar do que é melhor para nós, não do que nós achamos melhor para nós.

Amanda Oliveira
1m1
Renato Pacheco.

Lorrayne Telles ' disse...

A filosofia , como foi citado no texto , é odiado por muitos alunos no mundo . Mas não podemos dizer que odiamos algo sem saber realmente o que ela é . Eu concluo que a filosofia muitas vezes pode embaralhar a cabeça , confundir as certezas que tinhamos e não conseguimos entender mais nada do que antes pensavamos . Porém a filosofia é a sabedoria de algo que não conhecemos , que não entendemos , e o amor a sabedoria , nos leva a viver a ' filosofia com alegria '

Nome : Lorrayne Telles
Renato Pacheco 1M1

Leticia Francine disse...

A Filosofia é odiada por muitos alunos por ser uma materia que exige muito raciocinio para tirar concluções de verdades que ela oferece e muitas vezes não é compreendida pela maioria deles.
Por ser algo que confunde seus pensamentos. Talves seja porque os professores não trazem a materia de forma adequada que empolgue a turma a enteressar-se.

Leticia Francine do Nascimento
1ºm1
Renato Pacheco.

Matheus Simonetti disse...

Achei o texto muito interresante , falando sobre a filosofia e sobre as pessoas ( ou mais precisamente os alunas ) que odeiam ela , mais ainda existindo aquelas que gostam e adimiram ( muitas vezes de maneira errada , por exemplo , comparando com religião)e até misturam com estilos musicas ou até estilos de vida!

Matheus Simonetti de Paula
1M1
Renato Pacheco

Deivid Rodrigues disse...

A filosofia como foi escrita no texto, muitas pessoas nen sabe oque a filosofia... A filosofia muitas vezes você confundi um pouco fica um pouco perdido, mais e uma materia muito importante, ela confude muito a sua cabeça...
Acho precipitado quem diz não gostar de filosofia sem ao menos saber o que é filosofia, você nen conhece a filosfia !

DEIVID RODRIGUES
RENATO PACHECO 1V6!

RubiaFerreira disse...

O texto fala que as pessoas odeiam algo como a filosofia sem ao menos conhecer, ter uma experiência não é porque teve uma experiência ruim que quer dizer que todas vão ser.Não quer dizer que seu professor não traz a mensagem da filosofia do jeito que era pra ser que é motivo pra odiar, e ainda odiar a matéria. Rubia Ferreira
1m2

Caroline Buteri disse...

Achei o texto muito interessante, Porque mostra como o mundo acha da filosofia pelo site. O texto é realista, minha visão de filosofia esta relacionada a pessoas que sabem pensar, quem quer ser filósofo deve saber lidar com as coisas da vida. Filosofia é uma coisa sobre a qual não sabemos, não entendemos mas pensamos muito.
Caroline Buteri 1v5 vespertino, renato pacheco

Karen Graúna disse...

O texto revela as pessoas que não gostam de filosofia,porém não sabem nem ao certo o que ela é,vão as vezes pelo que os professores ensinam(que pode não ser totalmente correto),ou na maioria das vezes,por que não gostam do professor,passam a não gostar da matéria.Deveriam se informar mais pesquisando em outros locais(de preferência em algum livro),para saber o que realmente é a filosofia,e com certeza vão passar a gostar,pois pelo contrário do que muitos pensam,não é chato,e sim complexo.

Karen Graúna
1m3
Renato Pacheco

Gustavo Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Paulo disse...

O texto fala como as pessoas acham da filosofia e que algumas delas ate criam comunidades to estilo “eu odeio filosofia ,odeio meu professor de filosofia ’’ entre varias outras comunidades mais a filosofia não e isso ela e o estudo do passado e nas escolas de ensino médio tem elas e ela só não e mais odiada na internet porque eles fazem de português matemática entre outras.


João Paulo Guedes
1v7
Renato Pacheco

mateus novaes ac $$ disse...

O texto mostra dados que confirmam que a maioria dos adolescentes de hoje em dia odeiam a filosofia, mas ao mesmo tempo mostra que esses adolescentes , odeiam algo que provavelmente não conhecem, pois é bem provável que se estivessem um pouco mais aprofundados no assunto não achariam a filosofia uma disciplina tão ruim assim. O texto também mostra o significado da palavra, "Amor a sabedoria", se o "meliante" não tem amor à sabedoria, não tem como o mesmo gostar de nenhuma disciplina estudantil, pois todas estão relacionadas com a mesma.

Mateus Novaes
1v8
Renato Pacheco

FELIPE FERRAZ disse...

Excelente texto, aborda o valor e o significado da ética; das suas atitudes, escolhas e caráter no dia-a-dia. Não importa o que os outros pensam, deve-se fazer sempre o mais correto possível independente da opinião de outras pessoas, podendo até mesmo ser da maioria.
Como diz o texto, há muita confusão sobre o valor exato da ética, como se fosse um código, não, o ético age por se mesmo, dependendo da situação momentânea, ele avalia cada situação como certa ou errada, se concorda ou não e age com base nesses fatores.
Mas para se sair bem na ética, é fundamental a amizade, um “abrigo” para lhe proteger, te aconselhar e praticar a ética com o próprio.

Luiz Felipe - 2v3
Renato Pacheco

Felipe Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Moreira disse...

