terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O corpo

Foco de uma preocupação constante na nossa época, as abordagens atuais do senso comum sobre o corpo carregam muitas concepções arcaicas desenvolvidas no Ocidente pela Filosofia ou pela Religião.  Tais abordagens ultrapassadas trabalham com a cisão entre o corpo material ou físico e uma existência não material, entendida como alma, sujeito, consciência ou mente.

É fácil perceber que temos um corpo e que a consciência desse corpo parece ser algo distinto.

Assim eu posso distinguir a mão, que eu vejo, e a ideia que tenho dela em minha mente. Agora mesmo o leitor deve ter diante de si um computador que é um objeto e tem consciência de que ele existe, porque pode percebê-lo pelos seus sentidos corporais. Ou seja, a consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona. 

Outro erro corriqueiro é crer que o corpo representa algo inferior, imperfeito, impuro ou mau e deveria ser controlado a qualquer preço.  A prática do autoflagelo, e que existe até hoje em muitas religiões é um exemplo disso.

Essa depreciação do corpo em relação a alma, encobria muitas injustiças, como no período colonial brasileiro, em que os padres se preocupavam apenas em converter os escravos ao catolicismo para salvar suas almas. Os padecimentos corporais que eles suportavam eram considerados naturais, ou sem importância, perto da imortalidade de uma alma salva.

Algo parecido acontece atualmente, quando muitas pessoas se conformam com o sofrimento, fome, falta de moradia, de tratamento médico, de educação, acreditando que serão recompensadas em outra vida. Trata-se de um pensamento com raízes antigas, ancoradas no cristianismo e na Filosofia.

Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.  Escolas filosóficas posteriores, como os epicuristas e estóicos, reavaliaram o tema, o que tornou o corpo um motivo de cuidado integrado à alma.

Na Filosofia cristã da época medieval o corpo é objeto de constante preocupação. Santo Agostinho enfatizou a necessidade de conhecer as debilidades corporais. A “carne” era o corpo de desejo, portanto prestes a pecar. A sexualidade passa a ser estendida do corpo aos pensamentos, sobre os quais era preciso estar sempre atento.

* * *
Conta uma parábola que dois monges cristãos, que haviam feito voto de castidade, foram atravessar um riacho. Chovia muito e a correnteza estava muito forte. Encontraram no rio uma bela jovem que hesitava em atravessar. Ela se dirigiu a um deles e disse,


- Vocês poderiam me ajudar a chegar ao outro lado?

Ao que um dos monges respondeu, enquanto já seguia água adentro:

- Volte para onde veio e aguarde a correnteza diminuir, nós não podemos trair nossos votos.

O outro monge, que vinha logo atrás, pegou a jovem no colo e levou-a em segurança até o outro lado.

Eles continuaram seu caminho e numa certa altura do caminho o primeiro deles não agüentou e disparou:

- Como pode você quebrar os seus votos de jamais tocar em uma mulher e continuar caminhando assim ao meu lado, como se nada tivesse acontecido?

E ele respondeu:

Eu a deixei lá atrás, mas você ainda a leva no seu pensamento. Quem fez o mal? Quem fez o bem? Mais grave do que trair os votos é trair a si mesmo.

*  * *


A modernidade mudou alguns termos, mas a divisão permaneceu. Para Descartes, não temos como ter certeza se temos realmente um corpo, mas temos certeza de nossas dúvidas, e como a dúvida é um pensamento, só por meio dele sabemos que existimos: “penso, logo existo”.  Na filosofia cartesiana o corpo era uma extensão da alma, como uma máquina:

[...] o corpo de um homem vivo difere de um morto como um relógio, ou outro autômato (ou seja, outra máquina que se mova por si mesma), quando está montado e tem em si o princípio corporal dos movimentos para os quais foi construído, com tudo o que se exige para a sua ação, distingue-se do mesmo relógio ou da outra máquina quando está quebrada e o princípio de seu movimento para de atuar (DESCARTES, 1979, p. 102)

Merleau-Ponty contrapôs ao corpo-máquina de Descartes, a noção de corpo-organismo, entendida como uma fusão entre a alma e corpo em um organismo vivo. Mesmo assim o sujeito pensante permaneceu como preocupação essencial.

Analisando a história, o filósofo francês Michel Foucault demonstrou que houve uma mudança de abordagem do corpo.  Até o século XVIII o poder soberano era exercido sobre o corpo através de suplícios e penas. Podemos citar como o exemplo mais marcante disso no Brasil, o esquartejamento de Tiradentes.

Entretanto, esse sistema de castigos era tremendamente dispendioso e, com o tempo, o poder soberano deu lugar ao poder disciplinar. Assim, se criou uma tecnologia do corpo humano, cujo principal objetivo era tornar o corpo obediente, útil e produtivo para a sociedade, por meio do trabalho. Nessa época nasceram as quatro organizações disciplinadoras modernas, a prisão, a fábrica, a escola e o hospital, todas empenhadas na sujeição do corpo.

As pesquisas modernas tendem a reduzir o comportamento, os sentimentos e até os pensamentos humanos a reações químicas processadas no corpo. Se por um lado isso acaba de vez com a dicotomia corpo/sujeito, por outro lado afirma um determinismo sem precedentes para o homem, colocando em risco sua possibilidade de liberdade.

O fato é que o corpo, em sua complexidade material como sentimento e consciência, permanece como mistério, devido a dificuldade de controlar pesquisas que investiguem a interferência da vontade sobre os processos químicos e biológicos.

Como conhecer algo que quando lembramos já mudou? O si mesmo que é o corpo só pode ser pensado inédito, sendo, vivendo e nunca dito.

Aprisionado por verdades produzidas na ciência, na educação, na política e na mídia, torna-se urgente uma filosofia do corpo que se traduza em trabalhos de liberdade que retomem o protagonismo do corpo sobre ele mesmo.  A resistência do corpo se faz na invenção de modos de vida originais e não massificados, cada vez mais diferenciados, na construção de novos valores  e numa certa retomada pelo encantamento potencializador do mundo, esquecidos pela ciência e pela  filosofia moderna.

REFERÊNCIAS:

DESCARTES, R. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1979.

560 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 560 de 560
Mirelle Barcelos disse...

É quase que cultura a maior valorização da alma do que do corpo.
Muitas das vezes o corpo é castigado por "pecados da alma" e não por um castigo disciplinar, da qual a alma iria se curar e se regenerar.
Mas nos dias atuais vemos diferentes formas de repressão, como a própria prisão da qual a pessoa tem a oportunidade de trabalhar com o seu interior, e voltar á sociedade de forma digna.
ja nos tempos antigos o castigado era colocado em praça pública e de diversas formas violentado até a morte. O texto também argumenta as crenças da igreja católica impostas de forma muito mais rígida a sociedade da época, sem nenhum rastro de democracia.
O que achei muito interessante do texto é a reflexão que ele nos traz da qual associa o corpo e a alma,de forma que unifica e nos mostra a amba importância de têr-los trabalhando juntos.

ps: adorei o texto (:

Mirelle Francesca Barcelos, 3m4.

Tiago Marcarini disse...

o texto mostra sobre nossas concepções que ao longo do tempo, foram se desenvolvendo e que elas também abordam a separação do corpo físico com a alma, ou seja, a parque eu não é material.O texto também mostra que o corpo é usado para exercícios de vários tipos e o homem usou seu corpo como meio de sofrimento, para pagar pecados como na idade média, ou para sentir prazeres como em outras décadas, também fala que o corpo tem algumas imperfeições e que por isso deveria sofrer, isso existiram e existem ainda algumas religiões que querem salvar suas almas e não se preocupam com o seu
corpo.

Tiago Marcarini 3v1

tiago marcarini(correção) disse...

*...ou seja, a parte que eu não é material...*

Renata Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Vieira disse...

O corpo pode ser considerado a mais complexa das máquinas, por isso necessitamos nos aprofundar e buscar aprender –mos mais sobre ele. Para a Filosofia Cristã o corpo é o templo da lama, mais a costante preocupação é que esse corpo também despertaria o desejo, e consequentemente levaria ao pecado Já para Descartes, o corpo era uma extensão da alma. A resistência do corpo, ajudou a tornar o homem cada vez diferente um do outro,levando a vida mais original e não massificada.
3M1

Thaís Martins disse...

Bom.. o texto relata como a sociedade (antiga e a atual) pensa sobre o corpo físico e a alma. Ambos andam juntos, pois não tem como ter um corpo saudável e uma mente "doente" e vise versa. Muitas religiões acreditam que sofrendo aqui na terra, na "próxima vida" teremos uma grande recompensa, pois isso maltratam o corpo o que faz com que consequentemente ele esteja maltratando a sua mente também. Com o passar do tempo o ser humano transformou o corpo em algo útil e produtivo para a sociedade. Pesquisas e estudos já foram feitos, mais ninguém consegue desvendar a complexidade que é o corpo humano.


Thaís Martins 3 M 4
Renato Pacheco
:)

Carolziitaa disse...

Corpo - uma palavra pequena mais muito complexa. Se nos juntarmos em uma roda de amigos para discutirmos sobre ele, levaremos horas com a discursão e não chegaremos a lugar nenhum.
Como no presente texto, ha diferentes formas de se referir ao corpo, diferentes formas de tentar conceitua-lo, e não ha digamos uma simples definição, pois cada pessoa tem um pensamento diferente.
Exemplos:
Tem gente que diz que o corpo é um templo do Espirito Santo, que nós devemos zelar e cuidar de algo que não nos pertence.
Por outro lado tem gente que diz, bruscamente, que é uma maquina de reprodução.
Outras que é uma massa que ocupa lugar no espaço.
Enfim são muitas formas de se pensar em uma "simples" palavrinha.

Ana Carolina Barcelos Pereira 3ºM5

Ravennie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ravennie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ravennie disse...

O texto ''o corpo'' nos fazem refletir se realmente se sabemos o que é o corpo, há varios séculos diversos filósofos estão a procura decifrar o que realmente significa o corpo, cada um com sua teoria diferente. Outros dizem que o corpo é um ''objeto de pecado'', outros ''o templo do nosso espírito'', enfim são diversas teorias e cabe a você escolher qual tem a ver com a sua opnião, e eu achei esse texto muito interessante, porque de uma certa forma podemos perceber a união entre corpo e alma , que é algo muito importante que devemos ressaltar, porque que as vezes é confundido por algumas pessoas .
ps:adorei a parábola dos monjes *-*

Ravennie S. Oliveira-3m4

Matheus M disse...

O texto mostra que "o corpo" ainda é uma grande preocupação que carrega várias concepções arcaicas como na religião ou pela filosofia e trabalha com o corpo material e físico, existindo um não material que é a alma.
Temos um corpo e isso é fácil de perceber porque a nossa consciência mostra que ele existe, baseado nisso, podemos dizer que a bola é um objeto e sabemos que ela existe porque a nossa consciência nos mostra isso.
Um grande erro em respeito ao corpo é dizer que ele é impuro,mau, que podemos por preço por ele. No período colonial brasileiro os padres só queriam saber em salvar a alma dos escravos esquecendo de seu corpo, perto da imortalidade de salvar uma alma o que os escravos suportavam era considerado naturais.
Muitas pessoas se conformem com o sofrimento, com a dor, com a solidão, achando que assim eles serão recompensados em outra vida, isso vêm da época do cristianismo e dos pensamentos da filosofia.
Sócrates pensava que o corpo não servia para nada, ele entendia que a alma serve do corpo.
Na filosofia cristã eles pensavam diferente, eles pensavam que o corpo era de grande preocupação, segundo Santo Agostinho a "carne" era o corpo de desejo, portanto, preste a pecar. Nessa época o pecado não era só a relação sexual de um homem e uma mulher,era também se o homem levar a mulher nos seus pensamento. De uma forma ou outra o corpo em sua complexidade material como sentimento e consciência, ainda permanece como dúvidas, isso porque hoje em dia, é muito difícil controlar uma pesquisa em que envolve processos químicos e biológicos. A resistência do corpo se faz na invenção de modos de vida originais e não massificados.

