segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O melhor espelho é o velho amigo

O uso diversificado da Filosofia durante mais de 2500 anos fez com que ela fosse dividida em várias áreas inter-relacionadas. Ética ou Filosofia Moral, Lógica, Metafísica, Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Estética ou Filosofia da Arte, Filosofia da História, História da Filosofia, Filosofia da Ciência ou Epistemologia, Filosofia da Educação, Filosofia Social, Filosofia da Cultura, Filosofia da Religião e mais recentemente a Filosofia da Mente e a Cibercultura.

A ética surgiu da preocupação do ser humano consigo mesmo, de suas dúvidas em determinar suas condutas da melhor maneira possível. Duas palavras gregas marcaram a construção do sentido de ética que podemos associar a um local de proteção, como uma caverna ou casa (êthos), mas também como comportamento ou caráter (éthos) construído de acordo com o que fazemos conosco mesmos em nossas pequenas escolhas do dia-a-dia.
 
Existe um conto muito antigo de um filósofo que estava atravessando uma ponte acompanhado de seus alunos. Enquanto conversavam ele viu um escorpião sendo carregado pelo rio e correu para salvá-lo. Pegou o bicho na mão e quando saía do rio, levou uma picada e o deixou cair novamente na água. Voltou até a margem, pegou um galho e com ele conseguiu tirar o animal da água.
 
Enquanto isso, os alunos começaram a debater o que estava acontecendo. Um deles se dirigiu ao Sábio e disse:
 
Por que o senhor salvou esse ser asqueroso que retribuiu sua ajuda tentando te matar? Qualquer um de nós teria deixado ele morrer afogado.
 
E o filósofo respondeu: ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.
 
Podemos observar neste conto a distinção entre a natureza (physis) a opinião (doxa) da maioria, do uso livre da razão (logos) pelo filósofo. O sujeito ético age por iniciativa própria, avalia as situações, os costumes e decide por si mesmo. Ele não é um refém dos seus instintos naturais, e nem do consenso cultural em que vive. Ele avalia e julga cada pequeno ato, pois sabe que são eles que fazem com que nos tornemos melhor do que somos e isso é justamente o propósito da ética. Para isso, é necessário uma atenção e um trabalho constante.
 
Hoje em dia existe muita confusão sobre a ética. Ela não é um código ou lei que determina o que devemos fazer ou ser antecipadamente. Ela é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir.
 
Entretanto esse não é um caminho que se percorre sozinho. Os antigos filósofos gregos e romanos davam um valor inestimável à amizade na sua relação ética. A amizade é aquela relação que surge de encontros com pessoas que nos protegem como uma casa (êthos) e que estão prontos a nos alertar quando agimos contra o que há de melhor em nós mesmos e colocamos em risco o nosso bom caráter (éthos). Os nossos amigos são aqueles que gostam de nós não pelo que já somos, mas pela excelência que ainda vamos atingir juntos. Assim, para saber quem você está sendo, conte sempre com a sinceridade desinteressada de um velho amigo.

PICOLI, A.R.

589 comentários:

1 – 200 de 589   Recentes›   Mais recentes»
Maxwel Soares disse...

Texto muito interessante, de reflexão e que realmente pode interessar vários alunos de ensino médio...

Anônimo disse...

tfdrerf

Nathany Damasceno disse...

Eu gostei muito do texto.
Amizade é um assunto interessante para a maioria das pessoas.
Muito bom!!! =D

Thaís Teixeira disse...

Etica é um assunto (na minha opinião) bem polêmico, pois muitos não se olham no "espelho" antes de abrir a boca para falar do próximo, e texto deixa a gente refletir um pouco sobre isso. muito bom, show bola.

2M3

Guilherme Lopes disse...

Este texto é realmente facinante, pois mediante a ele observamos vários pontos interesantes na qual faço questão de citar. Primeiro vemos que muitas vezes da nossa vida(ou sempre) é necessário agirmos pela razão, não pela emoção e nem pelo que a maioria agi.E outro ponto que observei e faço questão de apontar é a parte da amizade, pois acredito que amizade é fundamental na vida de qualquer pessoa, afinal ninguém cosegui ter sucesso sozinho.Muito bom e reflexível...

ALYNNE .C disse...

Conseguir entender que a filosofia não é para ser estudada e analisada só na sala de aula, mais sim nas nossas vidas!!!

Alynne.C 1M7

Anônimo disse...

Realmente um texto para ser refletido e comentado,falar sobre ética é muito complicado quando não se sabe entendê-la,pois cada um de nós temos uma qualidade de ética,como diz no texto um sujeito ético age por iniciativa próprias!!

Railany 2v1

Anônimo disse...

o texto dita algumas características da ética,
avaliar a situação,não agir como a maioria,e não fazer algo por impulso,isso faz de você uma pessoa amigável,confiável,e as pessoas não colocaram a prova o seu caráter,tendo em vista que suas atitudes são tomadas com bases coerentes.


Colégio Estadual
Alinny Kelly 2v1

C.F. Vinicius disse...

A tese a cima relata sobre vários conceitos, entre eles está a amizade, a sinceridade, o caráter, a honestidade, o respeito, etc .................
Mas senti uma maior importância na expressão dita “age por iniciativa própria”, pois o grande erro da sociedade atual é a vergonha de um individuo se comportar como ele realmente quer, pois tem medo dele ser mal visto pelo mesmo.

Vinicius de Castro 2M3

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante,
Ele expõe a reação de alunos, após a atitude de um filósofo, que agiu de uma forma inesperada ao salvar um escorpião da "morte". Sendo que, aquele escorpião poderia causar consequências ruins aos próprios alunos e até mesmo ao filósofo.
E tiramos como conclusão que, devemos agir da forma que achamos ser o correto, e não da forma que as pessoas ao nosso redor, dizem que é o correto.

Milena P.
2M2.
Colégio Estadual.

Anônimo disse...

Pra mim ÉTICA é a forma de nos avaliarmos nas questões que surgem ao nosso redor. Temos um exemplo, na parte onde o sábio quiz salvar o escorpião de qualquer modo. Nesse caso, ele se avaliou mostrando CARÁTER, pois de uma forma inesperada não mediu esforços para salvar aquele animal que poderia trazer riscos a ele e aos alunos, se avaliou mostrando que sua RAZÃO sempre será de mais importância que a da maioria e se avaliou provando que é um SUJEITO ÉTICO, pois agiu de forma própria.
AS PESSOAS TINHAM QUE SE ESPELHAR E SEGUIR O EXEMPLO DO SÁBIO, AGIREM DE FORMA PRÓPRIA DEIXANDO DE LADO OPNIÕES POSTERIORES E SEGUIREM SUA(s) RAZÃO(ões)!

Execelente texto!

COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Thaís Cristina 2M2

Anônimo disse...

eu achei o texto muito interessante ele retrata uma história q no final das contas quer diser no meu entender assim:sempre ajude ao proximo mesmo que essa pessoa te machuque.porque as vezez temos amigos que nao gostam de ser contidos,que nao gostam de ver a realidade,mas por mais que essas pessoa tente te ferir sempre é bom vc estar ali para ajuda-la GEYZA DE OLIVEIRA FERNANDES COLEGIO ESTADUAL DE ENSINO MEDIO DO ESPIRITO SANTO 2V3

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito interessante por ele resaltar o fato de que um animal, diferente de nós, age por instinto nun momento de perigo mesmo quando o professor foi ajuda-lo, mas mesmo assim ele ajudou o animal, isso é o que deve ser feito na vida real entre nós, por que não insistir e ajudar um amigo? Talves ele só esteja simlesmente com vergonha, medo ou seja orgulhoso demais para aceitar. Afinal de contas se oferecer para ajuda-lo algumas vezes não mata ninguem.
Aparte da amizade também foi muito boa,o conseito foi descrito corretamente.
Ao todo o texto é bem interesante.

Náira Donato de Souza - 2m2

Anônimo disse...

O texto retrata um assunto meio polêmico que é a Ética.
O mundo gira em torno dessa palavra pequena mas com um grande significado.
Achei o texto super interessante pelos argumentos.A maioria das pessoas age com medo de ser julgado pela sociedade, seguindo os outros, nao seguindo sua própria razão e sendo assim, nao sendo ela mesma.Já no conto o Filósofo age por iniciativa própria e pela sua razão,não sendo refém dos seus instintos naturais.
Se todo o mundo agisse dessa forma, sendo ela mesma, pensando por si próprio, seria bem melhor e diferente.As pessoas tem que gostar de você do jeito que você age, pensa, se comporta, e não pelo que ela quer que você seja!

NOME: Yolanda Fátima F. nasc.
Turma: 2m2

Anônimo disse...

eu achei o texto,muito interesante porque fala de romance e Ética.
e tambem fala da amizade.
jefferson de assis 2 v1

Anônimo disse...

Achei o texto muito bom, pois relata um assunto que hoje em dia é muito polêmico.
O que devemos fazer? Ser igual aos outros? Ou ser ético e agir de forma pensada e cautelosa, negando os instintos naturais?
Na minha opinião a ética é extremamente importante, pois no mundo q vivemos ficamos expostos a varias coisas que tentam fazer nossas cabeças e se não for pelo senso, a razão e tambem a etica seremos facilmente atraídos pelo que o mundo nos mostra.

Guilherme Pereira Emmerick 2V3

Brunna Christtina disse...

Além de ser um texto que nos passa uma moral sobre ajudar o próximo mesmo sendo retribuido com uma picada,nos mostra tambem que devemos sempre seguir o nosso coração e não a cabeça dos outros e sempre fazer o bem sem olhar a quem.
A Ética hoje é um tema muito polêmico principalmente na politica brasileira,e cada um deve ter a Ética dentro de si,pois falta de Ética é um dos peiores defeitos.
Brunna Christtina - 2V2

Nilton Carlos disse...

