terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O corpo

Foco de uma preocupação constante na nossa época, as abordagens atuais do senso comum sobre o corpo carregam muitas concepções arcaicas desenvolvidas no Ocidente pela Filosofia ou pela Religião.  Tais abordagens ultrapassadas trabalham com a cisão entre o corpo material ou físico e uma existência não material, entendida como alma, sujeito, consciência ou mente.

É fácil perceber que temos um corpo e que a consciência desse corpo parece ser algo distinto.

Assim eu posso distinguir a mão, que eu vejo, e a ideia que tenho dela em minha mente. Agora mesmo o leitor deve ter diante de si um computador que é um objeto e tem consciência de que ele existe, porque pode percebê-lo pelos seus sentidos corporais. Ou seja, a consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona. 

Outro erro corriqueiro é crer que o corpo representa algo inferior, imperfeito, impuro ou mau e deveria ser controlado a qualquer preço.  A prática do autoflagelo, e que existe até hoje em muitas religiões é um exemplo disso.

Essa depreciação do corpo em relação a alma, encobria muitas injustiças, como no período colonial brasileiro, em que os padres se preocupavam apenas em converter os escravos ao catolicismo para salvar suas almas. Os padecimentos corporais que eles suportavam eram considerados naturais, ou sem importância, perto da imortalidade de uma alma salva.

Algo parecido acontece atualmente, quando muitas pessoas se conformam com o sofrimento, fome, falta de moradia, de tratamento médico, de educação, acreditando que serão recompensadas em outra vida. Trata-se de um pensamento com raízes antigas, ancoradas no cristianismo e na Filosofia.

Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.  Escolas filosóficas posteriores, como os epicuristas e estóicos, reavaliaram o tema, o que tornou o corpo um motivo de cuidado integrado à alma.

Na Filosofia cristã da época medieval o corpo é objeto de constante preocupação. Santo Agostinho enfatizou a necessidade de conhecer as debilidades corporais. A “carne” era o corpo de desejo, portanto prestes a pecar. A sexualidade passa a ser estendida do corpo aos pensamentos, sobre os quais era preciso estar sempre atento.

* * *
Conta uma parábola que dois monges cristãos, que haviam feito voto de castidade, foram atravessar um riacho. Chovia muito e a correnteza estava muito forte. Encontraram no rio uma bela jovem que hesitava em atravessar. Ela se dirigiu a um deles e disse,


- Vocês poderiam me ajudar a chegar ao outro lado?

Ao que um dos monges respondeu, enquanto já seguia água adentro:

- Volte para onde veio e aguarde a correnteza diminuir, nós não podemos trair nossos votos.

O outro monge, que vinha logo atrás, pegou a jovem no colo e levou-a em segurança até o outro lado.

Eles continuaram seu caminho e numa certa altura do caminho o primeiro deles não agüentou e disparou:

- Como pode você quebrar os seus votos de jamais tocar em uma mulher e continuar caminhando assim ao meu lado, como se nada tivesse acontecido?

E ele respondeu:

Eu a deixei lá atrás, mas você ainda a leva no seu pensamento. Quem fez o mal? Quem fez o bem? Mais grave do que trair os votos é trair a si mesmo.

*  * *


A modernidade mudou alguns termos, mas a divisão permaneceu. Para Descartes, não temos como ter certeza se temos realmente um corpo, mas temos certeza de nossas dúvidas, e como a dúvida é um pensamento, só por meio dele sabemos que existimos: “penso, logo existo”.  Na filosofia cartesiana o corpo era uma extensão da alma, como uma máquina:

[...] o corpo de um homem vivo difere de um morto como um relógio, ou outro autômato (ou seja, outra máquina que se mova por si mesma), quando está montado e tem em si o princípio corporal dos movimentos para os quais foi construído, com tudo o que se exige para a sua ação, distingue-se do mesmo relógio ou da outra máquina quando está quebrada e o princípio de seu movimento para de atuar (DESCARTES, 1979, p. 102)

Merleau-Ponty contrapôs ao corpo-máquina de Descartes, a noção de corpo-organismo, entendida como uma fusão entre a alma e corpo em um organismo vivo. Mesmo assim o sujeito pensante permaneceu como preocupação essencial.

Analisando a história, o filósofo francês Michel Foucault demonstrou que houve uma mudança de abordagem do corpo.  Até o século XVIII o poder soberano era exercido sobre o corpo através de suplícios e penas. Podemos citar como o exemplo mais marcante disso no Brasil, o esquartejamento de Tiradentes.

Entretanto, esse sistema de castigos era tremendamente dispendioso e, com o tempo, o poder soberano deu lugar ao poder disciplinar. Assim, se criou uma tecnologia do corpo humano, cujo principal objetivo era tornar o corpo obediente, útil e produtivo para a sociedade, por meio do trabalho. Nessa época nasceram as quatro organizações disciplinadoras modernas, a prisão, a fábrica, a escola e o hospital, todas empenhadas na sujeição do corpo.

As pesquisas modernas tendem a reduzir o comportamento, os sentimentos e até os pensamentos humanos a reações químicas processadas no corpo. Se por um lado isso acaba de vez com a dicotomia corpo/sujeito, por outro lado afirma um determinismo sem precedentes para o homem, colocando em risco sua possibilidade de liberdade.

O fato é que o corpo, em sua complexidade material como sentimento e consciência, permanece como mistério, devido a dificuldade de controlar pesquisas que investiguem a interferência da vontade sobre os processos químicos e biológicos.

Como conhecer algo que quando lembramos já mudou? O si mesmo que é o corpo só pode ser pensado inédito, sendo, vivendo e nunca dito.

Aprisionado por verdades produzidas na ciência, na educação, na política e na mídia, torna-se urgente uma filosofia do corpo que se traduza em trabalhos de liberdade que retomem o protagonismo do corpo sobre ele mesmo.  A resistência do corpo se faz na invenção de modos de vida originais e não massificados, cada vez mais diferenciados, na construção de novos valores  e numa certa retomada pelo encantamento potencializador do mundo, esquecidos pela ciência e pela  filosofia moderna.

REFERÊNCIAS:

DESCARTES, R. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1979.

560 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 560   Recentes›   Mais recentes»
THALLYTA RODGUES disse...

o texto trás a concepção do corpo humano
diz que no decorrer dos anos a concepção do corpo humano venho mudando de séculos em séculos
desde da antiguidade até os dias de hoje,e que o corpo tem a separação do corpo físico e da alma.
o corpo é usado para exercícios de vários tipos e o homem usou seu corpo como meio de sofrimento, para pagar pecados como na idade média, ou para sentir prazeres como em outras décadas.
o corpo já foi usado de várias maneiras, mas a sua verdadeira utilidade é o trabalho para sustentar a vida do homem.
mais o mundo vem se modificando a cada dia, e o corpo vem se deteriorando se acabando como nunca em outras décadas, o corpo nunca valeu tão pouco como nos dias de hoje.
THALLYTA RODRIGUES 3ºM3

Gabriely 3m5 disse...

Ao fazer a leitura do texto O Corpo, pude perceber que fala sobre como os homens tinham a imagem,e que para eles era como um'objeto' a qual usavam sem pensar.No texto é mostrado que um corpo reage a cada sentido que com o tempo pode se desenvolver.fala também da alma,mostra q não é algo inferior como é mencionado mostra uma coisa imprfeita.Fala como se fosse uma separação entre o corpo da alma.E bem no final é citado algumas concepções de Sócrates e da filosofia.

Aluna: Gabriely silva dos santos
turma: 3m5
Prof:Arlindo
Colégio Estadual do ES

Aline Flegler disse...

O CORPO SEM DUVIDA É EXTRAORDINARIO, E SABER COMO O CORPO VEM SE MODIFICANDO NOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS. NOSSO CORPO NOS TRAS DESEJOS NOS REVELA CURIOCIDADES A CADA DIA. MUITOS SENTEM VERGOLHAS DO PROPRIO CORPO, SE PARASEM PRA PENSAR VERIAM O MAL QUE FAZEM PRA SI MESMO DESCRINAR SEU PROPRIO CORPO.
KENEDY KEFFER-3V2
COLÉGIO ESTADUAL DO ESPIRITO SANTO

A place for my head. disse...

A visão que se tem do corpo, como algo não materializado e da alma como imortal; ambos como se um não fizesse parte de outro é totalmente equivocada e ultrapassada.
A alma como mente,consciência idéias e pensamentos precisa do corpo para a ação. Se o corpo é julgado como pecaminoso a alma também é, pois o corpo só age realizando os desejos da mente.
O homem tem que ter consciência de seus atos, para com a sociedade, sem perder sua liberdade e identidade de suas próprias idéias.Os conceitos implantados pela religião faz o homem sentir-se conformado e sem reação ao que acontece no meio em que ele vive, acreditando que sua alma vai ser recompensada. Essa divisão não deve ser feita, a alma e o corpo são correspondentes;com sentimentos e vontades que no meu ponto de vista não devem ser reprimidos levando em conta o Ego como balança de consequencia de nossas ações.


ESTERFANY SOLIMAR RIBEIRO - 3V2

Nao-chan disse...

O texto aborda que corpo e a alma têm uma ligação, que em várias situações é usado como um objeto, que as pessoas estão preocupadas do que os outros dizem e ficam insatisfeitos com o próprio corpo e tentam mudá-lo de alguma forma.

NOME:Laryssa
TURMA: 3M6

Bruna Marques 3m6 disse...

O corpo e a alma:
O texto fala da diferença entre o corpo e a alma em diferentes épocas. Fala que o corpo é algo material que todos estão vendo e que a alma já é algo distinto, que envolve as emoções.
Em algumas religiões si pratica o autoflagelo, eles acham que quanto mais si baterem mais santos eles vão ser, Deus vai ta perdoando os pecados deles, isso é completamente inaceitável.
Já para Sócrates o corpo não era importante mais sim a alma. Há muitas contradições, muitos pensamentos diferentes.
Penso que o corpo e a alma sempre vão andar juntos, si eu não tenho um corpo eu não vou ter uma alma, não vou ter sentimentos sensações. Sem o corpo a alma não existiria. O corpo é algo que pode ser estudado e entendido pelos homens, já a alma nunca vai ser entendida. Cada um de nós temos “almas” diferentes, pode o homem tentar entendê-la mais não vai conseguir. A alma é algo inexplicável, que só pode ser sentido, vivido, é algo que acontece e fica La dentro guardadinho. Os sentimentos mudam a cada situação e experiência nenhuma consegue ter uma única resposta para isso.

Renan Lima disse...

No texto relata sobre o corpo e a alma. Sendo que alguns filósofos pensavam diferentes nesse assunto, tendo como exemplo a filosofia cristã da época medieval, que fala que o corpo é um objeto de prazer, por tanto podíamos pecar diante dos atos feitos pelo nosso corpo. Na filosofia de Sócrates o corpo não era a preocupação maior, e sim a alma, pois é ela que serve o corpo, por tanto ela “fornece os comandos”, então ela era responsáveis pelos atos maléficos realizados pela corpo.

Renan Lima da Silva
3M6
Nº30
Colégio Estadual

Karolina Cavallieri disse...

O texo "o corpo" nos mostra uma certa separação do corpo físico e a alma. Hoje em dia nós não conseguimos ficar em harmonia com nós mesmo, se algo em nós não estiver agradando. O mundo hoje nos deixa um padrão de beleza, mentalidade, ideias, entre outros, que seguimos para nos sentirmos adaptados aos outros.
Um exemplo de alguém não se sentir bem, são as pessoas que ficam em busca constante da beleza, como as modelos, que fazem tudo no padrão, algumas até ficam doentes por causa da busca incansavel da magreza.
Hoje é muito raro encontrar pessoas satisfeitas com o que tem se o mundo com seu padrão faz com que a maioria busque o que a 'maioria' tem.
Karolina Silva - 3° M6

Lorenzo disse...