Matheus Menezes
Renato Pacheco
3v1

Joyce Mazzoco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís Dalapicola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís Dalapicola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebeca Quintes disse...

gostei da parabola dos monjes, e achei muito enteressantes que para Descartes, não temos como ter certeza se temos realmente um corpo, mas temos certeza de nossas dúvidas, e como a dúvida é um pensamento, só por meio dele sabemos que existimos: “penso, logo existo”. entao nao tem como ter certeza de algo que vemos e sentimos, mas temos certeza de algo que nos traz incerteza, e por meio das nossas incertezas sabemos que existimos. um pouco confuso, mais muito interessante.
Rebeca Quintes, 3M5 - Renato Pachaco.

Lucas ₪ ø lll .o· disse...

O texto fala sobre as nossas duvidas do que vem a ser "o corpo". Nos tempos antigos as pessoas pensavam que os seus corpos tinham que pagar por suas imperfeições e pecados, e assim acabavam se torturando. Também e citado que as pessoas ainda tem esse pensamento pois se conformam com a fome,e com o sofrimento pensando que sua alma vai ser recompensada após a morte. O corpo não e somente a matéria,o físico, dentro dele temos uma alma, o que nós faz ter a idéia, o pensamento do que e o corpo.

Lucas lima 3v1 ₪ ø lll .o·

Anônimo disse...

O texto fala muito sobre Corpo, alma......? Pra mim falta algo! Para falar de corpo e alma também se devemos incluir o ESPÍRITO, pois os Três estão inteiramente ligados, porém O CORPO é diferente da ALMA é a ALMA diferente do ESPÍRITO.
Mais o que é o ESPÍRITO? É o fôlego de Vida que Deus Te Deu.
" E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7).
ESPÍRITO: Ponto de contado com Deus.É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito. ( Ef 2:22 Jo 4:24 )
ALMA: É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo.
Áreas da alma

Mente : Sede da alma, intelecto, pensamentos, raciocínios, memória.

Vontade : Instrumento para tomar decisões. Poder para escolher.

Emoções : Instrumento para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc.

Corpo : Minha forma visível. Com ele me relaciono com o mundo exterior.( ex.: Os cinco sentidos, fala, audição, visão, oufato, tato. )
O erro CORRIQUEIRO que o texto cita, o AUTO-FLAGELO realmente são muito comum hoje em dia nas religiões, as pessoas se deixam dominar por uma coisa que não conhecem ou conhecem pouco todos estão sujeitos a erros.
O fato de crer que o corpo representa algo inferior, imperfeito, impuro ou mau e deveria ser controlado a qualquer preço, isso mostra que ELES NÃO CONTROLE SOBRE SUA PRÓPRIA VIDA. Ao contrario do que acham o corpo sim poder ser algo Superior, Perfeito, Puro e bom é não precisaria ser controlado. Deus nos deu o Livre arbítrio podemos escolher o que fazer com meu corpo. Levo comigo uma coisa, "não deixo minha vontade me dominarem", e nem as pessoas me influenciarem.
Uma trecho do texto me chamou muito a atenção (quando muitas pessoas se conformam com o sofrimento, fome, falta de moradia, de tratamento médico, de educação). No mínimo a pessoal que crer em Deus sabe que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28), (creditando que serão recompensadas em outra vida)kk' (Queria poder me lembrar da minha outra vida) não acredito nisso, isso não entra na minha cabeça nem querendo, principalmente por causa de(Eclesiastes 12:7)e(Ezequiel 18:4).
A trindade em si não esta totalmente decifrada, a ciência tem muito que descobri ainda nos temos que aprender muito ainda sobre a trindade.

Gustavo Almeida
3v1

Anônimo disse...

"O corpo" diz respeito a uma ideologia, que ao passar dos anos é imposto ao ser humano ter limites na sociedade, pelo fato da existêcia de leis e como citado no texto a mídia, que coloca em nossa mente uma porção de prestígios que não nos dá nem tempo de pensar se isto é bom ou ruim.Um exemplo disso é a beleza que por sua vez têm seus critérios.O que mais me chamou a atenção nesse texto foi a forma do monge cristão já convertido lhe dar com uma jovem em seu caminho e ao invés de deixá-la para trás ele à ajudou, e enquanto o outro com o medo obscuro de pecar que a sua religião impos sobre ele fica com a "conciência pesada", e isso na minha opnião é uma forma de não se conhecer, pois para ele a jovem era uma tentação na qual o seu corpo era impossibilitado de tocá-la.E o que para mim se destacou bastante também, é o fato do nosso corpo ser ultilizado para o trabalho.Tendo em vista os portugueses quando chegaram ao Brasil que se debateram com pessoas nuas(os índios), o que para eles obiviamenete foi estranho,até mesmo pelo fato de seus corpos estarem vestidos com trages de pano.(Mais isto também foge um pouco do contexto, pela questão da cultura).Enfim como diz Descartes"Penso, logo existo", sabemos que temos um corpo, mas sinceramente não sabemos como usá-lo!

Escola:Renato Pacheco
Nome:Jéssica Carvalho Lima de Araújo.
Sala:3m4

robiiiinjr disse...

o texto comenta sobre as ideias que ao passar dos anos os homem vem fazendo sobre o corpo humano ao passar do tempo ,não só o corpo fisico ,mais sim a carne até a alma ,e mostra que o corpo nao é perfeito e o suas imperfeiçoes .
ROBSON 3M1 PACHECO .MTTTTTTTTT VIBE AE KKKK

nay disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JuninFlu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JuninFlu disse...

Na minha opinião o texto revela que durante seculos o corpo vem sendo separado da alma. Muitos judeus em nossa história colocaram em risco a própria vida para garantir o enterro de parentes ou conhecidos em cemitérios judaicos. O motivo para tanto é por que após a morte a alma se encontra no mundo da verdade, e todo judeu sabe que a verdade se encontra no cumprimento da vontade Divina.

Pedro Fábio Meschiatti Junior
Renato Pacheco
3m3

Talyane disse...

A parábola dos monges é muito interessante.

O texto vem abordar todas as concepções do mundo ao longo do tempo, o texto aborda também a separação do corpo físico e da alma. Na idade média o homem usou o corpo como forma de pagar pecados, meio de sofrimento e durante o passar do tempo isso foi mudando.

Um erro constate que temos é crer que nosso corpo é algo inferior, imperfeito, impuro ou até mesmo maldoso como diz o texto.

Sócrates por exemplo tem uma filosofia de que o corpo não é a principal preocupação, o que deve se preocupar mais é a alma vista que ela serve como corpo para nós.

Descartes porém não sabe se temos realmente um corpo, mas sabemos de todas as nossas duvidas sobre o mesmo.

Pesquisas mais avançadas tendem a reduzir os comportamentos, sentimentos ou até mesmo os pensamentos humanos ou reações químicas feitas pelo corpo.

Talyane Macedo 3v1
Renato Pacheco.

- ph silva disse...

O texto nos mostra uma visão de que possuímos um corpo com uma parte distinta dele que podemos chamar de alma. Ele relata que o corpo está sendo “separado da alma”. De acordo com o texto a alma é imortal. Ou seja, quando o corpo que ela habita durante sua passagem sobre a terra estiver destruído, ela não será atingida por essa mudança, sendo assim, ela não vai ser destruída junto com o corpo.
No mundo de hoje, a vaidade faz valer a regra do ‘corpinho perfeito’. Com isso, homens e mulheres não querem ficar com o corpo destruído. Mas pelo menos aparentar ter um corpo mais jovem. Vemos milhares de artistas aplicando botox, colocando silicone, tomando bomba para aumentar o seu corpo físico, sendo que com isso, podem causar milhões de problemas em seus organismos tudo para adquirir um ‘corpo perfeito’ se é que podemos considerar o mesmo, tudo pela sociedade.

Bárbara disse...

A nossa consciência e sabedoria sobre algo se dá quando tocamos ou sentimos alguma coisa, ou seja, percebemos com o nosso corpo algo e entendemos o que é aquilo e quais efeitos podem nos causar.
É por isso que o corpo esta relacionado com as vontades, quero dizer, eu só sinto vontade de tocar algo, ouvir uma musica, dançar entre outras coisas porque eu já aprendi, tive consciência o que aquilo me proporciona através das sensações.
O corpo também pode ser visto como um modelo, podemos moldar alguém influenciando ou as obrigando, como acontecia com os Índios e os Católicos. Apesar de eles possuírem suas crenças, eram obrigados a entender uma religião que desconheciam,o objetivo não era mudar só a aparência deles, mas sim a alma.
O fato é que só podemos ter certeza das nossas duvidas , quando presenciamos, vivemos com o nosso corpo.

Bárbara Faria 3°M4
Renato Pacheco

Eduarda Soares disse...

O texto vem relatando a mudança do corpo da antiguidade até os dias atuais, como a separação do corpo - físico e a alma. O corpo físico simplesmente é algo que exista que possa ver e tocar e como sentimentos seria a alma. Para Sócrates o corpo não era um objeto principal e sim a alma que servia de corpo. Mas ma filosofia Cristã a "carne" era como objeto sexual, que era do corpo ao pensamento, apto para pecar. Mas nos dias de hoje, o corpo é usado para exercícios de vários tipos como meio de sofrimento, para pagar pecados (como na Idade Média), para sentir prazeres como em outras décadas ou na utilidade do trabalho para sustentar a vida do homem. Assim, muitas das vezes é como se não tivesse nenhum valor a pessoa se apropria do próprio corpo para se dar bem na vida e segue uma religião pra limpar sua alma.

EDUARDA SOARES, 3M2 (RENATO PACHECO 2011)

aluno da 3.. disse...

não sei pra q fazer isso
a unica coisa que se aprende na escola é q mais da metade das coisas que ta aprendendo agr ñ vai usar nunk mais ¬¬

Thaís Dalapicola disse...

O texto nos leva a refletir sobre o corpo e os questionamentos que ele gera em torno da sociedade. O corpo é uma máquina? É o templo do Espirito Santo? A morada da alma? Uma espécie de hospedeiro? Como Santo Agostinho citou na época medieval " Há necessidade de conhecer as debilidades corporais." A meu ver existe sim uma necessidade porém não só no sentindo do pecado e do que é certo e errado perante a Deus e sim porque precisamos de inúmeras coisas para viver como remédios, alimentos, e etc... Pra muitas pessoas no fim é a alma que conta, e isso nos leva a pensar: De que vale uma alma sem o corpo? Ou, de que vale um corpo sem alma? Ambos andam juntos, e tem o mesmo valor. No século XXI o culto ao corpo é muito valorizado pessoas pensam em estética, estética e estética e esquecem de alimentar a alma. Tendo assim um corpo "sarado" e uma alma "doente." Até esse momento nunca se chegou a uma resposta exata e direta sobre o que é o corpo, talvez nunca se irá chegar a essa resposta. E essa questão sempre estará pairando sobre o universo.