Amizade ética duas simples palavras que faz um efeito muito grande na vida de um ser humano

Nilton Carlos 2v5

Anônimo disse...

O texto é muito interessante, pois, fala sobre a ética, à amizade que é bem reflexível para nos. Gostei muito também da história achei que o filósofo soube agir de forma correta ao explicar aos alunos como devemos pensar!

Leandro Euzébio Mizzetti
Colégio Estadual - 2v1

Anônimo disse...

É um texto que passa uma lição moral, que muita das vezes as pessoas nao agem por si mesmo e sim de forma aceitavel pela sociedade, agem defirente pelo simples fato de temer a ser julgadas, Um amigo com excesso de qualidades positivas é um bom amigo para si viver, nao para se espelhar, mais sim para viver de forma natural sem o simples medo de temer á um julgamento.

Nome: Eduardo A. Leite.
Turma: 2M2

Anônimo disse...

Realmente muito interessante,pois nos faz refletir sobre o verdadeiro significado da palavra amizade e ética.Já a história nos passa uma lição de moral que é como age uma pessoa q pensa por si próprio,um ser ético.

Nome:Michely Barros pereira
Turma: 2v1
escola:Colégio estadual do espírito Santo

Anônimo disse...

Bem legal,pois nos mostra o valor de uma amizade verdadeira e sobre ética.O texto é bem reflexivo,muito interessante.

Mírian Nunes Bermudes
2v1
Colégio estadual

Anônimo disse...

Realmente o texto é bem reflexivo,pois mostra o q realmente significa a palavra amizade e ética,que andam juntos lado a lado.Que o valor da amizade é inextimável.

Mirian Nunes Bermudes
2v1
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Concordo com o título do texto, porque nada melhor que um amigo parar vermos como estamos e nos tornar ´´belos`` ou ´´feios`` em relação a ética.

Gustavo Silva
2v1
Colégio Estadual do ES

Anônimo disse...

Muito bom esse texto, nos faz realmente pensar no que fazer a cada instante e querermos melhorar sempre as nossas atitudes. A lição de moral da história também nós estimula pensarmos nossos própios pensamentos.

Pedro Henrique de Souza Oliveira
Colégio Estdual do ES
Turma 2V3

Anônimo disse...

Bom texto, mostra que cada um deve agir e pensar por si próprio, pois por muita vezes poderá estar agindo errado por fazer o mesmo que a maioria e também estará perdendo sua capacidade e seu caráter. Interessante também a parte da amizade, mostra que é sempre bom ter boas amizades além de ser um sentimento inestimável.

Flavio Juvencio da Silva
Colégio Estadual do ES
2M2

Anônimo disse...

Este texto é um ótimo conselheiro de consciência ética, pois, nos ajuda a refletir o que estamos fazendo com o nosso bom caráter, como foi o caso do filosofo que ajudou o escorpião mesmo de, pois dele o ter ferido ele tentou mostrar para seus alunos que não adianta pensar como os outros alienados e fazer a sua própria maneira de se representar perante a sociedade.

NOME: Gleidson Santana;
TURMA: 2V2

Paula disse...

Um texto que monstra uma boa atitude de um professor sábio querendo ajudar o escorpião que mesmo sendo picado tentou ajuda-lo novamente, mesmo oferecendo riscos a ele.
Uma atitude que poucas pessoas tomariam no lugar do professor.
Devemos agir por opnião propria não por opnião que agradam os outros.
Um texto otimo para refletir!!

Paula Dorneles
2M2
Colegio Estadual do Espirito Santo.

Anônimo disse...

Esse texto e muito interesante,que fazem as pessoas refletirem......
O texto relata muito sobre a ética,hoje em dia a ética esta sendo muito questionada pela sociedade a ética não e um código de lei que determina oque devemos fazer ou não a ética quer relata sobre oque estamos sendo e uma procura por varias formas de existir....
O texto tambem relata uma coisa muito importante a amizade,uma coisa que devemos preservar porque não existir nada que seje melhor que uma amizade verdadeira...........


Lacciele
Turma:2m2

Anônimo disse...

Na minha oipnião a ética avalia tudo que estar ao nosso redor,ate a amizade.

Anônimo disse...

Na minha opinião a ética avalia tudo que estar ao nosso redor,a amizade que nos protege como diz o texto,ou aquela que só quer o mal.

diego
2v1

Anônimo disse...

A ética juntamente com o conceito moral de nos humanos,vai gerando o orgulho...como no conto que o texto relata os animais agem de acordo com a sua natureza,algumas pessoas de acordo com as outras... ai já existem aquelas que agem de acordo com sigo mesmas.Isso torna a entender que cada pessoa pode agir de forma exata a ela ou ele mesmo.



Suelen Vaz

Estadual 2v4

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito interesante principalmente no conto do filosofo pois ele disse que os animais agem por instinto natural e os alunos agem pela maioria e ele age pela razão,tambem achei interesante o surgimento da ética porque eu não imaginava como havia surgido.
Na minha opnião ética você fazer para o próxmo aquilo que queria que fizessem com você, é como diz o ditado você colhe aquilo que planta se plantar o bem colhera o mesmo mas se plantar o mau colhera somente o mau.
Mas primeiramente você tem que ser ético consigo mesmo pois se você ver seu colega de trabalho fazendo algo de errrado e seu superior te perguntar sobre o assunt você tem que ser ético consigo mesmo e dizer a vedade mas antes de seu chefe perguntar converse com ele e diga que o que ele fez não é certo.
Mas o que mais me chamou há atenção foi o asssunto sobre a amizade que uma cisa muito importante na vida de qualquer pessoa principalmente na adolescência pois os amigos são tudo em nossas vidas pois eles sempre estão do nosso lado quando mais pecisamos deles.
Amigos são praticamente o nosso maior tesouro.


PATRICIA DOS SANTOS - COLEGIO ESTADUAL
TURMA: 2V1

Anônimo disse...

‘’Este texto é realmente enteressante,pois nos ajuda a compreender melhor o que seria Ética(modo ser,carater ,porém nesta disciplina Ética é o que é bom para o indivíduo e para a sociedade ) é sempre bom entendermos o que seria melhor para nós.’’
‘’Sthefânia;2M3’’
‘’Colégio Estadual do Espirito Santo’’

Anônimo disse...

O mostra que cada um deve agir e pensar por si próprio, pois por muita vezes poderá estar agindo errado por fazer o mesmo que a maioria e também estará perdendo sua capacidade e seu caráter.E lição de moral da história também nós estimula pensarmos nossos própios pensamentos.''Feipe P.Jacomelle 2v3'' ''COLÉGIO ESTADUAL D0 ESPIRITO SANTO''

M.Januth disse...

eu achei interessante a forma com que o filósofo agiu:
mesmo sabendo que estava correndo um grande risco salvou o escorpião.
isso nos mostra que as vezes temos que correr Grandes riscos para futuramente nossos "alunos" fazerem o mesmo. "MARCOS JANUTH" 2V5.

Jessé Reis Ferreira 2v1 disse...

Este texto e muito interessante para nos seres humanos entendermos com funciona a amizade. Muitas das vezes nos fingimos ser quem nós não somos para impressionar outras pessoas, o exemplo que ele deu fui que os animais agem por instinto nos seres humanos vão pela maioria, A ética ajuda a compreender os seres humanos e com isso ela se torna muito importante para o desenvolvimento das pessoas.
Jessé r. Ferreira 2v1

LeoFidelis disse...

Esse texto nos mostra que devemos ser excelentes nos pequenos atos, avaliando e julgando-os porque são eles que nos fazem crescer, são eles que nos transformam numa pessoa melhor.

Leonardo A. 2v2

LeoFidelis disse...

Texto muito interessante!

Anônimo disse...

O texto mostra que Ética e Amizade devem sempre andar lado à lado. Pois a pessoa não necessita mostrar quem ela não é para ganhar espaço na sociedade.

Caroline Xavier Rangel - 2V5

Anônimo disse...

Para ter bons amigos, é necessário conquistar os mesmos, tendo em mente, que para isso é preciso ter um bom caráter, ou melhor, a ética, por isso e muitas outras coisas que a ética é importante. Para saber lhe dar com as pessoas será necessário termos entendimentos bons, e a ética ajudará nisso. Ganhar o respeito delas será muito importante.
Assim pessoas com ética, avaliam cada ato, para assim tomar os seus, ele não se deixa levar por seus instintos naturais, ele toma suas próprias iniciativas.

Patrick 2V3 Colégio Estadual do ES

Anônimo disse...

Gil Elber Dias Gomes Júnior Turma 2V3

Achei o texto bastante legal, gostei daquele conto sobre o Escorpião, que mostra que cada um deve agir de acordo com a sua razão, o que é quase extinta sobre nossa sociedade, a maioria vai pela cabeça dos outros e não o que acha certo.

Anônimo disse...

O texto é bastante interessante por falar da ética que estuda o juizo de apreciação referentes a conduta humana,ou seja,o ser humano revela o seu carater atraves de seu comportamento.

PÂMELA MOREIRA 2V5 COLÉGIO ESTADUAL

Anônimo disse...

Trata-se de um texto reflexível e idealista. A tese sobre ética é inspiradora, pois, nos permite analisar o que somos e como agimos; concedendo-nos oportunidade de mudanças de acordo com o nosso ideal, e não mais com o senso comum. O relato sobre amizade foi pra mim de alto valor na diretriz do texto, de acordo com o fato de que não vivemos sozinhos e que rotulamos muitos os que nos rodeiam, como ditos amigos. Particularmente, a amizade é um dos bens mais preciosos que podemos conquistar, dedico valor inestimável e quase inexplicável a todas as minhas amizades, oferto-lhes amor e todas suas ramificações.