Na minha concepção o texto “O Corpo” fala sobre as concepções criadas entre o corpo físico e alma em relação às passagens de tempos. O corpo antigamente era mal visto pela igreja católica como um objeto de pecado, e que as pessoas deviam se dedicar a sua “alma” apenas para Deus e não para seus prazeres mundanos. Hoje vemos que durante as atualizações do tempo, vimos que essa concepção mudou bastante, em geral as pessoas tentam sempre estar buscando a “perfeição corporal” sem pensar apenas na sua beleza interior.
Sobe parábola dos monges queria citar a resposta do monge ao outro: “Eu a deixei lá atrás, mas você ainda a leva no seu pensamento. Quem fez o mal? Quem fez o bem? Mais grave do que trair os votos é trair a si mesmo.” Acho que devemos fazer essas perguntas para nos mesmos, pois será que eives de se preocupar conosco se preocupamos com os pensamentos dos outros.Acho devemos fazer que nosso corpo entre em harmonia com nossa alma, eives de um e esquecer o outro.
Lorenzo Rodrigues-3M6
Colégio Estadual do Espírito Santo

Juliana M. disse...

Antigamente o corpo era visto como algo pecaminoso, sujo, eles valorizavam mais a alma. Hoje em dia o corpo é mais valorizado do que a alma, só que muitas pessoas não entendem que a alma é como aquela que serve do corpo. E como o texto relata a cada dia que passa o nosso corpo muda, para ser útil na sociedades e o nosso corpo e alma, acaba sendo algo misterioso.

Ivone Policarpo ॐ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivone Policarpo ॐ disse...

O CORPO. Tantos conceitos postos à ele ao longo dos anos. Na idade média o corpo era visto como algo pecaminoso, dele se dispertava os desejos, então quando ocorria tal acontecimento, se usava o próprio para pagar, se castigando. O corpo era visto como algo impuro, algo que te afastava da glória eterna. As vezes pensamos que conhecemos de verdade o que carregamos todos os dias, essa máquina capaz de fazer muitas coisas, boas ou ruins, pecaminosas ou não. Através do pensar , agimos, um está ligado ao outro.
Algo bastante preucupante que (opinião própria) me assusta, é a insatisfação consigo mesmo. Não aprendemos a lidar com nosso corpo, nos vemos no espelho e achamos a pior pessoa do mundo (alguns casos, claro). Sempre de baixo astral, invejando aquela pessoa bonitinha e magrinha. Isso tudo é psicológico, você traz consigo algo péssimo que sempre te faz sentir o pior quando está entre os “multidão”.
Como alguns dizem: o corpo, prazeroso para o pecado, distância para a santidade. Pra mim a idéia clara de um corpo é que seje NEUTRO, funciona da maneira que o manipulamos. Basta termos convicção de cada ato, de cada pensamento. Ele reage de acordo com nossas emoções, com nossos desejos. Aceitar o meu corpo é saber lidar com ele.
'
Ivone Policarpo de Souza. 3V2 *---*

Rebeca tompson disse...

Para a filosofia o corpo sempre foi um objeto de curiosidade,despertando assim mais um obejeto de estudo para ela.Definindo assim que o corpo nao é somente corpo(materia) mas composto por alma(conciencia).Mostrando para nos que o corpo é sensivel e alma é detentora de sabedoria.Mesmo assim pode ser controlavel,ja que se atribui a ela sentidos logicos.Bom, podendo concluir que o corpo é o unico bem que podemos considerar como sendo realmente nosso.Podemos desfrutar dos prazeres da carne e do espirito segundo o que julgamos covinientes a nos.O texto me levou a pensar e ghegar a um ponto decisivo que o corpo é dividido em corpo(materia) e corpo(alma) como ja falei,trasendo comeles a necessidade de um ter o outro para existir.fazendo com que se torne um so!

Rebeca F.DE.M.Tompson Gomes
turma 3M6 *.*

Gustavo Lima disse...

O texto é disertativo porem ele julga que o corpo vem sendo separado da alma , e na minha opinião isso não releva pois o ser humando pensa e comete o efeito com o corpo , o dois fazem o papel juntos .

caroliny endlich disse...

"o texto "o corpo" diz que com o passar do tempo o nosso corpo vai se separando da alma"
Algumas pessoas veem o corpo como o pecado, desejo, e outras pessoas veem como um corpo culto vamos dizer..!
e no final é citado conceitos de socrates e da filosofia..!!!

caroliny endlich
3m5

* Thaianny Lopes * disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
* Thaianny Lopes * disse...

O texto exalta a atual depreciação do corpo humano demostrando como um objeto impuro e em certos casos ate mesmo maligno.Colocando como algo sensurável ou imperfeito.E enfatiza uma nescessidade de modificar o corpo do que ele exatamente é.

NOME:Thaianny lopes
TURMA: 3M6

Anônimo disse...

DDDDFF

Anônimo disse...

O texto - O Corpo fala que com o passar do tempo fomos mudando nosso modo de pensar sobre o corpo em si, antigamente as pessoas misturava suas concepções do físico com o da alma, e com o passar do tempo isso foi mudando, e hoje em dia muitas pessoas se preocupam mais com seu lado exterior do que com seu lado interior voltado para religião, que no Cristianismo por exemplo, o corpo para eles significa a imagem e semelhança de Deus. É como se a alma fosse a extensao do corpo, como se alma fizesse parte do metafísico e o nosso corpo do físico.

Gleidiane da Silva - 3M6

Victor Nunes. disse...

Bom,achei muito interessante o texto"O Corpo",por dizer sobre a cisão entre o corpo material ou físico e uma existência não material,que é entendida como alma,também consciência da mente e a consciência desse corpo parece ser algo distinto.
O texto diz também,que com a consciência podemos distinguir as coisas,o que nós vemos,e a idéia que temos de cada coisa em nossa mente.
Fala sobre a filosofia de Sócrates,por exemplo,o corpo não era objeto principal de preocupação,mas sim a alma,também cita um pouco da filosofia cristã.
Disso tudo posso concluir, dizendo que a mente precisa do corpo,e o corpo precisa da mente,pra ambos funcionarem,ou seja,os dois trabalhando juntos.

Victor Nunes disse...

Bom,achei muito interessante o texto"O Corpo",por dizer sobre a cisão entre o corpo material ou físico e uma existência não material,que é entendida como alma,também consciência da mente e a consciência desse corpo parece ser algo distinto.
O texto diz também,que com a consciência podemos distinguir as coisas,o que nós vemos,e a idéia que temos de cada coisa em nossa mente.
Fala sobre a filosofia de Sócrates,por exemplo,o corpo não era objeto principal de preocupação,mas sim a alma,também cita um pouco da filosofia cristã.
Disso tudo posso concluir, dizendo que a mente precisa do corpo,e o corpo precisa da mente,pra ambos funcionarem,ou seja,os dois trabalhando juntos.

Victos Nunes. 3M6

"Penso Logo Existo" disse...

O texto "o Corpo" diz muito sobre a maneira como vemos o corpo como sinal de inpureza mas o corpo nao e so isso nao devemos so pensa que o corpo trz pecados mas que tanbem e uma coisa boa que carrega nosso alma nossas escolhas.
Ruslania 3M6

"Penso Logo Existo" disse...

O texto "o corpo" diz muito de como vemos o corpo ligado a pecado a coisas ruins."senso comum sobre o corpo carregam muitas concepções arcaicas desenvolvidas no Ocidente pela Filosofia ou pela Religião." O corpo e muito mas que isso ele carrega nossas escolhas nossa alma e fala sem usa palavras o que somos quem vamos ser e qual caminho seguimos.

Anônimo disse...

Dificil falar do corpo quando se trata de questões que não sejam o nosso corpo, pois ninguém é igual a ninguém. Contudo resultados que temos sobre as coisas que nos cercam demonstram instisfação com este, onde a sociedade se concretizam em pudores, que nos lavam a ter a falsa imprensão de que é certo e errado, questionando e julgando coisas que não são do nosso normal.
Letícia Krebel 3M6.

Renata disse...

" O CORPO"
RENATA C. DE AZEVEDO 3M6 .
O corpo aborda o tema material e físico que sempre está em constantes mudanças.
Quando se fala em corpo logo pensa-se no corpo perfeito. Nunca pessoas satisfeitas por inteiro com o que tem uma perfeição que não passa da imaginação, criação da mente.
No corpo há influencia de religiões, que nós leva a acreditar que no corpo bem cuidado acontece a salvação da alma .
Costumes e cultura ainda interferem sobre seu corpo pela questão dos costumes e crenças de antepassados.
O corpo pode ser definido como espelho da alma, fonte de desejo, carne e sexualidade. O corpo como fonte do pensamento. Ele por si só tem capacidade de atrair e despertar desejo, prazer e para muitos como os religiosos pode levar ao pecado.
Como o que move o mundo e as perguntas e não as respostas, não tem como definir exatamente o que o corpo significa, pode ser locomoção, espelho da alma, fonte de desejo, prazer e pecado ao mesmo tempo, algo que não se defini mais que e essencial.

leandroestudos disse...

bem,o texto reflete bem os dias de hoje,mas será que estamos dando ao nosso corpo o seu devido valor,bem,não e o que parece,em nossa atualidade as pessoas tem outra concepção de corpo perfeito,se preocupam apenas com a estética,beleza,nem que para isso ,tenham que pressionar a parte interna do corpo,o importante para elas é serem bem vistas pela sociedade.
em outras palavras quero dizer que a concepçao de corpo se modificou muito da era renascentista para cá,muito pelo fato da mídia impor uma lei de que tudo que ela diz é "a moda" e faz as pessoas serem ridicularizadas por nao utilizarem.

Leandro Eleoterio 3m5

Anônimo disse...

O texto declara que temos a parte fisica que é composta pelo nosso corpo físico e pela não fisica que no caso é a nossa alma, consciencia ou mente. Sendo que muitas religiões ainda veem o corpo como algo que prescisa ser controlado constantemente,
porém, alma e corpo se completam.
Socrates acreditava que a alma deveria ter mais atenção do que o corpo. Eu acredito que se o corpo e alma estiverem em comunhão um com o outro eles podem andar lado a lado.

George Silva Barbosa
Turma: 3M5
Colégio Estadual

Anônimo disse...

N a Filosofia de Sócrates o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma era um objeto principal...
Para ele “Sócrates” o corpo não passaria de uma coisa qualquer que todos tinham iguais, mais a alma era um ponto principal da filosofia dele. Ele achava que a alma era um ponto fundamental que todos que cuidava da alma e não do corpo fazia a melhor coisas.
Já na época medieval de santo agostinho o corpo era uma peça fundamental, que deveriam cuidar e preservar como jóia rara.
Na parábola dos dois monges tratam que às vezes queremos ajudar as pessoas mais não ajudamos pelo fato de acha o que os outros vão dizer, já um dos monges ajudou sem maldade e o outro como não conseguiu tira a mulher da cabeça queria ser o melhor. Então essa parábola fica em forma de uma mensagem para cada um.
Colégio Estadual do Espírito Santo
aluna:Dandara A Barbosa
3v3

Karolyne Chioato disse...

O texto mostra várias idéias e concepções do corpo, em que a consciência só existe por causa do corpo e de suas sensações. O texto também vem mostrando que o corpo era considerado um objeto de pecado do homem, o corpo e a alma estão sempre ligados um ao outro, não adianta preservar um e descuidar do outro, pois eles estão sempre unidos. O corpo muitas vezes é descriminado por muitas pessoas que não aceita a si próprio, a alma e a mente é que dão o comando para o corpo pois ao pensar se precisa agir.


Karolyne Chioato Gonçalves
Colégio Estadual - 3V4

Igor Soares disse...

eu achei esse texto muito interessante por porque ele nos mostra o modo de reflexão da filosofia do corpo.

Igor $oare$ disse...

eu achei esse texto muito interessante por porque ele nos mostra o modo de reflexão da filosofia do corpo.

NOME:Igor Soares
TURMA:2v3

Leonardo Ferreira disse...

o texto é muito interesante, como dito no texto, é errado de muitas pessoas acharem que o corpo representa algo muito inferior que vem a ser um objeto impuro ou mau, que de qual quer forma deveria ser controlado, mais ja no entendimento de sócrates o corpo nao era a principal preucupação.

laysla da silva vieira, Turma 3v3, colegio estadual do espirito santo disse...