Thaís Dalapicola 3M4

Kelvyn disse...

O texto aborda que corpo e a alma têm uma ligação, que em várias situações é usado como um objeto, que as pessoas estão preocupadas do que os outros dizem e ficam insatisfeitos com o próprio corpo e tentam mudá-lo de alguma forma

Kelvyn Itaboraí
3v1

L.M disse...

O texto nos comprova que o corpo é aquilo que como objeto tangível, se opõe à alma e, como tal, é um obstáculo epistemológico, lugar de conflito das paixões, lugar dos desejos e dos apetites.
O corpo é visto como túmulo, perecível e mortal, que induz a alma em erro e é aparente. Constitui um elemento perturbador da alma na busca da verdade. As paixões, os desejos, as sensações, as doenças, a dor, o prazer, são fatores que desviam a atenção da razão do que deve ser o seu real objeto.

Mas cada um terá seu modo de ver e relatar o que se caracteriza como um corpo, o que ele realmente é! Assim gerando a divisão de pensamentos de ambos.

Leandro Merscher 3m2

Higor Vieira disse...

O corpo é um assunto polêmico, pois há varios tipos de opinões sobre o mesmo. Para alguns o corpo é a forma de executar seus pensamentos, para ourtos o corpo é uma objeto de pecado(como citado por alguns anteriormente)... Mas a verdade é que o corpo é varias coisas ao mesmo tempo, ou seja, tudo que é dito sobre ele pode ser e pode não ser verdade. Cabe a nós avaliar o que é mais exato sobre ele. Não podemos de deixar de lembrar que o corpo é capaz de coisas extremas.

Higor Vieira 3v2
Escola Renato Pacheco

Thiago Rodrigues disse...

o texto nos relata que todos os filósofos por si mesmo, não conseguem tambem chegar a um objetivo do que é o corpo. Entre uns e outros o corpo são formas de se apresentar a sociedade. ainda no texto se relata em que os Jovens fizeram um voto de castidade, antigamente as pessoas podiam até pensar em várias respostas no que seria o corpo, mas nunca tiveram uma resposta concreta. Então com a quebra desse voto de castidade o um dos amigos falou ao outro que ele tinha quebrado esse pacto entre eles. Mas ele logo emendou a resposta dizendo que se quebra o pacto por fora e não por dentro. Então na minha conclusão, só as pessoas em si podem responder o que é ser "o Corpo".

Thiago Rodrigues, 3v2
Renato Pacheco

Jamylli Guarnier disse...

O texto mostra que o corpo é assunto bem polemico e complicado de se argumentar, pois cada um tem uma opinião formada sobre o assunto. Mais o que podemos afirmar é que o corpo é uma super máquina capaz de fazer ou transmitir movimentos, de articular, de sentir, de provocar, ou seja, o corpo pode ser capaz de tudo e até superar seus próprios limites ou até mesmo ser capaz de chegar ao estremo.

Jamylli Guarnier
3v2
Escola Renato Pacheco

Larissa Santos disse...

O corpo é a matéria que constitui um indivíduo.De uma forma geral, o corpo é aquilo que no ser é passível de ser tocado, que possui uma forma e através do qual existe contato com o exterior, é então a exterioridade percebida.Com o passar o tempo o corpo vai evoluindo, e este carrega consigo uma alma.
A maioria das pessoas cometem um erro que é acreditar que o corpo seja algo imperfeito que deveria ser controlado a qualquer preço , e ao pensar assim cometem o ato autoflagelo e a partir desse ato acham que obterão o “perdão” e serão recompensados.
O texto relata que antigamente as pessoas viam seus corpos como um fruto de pecado e maldade, e elas achavam que o corpo era por si só, não teria almas e que elas não deveriam salvar seus corpos.

Larissa dos Santos 3m2 - Renato Pacheco

Ana Maria Nascimento disse...

O Texto “O Corpo” foi muito bem elaborado, falou a respeito do corpo de várias formas e pontos de vista diferentes, e suas várias concepções que lhe foram dadas ao longo do tempo, por filósofos e religiosos. Nessas concepções envolveram tanto corpo (material, concreto) como o corpo (alma).
O corpo não é só corpo ou só alma, e sim corpo e alma juntos. O corpo é o instrumento sobre o qual a alma atua, sem a alma o corpo seria inútil, poderíamos tocar, ver ouvir, mas não entender, sentir, e saber o que é e para que serve. Sendo assim o corpo é a junção de corpo e alma cada um exercendo sua função para nosso bom funcionamento.

Ana Maria Martins Teodoro do Nascimento
Escola: Renato Pacheco
Turma: 3v2

Patrick_KingSize disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrick_KingSize disse...

Patrick Telles
3v1



o texto é bem interessante aborda
o siguinificado elaborado sobre o Corpo.
Corpo é tudo aquilo que nós podemos distinguir, e a partir disto ter a
conciência de que ele realmente existe.
O corpo foi feito para ser tratado com perfeição, por exemplo, deixar o nosso
corpo passando fome , sofrimento, dor, nao é normal.
As pessoas tratam o corpo como se fosse uma maquina, que esta sempre funcionando
de acordo com oque as pessoas julguem bom, isso gera desconforto .

No texto o corpo há uma comparação de certo e errado

enquanto um dos monges se preocupava com um simples ato, que seu colega fez
o outro ja tinha esquecido , e lidado com aquilo normalmente.Essa comparação
nos tras a mente que nao devemos ser limitados com as nossas escolhas, devemos
sempre pensar para saber oque é melhor, oque é bom e verdadeiro.

sabrina lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sabrina lima disse...

Vem se questionando o corpo e a alma desde a antiguidade, por exemplo, no período colonial Brasileiro os padres catequizavam os escravos para salvar suas almas, o corpo pouco era levado a importância nessa época.
O ideal seria se houvesse um equilibro entre o corpo e a alma, até porque eles estão diretamente ligados, pois é através do corpo que conseguimos transparecer as o que tem em nossa alma, como a consciência.
Sabrina Barbosa Lima
3M2, Renato Pacheco

Mari Araújo disse...

O texto relata da busca de vários filósofos com o passar dos séculos pelo verdadeiro significado do corpo e suas sensações,vontades e decisões.
A alma que é considerada algo superior ao corpo e que com a modernidade, através da mídia política e outros a filosofia e a ciência esqueceram o mais importante o controle do corpo sobre ele mesmo.

MARIANA DE ARAUJO OLIVEIRA.3M3

Leka disse...

Bom..pelo que eu entendi,no começo ja diz td..temos dois corpos um fisico e um ao qual chamamos de alma.Se me perguntassem antes de ler esse texto,"pra vc o que é o corpo?" eu diria que era apenas uma estrutura que carrega a nossa alma,mas depois de ler posso chegar a conclusão de que ele é mais do que isso,o corpo é tratado por alguns,como uma “estrutura” sagrada e para outros como apenas um corpo,mas ele pode ser entendido como uma estrutura que nos permite o movimento de suas partes além de realmente porder levar consigo a nossa alma.Ja a alma se alguém também viesse a me perguntar,eu diria que só seria apenas uma alma!com a leitura do texto percebi que a alma além de ser ela mesma,tambem carrega consigo os sentimentos,o pensar,a questão do que é um objeto e até mesmo do agir,Porque antes mesmo de agir devemos pensar e a alma é o que nos possibilita fazer isso..termos a consciência de fazermos o que é melhor pra todos nós. ;)
Letícia Quinelato
3M2

Anônimo disse...

O corpo não é apenas aonde se habita a alma, ele é integrado a alma. O corpo é algo de freqüente preocupação, pois o corpo esta sempre pecando, pois a ''carne'' era corpo de desejo.
Para a Filosofia não temos como ter certeza se temos realmente um corpo, mas temos certeza de nossas dúvidas, e como a dúvida é um pensamento, só por meio dele sabemos que existimos: “penso, logo existo”.
Se nos pensamos e logo existimos isso quer dizer que nos realmente temos um corpo.
O corpo guarda a alma e tudo o que se sente na alma transparece no corpo então o corpo é um organismo vivo que a alma habita, o corpo também pode ser considerado um escravo da alma, pois ele é quem realiza todas as atividades e que sofre por ser o físico ele é quem fica com a pior parte.
Mais a unica coisa certa que sabemos sobre o corpo é que ele realmente é um grande mistério e que até os pesquisadores não sabem bem o que é o corpo então tudo o que falam sobre o corpo são hipóteses.

Feito por: Jennifer Monique Virginio
Renato Pacheco. 3M2

Thays Cosa disse...

O corpo ainda é uma incógnita. Todos falam a respeito, mas não existe nenhum significado universal ou único. O dicionário, por exemplo, apresenta uma descrição muito superficial a respeito do tema. É difícil discutir a respeito, já que, até Sócrates não achava pertinente o estudo do corpo, mas o estudo da alma. O tempo passa e o mundo começa a se perguntar: o que é o corpo?
As repostas são infinitas, tendo em mente que o corpo é: "o que eu quiser, que seja".
Na maioria dos casos o corpo é considerado um objeto da mente, da alma, ou de ambos. A religião trata o corpo como objeto pecador, quando este procura prazer. A sociedade utiliza-o como algo útil e produtivo.
O corpo tem muitas utilidades (todas conhecidas), mas significados e definições infinitas.

Anônimo disse...

Segundo Sócrates o corpo é um objeto e não devemos nos preocupar com ele, e sim com a alma, que se serve do corpo. Já na época medieval o corpo era considerado objeto de desejo. Hoje em dia, o principal objetivo é a utilidade que ele tem dentro da sociedade, no trabalho, por exemplo. Mesmo assim, é impossível dizer qual o verdadeiro significado para nós, é como se fosse uma caixa de mistérios.


Ludmyla Thomazini - 3m2
escola Renato Pacheco

fabiano disse...

Fabiano A. Henriques Francisco - 3M3

O texto "O corpo" fala sobre como o ser humano via o corpo e como ele era discriminado em relação à alma. Dava-se tanto valor a alma que para isso separava-a do corpo, levando-o a sacrifícios para que ele se tornasse "dócil" e deixasse a alma controlá-lo. Com o passar dos anos foi-se dando valor maior ao corpo e unindo-o à alma.

Larissa Barcellos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Barcellos disse...

O texto fala que o corpo é desenvolvido no Ocidente pela Filosofia ou pela Religião, trabalham com a cisão entre o corpo material ou físico e uma existência não material, entendida como alma, sujeito, consciência ou mente. A consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona. Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo e na Filosofia cristã da época medieval o corpo é objeto de constante preocupação, e a sexualidade passa a ser estendida do corpo aos pensamentos.

Aluna: Larissa Barcellos
Turma: 3M1

Maynara disse...

Para Sócrates a alma se apresenta como um substância específica imaterial, simples, essencialmente distinta do corpo material. A alma tendo a capacidade de exercer um comportamento ético é dotada de faculdades distintas e hierarquizadas, sentido, vontade dotada de liberdade e inteligência. A alma é simples porque é indivisível, diferente do corpo que se divide em partes, dotada de movimento próprio e de conhecimento.

Aluna: Maynara Crissaff
Turma: 3M1

Maiana Antoniazzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maiana Antoniazzi disse...