Eu achei o texto muito interessante! Ele mostra que muitas pessoas não gosta da Filosofia e nem sabem o que a filosofia significa !! O conceito da filosofia mudou ao longo do tempo.As composição do que seja a filosofia e quais são os seu estudos.Isso é um conceito do que a filosofia é, ou seja isso é uma coisa que nem todos reconhece ou nem sabe!!

Felipe Moreira
1v6
Renato Pacheco

Luana Correia disse...

Achei o texto interessante. É um texto realista, mostra como o mundo tem suas opiniões sobre a Filosofia, fala sobre o fato de adolescentes e até pessoas mais maduras não ter uma opinião muito boa sobre a filosofia sem mesmo conhecer do que se trata e o que se passa.
Na verdade a filosofia é um fato muito interessante de ver a maneira de viver.


Luana Correia
1V6, Renato Pacheco.

Jaunzim 22 disse...

O texto é muito interessante, pois mostra que a maioria dos jovens que tem o primeiro contato com a filosofia não se entendem direito com ela. As vezes pode ser até pelo método usado pelo professor ou por não saberem porque estão estudando aquilo. Mas na minha opinião alguns jovens estão menos interessados em aprender coisas novas e por isso associam a filosofia a grandes estudiosos que passavam a vida inteira defendendo uma tese, sendo que na verdade filosofar é simplismente pensar a respeito de algo usando a lógica ou a razão para desvendar o fato.

Nome: João Vitor Zambon Santana
Turma: 1V4
Escola: Renato Pacheco

beeh disse...

Esse texto mostra como os alunos podem odiar a filosofia, mas podem não odiar a filosofia e sim os seus professores de filosofia. Mas a filosofia que foi mostrada a esses alunos não é a filosofia verdadeira e sim obstáculos impenetráveis, inatingíveis, esses alunos não foram apresentados à verdadeira filosofia a filosofia que traz alegria aos filósofos.

NOME: BETHYNA NASCIMENTO
TURMA: 1V8

Emanuely disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuely disse...

muito interresante.. mostra como os alunos podem odiar a filosofia, Mas a filosofia que foi mostrada a esses alunos não é a filosofia verdadeira e sim obstáculos impenetráveis, inatingíveis. na minha opinião vc é qm faz a ética.

Emanuely 1v5

Igor Nelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Nelo disse...

Esse texto e bastante interessante, mostra que as pessoas dizem que não gostam de filosofia sem antes mesmo de ter conhecido o que é filosofia de verdade e que as pessoas às vezes não, não só de filosofia mais qualquer outra matéria, gostam porque tiveram uma experiência ruim com a matéria ou com algum professor.
Em minha opinião as pessoas que estão tendo um grande preconceito, como mostra as comunidades das redes sociais, com a filosofia antes mesmo de conhecer a matéria de verdade estão totalmente erradas, pois a filosofia é o estudo através do conhecimento e o conhecimento é uma coisa muito importante para qualquer pessoa e até podemos dizer que o conhecimento move o mundo. Se as pessoas olhassem para a filosofia dessa maneira, certamente não haveria tanto preconceito.

Igor G. Silva Nelo
RENATO PACHECO 1V4

Wéllony Teilomater disse...

Filosofia com Alegria

O Texto nos da oportunidade de saber mais sobre filosofia, e mostra também que as pessoas têm livre pensamento, uns gostam e outros não. Alegria trata-se realmente da juventude humana, e essa juventude não se acostuma com a forma que a filosofia trata as coisas, como a filosofia expõe as formar que vê o mundo e a forma de explicá-lo, Às vezes apenas pelo o que outros falam, levamos em consideração que é aquilo, mas na verdade não é, então, vamos conhecer o "lado bom" da filosofia, não é necessário amá-la, mas ao menos compreendê-la!

Nome: Wéllony Teixeira
Rebato Pacheco -1v6

Letícia Sinhorelli =) disse...

O texto mostra que pessoas odeiam a filosofia, na realidade não a conhecem de verdade, só se sabe que é uma matéria chata da escola, mais não procuram saber exatamente o que é filosofia.
Renato Pacheco
Letícia Sinhorelli 1v4

Nurya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nurya disse...

O texto é bom , pois mostra que a maioria dos adolescentes odeiam a filosofia, porém mostram que esses adolescentes até mesmo adultos dizem não gostar de uma coisa que ainda não conhecem, como acontece em varias outras coisas hoje em dia. O texto também mostra o significado de filosofia que provem do latim philo:amor Sophia:sabedoria ou seja amor à sabedoria,se o estudante não tem amor à sabedoria, não tem como gostar de nenhuma outra disciplina.
Então concluo que as aulas de filosofia não são nada além do estudo da vida,e não pode ser tão chato assim né!?

Nurya Gonçalves Ramos
Renato Pacheco
turma: 1V7

@LaahNeeves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

o texto é interessante, pois simplesmente fala a realidade. O jovem hoje em dia ja quer julgar as coisas sem antes ao menos saber a como é, da onde veio, enfim a origem. O odiar a materia acontece pelo professor que as vezes torna aquilo uma coisa insuportavel por ele ser não saber explicar, ou ser ignorante ... {mas com Arlindo não tem isso ta gente ? haha}

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 335   Recentes› Mais recentes»