O texto do blog ‘o corpo’,fala das concepções que foram se desenvolvendo com o tempo.É que pela filosofia ou pela religião,um corpo material ou físico é uma existência não material.E o que mais me chamou a atenção foi no final do texto que o homem ajuda uma mulher a atravessar o rio,mesmo sabendo que naquele momento ele estava quebrando seu voto de (jamais tocar em uma mulher).Eu entendi que tanto o homem como a mulher tem suas fraquezas,assim como o um dos monges teve.Que a carne dos seres humanos e fraca.

VALESKA AZEVEDO disse...

Como no próprio texto fala, o corpo só pode ser pensado inédito, sendo, vivendo e nunca dito; ou seja, não podemos ‘decifrar’ o corpo. A gente pensa que conhece o corpo, mas na verdade ninguém pode ao certo dizer ‘o que é o corpo’. O nosso corpo tem sensações e desejos, e com isso acabamos ‘pecamos’. Às vezes nós mesmos falamos mal do nosso próprio corpo, é como se nós no estivéssemos satisfeito com o que tempos, e às vezes reclamos de barriga cheia.
O certo é que o corpo é algo indecifrável, e que cada vez mais estamos descobrindo coisas novas, e assim vai continuar sendo.
Uma parte que também me chamou atenção, foi na parte dos monges: às vezes pensamos algo que e fazemos outro, ali é uma ‘prova’ disso. Um dos monges apenas ajudou à jovem, sem má intenção nenhuma; porém o outro ficou com ela no pensamento, e ele ainda queria dizer que o outro estava errado, não sabendo ele que o próprio foi quem, de certa forma, ‘pecou’.

Rodriigo disse...

O texto relata várias concepções que foram sendo adotadas sobre o corpo. O corpo enquanto físico e não material (corpo e alma), é tido como pecaminoso. A alma era o que realmente importava.
É bastante interessante isso pois durante muito tempo o corpo foi "separado" da alma, pois o mesmo era imperfeito.
Acho interessante a parábola do monge, pois o corpo sempre foi tido como fonte de pecado, quando o que nos trai, não tem nada físico.

Rodrigo Moraes - 3ºV2

kenedy disse...

O CORPO SEM DUVIDA É EXTRAORDINARIO, E SABER COMO O CORPO VEM SE MODIFICANDO NOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS. NOSSO CORPO NOS TRAS DESEJOS NOS REVELA CURIOCIDADES A CADA DIA. MUITOS SENTEM VERGONHA DO PROPRIO CORPO, SE PARASEM PARA PENSAR VERIAM O MAL QUE FAZEM PRA SI MESMO DESCRIMINAR SEU PROPRIO CORPO.
KENEDY KEFFER-3V2
COLÉGIO ESTADUAL DO ESPIRITO SANTO

J R disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J R disse...

Mistério a ser revelado; um jogo a ser vencido e, ao mesmo tempo, beleza a procura de elogios e canção para ser cantada. Todos os dias a vida nos dá a oportunidade de transformar as tristezas em alegrias, para que possamos realizar nossa missão e alcançar nossos objetivos... Se perdermos a saúde para ter dinheiro, logo em seguida perderemos o dinheiro para ter saúde... Quem elogia a vida tem o privilégio da vida longa, pois se orgulha de estar vivo e se aproxima cada vez mais da paz interior... Muita gente fracassa porque tem pressa em obter resultados e quando tal não acontece desviam seus objetivos em outra direção. Segundo Platão "a sabedoria consiste em ordenar bem a própria alma”.

Ou seja: alimentar intensamente um sonho ou desejo, com emoção e tranqüilidade é viver com determinação, objetivo e sabedoria. Por que a emoção transforma a centelha interior em Luz, a Luz em chama e a chama em Sol, e assim nasce a vida.

Jéssica Prates 3v3.

Unknown disse...

É muito interessante a abordagem sobre o corpo material e físico, pois as pessoas conseguem perceber o que esta em sua visão e o que esta no seu interior. Uma coisa que foi sitada no texto e eu concordo é que as pessoas não devem passar por sofrimentos para ter a sua "salvação".
Bem o que entendi dessa postagem é que existe varias maneiras de se falar sobre o corpo.

Michele Gonçalves- 3M4- Colégio Estadual.

IOANNA NATSOULIS-3V3 disse...

IOANNA NATSOULIS ,3V3 Colégio Estadual
Muitas pessoas não se sentem bem com o própio corpo, se sentem inferior e desconfortaveis por não ter um corpo com um padrão que a sociedade exige, por exemplo a magreza.As vezes uma pessoa se vê no espelho muito feia, mas ela é bonita, só não está naquele padrão exigido.
Depende de como você lida quando se fala do corpo, principalmente das partes íntimas. Os padres jesuitas catequizaram os índios e enssinavam a tamparem as partes íntimas, já o Montangne tratava do seu corpo com naturalidade.

IOANNA NATSOULIS-3V3 disse...

IOANNA NATSOULIS ,3V3 Colégio Estadual
Muitas pessoas não se sentem bem com o própio corpo, se sentem inferior e desconfortaveis por não ter um corpo com um padrão que a sociedade exige, por exemplo a magreza.As vezes uma pessoa se vê no espelho muito feia, mas ela é bonita, só não está naquele padrão exigido.
Depende de como você lida quando se fala do corpo, principalmente das partes íntimas. Os padres jesuitas catequizaram os índios e enssinavam a tamparem as partes íntimas, já o Montangne tratava do seu corpo com naturalidade.

IOANNA NATSOULIS-3V3 disse...

IOANNA NATSOULIS ,3V3 Colégio Estadual
Muitas pessoas não se sentem bem com o própio corpo, se sentem inferior e desconfortaveis por não ter um corpo com um padrão que a sociedade exige, por exemplo a magreza.As vezes uma pessoa se vê no espelho muito feia, mas ela é bonita, só não está naquele padrão exigido.
Depende de como você lida quando se fala do corpo, principalmente das partes íntimas. Os padres jesuitas catequizaram os índios e enssinavam a tamparem as partes íntimas, já o Montangne tratava do seu corpo com naturalidade.

GESSICA P. LOPES-3V1 disse...

GÉSSICA Loureiro P. Lopes- 3v1 Colégio estadual
O texto ‘’ corpo ‘’ aborda um tema social bastante importante; hoje em dia.
O fato das pessoas não se aceitarem fisicamente, sempre estão tentando mudar sua aparência de algum jeito, seja usando maquiagens ou fazendo cirurgias plásticas, que as veses podem piorar a aparência ou matar.
Tudo isso por que o ser humano procura sempre pela perfeição.

Unknown disse...

esse texto esta falando de um assunto muito enteresanter que nós leva a uma grande reflexão que é de grande enterecer social.Um belo texto parabéns ao alto!lorena da costa rodrigues 3v2 colégio estadual do E.S

Anônimo disse...

meu blog
hiagovideoaulas.blogspot.com

Anônimo disse...

meu blog
hiagovideoaulas.blogspot.com

Drika *-* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esse texto nos mostra que a forma de compreender o CORPO vem mudando com o passar do tempo;Pois antigamente os padecimentos corporais eram considerados naturais.
Com isso houve a separação do corpo e da alma, essa separação veio nos ajudar a destinguir cada parte do nosso corpo, e para que serve cada uma dessas. Essa idéia vem a existir somente por causa do corpo e das sensações que ele nos proporciona.

Amei a parabola, me fez refletir sobre muitas coisas, como ajudar quem precisa...Ou seja devemos usar nosso corpo e nossa mente como quiser-mos, sabendo que ele não é qualquer coisa, e sim uma ferramenta muito frágil.
Só basta saber como Usa-lo.

Andrieli das N. Pereira

3v3

Letícia Quadra disse...

Eu começo com uma frase...

“O corpo é um espelho revelador do seu inconsciente, é a projeção da sua mente.”

Como diz em relatos, ao longo dos séculos surgiram diversas concepções sobre o corpo. Esse é um tema que para alguns é preocupante e para outros já não é, pelo fato de você conceituar sobre o que é o corpo para você. Cada filósofo, religião, cultura, pessoa em si, tem uma forma diferente de pensar sobre isso.
Mais no meu pensar o corpo ele mostra através de gestos inconscientes, algo que estamos sentindo, ou mesmo tentando esconder ou disfarçar, e não queremos falar. São muitos os sinais que o corpo pode dar (sorriso, postura do tórax, abdômen, cabeça, gestos das mãos, dos braços, dos pés, das pernas...) olhar, entonação da voz, dos ruídos e até mesmo da roupa que se está usando, revelando todo momento os seus sentimentos ou mesmo seus pensamentos.
Um pedacinho que eu vi no vídeo e que foi discutido em sala de aula é que “Não importa se a pessoa é feia ou bonita, gorda ou magra o essencial é sua realização profissional, familiar e pessoal.


Letícia Quadra Siqueira – 3v3

Juliana Ribeiro Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Ribeiro Santos disse...

Acredito que após a morte há uma seqüência da vida, através de nossa alma. A alma é como um organismo que necessita de cuidados assim como qualquer órgão de seu corpo.
Sabemos que o corpo não é eterno, e temos dúvidas da real existência da alma. Mas no período colonial brasileiro o corpo era considerado sem importância alguma e seus sofrimentos eram tidos como naturais. Havia a preocupação de padres em converter os escravos ao catolicismo com o objetivo de salvar suas almas, para que nas possíveis próximas vidas fossem recompensadas por seu sofrimento.
Adorei a parábola.
By:shsuashua
JULIANA RIBEIRO SANTOS
3ºV4-vespertino

Juliana Ribeiro Santos disse...

Acredito que após a morte há uma seqüência da vida, através de nossa alma. A alma é como um organismo que necessita de cuidados assim como qualquer órgão de seu corpo.
Sabemos que o corpo não é eterno, e temos dúvidas da real existência da alma. Mas no período colonial brasileiro o corpo era considerado sem importância alguma e seus sofrimentos eram tidos como naturais. Havia a preocupação de padres em converter os escravos ao catolicismo com o objetivo de salvar suas almas, para que nas possíveis próximas vidas fossem recompensadas por seu sofrimento.
Adorei a parábola.
By:shsuashua
JULIANA RIBEIRO SANTOS
3ºV4-vespertino
colegio estadual do es

Juliana Ribeiro Santos disse...

Acredito que após a morte há uma seqüência da vida, através de nossa alma. A alma é como um organismo que necessita de cuidados assim como qualquer órgão de seu corpo.
Sabemos que o corpo não é eterno, e temos dúvidas da real existência da alma. Mas no período colonial brasileiro o corpo era considerado sem importância alguma e seus sofrimentos eram tidos como naturais. Havia a preocupação de padres em converter os escravos ao catolicismo com o objetivo de salvar suas almas, para que nas possíveis próximas vidas fossem recompensadas por seu sofrimento.
Adorei a parábola.
By:shsuashua
JULIANA RIBEIRO SANTOS
3ºV4-vespertino

Rhayson Fillipe - Ministério Arca da Aliança disse...

"No período colonial, os padres faziam os escravos virarem católicos se preocupando somente com a alma deles esquecendo-se que para a alma estar bem o corpo também precisa estar, fazendo eles passarem por padecimentos que eram considerados normais para obterem a alma salva."
O corpo sem a mente não é nada, pois para se ter um bom funcionamento do corpo é necessário ter um bom funcionamento e desenvolvimento mental, pois nossa mente (cérebro), que dá o comando para todo o corpo... Hoje nós somos de maneira geral livres para definir o corpo como quisermos. Por exemplo, uns definem o corpo apenas como objeto de prazer, outros como uma "máquina" que serve para trabalhar, entre outras definições.
Acredito que as pessoas definam o corpo a medida e da forma que o usam.
Minha concepção de corpo é mais religiosa, por eu o ser.
Pra mim o corpo é algo que Deus me deu, que sem a alma e a mente ele não funcionaria corretamente, por isso me considero um crente inteligente, pois hoje em dia há muitos crentes alienados, que possuem a moral fechada e andam como "jumento" com uma "viseira", que acreditam em tudo que o tal “pastor" diz. E acabam colocando no "pequeno" cérebro que mulher só pode usar saia; se usar calça vai pro inferno, ou se usar saia curta também, e o mesmo para o homem se usar bermuda...
Muitas pessoas andam insatisfeitas com seu corpo, para elas nunca está bom... Umas fazem “limpo”, outras já se acham magras de mais e querem engordar, entre outras... Penso que devemos nos aceitar da forma que somos; que devemos nos amar do jeito que Deus nos fez: gordos ou magros.
“Aquele que Ama a si (a seu corpo), cuida para que ele esteja bem, e o aceita como é, mas é primeiramente necessário que a mente esteja saudável.” (Rhayson Fillipe)
Rhayson Fillipe 3V2

Monique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique disse...