Nayara Oliveira, Colégio Estadual - ES, 2V3.

Anônimo disse...

Um excelente texto!
É um texto bem reflexivo sobre nossas atitudes, que mesmo em pequenas atitudes mostramos quem somos.
Com certeza, amizade é o que tem mais de precioso nessa vida, pois se amarmos uns aos outros e tratarmos eles do jeito que gostaríamos de ser tratado, o mundo seria bem melhor; Isso é de acordo com a RECIPROCIDADE, fazer para o outro aquilo que gostaríamos que fizessem com a gente.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Diego Pontiá Guimarães
2v3

Anônimo disse...

Eu gostei bastante desse texto, e eu vou destaca as partes quer eu mais gostei:

"Existe um conto muito antigo de um filósofo que estava atravessando uma ponte acompanhado de seus alunos..."

"Existe um conto muito antigo de um filósofo que estava atravessando uma ponte acompanhado de seus alunos..."

Colégio Estadual do Espírito Santo
Anderson Nascimento Correa
2V3

Anônimo disse...

Eu gostei do texto que em alguns detalhes ele exemplifica açoes que hoje em dia é uma coisa muito simples ou seja, a amizade é tao dificil hoje pois alçgumas pessoas nao aceitam voce comovc é ,e te jugam pelo que vc nao é .
Juliana Baptista dos Reis
Colegio Estadual do Espirito Santo
2v5

Anônimo disse...

O texto é bem interessante, pois aborda como devemos lidar com certas situações, e que devemos seguir aquilo que está de acordo com a nossa natureza e não com a das outras pessoas, às vezes, a decisão de “ir” com os outros, de alguma forma prejudica-nos, mas devemos lembrar que receber conselhos de amigos ajuda sim, mas não vamos nos deixar influenciar. É melhor ter inimigos assumidos do que amigos falsos.

“De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para caírem os frutos podres.” (Mario Silva Brito).


Colégio Estadual do Espírito Santo
Lorena Perin – 2V5

Anônimo disse...

Eu achei interessante, pois o texto serve como uma lição de vida:

Ex:Contos de um sábio Filosofo

Colégio Estadual do Espírito Santo
Ian carlos de oliveira dos Santos
Tuma:2v3

Anônimo disse...

Às vezes, não só pelo fato de termos levado um tropeço na vida, ou uma fato que nos desanimássemos do que planejamos, é que deveremos desistir. Quando o filósofo pois na cabeça que queria salvar aquele escorpião, ele iria de qualquer forma, mesmo que aquele animal lhe picasse e que talvez aquele veneno poderia matá-lo.
Com este texto, aprendi que acima de qualquer coisa deveremos acreditar em nós mesmos e no que pensamos, nunca desistir!
"Pequenos atos, é que nos levam a grandes conquistas"

Escola: Colégio Estadual do Espírito Santo
Nome: Mariana Andrade Cremasco
Série: 2M2

Anônimo disse...

Um excelente texto bom para pensa no que fazemos no nosso dia a dia, e depois de ler esse texto me féis pensa que ate as mínimas coisas que fazemos conta na nossa vida

Escola: Colégio Estadual do Espírito Santo
Nome:Gustavo Marcos dos Santos
Série: 2°v1

Anônimo disse...

O texto é muito interessante, mostra que a ética é muito importante para todos nós e no nosso dia-a-dia.
O texto mostra que o filósofo é uma pessoa que age de acordo com a razão, devido o que ele fez para salvar o escorpião mesmo sendo perigoso, e ele agiu do modo que achava certo em fazer. Mostra também que cada um age de acordo com a sua natureza.
Ter ética é importante no nosso dia-a-dia, pois é ela que mostra o que somos em nossas atitudes como ser amigo e ajudar o próximo.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Priscila Silva Ferreira
2V7

Anônimo disse...

A parte da história do filósofo e muito interessante, pois ele cometeu um ato de bondade mesmo sabendo que não seria retribuído do modo que esperava. Devemos praticar a ética em nosso dia-a-dia, e escolhermos nossos amigos verdadeiros, pois só eles podem nós ajudar. "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."
Autor: Confúcio


Colégio Estadual do Espírito Santo
Tamara Bragança Costa
2M1

Alana Rabbi disse...

- Alana Rabbi 2M5 COLÉGIO ESTADUAL ..

Bom,pode-se concluir que a ética é e continuará sendo muito questionada, até por ser algo que trata do que cada um quer ser, como pensa que deve agir sobre a visão do mundo em que vivemos ..
o texto do escorpião é muito interessante é seria necessário que muitos o conhecessem pois ele transmite uma lição de vida !

Anônimo disse...

O texto é bem interessante, podemos ver no texto a história do escorpião que mesmo o senhor ter tentado salva da primeira vez, o escorpião mordeu o senhor que não desistiu de salva pela segunda vez:
Isso nós mostra que pra ajuda uma pessoa não devemos acha o que ela vai pensa ou que ela vai fazer, devemos fazer o que e certo para ajuda essa pessoa mesma que ela negue.

Colégio Estadual
Felipe Silva Ferreira
2v5

Igor Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Bastos disse...

Achei legal a história do escorpião, achei muita bondade dele salvar o escorpião mesmo sendo atacado, isso mostra que nós devemos agir de acordo que nós mesmos achamos que é correto para nós.

Colégio Estadual
Igor Gonçalves Bastos
2V5

Anônimo disse...

Um texto muito interessante, pois conta uma história onde o principio de ajudar o próximo é bastante raro, neste caso o filosofo poderia não ter ajudado o escorpião, mas com o Bom Senso ele vez o que achou melhor.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Débora Souza de Jesus
2v3

Jéssica Meira disse...

Achei bem interessante, pois diz também sobre pessoas que segue a opinião dos outros e muitas vezes não acaba fazendo a coisa certa, se aquele professor tivesse seguido a opinião dos alunos dele teria deixado o animal morrer, porém ele foi sábio e ágil pela razão.

Colégio Estadual
2M1

Anônimo disse...

E um texto muito interessante, pois mostra uma atitude que muitas pessoas não tomariam. Mesmo o escorpião oferecendo risco a si mesmo ele tomou uma providência.
O Sábio ajudou a salvar a vida do animal, mesmo assim o animal para se proteger o picou na mão, mas nem por isso o professor sábio deixou de salvar o animal.
Ele agiu por opinião própria ninguém o incentivou a correr esse risco, mas por questão de ética arriscou sua vida e de seus alunos para ajudar o animal inconsciente que não sabia o risco que estava tomando.
E um texto excelente para refletirão.

Paula Dorneles 2M2
Colégio Estadual

.Hector. disse...

Texto muito interessante,pois mostra a diferença de agir de cada um.Todos temos um modo de agir diferente diante uma situação.O sábio salvou o escorpião mesmo sabendo que ele o poderia lhe picar,os alunos não tiveram a mesma atitude justamente por se tratar de um animal perigoso e agiram como a maioria das pessoas.

Isso nos dá a entender que mesmo que você faça algo para alguem sabendo que essa pessoa poderá lhe "agradecer" de uma maneira bruta oum mesmo que ela não entenda o por que de sua ajuda;faça.
Tome atitude de acordo com seu pensamento.

J. Hector
2V2

Leide Carolina B. Araújo disse...

Muito interessante esse artigo, pelo fato de nos mostrar as evoluções da filosofia através dos séculos, e contar-nos o surgimento da ética.
Além de nos incentivar a sermos pessoas éticas, e revermos nossos conceitos sobre nossas opiniões, pois muitos tentem a seguir a maioria e não o que realmente pensam.
E por final nos lembra quão importante é a amizade em nossas vidas, de como é necessário ter alguém ao nosso lado.

Colégio Estadual do Espirito Santo
Turma: 2V7

Anônimo disse...

Texto muito interessante, muito de reflexão. Gostei quando o filosofo salvou o escorpião do rio. E da resposta que deu ao seu aluno “ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.”
Escola: Colégio Estadual do Espírito Santo
Nome: Thiago Reis Helmer
Turma: 2v2

Anônimo disse...

Texto é bem interessante, pois fala sobre a ética e sobre as escolha que fazemos durante nosso dia a dia. As nossas escolhas nem sempre são as certas de acordo com a sociedade.
Nome: Ana Carolina Carneiro
Turma: 2v5
Escola: ”COLEGIO ESTADUAL DO ESPIRITO SANTO”

Anônimo disse...

Achei bem interessante o texto ... E cada um tem que ter sua própria opinião e não ficar como Maria vai com as outras,Agir de um jeito só porque os outro agem não e legal .A parte da amizade tambèm e interessante pois a amizade e muito importante para nós, mas com a pessoa que te ajude,que te apóie, não aquele que te empurra para traz, fazendo você agir de forma errada.

Luana C.

Colégio Estadual do Espírito Santo
2M1

Maxwel Soares disse...

Texto muito interessante, de reflexão e que realmente pode interessar vários alunos de ensino médio...

Maxwel Soares
Colégio Estadual do Espírito Santo.
2M3

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, ele fala de caráter, de princípios. Fala sobre ética, a mesma que se encontra escassa nos dias atuais, de analisar as situações e ver qual realmente é a melhor atitude a ser tomada. Este texto nos leva à reflexão sobre aquilo que realmente nos importa, se o que penso estar certo ou o que as pessoas dizem que está. Leva-nos a valorizar nossos amigos, velhos amigos, eles nos conhecem, intimamente e muitas vezes não nos damos conta de sua importância, sabem quem realmente somos e nos aturam.