O corpo é dado como um objeto que contém alma. Diz sobre nossos pensamentos e sentimentos que foram desenvolvidos com o tempo. Aborda que para relembrar algo que conhecemos, quando praticamos esta ação, o que lembramos já mudou. Pois o corpo só pode ser pensado como inédito, sendo algo, vivendo e nunca dito. As diferenças que ele proporciona são incomparáveis.

Maiana Antoniazzi - 3M2 - Renato Pacheco

Maiana Antoniazzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maiana Antoniazzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Freitas disse...

Segundo o texto, muitas vezes o corpo é visto como algo que induz a vulgaridade,sendo de total inferioridade, o que deveria ser punido, segundo algumas religiões; ele fala também que graças ao nosso corpo podemos agir, pensar e decidir no nosso comportamento, sendo então a consciência existente por causa do corpo e as sensações que ele nos seleciona. Gostei muito da parábola dos monges também, achei interessante pois ao lermos altomaticamente vemos que os pensamentos que o nosso corpo nos proporciona pode confundir-nos, como por exemplo, um pensamento pode ser muito pior do que uma ação.

*Tuma: 3ºM3
*Renato Pacheco
*By: Bruna S. Freitas

Joyce Mazzoco disse...

O texto mostra que muitos pensadores vinham tentando explicar o que é o corpo, a divisão da parte material e a não material.
Santo agostinho acreditava que o corpo era a 'carne' que estava prestes a pecar; mas para o corpo pecar a mente (a consciência) foi que formulou o desejo, ou seja, a alma.
Então penso que não há uma divisão é um conjunto.O corpo não deve sofrer auto flagelação para mudar o modo de agir, porque a alma é que dá o comando o corpo é a ferramenta da mente.
Se não houvesse um corpo a parte material a alma não existiria e vice-versa, pois se não existisse a alma o corpo não seria nada, não teria vida e não pecaria.

Joyce Mazzoco do Nascimento
Escola: Renato Pacheco
Turma: 3v2

Ivens Alfred 3V1( renato pacheco) disse...

Você so tem consiencia do que existe quando o percebe. Muitas pessoas acham seu corpo impuro, e acabam castigando a si mesmo, como em varias religioes a alma e vista como alma separada do corpo, e algo que tenha que seja mais valiosa mas a alma e algo que pertence ao corpo.

Bárbara Poeys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbara Poeys disse...

A percepção do corpo pode ser vista como uma estrutura que varia relativamente ou dependente de alguns fatores culturais, religiosos, e educacionais.
Uns dos erros dos seres humanos é achar que o corpo é algo inferior, imperfeito, o autofragelo por exemplo está presente em muitas religiões
Na filosofia de Sócrates, o corpo não era um objeto principal de preocupação. Em escolas filosóficas, o tema tornou o corpo como um motivo de cuidado integrado á alma.

Bárbara Poeys - 3m2
Renato Pacheco.

Anônimo disse...

O texto "O corpo" revela que durante séculos opiniões foram formadas e reformuladas, existia a ideia de que o corpo era "carne" e possuia uma certa fraqueza relacionada ao sexualismo, outros ja pensavam que o corpo era imperfeito e impuro. Mas creio que somos "almas e temos um corpo" no qual podemos tocar e sentir. O texto também revela que muitos tinham uma opinião ignorante a cerca do corpo, mantendo uma pensamento opressor que muitos achavam que eram o certo e consideravam aquilo como verdade dentro de seus próprios principios/cultura. Li que durantes todos esses anos de história "o corpo" sempre terá conceitos e "verdades" diferentes.



by: Laís

escola renato pacheco - 3m3

KAROLINE RODRIGUES disse...

Encontrar uma definição do corpo para o homem sempre foi muito difícil. O corpo tem sido estudado e discutido desde as civilizações antigas.
O texto retrata de diferentes filosofias, mas o corpo sempre esteve presente ao longo da nossa existência.
Para a filosofia cristã medieval, o corpo é de constante preocupação.Já nos pensamentos de Sócrates não! O corpo não era objeto de preocupação, mas sim a alma entendida como aquela que serve o corpo.

Karoline Rodrigues - 3m2
Renato Pacheco.

Luana Gusmão disse...

Nome: Luana Gusmão
Turma: 3M4

Comentário- O texto descreve de início a existência do corpo e como nós o sentimos e o relaciona com o pensamento filosófico e religioso.
Na filosofia o corpo não era como objeto principal, eles consideravam que a alma era algo mais importante e que deveria ser preservada.
Já a filosofia cristã tinha como idéia que o corpo era o principal e que havia o desejo da carne, e tendo assim o pecado.
E mesmo tendo essas duas idéias um pouco contraditórias, continuamos com nossas dúvidas de termos ou não o corpo exatamente citado no texto.
Mas como dizia a filosofia cartesiana: “o corpo era uma extensão da alma, como uma máquina...”

Roberta disse...

Sem religião um sujeito não tem medidas próprias entre o que é bom e o que é mal para ele e para a sociedade. A religião cala as perguntas como " Por que matar é errado?". O problema é que nos esquecemos que a religião é algo criado pelo próprio homem e o homem se sente suficientemente farto com as informações que a religião lhe impôs a aceitar.
Ok, deixemos o lado polêmico da fé de lado. O corpo é algo que não existe sem a consciência, ok. Mas e aí, o que fazer com o corpo se nós perdemos a autenticidade dele?
As regras impostas pela sociedade a milhares de anos ainda existem.
Na vida, podemos nos conscientizar de que o corpo é algo com instintos herdados, uma máquina perfeita que funciona por si mas reprimimos nossos instintos por leis criadas por nós que contradizem todos (ou quase todos) os instintos. Escolhemos conviver com as leis pois é mais sociavelmente aceita. O corpo apesar de autônomo não pensa, as leis (por mais que prepotentes)são impostas por foram pensadas para um melhor convivio entre os seres, caso contrário estaríamos morando nas cavernas, em bandos, e não haveria desenvolvimento em grandes proporções.
Essas leis impostas por nós que chamamdos de "deus" podem também atrofiar nossos pensamentos limitando nossa criatividade e nosso pensamento mas isso já é política de economia capitalista.

No texto expõe-se com clareza o aspecto imposto pelo homem de controlar os instintos corporais. Nos leva a refletir o que fazer para refazer nossa antiga concepção de corpo impostos majoritariamente pela religião. A paraola dos monges é um exemplo do rompimento desses valores religiosos em relação ao corpo num exemplo onde um homem se recusa a ajudar uma pessoa boa e provavelmente mais frágil por questões que ele julga castas e que ele impor por ele mesmo, sendo que no final o que pratica atos castos não foi ele.

Ana Paula Borges disse...

"Corpo & Alma"

É complexo explicar filosófica e cientificamente a separação exata entre o corpo e a alma/mente, onde um termina e o outro se inicia, acredito que é esse o ponto a que se chega na parábola dos monges.A traição real está no corpo ou na mente? São extremamente interligados, talvez por esse motivo muitas religiões acreditem no flagelo corporal, crêem que a dor da carne leve à salvação da alma, como Descartes tenho a certeza da dúvida e que por mais que se estude ela permanecerá constante em nossas MENTES.

Anônimo disse...

“O corpo” a consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona.
Outro erro corriqueiro é crer que o corpo representa algo inferior, imperfeito, impuro ou mau e deveria ser controlado a qualquer preço.
Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.
A pessoa só passa a ter consciência sobre o corpo guando o percebe por si próprios. Muitas das pessoas se acham que esta fazendo tudo errado então castiga a si próprios, como em varias religiões a alma e vista como alma separada do corpo, e muitos filósofos ate pessoas acha que a alma vale mais que o corpo mas a alma e uma coisa que pertence ao corpo.


Roger bernardo
3m3
Renato pacheco

Rayane Lima disse...

Rayane da Silva Lima 3M4
Escola "Renato Pacheco"


No texto cita que o corpo nos proporciona sensações e consciência.
Segundo Sócrates o corpo é integrado a alma,então deve ser cuidado também. Já na filosofia cristã o corpo é um motivo de muita preocupação, que pode ser causa de muitos pecados.
O filósofo Michel Foucault fala que antes o corpo era punido através de penas, mais hoje essa história mudou nos fazemos do corpo um máquina que faz do corpo obediente.
A modernismo tem como objetivo mudar nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, tirando do corpo a sua liberdade o seu 'livre arbítrio'.

gabiii disse...

O texto mostra a preocupação do corpo nos dias atuais que vem desde a concepção arcaica, que se regenera a cada época. Temos que começar a corrigir os erros em que a sociedade, a religião, traz para nossas vidas, sobre o que é o corpo, como uma idéia de inferior, impuro ou mesmo como “carne” em que qualquer ser humano poderá obter. Nos dias atuais ainda existem acontecimentos que mostram que esses pensamentos ainda existem, como por exemplo, pessoas que conformam com sofrimento, fome, etc. Eles são seres humanos e que tem os mesmos alegados que temos, mais assim as raízes antigas, ancoradas no século XXI .
Gabrilla- Renato Pacheco 3m3 ^^

Arthur Tombasco. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Tombasco. disse...

O logotipo do corpo é sua consciência, seja esta espiritual ou mental jamais afastará a ligação entre ambos. Matéria baseada em matéria, tudo que temos hoje é derivado de transformações da mesma, nada se criou, nada se perdeu. Já a consciência evolui a partir do momento em que o corpo necessita de uma reformulação interna afim de descartar inabilidades diárias, ou seja, de acordo com o nosso contato material destinguimos o que absorver em plena consciência. Digamos que somos influenciados pela matéria se esta for diretamente ligada a nós. Somente a natureza é capaz de tamanha objeção. Do contrario tudo que temos hoje em relação a matéria é fruto da evolução de nossa consciência, já citada. Logo usufluímos daquilo que por nos mesmos foi aperfeiçoado, e no momento em que nos encontramos temos a necessidade de aperfeiçoar ainda mais tal matéria, sendo assim a necessidade material uma engrenagem geradora de consciencia vital.

Arthur Tombasco.
3M3 - PACHECO

Emilly Reis disse...

O texto nos fala muitas verdades sobre o que vários pensadores dizem sobre o corpo.Uns dizem que o corpo é uma coisa impura outros se conformam com tudo de errado que temos nesse mundo achando que vai ser recompensado em outra vida,mas não é bem assim.
Não podemos nos deixar influenciar só pelo o que ouvimos sobre o corpo e sim apreciarmos essa criação e tudo de mais belo que ela tem. A parábola dos monges nos diz que as vezes é melhor fazermos uma coisa que temos vontade do que ficarmos imaginando o que poderia ter acontecido. Enfim é isso!
Emilly Reis 3M3 Renato Pacheco

ELIANE RIBEIRO disse...

O corpo é aquilo que, como objeto tangível, se opõe à alma e, como tal, é um obstáculo epistemológico, lugar de conflito das paixões, lugar dos desejos e dos apetites. No texto retrata que temos um corpo e que a consciência desse corpo parece ser algo distinto. De fato o corpo permanece como mistério devido à dificuldade de controlá-lo. Por isso, ninguém sabe o que pode o corpo, do mesmo modo ninguém sabe o que pode a mente.

Eliane Ribeiro, 3m2
Renato Pacheco

Camila Delmaschio disse...

Como entender o corpo? No texto fala sobre o modo que antigamente julgavam o corpo como sendo imperfeito inferior e ate hoje fazemos isso, nunca estamos satisfeitos com ele. A pratica que e citada do autoflagelo e um ato terrível que para os que praticam e algo totalmente normal sendo visto como um meio de se punir por atos feitos como pecar. Na parábola nos monges percebemos que antes de pensar temos que agir, esquecer certos pensamentos por causas maiores. Para termina queria deixa uma pergunta, “será que algum dia o corpo será livre, sem ser guiado pela sociedade que o obriga a se limitar?”