O texto fala que existem vários modos de idealizar o corpo. Sendo a maioria deles um lado negativo, colocando a mente em primeiro lugar e achando que ele é só uma sobrecarga a mais que serve somente para acompanhar os comandos da mente e realizar as ações ordenadas pela mesma .
Para muitos o corpo é considerado a fonte do pecado, o que nos leva a limitá-lo, pensarmos várias vezes antes de fazer o que temos vontade, por medo de sermos julgados pelas outras pessoas ou por outros motivos, e consequentemente perdemos a liberdade, o que não é bom para o nosso psicológico.
O corpo e a alma tem sido vistos como muita frequência como coisas distintas, o que não é correto, pois eles funcionam melhor em conjunto e harmonia. Eles fazem parte de um todo e os dois tem a mesma importância. Nem o corpo, nem a alma podem ser considerados inferiores. É um conjunto necessário a todos nós!

Anônimo disse...

O texto sobretudo nos ajuda a ter um pouco mais de conhecimento sobre o nosso corpo,incluindo as mudanças que ocorreram aolongo do tempo,apontando a separação que ocorre com o corpo físico da alma.O texto também aponta uma parte muito interessante que diz:"A consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona"..É verdade se for pra parar para pensar quando cometemos erros ou até mesmo atos prejudicias a parte física pensamos no nosso corpo,ele controla nossas atitudes mantendo o equilíbrio e a nossa consciência.
Em algumas religiões também apontavam que o corpo é "Objeto de pecado" do homem ocorrendo assim autoflagelação,que sendo mais concreto,é como se o homem não tivesse controle sobre ele e que é usado para coisas materiais.


Kissyla pereira 3v4

LORENA MENDES disse...

Desde da antiguidade até os dias de hoje, o corpo tem a separação do corpo físico e da alma, com os anos a concepção do corpo humano venho mudando, o corpo já foi usado de várias maneiras, mas a sua verdadeira utilidade é o trabalho para sustentar a vida do homem.
O homem há algum tempo o utilizou como uma ferramenta de sofrimento, seja para pagar os pecados, ou sentir prazeres. Hoje em dia o homem já não se satisfaz com o seu corpo, estar sempre em constante mudança, para a beleza física.
Sócrates fala que o corpo não é importante mais sim a alma
a alma nos dá consciência para sabermos distinguir o que e certo e errado, mais isso só é possível com o corpo para sentir e viver

LORENA MENDES 3V2 :*

Vinicius. =) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius. =) disse...

O Texto relata que os povos de antigamente só visavam a alma e não o corpo, como por exemplo esse trecho do Texto:

'' Essa depreciação do corpo em relação a alma, encobria muitas injustiças, como no período colonial brasileiro, em que os padres se preocupavam apenas em converter os escravos ao catolicismo para salvar suas almas. Os padecimentos corporais que eles suportavam eram considerados naturais, ou sem importância, perto da imortalidade de uma alma salva. ''

E aii? Mudamos muito do Passado até o Presente?

Muitas pessoas ainda tem esse pensamento de que o corpo é só para fazer o que a mente manda, e que ele vai apenas vai ser coberto de terra após a morte, e já a alma será eterna. Mas pense bem, sem ele você não vai a lugar algum.

Vinicius Lourenço. 3V2

Colégio Estadual.

Anônimo disse...

"O Corpo" aborda questões como a separação do corpo da alma, que não é material. e que em algumas Religiões o corpo é objeto de pecado do homem. nós temos um corpo para ser utilizado de qualquer forma, Deus nos deu para a gente usá-lo de qualquer forma. Mais usando de uma forma saudável e sempre pensar nas consequências.
ele mostra vários pensamentos referentes ao surgimento das concepções do corpo, etc.


RODRIGO VIEIRA
3V4

uhuuul \õ '

Karen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen disse...

Na minha opinião o corpo tem muito significado e importância, assim como, a nossa alma, a nossa mente.
Nosso corpo nos faz ter as noções das coisas ao nosso redor,além, de sentirmos reações através dele.
Porém,acredito que o corpo, às vezes,seja o complemento de nossa mente.
Mas, eu acredito na possibilidade de agirmos, nos locomovermos,ou, até mais, sem a intervencão da mente.
Quanto a respeito de algumas pessoas falarem que o corpo é impuro, eu discordo.
O corpo é totalmente são,você é quem irá, talvez,transformá-lo em algo impuro.
Pensar em ser como os animais, que não se importam com o seu corpo,é errado, ao meu ver.
Temos que nos importar sim,nosso corpo é indispensável e
fundamental em nossa vida.

Karen Réboli, 3V4.

Kellen Réboli 3v4 disse...

O corpo diz muito de quem somos, é através dele que expressamos reações, sentimentos...
Nosso corpo é nossa alma...são dois em um só.
Sim, quando estamos felizes, com a nossa alma tranquila, expressamos tudo isso com um sorriso, uma palavra positiva...
O corpo desencadeia a alma, extraímos nossa raiva atraves do corpo, extravasamos nossa alegria através do mesmo.

Kellen Réboli, 3v4

Tainá Vida disse...

O texto "O corpo" nos mostra a concepção atravez dos seculos da separação do corpo físico e a alma.Corpo que para uns é fruto do pecado, para outros complexos quimicos e ainda outros que o corpo é fonte do ser vivo.
Na realidade banalizamos os nossos atos quando não nos permitimos enchegar que eles muitas vezes são feitos por puro instinto.A religião que vê o corpo como simbolo do pecado sendo o mesmo algo inferior, que tinha que sofrer suas imperfeiçoes.Isso acontece de forma clara quando so JESUÍTAS em periodo coloniau convertem os ÍNDIOSao catolicismo ensinndo seu costumes tentando purificar e salvar sua alma sem se preocupar com o corpo.
Tainá Vida 3m4

Rafaela Gonçalves disse...

Nessa sociedade em que vivemos, pode-se falar de que, de certo modo, nossos pensamento em algumas vezes estão sob influências pré-ditas, e é com isso que a importância pelo corpo se esconde!
Uma liberdade total de expressão, não é totalmente aceita, por isso temos pensamentos fechados, ou não.
Como por exemplo, não se pode andar nu pelas ruas; na antiguidade primitiva era assim, quando nascemos também é assim, e porquê será que essa condição é nos imposta?!
Enfim, o nosso contato com nosso próprio corpo tem que aumenta, pois não é um bicho de sete cabeças, simplesmente é o nosso corpo!

Rafaela Gonçalves
3M6
Estadual...

Rayza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayza disse...

Eu pude notar que o corpo está diretamente ligado a nossa mente e partir de uma reflexão do corpo nós podemos entender como isso ocorre. O texto relata a concepção do corpo e como ela vem mudando desde a antiguidade até hoje. Hoje em dia as pessoas se preocupam muito com o corpo (sendo tal considerado como beleza), enquanto antigamente as pessoas se preocupavam mais com a sua alma (como relata a parábola dos monges) e como salva-la.

Rayza Sathler Santana, 3V4

Mayara de Carvalho disse...

Esse texto fala sobre varias coisas que usamos e pensamos sobre o corpo.
Mais o corpo não é uma ferramenta que podemos usar assim, Deus nós deu o corpo para abitar nele a nossa alma, imagine se fosse apenas almas vagando por esse mundo. O texto fala sobre perseguiçoes que vivemos: Os gordinhos, os Afro-descetentes e etc.
Mayara de Caravalho
3v4

Lívia Mattos disse...

Algo de maior preocupação nos dias de hoje é o corpo... Os seres humanos estão separando o corpo da alma estão sendo escravos da moda e esquecendo das proprias almas, só pensando em beleza e nada mais.
Lívia Mattos 3v4

Alyne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alyne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alyne disse...

Hoje em dia,um pouco diferente de antigamente, as pessoas se preocupam mais com sua aparência,e acabam sendo complexados por querer estar sempre 'bonito', e acabam sendo escravos da moda,das coisas propostas pela televisão.
Alyne Santos 3v2

júliiaana disse...

O texto aborda uma separação entre o corpo e a alma, mas o corpo só faz o que você quer em pensamento, muitas pessoas de algumas religiões diferentes se referem ao corpo como objeto do pecado, será que isso é verdade? Não sei. Também é abordado que nos usamos o corpo como uma ferramenta de trabalho em varias situações em nosso dia a dia, o que não podemos negar é que o corpo é impressionante.

Josii disse...

O pensamento arcaico sobre o corpo já prejudicou muitas pessoas na antiguidade, mas esse "tipo" de pensamento ainda persiste. Mesmo que inconscientemente, ainda temos certo receio e preconceito ao tratar de um assunto tão simples, que é o corpo humano.


Josiane, 3m4

júliiaana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
• Jéssica Andrade disse...

O corpo e a mente estão diretamente relacionados, eles "trabalham" juntos. Na verdade,juntos estão o corpo, a mente e a alma. O nosso corpo é o reflexo de nós mesmos, de uma forma física, ele acaba refletindo nossos medos, nossas vontades, nossas dúvidas. É interessante destacar que a maioria de nós não conhece o seu próprio corpo, por razões não explicadas ou camufladas, através de "regras" que implantam em nós que nos leva a falta de coragem para o auto-conhecimento.
Ao longo de várias anos e diversas gerações, filósofos vêm tentando explicar o que é e como funciona nosso corpo. Uma máquina? Talvez. Uma mistura de alma e físico? Talvez. Ou, simplismente, a nossa própria descrição dele, a maneira de como o vemos e de como o sentimos.
JÉSSICA ANDRADE 3V4

júliiaana disse...

Nesse texto foi abordada a questão da separação do corpo da alma, duas coisas totalmente diferentes dentro de uma só pessoa, muitas pessoas de diferentes religiões se referem ao corpo como objeto do pecado, mas como se o nosso corpo só faz o que nós mandamos ele fazer através do pensamento, como separar duas coisas tão próximas corpo e alma, será que é possível? Não sei.
Nosso corpo é uma ferramenta de trabalho o usamos durante todo o dia sem ele não somos nada com tudo isso só posso concluir que ele é totalmente impressionante só não tem vontade própria em si não podemos disser que ele é um objeto do pecado.


Juliana Xavier batista 3v4

Suellen 3V4 disse...

O texto é muito interessante,pois nos mostra a importancia de estar ajudando o próximo sem querer algo em troca,em fazer o bem sem ver a quem.Mostra também outro ponto importante que não somente o corpo é usado para prazeres carnais mais também da alma,ao longo do tempo várias pessoas foram tirando suas conclusões,mais a nossa alma é muito poderosa pois juntamente com o nosso corpo nos dá noção de distinguirmos oque queremos da vida,qual caminho seguir e etc.

Ass: Suellen Rodrigues
Turma:3v4

Lara E.Tristão (: disse...

O texto aborda a separação do corpo físico e a alma, a ideologia de corpo vem mudando de século em século. O corpo na época medieval era um objeto de preocupação, um objeto pelo qual deveríamos saber controlar os pensamentos para que não houvesse "pecado".
Nos dias de hoje o corpo deixa de ser um objeto de constante preocupação, mas uma questão bem abordada atualmente é a questão do corpo imperfeito, inferior. Nós nos achamos "estranho, feios", por não ter os padrões de beleza que a mídia impõe, como Montaigne cita em um de seus livros, nós temos tantos problemas com a nossa auto estima pelo fato de sermos racionais, quem não pensa não se rejeita assim como os animais se aceitam da forma que são.