Samira Rebuli
2m5, Colégio Estadual

Anônimo disse...

Texto muito interessante, muito de reflexão. Gostei quando o filosofo salvou o escorpião do rio. E da resposta que deu ao seu aluno “ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.”

Escola: Colégio Estadual do Espírito Santo
Nome: Thiago Reis Helmer
Turma: 2v2

Anônimo disse...

Imtressante por quÊ fala a respeito da Ètica
que nos fala como devemos agir para nos tornarmos pessoas melhores.

Diego / 2m3 / Colegio estadual

Anônimo disse...

Opa, sou 2v5 e nao 2v2.

Thiago Reis Helmer

Uarley Silva SFC disse...

Ética é a ação de agirmos em alguns momentos, pela nossa razão, e em momentos agirmos compartilhando nossas opiniões, e ouvindo a opinião do próximo. Para preocuparmos, com o nosso bem estar, e o bem estar dos outros seres vivos e humanos.
Como no conto o filosofo agiu pela sua razão para ser ético, se ele tivesse agido pela opinião do grupo ele não estaria sendo ético com sigo mesmo, e com o ser vivo que estava se afogando.

Uarley da Silva
2m2
Colégio Estadual do Espírito Santo

Anônimo disse...

Muito bom este texto, a amizade é muito bom para as pessoas.
O texto também fala sobre ética que é um ótimo assunto adorei muito bom

NOME: Fabrícia Silvestre
TURMA:2M3
Colégio Estadual do Espirito Santo

Estádual

Anônimo disse...

Texto bonito e mostra muito o que fazemos no dia-a-dia, deixamos de ajudar aos outros por coisas ás vezes fúteis, e que devemos nos importar com o interior de cada um, não o que ela expressa por fora, seja bom ou ruim!

Gustavo Ferreira 2V4.

May Aoki disse...

Muito bom o texto !
vale destacar a parte do texto que diz o seguinte :"Ele não é um refém dos seus instintos naturais, e nem do consenso cultural em que vive. Ele avalia e julga cada pequeno ato, pois sabe que são eles que fazem com que nos tornemos melhor do que somos e isso é justamente o propósito da ética."
Pois hoje em dia as pessoas vão muito pela cabeça dos outros,também porque fomos criado de uma forma que faria qualquer um de nós vermos que não seria "certo" salvar um escorpião exatamente pela picada,mais como o texto mesmo diz o sujeito ético não age como um refém de seus instintos,ou seja,age de maneira diferente do normal.

Nome : May Aoki
turma : 2V7
Escola : Colégio Estadual do Espirito Santo

Anônimo disse...

"Os nossos amigos são aqueles que gostam de nós não pelo que já somos, mas pela excelência que ainda vamos atingir juntos"
Em minha opinião o texto se resume nessa frase.
Isso está baseado naquela frase: Juntos conseguimos muito
sozinhos não conseguimos nada.
Gostei muito do texto, acho que ele expressa bem
situações do nosso dia a dia, em relação as amizades.

Diovane
2M1
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Maria Gabriela - Estadual 2m3

Um texto que nos faz pensar sobre emoção e razão.
Uma ótima abordagem sobre amizade. Hoje em dia, ninguém é nada sozinho.

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito interessante principamlmente na parte do filosofo pois ele soube explicar a diferença no modo de agir de um ser humano e de um animal.Porque o animal age por instinto natural e nós seres humanos as vezes pensamos antes de agir ou agimos em vez de pensar.
A ética ela faz com que o mundo seja melhor a cada dia de acordo com as atitudes tomadas em nosso dia-a-dia por exemplo:devemos sempre fazer para os outros aquilo que desejamos para nós mesmos.
Outra coisa importante é a amizade que´sao as pessoas mais importantes da nossa vida.

Tatiane silva 2v1
Colegio estadual do espirito santo.

Bruno Reiis disse...

Esse texto é ótimo para as pessoas refletir, pois nós não podemos agir e expressar como a maioria agem e sim mostra que você pensa diferente, mostra que você tem sua opinião. E sobre o a amizade, você deve plantar a amizade e colher e que dela colha bons frutos, pois eles que vão te ajudar a fazer escolhas difíceis na vida. Como já diz o titulo O Melhor espelho, aquele que vê do que se passa por você, é o melhor amigo, pois ele sabe te ajudar nas decisões.


Bruno Reis - 2M1

Meu Blog: www.brunoreiis.blogspot.com

Anônimo disse...

O texto além aborda uma importante questão, um sentimento – a amizade – que todo ser humano tem, e se ainda não, um dia terá, uma relação de amor entre duas pessoas que se amam, não como um casal, somente como amigos, que fazem tudo um pelo outro, para que possam ter um relacionamento leal, verdadeiro. E também comenta sobre a formação de opinião das pessoas, o Sábio ao salvar o escorpião, que mesmo sendo picado, ele continua a sua ação para poupar a vida daquele animal, enquanto seus alunos com opiniões baseadas na opinião de toda maioria tenta contrariar o que ele tenta fazer.
Um texto bom, muito reflexivo.

Igor Alvarenga
2m1
Colégio Estadual

Nayara disse...

Bem, o texto e muito interessante, pois, ele aborda vários assuntos, com a questão da opinião da maioria, e com sua pro pia opinião, aborda também um ponto da amizade e do amor ao próximo mesmo sendo um animal, pois o animal só ágil de acordo com a natureza dele, a questão dele salva o animal mesmo depois de ser picado, mostra que ele ágil de acordo com sua opinião, que não foi pela opinião da maioria mostrando que nos não podemos ir pela opinião dos outros e sim da nossa mesmo; e que amizade e um bem valioso que nos não podemos esquecer jamais.

Nayara Adriana
2m1
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante, pois nos faz refletir sobre nossos conceitos. E ai paramos para pensar: será que estamos agindo com o coração,como o sábio ou com uma simples razão?Seja qual for a resposta temos que lembrar sempre que pequenas atitudes como essas faz com que tornemos o lugar onde vivemos cada vez melhor,e nos ajuda a descobrir o verdadeiro significado da palavra AMIZADE!

COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Aluna:Letícia da Cunha Sant"Anna
Turma:2v1

Kássia disse...

Achei o texto muito bom e ótimo pra se refletir,ainda mais quando se fala de ética,amizade e razão!
Pois é ai que devemos parar e refletir:Será que agimos conforme nossa natureza ou com a razão?
Pois são as pequenos atitudes que nos tornam pessoas cada vez maiores...
E assim descobriremos que a amizade é muito maior do que imaginamos...

Kássia nobre 2v4
Colégio Estadual do Espirito Santo

Anônimo disse...

É como minha mãe sempre diz:não atira pedra no telhado do vizinho porque o nosso é de vidro
e no texto podemos ver isso com clareza as pessoas falam da vida uma das outras mas esquecem de olhar para a sua própria vida.

Marília 2v4 disse...

Bom, o texto é uma reflexão de como o ser humano se define hoje em dia "Maria vai com as outras", por influência da mídia e de outros as pessoas não tem opiniões próprias, sempre se definem pela opiniões de terceiros nunca pela sua razão.
A ética nesse texto faz despertar em nós o interesse de julgarmos a sociedade e expressarmos nossas opiniões de acordo com nossos conhecimentos e não pela opinião da maioria.
Ao ler esse texto me identifiquei muito e, pude perceber que temos que seguir sempre pela nossa razão e, darmos mais valor a nós mesmos, aquilo que pensamos a respeito do mundo.



Marília Santos 2V4
Colégio Estadual de Ensino Médio do Espírito Santo

DANNY BERNARDES disse...

O texto e bastante legal e intessante nos ensina
como o ser humano age e vive e fala tambem sobre verdadeiro significado da amizade.

DANNY BERNARDES ** 2V7 disse...

O texto e bastante legal e intessante nos ensina
como o ser humano age e vive e fala tambem sobre verdadeiro significado da amizade.

Anônimo disse...

Eu goste muito desse texto, é um bom texto para reflexão, momento de para, pensar que você não precisa se igual a outras pessoas e nem agir diferente do que você é, para impressionar amigos, familiares etc. Eu acho que se cada um lesse esse texto, e tomasse a mesma atitude do professor para a sua vida, o mundo seria muito melhor, se nos ser humanos parássemos de agir pelo que as pessoas fala e agíssemos pelo nosso extinto as pessoas viveriam melhor . COLEGIO ESTADUAL , DANIELE RICARDO 2V3.

Anônimo disse...

O texto fala muito de como o ser humano é em si , fala de como as vezes na nossa vida agimos pela razão , ou simplesmente ignoramos a nossa opinião e vamos pela maioria .Se cada pessoa fizesse como o professor fez , mesmo sabendo que iria levar uma picada ele ajudou o animal a se salvar , o mundo concerteza seria um pouco melhor. Fala também de respeito , Honestidade , do valor da Amizade , um texto pra se refletir .

Colégio Estadual , Mayra Matos 2v4

Anônimo disse...

Neste texto podemos refletir, que nem sempre na vida, devemos pensar simplesmente em nós mesmos. Muitas vezes agimos com atitudes pesando estar corretos, mas não estamos e a aquelas pessoas em que tem experiência de vida, como os nossos pais,não damos ouvidos mas escutamos outras que não sabe nada da vida e para impressionar nos dá conselhos errados.
Não devemos ser pessoas individualistas e egoístas, como os alunos estavam sendo, mais sim, agir da mesma forma que o sábio, agir com sua própria cabeça, ideias e decisões, e não si deixar leva pelos os outros, e assim realmente acho que seremos pessoas melhores e éticas.
Nome: Thamara do Nascimento Rosa
Turma: 2M2
Escola: Colégio Estadual

Anônimo disse...