Juliana Barcelos disse...

Como todos os assuntos as opiniões sobre o corpo são muitas e diversas, mas nenhuma nos traz certeza absoluta.
O corpo é o que usamos para expressar o que pensamos, mas também é visto como motivo de pecado.
Logo, sabemos que temos livre arbítrio sobre nosso corpo, mas devemos ter consciência de que nossos atos nos trarão conseqüências (boas ou ruins) e devemos arcar com elas.

Juliana de Alcantara Barcelos
3m3
Renato Pacheco

Juliana Barcelos disse...

Como todos os assuntos as opiniões sobre o corpo são muitas e diversas, mas nenhuma nos traz certeza absoluta.
O corpo é o que usamos para expressar o que pensamos, mas também é visto como motivo de pecado.
Logo, sabemos que temos livre arbítrio sobre nosso corpo, mas devemos ter consciência de que nossos atos nos trarão conseqüências (boas ou ruins) e devemos arcar com elas.

Juliana de Alcantara Barcelos
3m3
Renato Pacheco

fmvitoria disse...

O texto "o Corpo" mostra um novo lado de pensamento que talvez muitos não percebam. Nunca pensamos no corpo como o centro de tudo e normamente colocamos a alma ou a mente como o foco. O que torna mais interessante ainda é a diferença de pensamentos entre Sócrates, Descartes e Merleau-Ponty. Nenhuma de suas definições podem ser tomadas como concretas, seria como definir amor, sempre terá um pensamento diferente com uma idéia que melhora ou que rejeita o primeiro argumento. Assim, sabemos que O corpo guarda a mente e o mesmo guarda a alma.





Fernanda Montalvão - 3m3

Farzon disse...

Tentar conceituar o corpo é como descrever o próprio pensamento, visto que são elementos que se completam e formam um conjunto, e são, portanto, frutos do convívio e da formação cultural. A verdade é que esse conceito é variável, sofrendo extremas transformações com a evolução das sociedades, das ideologias de cada indivíduo. Comumente, o corpo é usado como critério de seleção em diversas situações, fazendo com que ele se torne apenas um mero objeto sem algo fundamental: o caráter. O corpo também, como menciona Santo Agostinho, é material de desejo e pecado, algo que reforça pensamentos que podem ser observados no cotidiano em que muitas pessoas, em especial as mulheres, usam sua estética externa para adquirir bens e fama. Enfim, afirmações de grandes pensadores reforçam a importância do organismo chamado de corpo que permite a atuação das idéias por meio da execução de tarefas, capaz de não só influenciar outras pessoas como também ser o maior agente de transformação da sociedade e manter a perpetuação das gerações.

Elimar Fardin Lorenzon 3V2
Renato Pacheco

Unknown disse...

Ana Flávia 3M3 - Renato Pacheco
O texto "O corpo" apresenta várias ideias que surgiram através dos séculos sobre corpo/consciência. Ninguém conseguiu definir exatamente oque era o corpo e nem dizer qual era sua capacidade máxima. Antigamente ninguem se preocupava muito com o corpo, as atenções eram voltadas mais para a alma, o interior, mas com o passar dos anos foi se vendo que ele era importante, sem ele talvez não teríamos certas concepções ou sensações, esse assunto vem sendo abordado com mais frequência nas ultimas décadas e tem mostrado que o corpo apesar de estar banalizado hoje em dia, é algo de extrema importância e que ainda hoje em dia é cultuado, tanto por homens e mulheres, apesar de não termos uma definição filosófica pro corpo, sabemos que ele existe, e um dia quem sabe descubriremos sua capacidade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto mostra que "o corpo" é uma grande preocupação e nos faze refletir se realmente sabemos o que é o corpo

podemos dizer que um lápis é um objeto e sabemos que ele existe porque a nossa consciência nos mostra isso.

Algumas pessoas se conformam com o sofrimento, com a fome, com a solidão, achando que assim eles serão recompensados em outra vida, isso vêm da época do cristianismo e dos pensamentos da filosofia.

na época cristã o pecado não era só a relação sexual de um homem e uma mulher,era também quando o homem levava a mulher nos seus pensamento.

o corpo tem o poder de "mostrar" como é o comportamento de tal pessoa. Conseguimos diferenciar uma pessoa da outra pelo andar, por exemplo, cada pessoa anda de um jeito. Assim como, senta, come, se expressa, etc.





Jamille Cardoso 3M1

Sara, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara, disse...

o texto mostra o que a religião e a filosofia dizem em respeito ao corpo e enfatizam alma, sujeito e consciência, que é distinta para distinguir a imagem que vemos. Sócrates acreditava que o corpo era mais importante do que a alma, já na filosofia cristã, o corpo é de constante preocupação e citam exemplo do corpo como ''carne'' um objeto sensual, de prazer.

SARA 3m5 - Renato Pacheco.

Thamiris Salles disse...

O texto fala sobre o corpo material ou físico, fala de uma existência não material (alma, mente) e fala da consciência, que só existe porque temos um corpo que causa diversas sensações . Quase sempre “esquecemos” do corpo, e focamos somente na alma. Mas a alma e a nossa personalidade são um conjunto de coisas que aprendemos no percorrer da vida, já o corpo reflete aquilo que você é sem influência de nada e ninguém. Cada pessoa tem um ponto de vista diferente em relação a definição do corpo, eu tenho a minha opinião e meu amigo pode ter outra completamente diferente, por isso é impossível dizer o que o corpo significa exatamente. Sabemos apenas que temos um corpo, uma alma, uma consciência e uma mente.

Thamiris Salles - 3m4

Victor Orlandi disse...

Interessante texto, "O Corpo" , Meu comentário ao assunto é de que o corpo é apenas um meio massificado da alma, ao meu ver ele (o corpo) se torna não uma simples mas a melhor ferramenta ,contudo sem conteudo o corpo se torna APENAS uma ferramenta , como vemos no meio intelectual sem conteudo o cérebro se torna vao...
O corpo pode se tornar aquilo que ele se delimita com um conteudo de meios para ser usado.Tetei ser mais claro possivel nos meus oensamenstos ... Resumindo o corpo se torna um meio da alma viver.
Victor Orlandi 3M4
Renato Pacheco Blog:quaisprincipios.blogspot.com

arthur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
arthur disse...

O CORPO: fala sobre o corpo e o modo de entender e apresentar,falar e comentar sobre ele aborta que a religiões fala que o corpo é mal isso e aquilo, mas na verdade o corpo é templo que nos habita que mal conhecemos que tem suas habilidades e que temos que descobrir elas...e também o texto fala dos filósofos do modo dele descrevendo o copo...mas se não existisse o corpo o que nos materializaria-nós?se não existisse corpo como poderíamos correr pular...na verdade todos nos temos um jeito de descrevermos o copo...
arthur orlandi 3m4
bloG:arthurorlandi.blogspot.com

Flávio Alves disse...

O texto diz que antigamente acreditavam que o sofrimento do corpo físico era uma penitência para os pensamentos impuros, os pecados. Hoje em dia o corpo é um objeto de desejo onde sexualidade passa a ser estendida do corpo aos pensamentos,os sobre quais é preciso estar sempre atento. Mas ainda existe grupos de pessoas e religiões que acreditam nos pensamentos de antigamente.

Flávio Alves disse...

3m4

Esthefany Breguêz disse...

Ao longo do tempo, surgiu várias concepções acerca do corpo.
Para alguns o corpo e aonde acontecem várias reações químicas, para outros local aonde mata os seus desejos, ou seria o corpo uma fonte de viver?
Não só no passado, mais hoje em dia também , o corpo ainda é visto como a fonte de todos os males , e se não for controlada, apenas prejudica , sendo que nossas decisões tomam simplesmente por querer e não porquê o corpo obriga a fazê-las.
Sentimos , pensamos e ações, para tudo isso precisamos do corpo, que não seja visto como algo ruin, imundo, débil ou um simples conjunto de reações


Esthefany Breguêz 3M5
Prof. Renato Pacheco

Ágata Chrystie disse...

O texto "O Corpo", relata sobre concepções do corpo, tenta mostrar uma explicação lógica para tentarmos achar uma resposta real sobre tal. Porque, afinal, o que é O Corpo ?
As tentativas de explicações são dadas pela Filosofia e/ou Religião.Para Sócrates o elemento principal de preocupação não é o corpo, mas a alma.
"O fato é que o corpo, em sua complexidade material como sentimento e consciência, permanece como mistério, devido a dificuldade de controlar pesquisas que investiguem a interferência da vontade sobre os processos químicos e biológicos."
Enfim, viveremos em constante divisão entre o corpo e a alma.

Ágata Chrystie Rodrigues - 3°M5

Rodrigo Stefan disse...

O que antes se dramatizava por um lugar sagrado, o corpo, acabou sendo mostrado como algo sem importância. Atualmente as pessoas têm usado cada vez mais seus corpos como máquinas vazias e desprovido de emoções e de vida.
O texto argumenta às crenças da igreja católica impostas de forma muito mais rígida a sociedade da época. Ha diferentes formas de se referir ao corpo, cada pessoa tem um pensamento diferente. Para alguns o corpo é um “objeto de pecado” e para outros o corpo é uma “maquina”.
Bom a gente tem corpo, para que possamos fazer o que desejarmos, porém temos de pensar nas conseqüências.

Rodrigo Stefan,
Renato Pacheco 3v1

Unknown disse...

Apesar das afirmações do que o corpo e a mente são separados, comprovado pela parábola dos monjes e a filosofia de descartes ao respeito que o corpo é um complimento da mente em que quando "penso, logo existo", no sentido biológico e espiritual, o corpo e a mente são duas partes em uma. Eles não podem existir por si própio pois cada um depende do outro, fazendo um ciclo. os pensamentos da mente afeta as ações do corpo, pois ela controla o corpo. Porém, os sentimentos do corpo ou os sentidos corporal-som, toque, paladar, vista e cheiro-afetam os pensamentos, por exemplo a sexualidade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto fala que o senso comum tem idéias ultrapassadas a respeito do corpo, ele o divide em material e imaterial, como se fossem duas coisas distintas, mas um depende do outro, antigamente o corpo era visto como algo impuro e inferior, era um objeto de pecado, em alguns lugares as pessoas ate se auto- flagelavam para castigar seu corpo, mas quem domina o corpo é mente, o corpo precisa da alma e vice-versa, de acordo com a filosofia cartesiana o corpo era uma extensão da alma.

Gabrielly Rangel
Renato Pacheco 3M5

Alan Lordes disse...

Apesar das afirmações do que o corpo e a mente são separados, comprovado pela parábola dos monjes e a filosofia de descartes ao respeito que o corpo é um complimento da mente em que quando "penso, logo existo", no sentido biológico e espiritual, o corpo e a mente são duas partes em uma. Eles não podem existir por si própio pois cada um depende do outro, fazendo um ciclo. os pensamentos da mente afeta as ações do corpo, pois ela controla o corpo. Porém, os sentimentos do corpo ou os sentidos corporal-som, toque, paladar, vista e cheiro-afetam os pensamentos, por exemplo a sexualidade.

P.S. Desculpa pelo erro. Postei meu comentário antes mas com o nome de Ana Paula.