Lara Tristao 3v2

Lara E.Tristão (: disse...

O texto aborda a separação do corpo físico e a alma, a ideologia de corpo vem mudando de século em século. O corpo na época medieval era um objeto de preocupação, um objeto pelo qual deveríamos saber controlar os pensamentos para que não houvesse "pecado".
Nos dias de hoje o corpo deixa de ser um objeto de constante preocupação, mas uma questão bem abordada atualmente é a questão do corpo imperfeito, inferior. Nós nos achamos "estranho, feios", por não ter os padrões de beleza que a mídia impõe, como Montaigne cita em um de seus livros, nós temos tantos problemas com a nossa auto estima pelo fato de sermos racionais, quem não pensa não se rejeita assim como os animais se aceitam da forma que são.


Lara Tristao 3v2

Kaíque Monteiro disse...

Achei muito intereçante a parábola dos monges cristãos.
Que o monge quebra os seus voto de castidade, para salvar
a vida de uma pobre mossa. Achei que foi a coisa certa a
ser feito.

Kaíque Monteiro disse...

Achei o parábola dos monges cristãos muito interessante.
Achei certo da parte de um monge de carregar a mulher que estava precisando de ajuda , mesmo quebrando seus votos de castidade, ele teve a bondade de ajudar a mulher que tanto precisava de sua ajuda.

Larissa Ramos disse...

Aqui o texto é bem explicito em retratar o corpo como objeto de pecado. Porém com o passar dos tempos a cultura vem se conscientizando de que o corpo não é o real culpado de nossos atos e sim nossa "cabeça" ou seja pensamento.
Só que mesmo com a evolução do homem, existem aqueles que punem o corpo por achar que ele que é a grande culpa de nossos pecados.

Colégio Estadual
Larissa Ramos Neves - 3M3 :]

* Bruna Dalmaso * disse...

O texto quer dizer que o corpo há vários anos tem trazido de uma certa forma a idéia do pecado e que isso deveria de qualquer forma ser contido a qualquer custo mesmo que se prejudicasse a própria vida humana, e que também nos dias atuais muitas das pessoas não estão satisfeitas com seu próprio corpo e que o que faz com que essas pessoas pensem dessa forma a mídia colabora muito pois está sempre pondo que o corpo perfeito é aquele que é magro nos quais as modelos tem, mais na verdade não é isso que o corpo perfeito é e sim é quando nós mesmos nos sentimos bem com o corpo que temos . E também tem a filosofia de Sócrates que nós diz que o corpo não é o objeto principal de preocupação, mas sim a alma.


Colégio Estadual
Bruna Moraes Dalmaso 3m6 =]

Lais michelle disse...

Achei Esse texto super interessante.
O corpo e algo que exige muito cuidado, se não cuidarmos provavelmente ele irá sofrer mudanças ,que ocorre de acordo com a maneira que cada individuo se expoem.Sendo ele utilizado para o mal “Práticas carnais”, certamente terá conseqüências ex: Se um cara rouba uma moto ,provavelmente ele será preso,mas se utilizarmos o nosso corpo para fazer o “Bem” certamente irá colher bons frutos.
Então devemos cuidar muito bem do nosso corpo.

Lais michelle disse...

Achei Esse texto super interessante.
O corpo e algo que exige muito cuidado, se não cuidarmos provavelmente ele irá sofre mudanças ,que ocorre de acordo com a maneira que cada individuo se expoem.Sendo ele utilizado para o mal “Práticas carnais”, certamente terá conseqüências ex: Se um cara rouba uma moto , provavelmente ele será preso,mas se utilizarmos o nosso corpo para fazer o “Bem” certamente irá colher bons frutos.
Então devemos cuidar muito bem do nosso corpo.

Laís Michelle 3M5

vitin garoti disse...

o corpo nese texto retrata transparentemente que tudo de ruim no mundo vem basicamente disso , ou seja as pessoas se preocupam mais com a alma do que com o corpo realmente e isso vem destruindo elas

Guilherme Prote - 3m6 disse...

O mundo em que vivemos é composto por regras complexas que nós devemos seguir para nos encaixarmos na sociedade.
O corpo é utilizado para o sustento da sociedade e da vida dos homens, pois, o que seria do mundo se não existissem as escolas, os hospitais, as prisões, os supermercados e outros elementos importantes para o sustento de uma sociedade??

Eu concordo com o que o texto diz:
"Outro erro corriqueiro é crer que o corpo representa algo inferior, imperfeito, impuro ou mau e deveria ser controlado a qualquer preço", porque nós nunca estamos satisfeito com nosso corpo e vivemos dizendo que falhamos e somos impuros.
Na minha opinião, a sociedade deveria ficar satisfeita com o que tem para que nós vivamos com a consciência limpa em relação ao que somos.

Guilherme André Prote
3M6
ESTADUAL

Yasmin Borges disse...

o texto fala sobre a divisão entre corpo e alma, onde o primeiro era visto como objeto de pecado, algo mal e que não devia ser valorizado, enquanto a alma deveria ser sempre cuidada, se você quisesse ir ao paraíso quando morresse.
O que não era entendido era que corpo e alma eram igualmente importantes e que uma pessoa só tinha consiência por causa de seu corpo e das sensações que ele lhe proporcionava.
Ainda hoje existem religiões e crenças que não têm o corpo como objeto de preocupação, mas sim a alma. Isso explica o porque de pessoas aguentarem o que for preciso (fome, frio, moradia e saúde precárias, etc..) para ter a lama salva.

Yasmin Borges - 3v2

Anônimo disse...

Para mim esse texto coloca como o corpo era visto no tempo de Sócrates e no tempo de hoje que antigamente a forma do corpo não era muito importante, mas sim a alma e hoje em dia o corpo é colocado com um sentido totalmente diferente, hoje a forma física que conta, não mais a alma!
Mostra também que é preciso uma filosofia que aborda o verdadeiro sentido do corpo que não é só a forma física, mas também a alma e como era usado o corpo antes e como ele é usado hoje.

Karoline Nunes - 3M5

Renata Lovato ;] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Lovato ;] disse...

Ao o longo dos séculos várias concepções sobre o corpo foram desenvolvidas , por exemplo sobre a parte fisica e a alma.
Para algumas pessoas o corpo era apenas um fruto que surgiu do pecado e para ourtas um conjunto de reações humanas.
Para Santo Algostinho , ele teria que converter os escravos para salvar suas almas , pois eli achava que o corpo era a 'carne' do pecado , que estava sempre apto a "maldade" da sexualidade .
Mas para Socrates o corpo não era algo de muita preucupação , ele acreditava que a alma sim era algo que servia para o corpo , pois o corpo seria um motivo de cuidado para a alma .
Hoje em dia muitas coisas mudaram em relação ao corpo e a alma , mais eles ainda permanecem separados .
O texto termina com a ideia de que a complexidade do corpo , a consciência e os sentimentos como mistérios jamais entendidos, ocasionado por suas mudanças repentinas de acordo com o tempo e penssamentos .

- Renata Vicente Lovato.
Turma : 3v3 .

Renata Lovato ;] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafaela Guisso disse...

Esse texto é muito bom, pois ele abre a das pessoas para outro significado do corpo,assim quebrando essa restrição mental de muitas pessoal que pensam no corpo só como matéria.

Rafaela D.Guisso 3M6

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
x Theu x disse...

O texto fala que na epoca as pessoas tinha vergonha do corpo. Graça a igreja também ajudou muito com esse fato, falando para os cristãos não mostras partes do corpo, por que pra eles o CORPO e impuro e assim cometendo o ato de pecar.

Wordington L. Nascimento 3m3 (y)

Adrieli Carinne's disse...

O nosso corpo tem uma grande capacidade mudança então devemos tentar entende-lo cada vez mais, para que possamos ter pelo menos uma noção "o corpo" era visto,ao longos dos séculos como uma coisa que só servia para o pecado,pois uma pessoa que não conhece o seu próprio corpo ele tende a cair em tentações,e ao conhecer o nosso corpo podemos conter os nossos desejos, e de acordo com a parábola dos monges podemos perceber isso pois o monge que conhecia o seu corpo e tinha plena consciência da escolha que ele tinha feito, mesmo ao ajudar a mulher a atravessar, não caiu em tentação, pois o homem que consegue colocar o corpo em função da mente "consciência" ele sabe conter seus desejos.

Adrieli Silva 3V3

Lorena da Costa Rodrigues 3v2 disse...

É um belo texto que nos leva á reflexão. Ao ler esse texto pude entender e compreender o comportamento e as atitudes humanas e enquanto o corpo não "reclama" claramente, vamos seguindo com hábitos que não o favorece. Tomamos remedios ficamos bons e ficamos com os mesmos hábitos até adoecer de novo, é impossível viver sem sonhar assim como é imposssível viver só de sonhos.
LORENA DA COSTA RODRIGUES 3V2

Anônimo disse...

O corpo que é muito importante, mais por muitas pessoas, e levado como uma coisa comum, mais que na verdade não é. Com ele podemos usar para trabalho, diversão ou prazer. Pessoas além de ter seu corpo, ela tem uma alma, e se esqueci disso, muitas vezes cuida do corpo mais esquece de cuidar da alma.

Athos Rolim 3V3
Colégio Estadual

sllennysf disse...

Que o corpo não é abenas um objeto existe uma coisa alem disso a "alma". e que ele não é apenas impurezas e isso vem mudando ao logos dos anos, o corpo é uma ligação, porque é atravez do corpo que conseguimos sentir as nossas sensações "boas" ou as "mas".
Então o corpo é a ligação para nossos vida, para conseguimos saboria-la porque se não tive-se o corpo só mente a alma não desfrutariamos dos prazeres da vida.


sllenny 3M3

cleber 3v3 disse...

O texto revela que durante seculos o corpo vem sendo separado da alma. Em algumas religiões afirma-se que o corpo é o "objeto de pecado" do homem, e com isso muitas vezes há autoflagelação. Quando o corpo é visto dessa forma o homem esquece-se de que a maioria das coisas que ele faz ou é por instinto ou por vontade sua, de seus proprios pensamentos sobre o seu corpo pensamentos passados

L. Marinho disse...

O texto "O corpo" relata informações que foram impostas e descobertas pelo povo com o passar dos anos até os dias atuais.
Pode-se analisar que 'o corpo' é classificado em material ou físico, e não material (alma); em que ambos estão interligados.
Antigamente as pessoas tinham 'o corpo' como algo inferior, impuro, o qual deve ser controlado a qualquer preço; isso a igreja impunha para o povo, e tais preceitos eram para o bem, com o objetivo de salvação; até mesmo nos dias atuais 'o corpo' é visto como fonte do pecado, o qual o fato de 'satisfazê-lo' é caminho para o inferno, sendo assim as pessoas se conformam com oque tem, sem moradia, passando fome, ficam estagnadas nessa situação acreditando que serão recompensadas em outra vida.
Minha concepção é de que o corpo humano como um todo, 'corpo e alma', jamais será descoberto, descrito de uma forma concreta, pois a cada dia há mudanças, até mesmo de sentimentos que podem ir surgindo ou mudando ao longo do tempo, este é misterioso e é dificil ter controle total sobre.

Lorrainy Marinho 3V3

Anônimo disse...

O texto mostra todas as concepções entre o corpo e a alma, relata as evoluções e percepção do corpo, onde acreditavam que o corpo e apenas um meio do pecado entra e que para o pecado sair deveria o corpo sofre e assim se libertaria desse pecado, hoje em dia ainda sim a relatos dessas praticas, acredita-se que a alma e a passagem para o paraíso e para chegar ao paraíso devemos paga aqui na terra com sofrimentos e dor.

Anônimo disse...

Hiago 3V3

Anônimo disse...

o texto fala sobre nossas concepções , que durante o tempo foram desenvolvidas , abordam a separação do corpo físico do alma , a parte não material.
o texto fala que a "consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona".
cita algo sobre o perdão , que antigamente os católicos, vendiam o perdão das pessoas , falando que elas apenas seriam salvas , pagando a igreja.