Ótimo texto.
Um texto para que todos os humanos possam refletir e não se deixarem levar pelo que os outros fariam.
Não se deixar levar pela "galera" e sim agir por contra própria.
Não devemos passar a vida pensando no que os outros vão pensar se fizermos tais atos que eles não fariam e não se deixar levar pelas críticas que às vezes podem nos ajudar a ser uma pessoa melhor.
Devemos escrever nossa história com nossas palavras e gestos e não copiar do colega fazendo de nossa vida um rascunho, pois, pode ser tarde mais para passar a limpo.
Devemos acreditar que podemos ser reconhecidos vivendo da melhor forma possível, sendo nós mesmos...

COLÈGIO ESTADUAL
DEIVID LORAM
2M2

David disse...

Esse texto é muito enteresante , pois ele nos mostra que a nossa ética não é apenas entre nós (humanos).Que nossa ética tamben se faz com coisas minimas que talves outras pessoas não possam ver.
2v5

Arianne Mattos disse...

Achei muito interessante...Gostei desse assunto pouco comentado, e sendo discutido junto com outro assunto que é a AMIZADE !

Arianne Mattos disse...

http://praticandofilosofia.blogspot.com/

- Ser amigo é mais do que conhecer o outro. É compreender o outro. Mas manter a amizade exige ultrapassar desafios e questões éticas delicadas, como o que fazer quando o amigo tem uma atitude desonesta ou quando amigos estão atrás da mesma glória: poder econômico, político, afetos. Nosso mundo atual também impõe barreiras à amizade, pois os padrões de comportamento não vêm mais de dentro, mas são ditados pela mídia.

2v7

Anônimo disse...

Eu achei esse texto muito interessante, falando sobre a ética que é bem polemico bem discutida pelas pessoas, achei também muito bom, falando sobre a amizade, acho que se no mundo não tivesse essa questão de relacionamento com as pessoas nesse mundo agente não teria certas coisas que estivesse fazendo hoje em dia. A filosofia também não esta só ligada nos nossos estudos sim nas nossas vidas.
Igor Fonseca 2v2

Alexandre Lacerda :] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Lacerda :] disse...

Em minha opinião um ótimo texto sobre ética.Bastante interessante o modo no qual o professor agil com o escorpião,tendo o salvado,mesmo ele tendo o picado.Espero que a filosófia nos fassa ter o mesmo pensamento e não ser ´´mais um`` ou ´´maria vai com as outras`` porque ao contrário do que pensam,um faz sim a diferença.

Alexandre Lacerda
2M2

Anônimo disse...

Nome:Jéssica D.A.
Turma:2V2
Colégio:Estadual
O texto nos mostra que, por mais que os animais sejam perigosos eles não reagem porque querem nos fazer mal e se porque eles agem por extinto e nós seres humanos não sempre fazemos as coisas por que queremos. E ao assunto sobre Ética não devemos discutir, pois cada um pensa o que quer sobre isso e não devemos ter preconceito contra a religião de ninguém.

Anônimo disse...

O texto é muito interessante ele se baseia em uma relação que hoje muitos de nós não vivemos como o do filósofo que por sua vez, agiu de acordo com sua razão com seu próprio modo de pensar e não pelo o que todos os outros pensariam e fariam que seria matar o escorpião pelo fato dele agir de acordo com sua natureza.
Hoje muitos agem e pensam como a maioria, não tem caráter nem opinião própria sobre seus conhecimentos e optam para o modo mais fácil de ser resolvido e aceitado.
Enfim, o texto nos mostra que nó seres humanos temos que agir com sua razão e sua ética sem medo de se expressar diante da sociedade , pelo simples fato de ter uma opinião própria e diferente das outras .

Lorena Gama , 2v2

Anônimo disse...

Amei essa parte do texto.

"Hoje em dia existe muita confusão sobre a ética. Ela não é um código ou lei que determina o que devemos fazer ou ser antecipadamente. Ela é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir."


Nome: Ana carolyne Mantovani Bourguignon
turma: 3M3
COLEGIO ESTADUAL

Anônimo disse...

Esse texto é muito interessante, e retrata o que eu penso sobre ética.

André Pontes
2M5

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o texto, apesar dele falar sobre algo passado, ele também relata sobre a relação atual das pessoas. E apesar disso, também fala sobre a valorização da amizade. E do caráter das pessoas. Que hoje muitas vezes as pessoas não possuem o seu próprio caráter, as suas próprias opiniões, elas seguem a maioria. Vão pela opinião que todos acham estar certa. E tem certo "medo" de expressar o que elas realmente são!
Outra coisa que também me chamou muito a atenção foi à valorização da amizade. Que pela "relação" que você possui com esta pessoa realmente o melhor espelho é o velho amigo. Ou poderia ser o verdadeiro amigo, pois esse sim te diz exatamente o que você esta sendo!
Amigos não servem somente pra se pedir favor e dizer que é pra isso que ele esta aqui, e sim pra se apoiar e se necessário "obrigar" a ver o caminho certo a seguir!

Colégio Estadual.
Tamires Rabelo D.
2v2.

Anônimo disse...

Texto refletivo!Muito interessante nos mostrar que o velho amigo é muita das vezes um exemplo a ser seguido...
Por isso devemos manter as velhas amizades... Junto aos seus conceitos e qualidades!

Anônimo disse...

Texto refletivo!Muito interessante nos mostrar que o velho amigo é muita das vezes um exemplo a ser seguido...
Por isso devemos manter as velhas amizades... Junto aos seus conceitos e qualidades!

geildson
2°M5

Anônimo disse...

Muito bom esse texto,gostei muito.


Lorena
2m3

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Lopes disse...

Este texto é realmente fascinante, pois mediante a ele observamos vários pontos interessantes na qual faço questão de citar. Primeiro vemos que muitas vezes da nossa vida (ou sempre) é necessário agirmos pela razão, não pela emoção e nem pelo que a maioria agi.E outro ponto que observei e faço questão de apontar é a parte da amizade, pois acredito que amizade é fundamental na vida de qualquer pessoa, afinal ninguém consegui ter sucesso sozinho.Muito bom e reflexível...

Guilherme Lopes 2M3

Anônimo disse...

o texto é muito bom para uma reflexão sobre ética.

Jossana Firmino 2M8 disse...

É um texto muito interessante, pois a ética é você respeitar e ajudar o próximo, é você entender o que é certo e errado, e tomar decisões diante de varias situações.
Outro ponto que eu observei foi a parte da amizade, temos que dar valor as amizades pois isso é importante na vida de qualquer pessoa, é sempre bom saber que temos alguém que esta do nosso lado a cada instante e que você sabe que nunca vai te deixa só. Muito bom ...

Jeniffer Júnia 2M7 disse...

É sempre bom ter amigos e poder confiar neles. Ter uma pessoa que não te deixa fazer besteira e nem pede nada em troca, apenas que você siga os conselhos do velho e bom amigo.
Algumas amizades podem te levar para o buraco, sem passagem de volta,é sempre bom ficarmos de olho.

Anônimo disse...

Esse texto é muito rico em informações existem vários pontos importantes da qual podemos refletir.
Um no qual me chamou atenção foi a respeito da ética o texto frisou muito bem o uso da livre razão.
Pois há pessoas que se deixa levar pela opinião dos outros e não avaliam a situação saindo do propósito da ética.

Nome: Victor Pereira Coutinho
Turma: 2m3 Colégio Estadual do Espírito Santo
Turno: Matutino

Mylena Rissi disse...

O texto que vem acompanhado de uma boa parte da ética, também é uma ótima reflexão para uma boa amizade. Muitas vezes pensamos que pelo fato de uma pessoa está sempre ao nosso lado em todos os momentos, achamos que elas são as melhores amizades, mas não é bem assim .. a vida é feita de momentos, e amizades de verdade duram para sempre, independente do que aconteça !
Texto muito legal!

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante Pois Mostra Que Temos Que Agir Por Nossa Própria Vontade ou razão.
Relata Que a amizade é Muito Importante pra qualquer Ser Humano, pois Como Diz o titulo: "O Melhor Espelho é o Velho Amigo".
Texto muito interessante uma ótima reflexão!
Nome: Danielly Souza Pereira
Turma: 2m3 Colégio Estadual do Espírito Santo
Turno: Matutino

Anônimo disse...

Um texto que nós faz refletir nossas atitudes. Às vezes agimos muito pela maioria ou pela emoção e deixamos para trás o que é mais importante e o que é mais ético, a razão!
O texto nós mostra o sentido de uma verdadeira amizade, que não é aquela que está a todo o momento junto, mais sim aquela que se passa por momento, situações, e que dure para sempre.
Um texto bastante interessante e que nós faz refletir.

Nome: Melissa Gianizelli de Almeida
Turma: 2m5 Colégio Estadual do Espírito Santo
Turno: Matutino

Anônimo disse...

Todos nós poderíamos fazer uma grande lista de maus exemplos que já vimos, aqueles que consideramos ruins e que,certamente, não gostaríamos de repetir conosco.

Breno
2V2

Sarah disse...

Uma verdadeira amizade se constroe através de um relacionamento longo, quando convivemos com pessoas que nos consideram elas nos aceitam como somos e toda crítica que nos faz é para o nosso bem.

Anônimo disse...

Apos ler esse texto concluir que nós somos seres que a todo momento temos pensamentos éticos, pois seja de qualquer maneira ou qualquer jeito olhamos para os outros, mesmo sem querer, e julgamos tanto para o lado positivo ou negativo, pois estamos sujeitos a isto.
Mas se presenciarmos ou sabermos de um erro que alguem cometeu, mesmo que seja alguem distante,cabe a nós aconselharmos essa pessoa e não apedrejar ela como se fosse um objeto.
Assim concluo que dessa forma teremos amigos que poderam durar a vida toda; eque a etica envolve mais de uma pessoa, por esta ligada ao julgo.