Alan Lordes
3V2
Renato Pacheco

Rayssa • disse...

Gostei muito da parabola dos monges!
O texto relata o nosso ''o corpo'' como algo fragil,sensivel.Nos traz que o nosso corpo é algo que pecador,que a nosso carne é fraca , e que muitas vezes nem as nossas almas nos salvam.
O nosso corpo deve ser usado para pratica de coisas boas e nao impuras,pois nosso corpo sofre a cada sensaçao estranha que acontece!
Esse texto faz com que nos pensamos um pouco , que este corpo ate o homem tem o poder de mudar.

Rayssa Ferrugini 3M5

FERREIRA, Warley! disse...

Bom, mais interessante que passando por inúmeras teorias, argumentações e ideias que nem sempre foram de uma mesma geração, o corpo continua sendo uma incógnita, uma dúvida do que ele realmente é. Mas acho que um fato irrefutável dentro disso tudo é que o corpo não é responsável por si próprio, melhor dizendo, o corpo teóricamente ( e talvez na prática também )não executa aquilo que a sua mente, a sua "alma" deseja, e aquilo que o seu corpo praticou com o aval da alma, ainda pode refletir mais pra frente novamente na sua alma, como no caso dos dois monges, tão inteligente quanto a ação do segundo monge de levar a jovem até o outro lado, foi argumentar em cima da sua ação com serenidade e convicção. Enfim, é isso.

Warley Ferreira, 3M5 - Renato Pacheco

nathalia venâncio disse...

O corpo , uma maquina perfeita que através dos anos vem evoluindo cada vez mais ,e isso mostra uma idéia que o corpo causa e as suas sensações e suas

Nathália Venancio
3m3

Ramona disse...

O texto relata como a sociedade de hoje trata o corpo em relação da alma ou mente, colocando limites entre eles. Pude perceber a importância do corpo, não somente na parte física, mas também na região interior. Durante muito tempo o corpo foi visto de uma forma errada. Como se o corpo fosse impuro, que ele mesmo se “comandasse” sobre os desejos, foi visto como uma forma de pecado. Hoje em dia é somente visto a beleza exterior e não a interior.



Ramona
Renato Pacheco 3v1

jhessy disse...

o texto o corpo fala que no decorrer dos anos a concepção do corpo humano vem mudando muito de séculos em séculos
desde da antiguidade até os dias de hoje,e que o corpo tem a separação do corpo físico e da alma.
o nosso corpo é usado para exercícios de vários tipos mas o homem usou seu corpo como meio de sofrimento, para pagar alguns de seus pecados como na idade média, e também para sentir prazeres em outrs décadas.
o corpo já foi usado de várias maneiras, mas a sua verdadeira utilidade é o trabalho para sustentar a vida do homem.
com isso o mundo vem se modificando a cada dia, e o corpo vem se deteriorando se acabando como nunca em outras décadas,nos dias de hoje o corpo já não vale nada.
jhessy viana 3v1.

kaiobisi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kaiobisi disse...

eu acho que o texto tenta nos mostrar como que em cada época e lugar as pessoas tem uma opinião diferente sobre o corpo e como que o corpo em si vai tendo varios significados e com varias interpretações diferentes
kaio bisi renato pacheco 3m5

Rayane disse...

O texto "O corpo" revela que somos livres para fazer o que bem entender. O nosso corpo é um organismo vivo ou seja podemos sentir,tocar. É algo que podemos explorar no nosso dia-a-dia para o bem ou para o mal,muitos usam seu corpo para o prazer por necessidade ou por vontade.
Gostei do pensamento da parábola dos monjes talvez ali o homem que ajudou a moça a atravessar não pecou e aquele que ficou com aquilo no pensamento foi o que mais pecou,talvez só de ter pensado pode ter a desejado...
Na minha opinião até concordo um pouco com o SÓCRATES no meu entender o corpo não é objeto principal e sim a alma porque o corpo um dia se acaba e a alma se eleva nas profundesas deste mundo ou seja devemos ter o equilibrio de nosso corpo em vida para o bem de nossa alma...


RAYANE SANTOS COSTA 3M3

kaiobisi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filipinho.jc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filipinho.jc disse...

o texto " o corpo " diz que naquela época tinha-se muita preocupaçao com o corpo no qual a religia influencia muito em seus conceitos.
traz explicaçoes do que foi e do que é o corpo na historia. podemos tambem ver que o texto diz que cada um tem seu proprio corpo, e que ele nos
faz ter diferenças e cada um tem seu modo de agir.

Felipe Duque, 3v1

carolinebasto disse...

Bom, o corpo não tem um "significado exato". Quando tentamos definir corpo, nos dividimos dizendo caracteristicas físicas a algo abstrato. Ás vezes vivemos de forma, vamos dizer, estranha, Pensamos apenas no abstrato esquecendo do concreto, o material, o que no meu ponto de vista é bem errado, já que um depende do outro. A deifinição do corpo em si, é algo misterioso, que acredito eu que nunca terá uma resposta exata.
Caroline Basto 3M5 - Renato Pacheco

Imperador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Imperador disse...

Este texto, na minha opinião, é muito interessante, pois ele expressa a sua idéia na forma de antítese em boa parte dos parágrafos, mostrando o corpo como matéria fíca: o toque, a visão, o cheiro, e o corpo abstrado: os sentimentos, a alma. Mostra também que há contradições no que dizem os antigos, onde falam que o corpo não é algo perfeito e essas imperfeições não o tornam gracioso, mas por outro lado pesquisadores dizem que ele é perfeito por sua complexidade em enterpreta-lo, entende-lo.

Filipe de Oliveira Caroso
Escola: Renato Pacheco Turma: 3M1

G. Marcatto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G. Marcatto disse...

A parábola dos monges é muito interessante, pois não adianta fazer algo engano a você mesmo. Como explica no texto que a alma nao existe sem um corpo e vice – versa. Pois se o corpo for pecar, não poderá se a alma não desejar, igual na parábola dos monges, o corpo não pecou, mas a alma continuou pensando, (enganando a você mesmo).

Tudo isso indica que o corpo e a alma são assuntos meio que polêmicos, pois cada um tem sua opinião.

Gustavo Marcattoo

3v2

Renato Pacheco

ProfeSSOR

Lucas S.V. disse...

Nome:Lucas Segatto
Turma: 3V2
Escola: Renato Pacheco

O corpo pode ser ou não uma extensão da alma e da mente. Primeiro só o fato de conduzirmos utilizando nossa mente o torna uma extensão do cérebro ou da nossa capacidade de raciocínio. Segundo o fato de existirmos e sermos identificados e caracterizados como humanos e seres através dos nossos corpos o torna uma extensão da alma. Não precisamos dizer que somos forcados a crer que o corpo e algo sagrado ou conscientizar nossa existência através da religião, se quisermos realmente saber se existimos, é só olharmos para o espelho.

v_leticia disse...

O texto nos faz refletir sobre o verdadeiro significado de nosso corpo. Muitas vezes nao paramos para pensar sobre o assunto. Tudo em nosso corpo é de extrema importânica, mas nem sempre damos o devido valor. O corpo vai muito alem de materia para quem acredita em Deus, envolve alma, fé, benção, etc.


VITÓRIA LETÍCIA GROSSMANN
3M5 - RENATO PACHECO

v_leticia disse...

Professor, la no "blog dos alunos" meu blog foi colocado errado é http://vleticia.blogspot.com

Colocaram la um tal de "filosofiadoaluno" não é meu não.


VITORIA LETICIA GROSSMANN 3M5
RENATO PACHECO

karol bittencourt disse...

Percebi ao ler o texto e a parábola que existem vários conceitos para "o corpo".Na parabolá, há dois monjes que fizeram um voto, e cada um deles reagem de uma forma diante a tentação, o primeiro monje recusa carregar a mulher acreditando que assim não estaria pecando, já o segundo carrega a mulher obedecendo assim a vontade carnal, ou seja, o corpo envia ao cérebro a vontade, fazendo assim que o corpo se movimente realizando o desejo carnal e mental.O corpo é algo inesplicável, podemos dizer algumas coisas que ele nos proporciona, mas, conceituar o corpo é impossível! Cada um tem sua forma de pensar e de conceituar (:
Beijos prof. (3m1)

Unknown disse...

O corpo grita, agita, chora, ri, sente e se emociona. é uma maneira não verbal de se expressar.O corpo emite sinais não so pela fala, muitas vezes nosso corpo da sinais que dizem muito mais que nossa boca.O corpo mostra o que esta latente no ser humano, expressa as nossas ansiedades, desejos e conquistas de forma natural mesmo que as nossas palavras digam o contrario.Suas ações demostram o que vc sente.
assim dizia "A alma esta pronta mas a carne é fraca".

Alan felipe 3M5
blog: postagensnaweb.blogspot.com

Sabrina Santana disse...

O corpo é definido por cada um de uma forma diferentecomo foi comentado no texto, exemplos como na filosofia cartesiana o corpo era uma extensão da alma, como uma máquina; na filosofia cristã da época medieval o corpo é objeto de constante preocupação; na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.
E o corpo seria a “máquina” mais complexa que existe, pois quando achamos que resolvemos entender o que é, o que faz, os sentimentos e consciências sobre ele por exemplo, daqui um tempo todos já mudaram de opinião sobre aquilo, então é algo que nós nunca vamos conseguir responder o que é.

Aluna:Sabrina A. Santana
Turma:3M1

Joemylia disse...

O Corpo não é só composto apenas de órgãos, assim como o coração, olhos, entre outros. Mas também de sentimentos, afeto, carinho. E o que texto pode me relatar foi que a sociedade não trata o seu corpo como deveria, pois hoje em dia eles apenas pensam na parte física porque é o que chama atenção segundo eles, não pensam mais como no passado que o corpo era tudo aquilo que a mente mandava eles seguiam os seus pensamentos. Foi basicamente isso que obtive conhecimento do corpo já que não a uma resposta concreta sobre o que é um Corpo.


Joemylia A.
3V1

As Confissões de uma Adolescente disse...

O que eu achei bem interessante do texto foi a parábola dos monges e ele também se refere um pouco sobre, foco de uma preocupação constante na nossa época, as abordagens atuais do senso comum sobre o corpo carregam muitas concepções arcaicas desenvolvidas no Ocidente pela Filosofia ou pela Religião. É fácil perceber que temos um corpo e que a consciência desse corpo parece ser algo distinto. Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.
Na Filosofia cristã da época medieval o corpo é objeto de constante preocupação. A “carne” era o corpo de desejo, portanto prestes a pecar. Aprisionado por verdades produzidas na ciência, na educação, na política e na mídia, torna-se urgente uma filosofia do corpo que se traduza em trabalhos de liberdade que retomem o protagonismo do corpo sobre ele mesmo.
Camila Gomes 3M4

Anônimo disse...

O que pra nós é o corpo ?! o corpo é o gesto expressões do rosto, é o que da a capacidade de falar pensar e conhecer. Pelo que se entende na filosofia ou pela religião o corpo é entendida como alma, sujeito, consciência ou mente. Ao longa de cada época há uma percepção do que é o corpo. Entendo pelo texto que o corpo pode ser distinguido por algo e ter idéia do que seja o mesmo na nossa mente e que a consciência só existe por causa de um corpo e suas sensações. Stefanie Carriço - 3m5 - Renato pacheco \o/

Hemilly Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hemilly Oliveira disse...