;)
Wagner Jose Amorim Ricardo Pinto
3M3

Isa Coutinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa Coutinho disse...

A alma e o corpo estão sempre ligados, mas podem ser controlados. O corpo é essencialmente a carne onde temos desejos infinitos e essa infinidade de desejos à alma.O corpo é controlado pela sociedade a que se vive, mudanças já ocorreram ate aqui, mas ainda é manipulado.


Isabelly Coutinho
Colégio Estadual
Turma: 3M4

Unknown disse...

Muitos penoas pensam que o corpo não é perfeito .
Tem o corpo físco / material e a alma , não material.
O corpo Termina , morre a alma não .
Sócrates o corpo não era objeto de preocupação e sim a alma.

Santo ajostinha falava do corpo com objeito de desejo.
Decartes pensa , penso logo existo , O copo pensa
Hoje penoas preocupadas com o corpo , vão para academia

Saulo D.Scopel 3m4

rafael disse...

Ao longo dos séculos, surgiram diversas concepções acerca do corpo.
Para uns, o corpo é apenas um complexo de reações químicas, para não seja visto como algo mal, imundo, débil ou um simples conjunto de reações.O texto tbm diz que sabemos que temos um corpo e podemos distinguir algo e ter idéia do que seja o mesmo na nossa mente e que a consciência só existe por causa de um corpo e suas sensações.
RAFAEL FERREIRA MELLO 3v3

Anônimo disse...

"O CORPO" - Uzamos o corpo como uma "ferramenta" seja no trabalho, na escola, na vida. O homem há algum tempo o utilizou como uma ferramenta de sofrimento, seja para pagar os pecados, ou sentir prazeres. Ao longo dos séculos, surgiram diversas concepções acerca do corpo.
Para uns, o corpo é apenas um complexo de reações químicas, para outros, o fruto do pecado e do mal,ou uma fonte pra viver ! RAFAEL FERREIRA MELLO 3v3

Jordana Lírio disse...

Tédio é o que a grade maioria da população sente. Mas como podemos defini-lo?Será que ele é útil para nós?
Tédio é a "ausência do medo". Podemos dizer que o tédio nos encoraja, um exemplo, é que no nosso dia-a-dia, fazemos a mesma coisa todo dia, às vezes ficamos ate sem fazer nada por algumas horas e parecemos sentir mais tédio. A hora parece não passar isso faz com que fiquemos ansiosos e conseqüentemente mais entediados.
Mas ainda acho que o tédio é muito útil para nos, pois as vezes fazemos coisas que não teríamos coragem de fazer.
Quando passamos por situações que não sabemos se vamos conseguir o medo faz com que estejamos preparados, nos paralisa para ver se somos capazes e é nessa hora que entra a agressividade. "Agressividade é o combustível da ação”, coragem de enfrentar o nosso medo. Ele também é pedagógico, "se não houver medo não ha aprendizado das normas".
Às vezes, mesmo sem sentir, estamos entediados e sabemos que o medo nos ajuda a salvar nossas vidas e também nos educa.

Anônimo disse...

oi

mary disse...

muito bommmm.
agora tá na cara q você e professor..
rsrsrs



mariana de andrade 3m2

mary disse...

muito bommmm.
agora tá na cara q você e professor..
rsrsrs



mariana de andrade 3m2

mary disse...

muito bom,
acabei de crer q você é um professor.
rsrs

mariana de andrade 3m2

arlindo disse...

Muito interessante, o corpo é uma maquina que possui tudo o que precisamos é incrivelmente fascinante, é nossa ferramnta de trabalho, qanto a alma pouco se sabe de concreto. Ah muitas coisas além do qu podemos ver ....
Arlindo JUNior

Gabi Coutinho disse...

Ao ler o texto podemos perceber que o corpo, vai muito além de algo material, está ligado diretamente a alma, aos nossos sentidos.Mas essa idéia nem sempre foi respeitada, o corpo já foi alvo de vários maus tratos além de se considerado ate hoje, por muitos motivo de vergonha,como se o corpo fosse algo feio ou errado o que leva as pessoas a fazerem coisas absurdas para tentar “corrigir” esses erros , ou aceitar situações que proporcionem sofrimento não só ao corpo mas a alma.Ao longo dos tempos, filósofos desenvolveram várias idéias sobre o corpo e ate que ponto ele estaria ligado a alma, e qual seria a real importância de cada um.Essas discussões continuam até hoje e com elas, surgem pesquisas para tentar decifrar esse mistério que é o corpo.

Gabriela C. Fraga 3M4

Gabi Coutinho disse...

Ao ler o texto podemos perceber que o corpo, vai muito além de algo material, está ligado diretamente a alma, aos nossos sentidos.Mas essa idéia nem sempre foi respeitada, o corpo já foi alvo de vários maus tratos além de se considerado ate hoje, por muitos motivo de vergonha,como se o corpo fosse algo feio ou errado o que leva as pessoas a fazerem coisas absurdas para tentar “corrigir” esses erros , ou aceitar situações que proporcionem sofrimento não só ao corpo mas a alma.Ao longo dos tempos, filósofos desenvolveram várias idéias sobre o corpo e ate que ponto ele estaria ligado a alma, e qual seria a real importância de cada um.Essas discussões continuam até hoje e com elas, surgem pesquisas para tentar decifrar esse mistério que é o corpo.


Gabriela Coutinho Fraga 3M4

Isabel Vieira disse...

O texto "O Corpo" fala sobre as idéas que temos e mudamos com o tempo, cuja as ambas não tem uma "ligação". Penso eu que o corpo é a onde a alma reside mas sem se comprometer uma com a outra, onde que com o corpo podemos definir e sentis objetos... com os meios que a mesma oferece através dos nossos sentidos. Sem comentar que há uma certa inferioridade da parte das pessoas de achar que não tem jeito de se mudar, que devemos continuar no sofrimento, por muitas vezes temos recusos para tranformar essa realidade e não a usamos, até mesmo devido a nossa, aonde o texto também aborda esse assunto, falando também sobre a concepção de Sócrates e da filosofia Medieval...


Isabel - 3V2/Colégio Estadual do E.S

Isa Coutinho disse...

O corpo tem lá sua importância,nas decadas passadas o corpo da mulher era super valorizado.Hoje em dia o corpo é visto com forma de desejo muito mais que antes.É controlado pelo tempo e não por nós.


Isabelly Coutinho
Turma: 3M4
Colégio Estadual

Jordana Lírio disse...

O corpo, alma e o pensamento são tres coisas que andam sempre juntos mas sempre pensamos que não, se pararmos pra pensar acabamos sabendo que é verdade. Apesar são as tres coisas que nos mais usamos e muitas vezes nem damos conta disso.

Jordana Lírio 3M4

Beeijos. ;*

Alessandra e Leonardo disse...

O texto é bom e o assunto abordado é convincente. Usamos nosso corpo como fonte de trabalho para sobreviver. Nossa alma serve pra nos manter vivo e ela nos traz os sentimentos. A parábola é muito interessante; Eu também acredito que a maldade está em nossos pensamentos, porque não conhecemos a intenção do outro, e logo julgamos pelos seus atos.

vinicius disse...

o texto exclarece várias dúvidas sobre o corpo, sem ele, sem os componetes neles existentes nao teriamos capaciadade de enxergar e imaginar como seriam as coisa, muito bom e muito inspirativo esse texto.
Vinicius Dos santos Placido 3M4
Colégio Estadual do Espírito Santo

Anônimo disse...

O corpo sempre foi o centro das atenções da humanidade sendo ele desejado ou não.Hoje em dia o desejo é bem mais forte que épocas passadas, o homem valoriza mais a forma física do que respeita o seu próprio corpo.Enfim , o nosso corpo é controlado pelas tendências de épocas.

Colégio Estadual , Kevin Nunes 3M4

joao.kelseen disse...

Esse texto é muito bem e serve para nós refletirmos qe uma pessoa não é só alma e nem só corpo, é o conjunto.

Algumas religiões, como fala no texto, se preocupam somente com a alma, o corpo é uma coisa ruim, símbolo do pecado. E, se pararmos para pensar, algumas pessoas tambem se esquecem que uma pessoa é corpo e alma, se preocupam somente com o exterior, com a beleza, não querem saber como elas são por dentro.

Enfim, na minha opinião todos devem pensar nas duas coisas, não deveriam se preocupar somente com a alma, "deichando de viver" com medo de irem para o inferno, e tambem não deveriam se preocupar somente com o corpo, se esquecendo que depois da vida na terra, na minha opinião, vamos sofrer as consequencias dos nossos atos, se forem bons, receberemos uma coisa boa em troca, se não forem, uma coisa ruim.

João Marcos
3M4

Unknown disse...

O texto “o corpo” aborda a separação do corpo físico com a alma, a parte não material.
Aluna: Thamiris
Turma: 3V3.

Paulinha disse...

O texto "O corpo" nos passa a idéia de que o corpo tem a mesma importância que a alma, sendo assim a alma precisa de sabedoria para crescer e nosso corpo precisa de cuidados especiais como boa alimentação, mas entendo também que um completa o outro, pois sem a alma o corpo é só um objeto sem validade e a alma precisa do corpo para que possa agir, pensar e falar.

Paula Viale da Costa 3M6
Colégio Estadual do Espírito Santo

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3v2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio 3v2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Matos 3v2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.

Mauricio Mattos 3v2

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.
Mauricio Mattos 3v2

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.
Mauricio Mattos 3v2

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.
Mauricio Mattos 3v2

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram contruidas ao longo dos anos sobre análise de vários ânbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espirito). Este texto me ensentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.
Mauricio Mattos 3v2

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram construídas ao longo dos anos sobre análise de vários âmbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espírito). Este texto me incentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.
Mauricio Mattos 3v2

Mauricio Mattos 3V2 disse...

O texto aborda de forma clara e objetiva um assunto tão amplo e discutido nos dias atuais.
Realmente mostra como nossas concepções sobre o corpo foram construídas ao longo dos anos sobre análise de vários âmbitos (social,cultural, religioso...). O texto em si se mostra muito interessante, e uma das partes que mais me chamou a atenção foi a separação do corpo físico da alma (espírito). Este texto me incentivou o suficiente para me aprofundar um pouco mais neste assunto e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre todos os pontos de vista que por si definem o que é “o corpo”.
Mauricio Mattos 3v2

Aryane Dresch disse...

A consciência só existe por causa das sensações que o corpo proporciona.
Até hoje o corpo é representado como uma expressão carnal do pecado, mas para sócrates o corpo não era uma preocupação em si, mas sim a alma.

Aryane Dresch 3V3
Colégio Estadual

Thiago Corrêa disse...

Ao longo do tempo muitas pessoas acreditavam que o corpo era algo divino ou pecado carnal, como o texto nos mostra, que só temos consciência do que sentimos quando o corpo nos proporciona, como exemplo, o tato.

Thiago Corrêa 3V2
Colégio Estadual

Thais tompson disse...

O texto o corpo fala se da preocupação constante na nossa época com o corpo e sobre as concepções devido à filosofia e religião. Na filosofia de Sócrates o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma. Na Filosofia cristã medieval o corpo é objeto de preocupação. Santo Agostinho Aprofundando no assunto a “carne” como objeto de desejo, para diferenciar a sexualidade do indevido.
Falou se no texto também das mudanças de idéias que tivemos em relação ao nosso corpo, da forma que ele era tratado e como ocorreu mudanças.

Thais tompson disse...

O texto o corpo fala se da preocupação constante na nossa época com o corpo e sobre as concepções devido à filosofia e religião. Na filosofia de Sócrates o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma. Na Filosofia cristã medieval o corpo é objeto de preocupação. Santo Agostinho Aprofundando no assunto a “carne” como objeto de desejo para diferenciar a sexualidade do indevido.
Falou se no texto também das mudanças de idéias que tivemos em relação ao nosso corpo, da forma que ele era tratado e como ocorreu mudanças.