Nome:Dayane Corrêa
Turma:2v4

Anônimo disse...

As pessoas podem agir de acordo com sua natureza, pela opinião da maioria ou com razão. Agir com a razão e avaliar a situação, consegui vê o erro e tentar concerta-lo e não ir por um caminho só porque o seu amigo vai.
Amigo e aquele que incentiva é e sincero que indica o caminho errado e tenta nos ajuda não aquele que nos leva pelo caminho mais fácil.Não podemos deixar que também os costumes (cultura) falem mais que a razão, devemos lutar para concerta os erros para que eles não se repitam.

Nome:Emerson Guimaraes Merçon
Turma:2M3

Gabriela de Paulo disse...

Este texto me trouxe uma ótima reflexão.
Nós ser humanos, temos hábitos de ir pela influencia dos outros,e esse sábio filósofo mostrou que devemos agi pelo nosso consciente, mesmo que a natureza da outra pessoa seja diferente da nossa.
Já sobre amizade, o texto relata que os verdadeiros amigos não são aqueles que nos escolhem pelo que somos, mas sim, pelo que vamos torna-se juntos.

Nome: Gabriela de Paulo Lemos S.
Turma: 2m8 Colégio Estadual do Espírito Santo
Turno: Matutino

Anônimo disse...

Um texto que nos faz refletir nossas atitudes otidianas, que nos "ajuda" a agir com a razão deixando para traz um pouco de nossas emoções; que nos ajuda a enxergar uma amizade verdadeira,
e a seguir um caminho proprio deixando as opiniões alheias !

NOME : Rayra Ramos de Mendonça
TURNO : matutino
SERIE : 2m5 Colégio Estadual do E.S

carol disse...

Eu achei o texto interessante,falando sobre a ética que é bastante polemico,interessante o modo ao qual o professor agiu com o escorpião.
O texto mostra também que nós seres humanos temos que agir com sua razão e sua ética sem medo de expressar diante da sociedade,pelo simples fato de ter uma opinião própria!!!

Anny Carolina 2M2
Colégio Estadual

Paula disse...

Achei o texto muito interessante,para mim,ética é a forma de nós avaliarmos nas questões que surgem ao nosso redor.
Afinal de contas se oferecer para ajudá-lo,algumas vezes não mata ninguém,se todo mundo agisse dessa forma,seria bem melhor e diferente !!!

Paula 2M2
Colégio Estadual

Aline Flegler disse...

Aline Souza Flegler
2V3
Colégio Estadual
Um texto bem interessante,são poucos aqueles em que podemos nos espelhar de forma ética. Não estamos no mundo pra julgar, mais será que podemos colocar nossos mãos no fogo pelo caráter de um amigo, são poucos aqueles quem nos acolhe de verdade no coração, num momento come no mesmo prato que agente no outro? Será que ele também estará do nosso lado na hora de juntar os caquinhos do prato? São perguntas que nem a ética pode responder.

Anônimo disse...

Mariane O. Bertolini
2M5
colégio estadual

Um texto de fato interessante no qual o sábio mostra a seus alunos e a todos nós um belo exemplo de compaixão e amor ao proximo a ser seguido...

Amo jujuba e amo novidades. disse...

Amizade e ética são assuntos delicados de serem abordados, porque tudo depende de conceitos. Pode ser que para mim seja ético delatar um colega para zelar pelo respeito das regras escolares e para outro isso ser falta de ética, o mesmo acontece na amizade, para uns você se juntar com uma pessoa para sair, beber, dançar e a relação se limitar a isso pode ser amizade, já no conceito de outras pessoas é preciso mais do que mera diversão, é preciso companheirismo de verdade, do tipo que ajuda nos momentos mais difíceis, que acaba com o sofrimento, não com farra, mas com palavras que confortem de verdade, que não faça a dor cessar e sim fechar a ferida de vez!

Jéssica B. disse...

Adorei o texto,
por ele ser interessante e por ele mostrar para quem o ler que devemos agir com mais ética
em nossa sociedade para vivermos bem.

Jéssica Baldan 2M3

Anônimo disse...

O texto é bastante interessante!
Pois mostra que devemos agir sempre com a razão, e controlar nossas emoções, para não nos prejudicarmos. Também mostra que a AMIZADE é um sentimento puro, mais que nem por isso devemos deixar de expressar a nossa opinião, só para não discordamos da maioria. E nos faz ver que amigo é como o texto mesmo diz “aquele que não nos escolhe pelo que somos, e sim pelo que vamos tornar-se juntos". Esse texto nos faz refletir bastante sobre ética e amizade, assuntos bastante interessantes.

NOME: Sara Borges Almeida
TURMA: 2M8
Colégio Estadual do Espírito Santo

Priscila Marcolano disse...

O texto se baseia na ética, nos mostra que devemos ter opinião própria, e não seguir a opinião dos outros só por que nos acostumamos com essa sociedade que todo mundo segue a maioria, devemos nos destacar pelo que somos e fazer coisas boas sem a intenção de receber algo em troca. Devemos expor nossas opiniões, mesmo que seja contraria a maioria.
Esse texto também nos faz refletir e valorizar nossas amizades, por que ter amigos e o maior tesouro do mundo, um bom amigo sempre nos auxiliará no caminho certo a seguir.

Joao Victor Camilo disse...

Através de conceitos filosóficos, foi criada a ética, já que o ser humano tem uma natureza questionadora e uma preocupação com si próprio. Logo, a ética pode ser classificada como uma espécie de proteção dos valores de cada ser. Com isso, entra em campo a amizade, que ajuda na proteção da essência do ser, já que um amigo está sempre disposto a nos alertar quando fazemos algo que seja antagônico aos nossos valores morais.

Joao Victor Camilo

2M8

Joao Victor Camilo disse...

Através de conceitos filosóficos, foi criada a ética, já que o ser humano tem uma natureza questionadora e uma preocupação com si próprio. Logo, a ética pode ser classificada como uma espécie de proteção dos valores de cada ser. Com isso, entra em campo a amizade, que ajuda na proteção da essência do ser, já que um amigo está sempre disposto a nos alertar quando fazemos algo que seja antagônico aos nossos valores morais.

Joao Victor Camilo

feliphe da costa de andrade 2v5 disse...

O bom e que ele nós encina, que não devemos agir por impulso ou por obrigação dos demais, esim pensarmos antes de fazer qualquer coisa, é muito bom julgar o que é certo e nos tornarmos independentes intelectualmente dos outro. Ele fez o que achava certo e é isso que eu admiro.

Moda e Beleza disse...

O texto fala de um asunto que vem sendo muito debatido nos dias de hoje, pois se notou que a etica tinha sumido de nosso cotidiano, mas não, ela e sempre esteve presente em nossas vidas ao momento que nascemos e faz parte de nossa vida.
Ética é tudo que nos cerca, mas ela parte de um ser que a usa de forma correta, pois todos nos temos ética quando agimos da forma que queremos, mas sempre pensando no que fazer, no que isso irá ocasionar.
Com a ética você se sentirá melhor e será honesto consigo mesmo e com os outros. Lembre-se que a ética é uma característica intrínseca ao ser humano. A ética está em seus comportamentos e em suas atitudes. A ética está em você. Cabe a você seguir os valores e princípios éticos para, assim sendo, chegar ao caminho da felicidade.


Kézia Karen 2v2

Laize disse...

LAIS CHRIST 2M7
COLÉGIO ESTADUAL

O texto mostra que noís,os seres humanos agimos muitas vezes pela emoção,pela influência de terceiros e não pela razão e pela ética.
Ao meu ver a ética faz com que a gente pense antes de agir,se preocupe mais com o próximo e nos faz expresar nossas opiniões de maneira clara e objetiva sem se preocupar com o que a maioria pensa.

Bruna Marques disse...

Bom considero este texto muito interessante e que nos leva a refletir um pouco sobre nossas atitudes. Através deste texto pude refletir que ás vezes tomamos algumas atitudes influenciadas pelo meio em que se vive. No caso do texto o ''meio'' teria julgado a ação do filósofo como errada. Porém o Filósofo usou de sua RAZÃO para distinguir se o que o ''meio'' lhe dissera, estaria certo. O filósofo agiu através de seus conceitos básicos,sua razão de o que é certo e o que é errado, sua ética própria.
O Filósofo não pensou em si próprio,só pensou em querer ajudar.
Se todas as pessoas agissem dessa forma o mundo concerteza seria muito melhor.

Texto muito interessante :D
____________________________________

-Colégio Estadual-
Bruna Alves Marques
Turma: 2M4

Anônimo disse...

O texto pode fazer uma reflexeção que nem toda situação e fácil de se lidar nesta vida,então a coragem desse sábio para ajudar este escorpião foi um ato que ninguém teria a bondade de pega e bota no seu devido lugar de onde veio.E então pude repara que isto foi um ato de amizade,porque ela e um atalho para porta da felicidade que nunca deve desaparece entre amigos.
Ana marina 2m8

Anônimo disse...

O texto é muito interessante, porque nele podemos ver que tem pessoas nesse mundo que não pensa só em si mesmo; mas também no seu próximo.
Gostei que nele fala sobre amizade que é um assunto muito importante, e mostra que uma verdadeira amizade e quando o seu amigo gosta de você não pela aparência mais sim pelas suas atitudes...
Pelo que eu entendi o ser humano não deve agir pela sua natureza mais sim pela sua razão.<3
Colégio Estadual
Dayliana 2M4

Alef Lirio disse...