Em toda a estória do mundo podemos observar que o valor atribuído ao corpo é diferenciado levando em consideração a época, a cultura o meio em convivência, etc. Ainda hoje vemos que dependendo do país, da religião ou do grupo social o corpo pode ser ou não considerado como “objeto” de valor, principalmente se a forma física não estiver de acordo com as “normas” empregadas como certas ao longo do tempo.
Nossa cultura ocidental tende a pregar que se você não se encaixa nos padrões de beleza (magros, cabelo liso, etc.) você também não tem direito de ser considerado como um humano normal, fazendo assim as pessoas serem ate mesmo desrespeitadas pela diferença e isso é um equivoco nosso, pois a valorização deveria ser feita a partir do que a pessoa realmente é independente da sua forma física.
As pessoas deveriam aprender a lidar com as diferenças e ate mesmo se aceitarem por serem diferente; Se fosse pra todo mundo ser igual seriamos iguais, mas se nos foi proporcionado à diferença que a aceitemos independente da visão preconceituosa das outras pessoas.

Hemilly Barbosa de Oliveira - 3m2 - Renato Pacheco.

Kariny lobato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kariny lobato disse...

O texto retrata uma questão que desde a antiguidade mostra-se polêmica. A divisão corpo e alma intrigou homens pensantes e que discordavam entre si.
Por vezes somos levados a crêr que ao morrermos estamos apenas desligando o "eu" do corpo, logo, este era só um veículo. Mas se refletirmos sobre o assunto, poderiamos nos perguntar: Existe mente sem corpo? Podemos existir apenas como uma idéia tida por alguém? Ou a nossa consciência desfalece no momento que perdemos a percepeção do físico? Perguntas estas, com as quais lutaram e lutam os sábios de todas as épocas.
"O Corpo" faz alusão à doutrinas religiosas e pensamentos filosóficos para exemplificar a forma como o homem vê o corpo. Para a religião, o corpo é algo deplorável e desprezível e para a filosofia algo ultramente necessário, senão o mais importante. Na sociedade atual, porém, essas áreas exercem uma influência cada vez menor, se comparada a que se via antigamente, mas a "sociedade" procurou outros meios de se manifestar, são eles a televisão, as revistas, os jornais, a internet, enfim, como disse o ator no filme 1984 "Para obter poder sobre o homem é preciso controlar seu corpo e sua mente". Nós só precisamos saber se o que permitimos ao corpo o agride ou influência sua forma de pensar.


♣ Kariny Lobato
♣ Renato Pacheco
♣ 3M5

Gabriela Victor disse...

O corpo é como um todo. Como se cada ato, cada gesto, cada movimento, cada palavra fizesse parte de um só corpo, porque ao sabermos que certo objeto existe, ou, até mesmo ver que tal coisa é real precisamos, sentir, ouvir, ver, e para conseguirmos desenvolver cada ato, precisamos subconsciência que através do corpo nos proporciona a distinção dos sentidos. 
Como se, cada um tivesse a necessidade de ser igual; Como se cada pessoa tivesse que ter as mesmas características Como na filosofia de Sócrates, onde ele comentava que o corpo não é uma coisa onde nós devemos nos preocupar, e sim devemos nos preocupar com a alma. Porém como muitos pensam, e como cita o texto, o corpo não deveria ser dito como “imperfeito, impuro, feio” apenas diferente de certos padrões ditos normais pela maioria da população.

Renzo Tabachi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renzo Tabachi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renzo Tabachi disse...

" O Corpo " o texto aborda que o corpo vem sendo separado da alma, e que em algumas relegiões ele é " objeto de pecado".E ainda usamos o corpo como "ferramenta" seja ela na escola, no trabalho e na vida. A parábola do monje foi interessante, pois nos mostrou que muitas vezes as pessoas não fazem o que querem devido a algum tipo de regra que os impede.

E que tudo isso nos leva a crer que o corpo e a alma retratam assuntos polêmicos.

Renato Pacheco
Renzo da Silva Tabachi
3M4

Paulo Viictor disse...

Corpo, uma coisa muito polêmica pra se deduzir o que seria um.
Durante vários anos vem se deduzindo o que seria um corpo mais ninguém chega a uma conclusão.
Todos tenta da uma opinião como as religiões, os cientistas, os filósofos, as pessoas do nosso conviveu mesmo tentam arrisca um palpite mais não sabemos se estão corretos por falta de definições .
Pra mim mesmo o corpo é uma coisa indefinida, com varias opiniões sendo declaradas fica ate difícil as pessoas mesmos tomar suas próprias decisões, difícil conclusão do que seria um corpo.

Paulo Victor 3V1
Renato Pacheco

Paulo Viictor disse...

" Corpo, uma coisa muito polêmica pra se deduzir o que seria um.

Durante vários anos vem se deduzindo o que seria um corpo mais ninguém chega a uma conclusão.

Todos tenta da uma opinião como as religiões, os cientistas, os filósofos, as pessoas do nosso conviveu mesmo tentam arrisca um palpite mais não sabemos se estão corretos por falta de definições .

Pra mim mesmo o corpo é uma coisa indefinida .

Com varias opiniões sendo declaradas fica ate difícil as pessoas mesmos tomar suas próprias decisões, difícil conclusão do que seria um corpo. "

Paulo Victor 3V1
Renato Pacheco

askjhfoisdjg disse...

Segundo o pensamento cartesiano, o corpo é uma extensão da alma. E em toda nossa história tudo no que se diz a respeito do nosso corpo ocupou um lugar de destaque; por exemplo, em uma guerra quem mata mais corpos a ganha, se tivéssemos que ser penalizados de alguma maneira o sofrimento do corpo seria a primeira sugestão, como acontecia até o século XVIII. Se houvesse algum pecado cometido, a culpa seria da carne e a alma seria condenada.
Utilizando um exemplo atual, para a maioria da população, o corpo é somente uma imagem, em que para ficar bonita é preciso que ele esteja nos padrões impostos pela mídia. E muitas vezes, para alcançar esse padrão as pessoas não se importam com a saúde do corpo e da alma e recorrem às dietas e regimes, muitas vezes prejudiciais à saúde. Poucas pessoas cuidam do corpo da maneira que deveriam.
Todos nós devemos parar um pouco para refletir o que estamos fazendo de bom para a manutenção do nosso corpo e da nossa alma.


Laila
Renato Pacheco 3V2

Thalyta Kássia disse...

O Texto vem mostrando várias concepções sobre o "corpo". A auto flagelo, ou que o corpo era um objeto de constante preocupação pois em muitas religiões o corpo é algo de desejo "carne" e poder pecar.O corpo na complexidade material como sentimento e consciência, permanece com mistério.E o texto diz diz que sabemos que temos um corpo e podemos distinguir algo e ter idéia do que seja o mesmo na nossa mente e que a consciência só existe por causa de um corpo e suas sensações.


Renato Pacheco , Thalyta Kássia 3v2

Sabrina L disse...

Pela definição, um corpo é tudo o que ocupa espaço e constitui unidade orgânica ou inorgânica. Ou seja, tudo que podemos ver, sentir, tocar, pegar, é corpo. O que nos diferencia, por exemplo, de uma cadeira, é a alma. A alma é a parte imortal do ser humano, o corpo morre, mas a alma tem vida eterna, vai pro céu (ou não) e "vive" para sempre lá. E temos na nossa mente, por causa de nossa cultura, nossa religião, que devemos preservar nosso corpo para salvarmos nossa alma. Como se o corpo não fosse nada, o que importa é a alma. Podemos estar sofrendo aqui na Terra, deixando de fazer as coisas que temos vontade de fazer para sermos salvos, e termos vida eterna no céu. Em algumas religiões não podem cortar o cabelo, não podem usar calças, não podem fazer quase nada com o corpo, porque é pecado.
Um exemplo é na época do período colonial, os jesuítas só queriam converter os índios ao catolicismo, e ensinar a eles seus costumes, tirar a sua cultura e colocar a deles. Querendo salvar suas almas e não se preocupando com o corpo. E também os escravos, que eram considerados sem almas. O ser humano é igual, se um tem alma, todos temos. Mas a certeza não temos, só vamos saber quando morrermos.

"O corpo só pode ser pensado inédito, sendo, vivendo e nunca dito."


SABRINA MATOS LOURES - 3V1

Alan disse...

O texto fala sobre um corpo físico,também fala que sabemos,
o que e um corpo e que sabemos distinguir pela alma,temas ela então como ser superios devida a nossa cultura em si.
Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.
Na Filosofia cristã da época medieval o corpo é objeto de constante preocupação. Santo Agostinho enfatizou a necessidade de conhecer as debilidades corporais.
O fato é que o corpo, em sua complexidade material como sentimento e consciência, permanece como mistério, devido a dificuldade de controlar pesquisas que investiguem a interferência da vontade sobre os processos químicos e biológicos.
Alan Caetano 3V1

Pedro Nerio disse...

A idéia sobre O CORPO mudou conforme o passar dos anos, foi se alterando aos poucos, dependendo, da idéia de cada filosofo. Mas o corpo é basicamente o conjunto de tudo e toda as idéias, para mim, o corpo não pode ser definido, mas sim, sentido, é a partir da sensação que vem a idéia de corpo,depende do que cada um sente, do que cada um deseja de si,de ai em diante, o corpo sofre as ações pelo o seu pensamento, o corpo e a mente, para mim, andam juntos.

Pedro 3m4 Renato Pacheco

As Confissões de uma Adolescente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aygres Cardoso disse...

O Corpo

Muitas vezes enxergamos o corpo como uma máquina , um objeto útil e produtivo para sociedade ,considerando o mesmo um gerador de lucros e mais nada . Esquecendo que o corpo não tem só fraquezas físicas e mentais , mas como emocionais também.Não podemos rotular o corpo como 'isso' ou 'aquilo' , cada um tem sua própria definição de o que é o corpo.Para alguns o corpo pode ser apenas uma porção de matéria,para outros pode não significar nada.Em meu entendimento,o corpo vai além de qualquer definição ou classificação,o corpo é simplesmente a palavra chave de nossa existência e de nosso comportamento.Nosso corpo,no sentido físico e emocional,é responsável por todas as nossas atitudes,até mesmo as inimagináveis,que depois de acontecidas não acreditamos ter feito aquilo.O corpo,como um todo é muito mais resistentes do que imaginamos,como na parábola dos dois monges,o corpo agiu de certa forma,mas a mente de outra,não esquecendo dos princípios e não se apegando a fatos ocorridos.Nosso corpo pode ser considerado algo perfeito,pois funciona de forma racional e emocional,considerando todas as nossas forças e fraquezas.O corpo deve ser sempre analisado,pois como dito no texto,só pode ser pensado inédito, sendo, vivendo e nunca dito.

Aygres Cardoso Abreu da Costa 3M4

Osufi Paku disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Osufi Paku disse...

O corpo é aquilo que é possível de ser tocado, que possui uma forma e através do qual existe contato com o exterior, é aquilo que se opõe à alma um lugar de paixões, desejos, sensações, doenças, dor, prazer, são sentimentos que distrai a atenção da razão do que deve ser o seu real objeto.


Nome: Cyntia Severo
Escola: Renato Pacheco
Turma: 3M4

she is Mandy disse...