Anônimo disse...

Para que fosse possível a existência dos direitos humanos era necessário a aceitação da concepçãoindividual. O sentimento de cada individuo de aceitação e comoção na violação dos direitos humanos faziam-se necessários à sua existência. A percepção dos indivíduos como seres ativos era essencial para compreender a sua autonomia de escolher o que seria certo ou errado à si mesmo. A liberdade de escolha devia ser presente no indivíduo, para o mesmo possuir autonomia moral em relação a imposição cultural, religiosa ou do Estado. A capacidade de raciocinar era fundamental para fazer as escolhas, sendo essencial a liberdade de escolha e a capacidade de raciocinar juntas para garantir a autonomia.
Daiany freire Turma : 3 V 3

Ellen dos Anjos F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ellen dos Anjos F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ellen anjos disse...

Eu entendi que o texto “O CORPO” era algo visto como: impuro, imperfeito e isso deveriam ser controlados a qualquer preço, e isso fazia com que eles pensavam em libertar a “alma” das pessoas e não o corpo.
E que não importa os padecimentos dos corpos, como as pessoas sofreriam queriam a salvação da alma.
E não que isso mudou as pessoas pensa mais na salvação de sua alma, deixando pra lá o “Corpo” que é algo físico e que passa por várias transformações ao longo da vida.

Legal a parábola.
Acho que cada um tem que seguir suas vontades, e fazer o que for bom pra si próprio.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Ellen Dos Anjos Ferreira
3V3.

Anônimo disse...

Eu entendi que o texto “O CORPO” era algo visto como: impuro, imperfeito e isso deveriam ser controlados a qualquer preço, e isso fazia com que eles pensavam em libertar a “alma” das pessoas e não o corpo.
E que não importa os padecimentos dos corpos, como as pessoas sofreriam queriam a salvação da alma.
E não que isso mudou as pessoas pensa mais na salvação de sua alma, deixando pra lá o “Corpo” que é algo físico e que passa por várias transformações ao longo da vida.

Legal a parábola.
Acho que cada um tem que seguir suas vontades, e fazer o que for bom pra si próprio.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Ellen Dos Anjos Ferreira
3V3.

Anônimo disse...

Eu entendi que o texto “O CORPO” era algo visto como: impuro, imperfeito e isso deveriam ser controlados a qualquer preço, e isso fazia com que eles pensavam em libertar a “alma” das pessoas e não o corpo.
E que não importa os padecimentos dos corpos, como as pessoas sofreriam queriam a salvação da alma.
E não que isso mudou as pessoas pensa mais na salvação de sua alma, deixando pra lá o “Corpo” que é algo físico e que passa por várias transformações ao longo da vida.

Legal a parábola.
Acho que cada um tem que seguir suas vontades, e fazer o que for bom pra si próprio.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Ellen Dos Anjos Ferreira
3V3.

Anônimo disse...

A vaidade no cotidiano atual

"o texto transmite coisas que realmente interrantes,observamos pelo fato da vaidade hoje as mulheres,não só elas mas como os homens vem a proucura de desenvolmento tecnologico, o fato dela colocar silicone,se submeter a varias cirirgias pirigosas só para ter o corpo bonito,acho que não precisa dessas tecnicas todas, um aboa alimentação balanceada e uma caminhada resolve o problema.


nome: vilmara oliveira
turma:3v2

vilmara disse...

A vaidade
no mundo atual podemos analisar o fato das mulheres optar pelo metodos avançados em relacões de cirugia,seja lá a opcão pelo fato de colocar silicone, ou fazer plasticas tudo so para ficar mais bonita mas, eu acho que não precisa disso, uma caminhada e uma alimentação resolve um pouco essa situação.

nome:vilmara oliveira
turma:3v2

Patty disse...

analisando o texto "o corpo" pude perceber que estamaos privados de nossas vontades... "a sociedade me faz quere o que ela quer me dar" dessa forma meu sentimeto real minha vontade fica oculto sem que eu mesma possa perceber. Minha alma, meus instintos estão pressos sem que eu possa reclamar, dessa forma a alma eo corpo se tornam apenas "robos" para os amanipuladores...
Bem prof foi isso que eu pude entender, não sei se esta correto mas esse assunto me fez "acordar"... patricia 3v1

Sayti,3v2 disse...

Realmente é preciso haver um equilibrio entre o corpo, a mente e a alma.
Pois se desenvolvermos somente a nossa mente os musculos do nosso
corpo irão se atrofiar e se só nos importamos com nosso corpo a nossa
mente nâo ira progredir, intelectualmente falando.
Isso nso leva a crer que é preciso haver um meio termo entre o corpo, a
mente e a alma para que possamos ser mais felizes.

Sayti, 3v2 disse...

Na vida cotidiana existem muitos problemas relacionados a nossa personalidade e a
nossa mente, como exemplo temos o estresse que está relacionado a falta de desafios no
nosso dia-a-dia.
Outro fator importante é o excesso de medo que as pessoas tem de realiza um sonho, por
motivos psicologicos que as impedem.
Além do mais, o que mais impede a nossa produtividade no trabalho é a falta de paixão que nos temos pelo que fazemos pela impossibilidade de trabalhar na área que gostariamos fazer.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

As vezes, quandu vimos algo novo, questionamos mas nunca tentamos aprofudar o bastante para entender e quando vimos um pouco mais tarde, já esta acontecendo em nosso dia dia, e acabamos de achar, a ''COISA'' esquisita, como ''MODA''.

A ideia é que, o homem, é muito egênuo, por pensar que só aquilo é o certo, e acaba seguindo o pensamento dos outros, e esquecemos procurar, questionar... PENSAR..de VIVER...
O texto, nos mostra que, se temos um CORPO podemos distinguir algo e ter idéia do que seja o mesmo na nossa mente e que a consciência só existe por causa de um corpo e suas sensações.
na verdade ficamos Aprisionado por verdades produzidas na ciência, na educação, na política e na mídia,fazendo reduzir o comportamento, sentimento e até os pensamentos do que o que é o ''CERTO E ERRADO''.
O TEXTO, muito ótimo, pois faz nós Leitores, de mudar a maneira de pensar e de agir com outras pessoas.
o corpo, faz parte da alma, as vezes tambem, cuidamos mais do corpo e esquecemos da alma, do ''Pensar..'' e acabamos deixandu de lado essêncial da vida..


Colégio Estadual Série 3v4
Marcos Rodrigues

Thássila Bastos disse...

O texto fala sobre um corpo físico,também fala que sabemos,o que e um corpo e que sabemos distinguir pela alma,temas ela então como ser superios devida a nossa cultura em si.Quando o corpo é visto dessa forma o homem esquece-se de que a maioria das coisa que ele faz ou é por instinto ou por vantade sua de seu proprios pensamento.

já tinha comentado, mas esqueci de colocar a minha turma ¬¬° 3m1 .

Rodrigo Vieira 3V4 disse...

O Texto O CORPO nos nos afirma que algumas religiões, que o corpo é "objeto de pecado" . ele também da para nós o segnificado do corpo, mostrando para que o corpo não é só aquilo que vemos e tocamos. podemos ver tbm que ele mostra várias ideias do corpo, de como ele é visto em diferentes épocas, mostrando várias ideologias e pensamentos referentes ao surgimento das concepções do corpo

RODRIGO VIEIRA 3V4 :)

Leo.3m1 disse...

jjjjjj

Leo.3m1 disse...

o texto diz o conceito de corpo vem mudando com passar do tempo.
e se desvalorizando pela mal uso do proprio pelos humanos.
O corpo ja mais valorizado, hoje a maioria das pessoas naum se cuidam, usam o corpo apenas para trablahar para manter a sobrevivencia, se conterntam com a fome a falta de moradia e a maquina da sobrevivencia(o corpo) vai se deteriorando.

Leonardo Pinheiro Santana
3m1

Renata Lovato ;] disse...

comentario no meu blog :*

Érika Mendes disse...

O texto relata que durante muitos anos o corpo vem sendo separado da alma. O corpo era visto como objeto de pecado e que sua alma deveria ser pura e isso fazia com que as pessoas sacrificassem o seu corpo, achando que de forma ficariam livres do pecado.
Esse assunto entre corpo e alma causa muita discórdia, pois existem varias ideas e concepções para ele.


A alma pensa, e o corpo faz!

ÉRIKA MENDES
TURMA 3V3

Leandro Santos disse...

O corpo...
O texto relata sobre a concepção do corpo humano, e q o mesmo vem sofrendo mudança de acordo com os séculos, deis dos tempos antigos até os dias de hoje.
O corpo já foi usado de várias maneiras, mas sua principal função é o trabalho para a sustentação do mesmo.
Mas o mundo vem se modificando cada vez mais, e o corpo vêem sofrendo com isso, se deteriorando, ou seja, se acabando como nunca em outras décadas.
E com isso fecho o meu comentário dizendo...
O corpo nunca valeu tão pouco, como nos dias de hoje.

Leandro Santos... 3V3.

Anônimo disse...

o corpo não era objeto principal de preocupação mais em si a alma naquela epoca e hoje em dia é mais o corpo do que a alma
o texto o corpo nos ajuda a ter uma noção de como nós tratamos o nosso corpo e como era o pensamento das pessoas.

3v3

Geaniny Adrien disse...

o texto mostra várias ideias e pensamentos que surgiram sobre o corpo em varias epocas, pensamentos como a autoflagelaçao, pessoas que achavam ou acham que o importante e salvar a alma.
O corpo era usado com uma ferramenta de tarbalho.

Geaniny Adrien 3m6

Anônimo disse...

O texto fala que com o passar do tempo a concepção sobre o corpo foi se modificando de geração a geração,antes estas concepções eram baseadas tanto pela filosofia quanto pela religião. Mas tambem retrata a idéia que existe um copo material de "carne e osso". E tambem lembra as idéis passadas,passando por mudanças, pela religião escolhida, veses tendo que mexer, cortar, furar ou queimar,em motivo da religião e cultura.

E com isso podendo finalisar meu comentario sobre o texto.

Rayr R Matheus 3M6

gessica adrien disse...

Este texto mostra que o corpo e alma não teriam sentido um sem o outro, que só percebemos as coisas ao nosso redor, devido a esta percepção. Mostra também a concepção do corpo por algumas religiões.

GESSICA ADRIEN
TURMA 3V3

Ramon-lima disse...

Corpo e alma são extremamente ligados um ao outro, mas nós tentamos os separar,por exemplo quando não cuidamos do corpo e o denominamos como algo impuro e dizemos que devemos se importar somente com a alma. Mas na verdade devemos conciliar corpo e alma para para haver uma harmonia entre os dois.


Ramon Lima - nº 27 - 3M6

Ramon-lima disse...

Corpo e alma são ligados um ao outro, mas nós fazemos tentamos separa-los, por exemplo quando não cuidamos do corpo e o denominamos como algo impuro e dizemos que devemos se importar somente com a alma. Mas na verdade devemos conciliar corpo e alma para haver harmonia entre os dois.

Ramon Lima - nº 27 - 3M6

Rafael 3m3 disse...

Eu pude percebe atraves do texto que muitas pessoas ate hoje acham que o corpo e um simbolo de pecado.
Como a historia dos monge. O que pegou a moça e atravesou não estava pensando nela mas o outro ainda estava.

Josy Palhaçinha Silva disse...

O corpo que eu conheço fala, pensa, sente, chora, grita, ri, enfim...vive, porém, de nada valeria esse corpo se o mesmo não fizesse um gesto tão rico e precioso que é conhecido por nós a partir do momento em que nascemos. O gesto de que falo é a respiração. usando um significado rico e precioso gesto, porém é assim que vejo a respiração, pois é ela quem podemos chamar de "nossa companheira até que a morte nos separe".

Nome:Josiane Viana Da Silva
Turma:3M6

Jéssika 3M6 disse...