O filósofo citado no texto ele age de uma maneira como poucos fariam, ele não age por tentar ser igual à maioria, que no caso deixaria o animal morrer, e sim pelo o que ele pensa. Mesmo ele levando uma picada do escorpião ele não desiste de salvar o animal. E seus alunos o criticam pelo o seu modo de pensar. Mas isso também ocorre no nosso dia-a-dia, porque poucas pessoas querem salvar o planeta terra e a maioria o critica pelo o seu modo de pensar.

Alef Hubner Lírio
2M2

Anônimo disse...

Foi um ótimo texto, muito bom para refletir, sobre nós mesmo por que muitas vezes não agiram pela razão mais sim pela emoção.
Que muitas de nossas escolhas não são feitas por que nós realmente queremos mais sim, pelo o que os outros querem.
JANINE CARVALHO VALENTINO / 2M2 /

Brenda Castro disse...

O texto nos mostra que muitas vezes somos levados pelos atos que julgamos “racionais”, e deixamos nossas emoções de lado. No texto é usado o exemplo do sábio, a nosso ver seria muito mais “certo” ele deixar o escorpião morrer, mas ele agiu segundo os seus princípios, Fez o que achava melhor.
Ele agiu como julgou certo e não desistiu do seu objetivo, o escorpião o picou a primeira vez e os alunos o criticaram, mas mesmo assim ele não desistiu. Temos que idealizar nossos objetivos e lutar por eles, mesmo que para outras pessoas os nossos objetivos sejam errados devemos agir como nossas emoções de acordo com o que achamos certo.

Colégio Estadual do Espírito Santo
Brenda de Castro Dias 2M2

Anônimo disse...

A ética pode ser compreendida pelo "princípio do certo e o errado", sendo que a conclusão é influenciada por uma série de fatores, como: a sociedade, a profissão, a classe social e a religião, que auxiliam a compor uma ideologia contemporânea, visto que com o passar do tempo as pessoas renovam as maneiras de analisar o mundo. Isso tudo atribui uma diversidade quando ao pensar e agir das pessoas, constitui em diferenças, enfim no “ser” que a sociedade é, o fato é que a sociedade em si deve cada um buscar salvar o seu escorpião preste a se afogar, ou seja agir conforme um pensamento lógico e racional e não se deixar influenciar por impulso ou tendência natural.

Edivander C. 2V4
Colégio Estadual

Lays disse...

O texto expressa um sentimento de como é importante ter um amigo, e diz tambem sobre a ética de uma maneira diferente. A ética é vista como algo de lei, que se voce nao cumprir é banido, mas nao é bem assim, no texto diz "que o sujeito ético age por iniciativa propia". Como na história do antigo filósofo, ele agiu por vontade propia, se ele fosse olhar os outros ele nao teria ajudado o pobre escorpiao que ia sendo carregado pelo rio. Ai que entra o valor da amizade, um verdadeiro amigo nao escolhe a pessoa amiga pelo seu perfil ou pelo lado pessoal, se é uma pessoa boa ou ruim, sendo ela má ou boa ele sempre esta por perto para apoia-lo, esse sim pode se dizer "verdadeiro amigo".

LAYS - 2V3
COLÉGIO ESTADUAL

LAYSA CRISTINA,2M8 disse...

O texto é muito interessante,fala sobre a amizade,que é uma coisa que as pessoas tem que dar valor.Ele tem uma boa reflexão sobre a Etica,gostei muito dele.

POLIANA SILVA SILVERIANO 2M2 disse...

Este é um texto realmente incrível,onde mostra para muitas pessoas o que realmente é ÉTICA. E numa forma bem detalhada como esse texto que mostra uma história fantástica,onde uma pessoa muito sábia não se deixou levar pela picada do escorpião,e ao contrário disso ele entendeu que essa picada veio de sua própria defesa,pois essa é a natureza do escorpião diz o sábio.E após ter sido picado ele não se conformou em ainda não ter retirado ele do rio,e usando sua razão ele ajuda o escorpião de uma forma que não há contato fisico e para isso ele usa uma vara e assim consegue salvar o bicho.

Anônimo disse...

Texto muito importante para cada pessoa que age com a sua própria razão, cada ser humano tem o seu jeito de pensar, agir e decidir, igual o rapaz que foi mordido pelo escorpião, os rapazes que estavam perto dele, acharam estranho a atitude dele, pois não deixou o escorpião morrer na água, se fossem eles deixariam o animal morrer, por que agiriam com, a própria razão é muito importante respeitar o direito de cada um, aonde começa o meu respeito termina o de outra pessoa, se ele agiu dessa forma porque achou correto, aliás á natureza de cada um.

Nathália Dias – 2m3
Estadual - Matutino

InGrId* disse...

O texto ‘’O melhor espelho é o velho amigo’’ me fez refletir mais sobre a ética em uma boa amizade. Temos que cultivar amor em nossas amizades, mostrar amor e respeitar fazem parte da ética. Uma amizade por mais simples que seja é uma amizade muito importante em nossas vidas, ela pode nos mostrar coisas que não podemos perceber. Ela pode nos ajudar a mudar, nos tornando pessoas melhores. E além do mais sem ela não podemos caminhar essa tão GRANDE e ARDUA estrada que chamamos de vida.


Igrid Pirola, 2m7
Colégio Estadual.

Jessika Dionizio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jessika Dionizio disse...

Bom o texto vem com um assunto muito polemico “á ética”, muitas pessoas agem por impulso próprio não pensam o que antes vão falar ou fazer tal coisa. A ética é muito importante nas nossas vidas, pois no mundo que vivemos presenciamos várias coisas que nos pode levar para o mau caminho ou não. No texto mostra, por exemplo, um ato muito bonito quando ele salva o escorpião mesmo depois de ele tentar te matar se fosse outra pessoa deixaria morrer afogado não o salvaria, mas ele teve a ética e o salvou. Penso que o ser humano tem que ter sempre a ética em primeiro lugar antes de resolver qualquer coisa, e poder saber se vai gerar um problema lá na frente.


Colégio Estadual do Espírito Santo
Nome: Jessika Santos Dionízio
Turma: 2M8 Matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto dita algumas características que possuímos, reações adversas que tomamos e que muitas vezes prejudicam o nosso próximo, isso é realmente comum entre os seres humanos a preocupação consigo mesmo, o egoísmo e a falta de sensibilidade.
Colégio Estadual Do Espírito Santo
Aluna: Letissia Schneider 2m7

$@y0n@r@ disse...

Texto interessante, bem elaborado, com o tema abordado bem discutido e exemplificado.
O que mais chamou atenção foi à definição de AMIZADE, o que nos faz refletir sobre quem são nossos verdadeiros amigos.


Sayonara C. de Paula
2M8
Colégio Estadual

Anônimo disse...

Notei que o texto e como um exemplo de vida que esta nos passando.Gostei muito deste texto porque aprendi muito lendo........


KAMILLA RODRIGUES
TURMA:2M8
COLEGIO ESTADUAL DO ESPRITO SANTO

adrielle ♥ disse...

eu achei o texto muito interessante por que ele fala da amizade e amizade é um dos sentimentos mais bonitos que existem o texto também fala que há pessoas que por outras a fazerem mal querem pagar com a mesma moeda mais também mostram que há pessoas que pensam diferente que fazem a diferença. adrielle 2v7 colégio estadual

Daniel Andrade Cypreste disse...

Essa história reforça mais ainda o fato de que não devemos ser iguais a massa alienada, e que devemos achar respostas dentro de nós mesmos, sempre nos avaliando e nos questionando ao longo de nossa vida.

Nome: Daniel Andrade Cypreste
Turma: 2V7
Escola: Colégio Estadual do Espírito Santo

GLEIKA♦♦♦ disse...

O mundo gira em torno da ética.
cada pessoa tem o seu pensar , agir.mas a amizade mostra defeitos
e qualidades de cada um.
temos que saber aceitar as opiniões de cada um.
Gleika
2m5
EStadual

joao victor camilo disse...

Joao Victor Camilo 2M8

Através de conceitos filosóficos, foi criada a ética, já que o ser humano tem uma natureza questionadora e uma preocupação com si próprio. Logo, a ética pode ser classificada como uma espécie de proteção dos valores de cada ser. Com isso, entra em campo a amizade, que ajuda na proteção da essência do ser, já que um amigo está sempre disposto a nos alertar quando fazemos algo que seja antagônico aos nossos valores morais.

Unknown disse...

Gostei muito do texto.
Ele mostra que a etica é individual e se baseia nos costumes da sociedade. Cada um faz suas proprias escolhhas, assim como o sábio que mesmo sendo picado, insistiu em salvar o escorpião .
E também que devemos valorizar nossos amigos, pois um verdadeiro amigo nunca age como esse escorpião.
Jéssica Souza costa
2M7
Colégio estadual do Espírito santo

Anônimo disse...

Texto muito interessante...
Fala sobre ética, assim como o conto mostra que o sábio não foi pelo o que a maioria faria mais sim pelo o que ele achou que era o certo ele seguiu a sua razão.
Depois ainda fala sobre os velhos amigos que sempre estão do nosso lado, sempre para nos alertar quando agimos de forma errada.

Adrielly Leonnes Conceição Gomes
2M7
Colégio Estadual do Espírito Santo

Bruna Costa disse...

Esse é um texto que nos faz refletir bastante , porque hoje em dia as pessoas tem pensado só nelas mesmos, não pensam nos que estão em sua volta e aquele filósofo pensou na sobrevivência daquele animal que mesmo sendo picado por ele, ele não deixou de ajudá-lo. E ele diz que ele age pela razão e seus alunos pela maioria,mas se pararmos para pensar isso é verdade.