No texto, é abordado todas as mudanças que o nosso corpo nos proporciona, tanto favorecendo nosso crescimento físico quanto mental. Segundo os religiosos, o corpo é o "habitart divino", já Sócrates defendia a idéia de que o corpo não tem ligação com a alma, pois quem movimenta, manda no corpo é o consciente da pessoa e que ele não influência em nada. Porém com o passar dos tempos tudo isso mudou um pouco pois com tantas pesquisas, passou-se a acreditar que o corpo é o que nos comanda e não a mente, ou alma, como era dito antigamente.


Amanda Rodrigues Manso - 3 M 3
Renato Pacheco

Andre Lima disse...

muito bom , o texto relata coias que desenvolve com o tempo , e que as memas abordam a separação do corpo fisico da alma , relata tambem sobre como existe a religiao , que por exemplo na epoca do periodo colonial os jesuitas so queriam converter os indios ao catolicismo , e ensinar a eles seus custumes.

Andre Lima , 3v2

Ana Paula Borges disse...

"Corpo & Alma"
É complexo explicar filosófica e cientificamente a separação exata entre o corpo e a alma/mente, onde um termina e o outro se inicia, acredito que é esse o ponto a que se chega na parábola dos monges.A traição real está no corpo ou na mente? São extremamente interligados, talvez por esse motivo muitas religiões acreditem no flagelo corporal, crêem que a dor da carne leve à salvação da alma, como Descartes tenho a certeza da dúvida e que por mais que se estude ela permanecerá constante em nossas MENTES.

Ana Paula Borges - 3M4

Ana Paula Borges disse...

Indústria cultural
O mundo gira em torno do capitalismo que para existir necessita do consumo da população, a indústria cultural instiga esse consumo, ela cria necessidades não existentes e para isso precisa manter a sociedade alienada, precisa impedir que as pessoas pensem, por isso os meios de comunicação de massa estão sempre nos guiando e dizendo o devemos ou não ter ou fazer. A mídia consegue atingir todos os seus públicos alvos com estratégias, pré julgando a capacidade de entendimento ou interesse de cada classe (econômica, etária ou gênero) forçando, mesmo que não aparente, a necessidade do consumo, como se não possuirmos certo produto estaríamos fora dos “padrões sociais”. Por esse motivo as artes que nos faz pensar são restritas a certo grupo da sociedade, o pré julgamento feito pelos MCM não permite que tal “nível de cultura” chegue às classes mais “baixas” da sociedade, o que as faz achar que não são boas, pois não lhes proporcionam a satisfação imediata que a mídia o faz.

Ana Paula Borges - 3M4

Anônimo disse...

O texto relata como a sociedade de hoje trata o corpo em relação da alma ou mente, colocando limites entre eles. Pude perceber a importância do corpo, não somente na parte física, mas também na região interior. Durante muito tempo o corpo foi visto de uma forma errada. Como se o corpo fosse impuro, que ele mesmo se “comandasse” sobre os desejos, foi visto como uma forma de pecado. Hoje em dia é somente visto a beleza exterior e não a interior.

Ramona Fontoura
3V1

Nicolle Queiroz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicolle Queiroz disse...

o texto mostra varias ideias e pensamentos que surgiram sobre o corpo em varias épocas.
Mostra o corpo não somente em aspecto físico mais também interior e ligação com a alma.
Gostei muito da parábola dos monjes
Nicolle 3m3
Renato Pacheco

Andreia disse...

Existiam teorias sobre a diferença corpo e a mente. O corpo é considerado algo inferior, pecaminosa; enquanto, a mente, superior e pura. Porém, é fácil perceber que temos um corpo e que a consciência desse corpo parece ser algo distinto. Só percebemos algo com as sensações providas do corpo, mas através da mente é que a conscientizamos, criamos e imaginamos. Do ponto religioso, o sofrimento, fome, falta de moradia, de tratamento médico, de educação são conseqüências de seus erros e impurezas e que poderão ser recompensadas em outra vida.

Andreia F. Ribeiro - 3v1 (Renato Pacheco)

tiago marcarini disse...

Todos nós podemos perceber que temos um corpo.O corpo e foca de uma preucupação para todos os humanos, na nossa época.A consciência desse corpo parece ser algo distinto.O texto comenta também sobre dois tipos de corpo, o fisico e o mental.Alerta-nos tambem que o que pensamos que vemos da parte fisica é como se foce a metade do corpo porque um nao e conduzido sem outro e na verdade se tem que está bem com o corpo e com alma.O fato de que o corpo, em sua complexidade material como sentimento e consciência, permanece como mistério, devido a dificuldade de controlar pesquisas que investiguem a interferência da vontade sobre os processos químicos e biológicos.Entretanto, O texto revela que durante seculos o corpo vem sendo separado da alma. Em algumas religiões afirma-se que o corpo é o "objeto de pecado" do homem, e com isso muitas vezes há autoflagelação. Quando o corpo é visto dessa forma o homem esquece-se de que a maioria das coisas que ele faz ou é por instinto ou por vontade sua, de seus proprios pensamentos.

Tiago Marcarini 3v1

Maria Sathler disse...

Ao longo do tempo o corpo foi possuindo varias concepçoes diferentes e por pessoas diferentes. Porém nenhum deles pôde traduzir exatamente o que o corpo é, pois o corpo é algo que muda a cada segundo, e quando tentamos falar sobre ele falamos de algo que ja mudou. O corpo têm varias formas diferentes de serem compreendidas, por exemplo o eu que esta na carteira de identidade e todos conhecem nao é o mesmo eu que penso que sou.

Maria Sathler disse...

Ao longo do tempo o corpo foi possuindo varias concepçoes diferentes e por pessoas diferentes. Porém nenhum deles pôde traduzir exatamente o que o corpo é, pois o corpo é algo que muda a cada segundo, e quando tentamos falar sobre ele falamos de algo que ja mudou. O corpo têm varias formas diferentes de serem compreendidas, por exemplo o eu que esta na carteira de identidade e todos conhecem nao é o mesmo eu que penso que sou.

Maria Eunice Sathler Viana 3M3.

Maria Sathler disse...

Ao longo do tempo o corpo foi possuindo diferentes concepções e por diferentes pessoas. Porém o corpo não pode ser explicado pois é algo que muda a cada segundo e quando falamos dele ja falamos de algo que não existe mais pois ja mudou. O corpo tem diferentes formas de se entender por exemplo o eu da carteira de identidade e que todos conhecem não é o mesmo eu que penso que sou. Há ainda muitos mistérios que ainda não são totalmente claros para a humanidade como por exemplo a concepção alma x corpo . Por esses o corpo ainda é motivo de estudo e discussões para muitos.

Maria Eunice Sathler Viana 3M3

Erick Hand Neumann disse...

O texto mostra que a maioria dos alunos (os adolescentes), fazem de tudo para odiar a filosofia sem nem menos ter procurado saber o que é a filosofia. As vezes todos colocam em mente que a filosofia é uma coisa chata, pois para praticá-la tem que falar muito ou ler muito, e isso é o que os adolescentes mais odeiam.
Mas voltando ao texto, o texto tem o objetivo de nos fazer pensar que sem a filosofia nós não saberíamos o sentido da vida. O mais chato que possa ser a Filosofia para uns, para outros já faz parte da rotina de vida.
Assim concluo que sem a filosofia nós não teríamos razão para viver.

Erick Hand Neumann

Renato Pacheco, 1v2

Maysa C. disse...

Maysa Cristina Miranda 3m3.
A forma de pensar só existe por que o corpo existe. Conclui que no texto "o corpo", que a mente faz parte do corpo, mais é a mesma que determina a ação do corpo. Ou seja, tudo que o corpo faz é a mente que ordena. Você é o que sua mente quer que você seja. Como por exemplo no conto citado no texto, você pode ser um pecador, mais só será um pecador se sua mente se considerar um pecador. A mente é uma manipulação do corpo, e outros corpos podem manipular sua mente.

Humberto disse...

O texto “O corpo” nos mostra durante tempos e tempos, a nossa alma vem se separando do nosso corpo. Como mostra em muitas crenças, ceitas, religiões em geral que o corpo (a carne) é um objeto que se rende ao pecado, ou seja, faz as vontades e desejos do homem. Bom eu também gostei da parábola dos monges como muitos acima, é bom ter desejos e vontades, mas não realizá-los do que realizar.
Humberto Vieira 3m4
http://www.betohvs.blogspot.com/

Bethania Priscila disse...

"O corpo" sobre as nossas concepções que foram desenvolvidas com o tempo, as mesmas abordam a separação do corpo físico da alma, e da parte que não é material,sabemos que temos um corpo e podemos distinguir algo e ter idéia do que seja na nossa mente é a consciência que só existe por causa de um corpo e suas sensações.
Algumas erros como o corpo é algo inferior, que tinha que sofrer por suas imperfeições, e o corpo é visto de maneira diferente por cada pessoa entre a sociedade.
Bethania Priscila
Turma 3M4
Pacheco

Bethania Priscila disse...

"O corpo" sobre as nossas concepções que foram desenvolvidas com o tempo, as mesmas abordam a separação do corpo físico da alma, e da parte que não é material,sabemos que temos um corpo e podemos distinguir algo e ter idéia do que seja na nossa mente é a consciência que só existe por causa de um corpo e suas sensações.
Algumas erros como o corpo é algo inferior, que tinha que sofrer por suas imperfeições, e o corpo é visto de maneira diferente por cada pessoa entre a sociedade.
Bethania Priscila
3M4
Pacheco

Bethania Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Pardim disse...

O texto o “corpo” retrata com muita ênfase, o que constitui o ser, tomando como base o próprio corpo e a alma.Traz também como tópico a importância que tem, a relação entre as duas partes, um exemplo é a mente depender dos sentidos corporais para perceber a presença de um objeto. Pensadores antigos acreditavam que o corpo é uma extensão da alma e que a mente era o que comandava nossas ações, outros religiosos, porém, como se vê ainda hoje, acreditam que o corpo é sim preocupante, corrupto, impuro e inferior.
Apesar de se ter opiniões opostas como o filosófico e o religioso, acredito eu, que o corpo não é corrupto e nem o início do pecado, acredito que a raiz para tudo o que fazemos começa em nossa mente, a fábrica de pensamentos, seja ele bom ou ruim.Muitas pessoas acreditam que o corpo é imundo por ser o que agi, ou por acharem que o corpo é uma força iníqua da carne mas forte até que a virtude. Devo lembrar que pecar não é completamente um verbo de ação, pecamos também quando pensamos, ou seja, deixamos que outros pensamentos nos domine, é tudo questão de auto-controle.
Existe uma historinha antiga que se enquadra neste assunto:
“Antigamente existia um velho cacique de uma velha tribo que possuía dois lobos. Naquele ano a comida estava escassa e o velho cacique tinha que tomar uma decisão como, qual dos dois lobos alimentar? Esse velho cacique representa nós e muitas vezes deparamos com perguntas em nossas vidas. Os lobos representam a alma e o corpo, duas forças que estão em equilíbrio em nós. A pergunta é: qual dos dois lobos você irá alimentar?”
Você vai deixar que sua mente domine ou que seu corpo comande.Está ai para refletir com muito cuidado!

Anônimo disse...

Responde : analisando as atitudes dos dois monges da historia quem desvalorizou o corpo e porque ?explique e de exemplos atuais ?

alguém responde ?

Anônimo disse...

O texto apresenta alguns fatos históricos, mas conduz a uma visão preconceituosa ao citar que algumas religiões estão erradas por ver o corpo como algo pecaminoso e cometerem o flagelo. Não se deve julgar a crença alheia!

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 560 de 560   Recentes› Mais recentes»