Montaigne é um filósofo conceituado e seu objetivo principal é nos passar a ideia de que devemos nos aceitar do jeito que somos e nunca nos preocupar com o que os outros dizem.
A verdade é que nunca estamos satisfeitos conosco,sempre achamos que é preciso mudar algo,e na maioria das vezes quando pensamos em mudanças a primeira coisa que nos vem a cabeça é mudar o proprío corpo.
Tomamos decisões precipitadas,quase sempre desnecessárias,as vezes até por influência da mídia ou de alguém muito próximo e que mais tarde nos arrependemos.
Todos esses atos são definidos por uma única palavra,inaceitação.
Segundo Montaigne os animais são mais felizes,pois aceitam o próprio corpo.
Temos que parar com essa inaceitação e passar a amadurecer a ideia de que devemos ser felizes do jeito que somos,porque é isso que importa.
Vale a pena ressaltar que somos diferentes dos outros povos ,pois cada qual tem seus hábitos,costumes,crenças,formando assim a cultura de cada país.

Jéssika 3M6 disse...

Montaigne é um filósofo conceituado e seu objetivo principal é nos passar a ideia de que devemos nos aceitar do jeito que somos e nunca nos preocupar com o que os outros dizem.
A verdade é que nunca estamos satisfeitos conosco,sempre achamos que é preciso mudar algo,e na maioria das vezes quando pensamos em mudanças a primeira coisa que nos vem a cabeça é mudar o proprío corpo.
Tomamos decisões precipitadas,quase sempre desnecessárias,as vezes até por influência da mídia ou de alguém muito próximo e que mais tarde nos arrependemos.
Todos esses atos são definidos por uma única palavra,inaceitação.
Segundo Montaigne os animais são mais felizes,pois aceitam o próprio corpo.
Temos que parar com essa inaceitação e passar a amadurecer a ideia de que devemos ser felizes do jeito que somos,porque é isso que importa.
Vale a pena ressaltar que somos diferentes dos outros povos ,pois cada qual tem seus hábitos,costumes,crenças,formando assim a cultura de cada país.

Jéssica Pereira
Colégio Estadual - 3M6

Thiago disse...

O texto mostra,que muitas pessoas acham que o corpo é uma coisa suja cheia de defeitos e pecados e que a mente e pura.
O corpo vem sendo associado ao longo dos anos a assuntos como a alma, a mente, a ciência, a religião, enfim, a assuntos que marcaram as épocas; e em nossa era, o corpo vem sendo visto como algo físico, palpável, objeto de desejo, ou seja, a população tende a seguir um padrão de beleza

Thiago disse...

O texto mostra,que muitas pessoas acham que o corpo é uma coisa suja cheia de defeitos e pecados e que a mente e pura.
O corpo vem sendo associado ao longo dos anos a assuntos como a alma, a mente, a ciência, a religião, enfim, a assuntos que marcaram as épocas; e em nossa era, o corpo vem sendo visto como algo físico, palpável, objeto de desejo, ou seja, a população tende a seguir um padrão de beleza

Thiago disse...

O texto mostra,que muitas pessoas acham que o corpo é uma coisa suja cheia de defeitos e pecados e que a mente e pura.
O corpo vem sendo associado ao longo dos anos a assuntos como a alma, a mente, a ciência, a religião, enfim, a assuntos que marcaram as épocas; e em nossa era, o corpo vem sendo visto como algo físico, palpável, objeto de desejo, ou seja, a população tende a seguir um padrão de beleza

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O CORPO

Este texto é ótimo para refletir sobre os pensamentos humanos

Anônimo disse...

O CORPO

Este texto é ótimo para refletir sobre os pensamentos humanos

thaynara 3v4 disse...

O texto fala sobre definições que as pessoas davam ao corpo atrves de historias , e que o corpo é separado da alma.

Fernanda Isabelle disse...

O Corpo .

O corpo sofreu muitas modificações ao longo do tempo . Hoje em dia o corpo revela muito sobre a nossa personalidade de acordo com a roupa, acessórios e tals . Com o avanço da tecnologia muitas pessoas insatisfeitas com o próprio corpo faz modificações para ficarem como querem mas nem sempre isso é bom, podem ocorrer sérios problemas de saúde ou piorar o que já não era bom . Para termos um corpo bom não basta apenas ter uma beleza física, é necessário ter uma boa alimentação , auto-estima, e estar de bem com a vida e com o próprio corpo .


Fernanda Isabelle, Colégio Estadual, 3V1

Mônica Ribeiro 3V3 disse...

O corpo desde sempre foi separado da alma por muitos. O corpo a parte material, e impura, dito por muitos por ser alvo de luxuria e prazer, e a alma, a parte não material que serve-se do corpo. O texto diz que temos a noção de que a conciência eh diferente do corpo, e que a consciência só existe por causa do corpo e as sensações que ele proporciona.
Achei super interessante a parabola. Ela faz a alma se tornar tao impura como o corpo era mostrado.

Huslein disse...

Nada mais complexo e extenso do que discutir o próprio corpo, um objeto de estudo tão acessível mas ao mesmo tempo tão distante.Alguns vão tentar explicar por meio da religião outros por meio da ciência, mas ainda não chegamos a um senso comum.

Huslein disse...

Nada mais complexo e extenso do que discutir o próprio corpo, um objeto de estudo tão acessível mas ao mesmo tempo tão distante.Alguns vão tentar explicar por meio da religião outros por meio da ciência, mas ainda não chegamos a um senso comum.

Huslein 3V3

Aline Sodré disse...

O texto relata sobre as varias concepções do homem em querer separar a alma do corpo, e querer controla-lo. Em algumas religiões, o corpo era tido como algo imperfeito, impuro, que nao era tão valorizado, sendo que era por causa dele que podiamos e podemos ter sensações e saber se o que vemos é real ou não, apenas com um toque. A parabola contada nos faz pensar sobre nossos atos envolvendo o nosso corpo, a nossa alma e a nossa mente. Em fim podemos dizer que o corpo é a casa da alma, não poemos separa-los, e nem controla-los por inteiro, podemos usá-los da forma que quisermos mais sabendo da suas consequencias, pois tudo que fazemos, contra alguem ou contra nos mesmos custara um ''preço'' no futuro.

Aline Sodré nº2 3v3

Anônimo disse...

Ótimo texto!
Um corpo sem alma não é nada, por isso temos que dar valor aos dois.
As pessoas tem que rever seus pensamentos e valorizar o corpo. Algo que faz parte de nós por enquanto.
Este texto nos mostra que não devemos culpar o corpo, pois o que fazemos vem de nossos pensamentos.


JULIANA L. MAMEDE - 2V1

Paulo Viictor disse...

Bom os pensamentos sobre corpo que nós temos hoje, vem dos pensamentos do Ocidente, pela Filosofia ou pela Religião.
Tais acreditam e trabalham com o entendimento de corpo material ou físico e uma existência não material como alma, sujeito, consciência ou mente.
Todos trabalham e conjunto, os não material e material ou físico, como a mente só tem as sensações porque o corpo sente elas e passa automaticamente para a mente que manda as reações de a cordo com as sensações, como por exemplo calafrios sensação de frio interno com arrepio.
O corpo teve muitas definições durante vários anos.
Os cientistas têm uma definição, o corpo é tudo o que ocupa espaço e constitui unidade orgânica ou inorgânica, o que constitui o ser animal (vivo ou morto), cadáver.

Kelvyn disse...

Muito boa a parábola dos dois monges cristãos, traz uma mensagem muito bonita \o


Kelvyn Itaborai Rocha 3V1

Jonjon disse...

Ao longo do tempo disseram muitas coisas sobre o corpo, mas o corpo é só a matéria onde podemos sentir através do tato, mas além do corpo, nós temos uma não material chamado alma da qual sai os nossos pensamento, sem a nossa alma seriamos como os outros animais, seriamos irracionais.
A alma, também pode ser chamada de espírito, quando os Jesuítas vieram ao Brasil parar fazer suas obras de converter os índios, pensando só na salvação da alma, eles estavam fazendo o certo pois na bíblia afirma " Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8 6" por isso dos jesuítas não se importarem com o corpo, pois se dessem importância ao corpo não salvaria as almas.
Como na parábola dos monges, eles fizeram votos de não tocar em mulher alguma, e aparece uma jovem pedindo ajuda pra atravessar o rio, e um deles ajuda, mas como uma boa ação, e a simplesmente a esquece, quanto ao outro ficou com ela no pensamento. Quem quebrou o voto? O que a tocou ou que continuou pensando nela? De fato foi aquele que a levou no pensamento pois o que a tocou, tocou para ajuda-la, mas não a deseja apenas estava ajudando, quanto ao outro desejou ela, o que tocou tem um espírito forte, mas o que a deixou em pensamento foi franco quanto na 'carne' quanto no espírito e na bíblia diz " Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14 38" o que a teve em pensamento foi fraco e deixou o desejo 'carnal' fluir, fazendo quebrar o voto, quanto ao outro foi forte em espírito, e não fraquejou, não quebrando o voto.

João Otávio - 3m5 Renato Pacheco

Jéssica Diniz disse...

Esse texto nos faz pensar e refletir sobre o que é o corpo cada um com suas opiniões diferentes sobre o corpo ser uma maquina ou não. Como foi citado no texto que é um erro crer que o corpo seja algo imperfeito no meu entendimento sim o corpo tem sim suas imperfeições ninguem e nada é perfeito. Muitas pessoas acreditam em vida após a morte e creem que a proxima vida será melhor que a atual, não acredito muito nisso de que exista outra vida, acredito que passamos dessa para uma melhor.
Hoje muitos cientistas querem ficar criando pessoas robotizadas ou que seja controladas por "chips" etc, como essas "pessoas" terão sentimentos como os nossos, como serão alfabetizadas como nos, e na maioria das vezes tomam nossos lugares nos nossos empregos. A parábola é um bom exemplo para mostra como nos pecamos de qualquer forma não pecamos de um jeito mais pecamos na nossa consciencia, o corpo conforme o texto é constituído basicamente de alma, carne e consciencia, no texto retrada que so sabemos de algo por causa da nossa conciência e cita a alma como uma existencia não material, ou seja, a consciencia so existe por causa do corpo e a alma é "separada" do corpo. Como no periodo colonial ate os dias de hoje sua alma so se salva se voce se converte, e se a pessoa acredita em DEUS e tem seus principios e sabe que pode se salvar sem precisar se converter quer dizer que ela não estará salva??
O texto cita também da época em que o nosso corpo pagava pelo que nos fazia-mos como Tiradentes citado no texto, hoje em dia graças a evolução nos temos uma disciplina muito rígida e sabemos se nos erra não vamos pagar com esquartejamentos ou outras coisas e sim passamos anos de nossas vidas presos em "jaulas" e mesmo assim ainda tem aqueles que não conseguem aprender dessa forma.
Então o nosso corpo ate hoje é uma caixinha de segredos que cada dia descobrem mais e mais sobre ele e ainda irá descobrir mais, nosso corpo é indescritivel em palavras e sim em pensamentos !!

Jéssica Diniz disse...

Jéssica Diniz - 3M4 - Renato Pacheco esqueçi de colocar no texto !!!

Mary Zurlo disse...

O texto fala sobre as nossa forma de pensar de ver e que foram desenvolvidas com o tempo, elas citam a separação do corpo físico da alma.
Fala de algumas erros vulgares onde o corpo e dado como pricipal meio desse erros quendo na verdade a alma é que induz o corpo a fazer isso sendo assim acreditavam que o corpo deveria ter que sofrer por suas imperfeições e muitas vezes deveriam sofrer punições físicas. Não só no passado mas hoje, o corpo ainda é visto como a fonte de todos os males e que se não for controlado, o que o que nos leva ao fato de falta de liberdade,além de rebaixar nosso corpo a algo sem boas funções, apenas prejudica, sendo que as nossas decisões tomamos por querer e não porque o corpo nos obriga a fazê-las.
Varias dessas ideias são tomadas como verdade por varios povos, adotadas como culturas...
O corpo vem sendo associado ao longo dos anos a assuntos como a alma, a mente, a ciência, a religião essa dircução vem desde antigamente até onde um assunto acabando entrando em contado com o outro mesmu que muitas pessoas pretendam sepera-los.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 560   Recentes› Mais recentes»