Bruna Costa 2M8.

Carolina Martins disse...

Bom, a conclusão que alcancei desse texto foi à seguinte:
É um texto coerente, exemplificado que nos leva a reflexão de atos que julgamos ridículos, mas, possuem lógica... Aborda dois assuntos atraentes aos meus olhos: a ética simboliza a moral do cidadão mais do que comportamento, educação e respeito, coisas que precisamos adquirir pra vivermos em harmonia e simpatia com a sociedade que vivemos. A ética é a autonomia da mente em agir corretamente em cada situação, sendo consciente de seus atos, agindo pela razão, não somente pela emoção, sem interferência externas, mas, com sua própria maneira de pensar.
Em relação à amizade, mas a amizade verdadeira e pura, que rompe barreiras juntas, chora, rir e compartilha sentimentos . Essa devemos dar valor, pois só amigos são como irmãos e merecem todo carinho , amor e respeito .

Nome: Carolina Martins Teixeira
Série: 2M8 

Adrieyson Nunes 2V1 disse...

É UM TEXTO MUITO INTERESSANTE QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE O NOSSO CARÁTER, COM ESSE TEXTO NÓS PERCEBEMOSSE ESTAMOS FAZENDO AS COISAS CERTAS E SE ESTAMOS NOS COMPORTANDO DE MANEIRA CORRETA NA NOSSA SOCIEDADE.

COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

NOME:ADRIEYSON NUNES
TURMA:2V1

Anônimo disse...

Achei o texto bastante interessante, me fez refletir sore a verdadeira amizade , aquela que é cincera.
Nos faz pensar se quando falamos em amizade estamos dispostos ao sentido real da palavra, se quando o amaigo precisar de apoio e compreeção, você estará disposto a ajudar do mesmo jeito que ele estaria se você precisasse.


Colégio Estadual do Espírito Santo
Jéssica de Souza Silva
2M7

Anônimo disse...

Achei o texto bastante interessante, me fez refletir sore a verdadeira amizade , aquela que é cincera.
Nos faz pensar se quando falamos em amizade estamos dispostos ao sentido real da palavra, se quando o amaigo precisar de apoio e compreeção, você estará disposto a ajudar do mesmo jeito que ele estaria se você precisasse.


Colégio Estadual do Espírito Santo
Jéssica de Souza Silva
2M7

Loryenne disse...

Esse texto pode mostra para seus leitores que a filosofia esta aqui para nos mostrar sobre a ética, pois devemos agir por conta própria, não por influencias.
O texto também nos relata uma coisa importante “a amizade”, porque amigos é aqueles nos protegem que nos amparam que tão ali para nus dá base quando achamos q esta tudo si desmoronando. Amigos são aqueles que estão ali para nos influenciar a ir mais adiante não que querem nos colocar para baixo nos fazendo desistir.
O sábio do texto agiu apenas com a razão, sabendo que aquele animal o iria ferir ele em momento algum deixou de ajudar aquele escorpião, ele agiu com a sua razão com seu próprio pensamento, porque si fosse por influencias ele iria deixar aquele escorpião morrer afogado.

Loryenne Souza Contes
Colégio Estadual
2M5

Karolzinha disse...

Achei o texto excelente.É um texto que nos faz refletir sobre o nosso caráter e ainda ressalta a importância da amizade.

Karolina da Silva Ferreira
2m8

Anônimo disse...

O texto é bastante polêmico pois mostrar uma pessoa (filosofo) que age com sua própria razão ética,despresando os principios da maioria.Isso mostra que não devemos deixar de fazer ou de se aproximar do que queremos por opinião das outras pessoas,e que devemos usar mais o nosso senso lógico e crítico diante das decisões do dia a dia.Pórem nunca devemos deixar de lado os bons conselhos dos velhos amigos,pois eles que vão nos mostrar quem realmente somos.

Stefany D.
2M3
Colégio Estadual.

JULIANA disse...

O texto e excelente e fala de uma coisa muito importante a AMIZADE que e essencial pra todos

"A amizade consegue ser tão complexa...
Deixa uns desanimados, outros bem felizes...
É a alimentação dos fracos
É o reino dos fortes"
2M5

Filipe de Jesus 2m8 disse...

o texto ficou muito bom por que fala sobre a importancia da amizade o texto e bem polemico adorei mesmo.

Anônimo disse...

É um texto bastante interessante, pois fala sobre a Ética, como podemos entende – lá sem fazermos confusão. O texto aborda também um antigo conto filosófico que fala sobre o filósofo que acompanhava seus alunos, em quanto ele conversava ele viu um escorpião sendo carregado pelo rio , e correu para salva-lo , esse ato gerou um debate entre os alunos, “por que ele tinha salvado um escorpião que o retribuiu com uma picada”. Mais ele agiu de acordo com sua razão por que se fosse um de nós deixaríamos o escorpião morre afogado.


Bruno Santos Cunha

2v6 XD

Colégio Estadual

Franciana disse...

Nos dias de hoje, as pessoas costumam agir da mesma forma que a maioria das outras, sem pensar nas próprias atitudes e na ética.
Pra você saber a pessoa que você é na sociedade, pra você refletir sobre suas atitudes, e saber que atitudes deve tomar em sua vida, saber quem você já foi e quem você é, ou está se tornando, não há melhor espelho que um velho amigo.
Fazer novas amizades é sempre muito bom, mesmo porque alguns amigos vão embora de nossas vidas de diversas maneiras, apesar de que os verdadeiros ficam. E o verdadeiro amigo sempre fala a verdade mesmo que ela possa nos machucar, mas eles sempre dão um jeitinho de recompensar isso.
É muito importante refletir sobre nossas atitudes nos dias de hoje, pra lá na frente poder olhar pra trás e não se arrepender e dessa forma viver de um jeito mais ético e muito mais feliz.

Francina L. Laurett - 2V4

Anônimo disse...

Um excelente texto para refletir porque nós seres humanos não sabemos respeitar a vida de outros seres como os animais um exemplo foi dado no texto foi o escorpião mas outros destes animais também sofrem muito tais como as formigas ,mosquitos entre outros.
AI PESSOAL VAMOS DAR MAIS IMPORTANCIA AS PEQUENAS COISAS


Nome:Kamilla Dias Barbosa
Turma:2m4
Escola:Colégio estadual do espirito santo

kamilla disse...

Um excelente texto para refletir porque nós seres humanos não sabemos respeitar a vida de outros seres como os animais um exemplo foi dado no texto foi o escorpião mas outros destes animais também sofrem muito tais como as formigas ,mosquitos entre outros.


Nome:Kamilla
Turma:2m4
Escola:colegio estadual

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É um texto que se lido com atenção pode ser refletido de vaárias formas. Em como um amigo mais velho e mais experiente pode nos ajudar. Em como os animais são indefesos, só agem por defesa e "nós" os machucamos. E em como o nosso pensamento o nosso jeito de ser as vezes não é tão único, por algumas vezes irmos na "onda", um opinião não formada, se pode se dizer assim.

gabriel ernane disse...

o texto é interessante pois faz a gente pensar como nós agimos, se é por razão própria ou por influencia dos amigos.

Colégio Estadual
2m4
Gabriel Ernane

Ana Paula Santos disse...

O texto é muito interessante.
Nele o filosofo age com poucos pessoas agiriam, ele tenta salvar o animal, ele não pensou só em si, pensou no que a animal estava passando. Que muitas pessoas nos dias de hoje só pensam em si e não ligam no sofrimento das pessoas que estão ao seu redor.

Ana Paula, 2M4 - Colégio Estadual

Dayane Souza disse...

Após ler esse texto concluir que nós somos seres que a todo o momento temos pensamentos éticos, pois seja de qualquer maneira ou quaisquer jeitos olhamos para os outros, mesmo sem querer, e julgamos tanto para o lado positivo ou negativo, pois estamos sujeitos a isto.
Mas se presenciarmos ou sabermos de um erro que alguém cometeu, mesmo que seja alguém distante,cabe a nós aconselharmos essa pessoa e não apedrejar ela como se fosse um objeto. É como o exemplo do texto menciona, mesmo que ás vezes tentamos ajudar mas levamos, como se diz na linguajem popular, uma patada temos que continuar tentando, vai chegar uma hora que a consciência desta pessoa pesara e notara que a pessoa na qual ela tanto pisa éa que mais esta perto dela, ai é chegado a hora do choro de um coração arrependido.
Assim concluo que dessa forma teremos amigos que poderão durar a vida toda; e que a ética envolve mais de uma pessoa, por esta ligada ao julgo.

Nome:Dayane Corrêa
Turma:2v4

rafazoran disse...

Bom o texto nos fala sobre a ética, gostei e achei muito interessante essa parte do texto "Ela não é um código ou lei que determina o que devemos fazer ou ser antecipadamente. Ela é um questionar constante sobre o que estamos sendo e uma procura por formas singulares de existir", porque para muitas pessoas, ética e como se fosse regimento, mais e aquilo que pensamos em ser o certo para si mesmo, o seu entendimento em pessoa... E também sobre o conceito de amizade, você está certo, A amizade não existe só para nós favorecer mais também para corrigir, aprender, quando agirmos sem pensar e acabamos cometer um erro, Amizade existe para erramos e aprendermos com nossos erros e sempre melhorar para conquistarmos uma amizade ética.


Nome: Rafael Costa Teles
Turma: 2v6
Colégio Estadual

Rafaela Aguiar disse...

Esse texto nos ajuda a entender mais " Ética ". Ele nos mostra que temos que ter nossas próprias opiniões, sem nos preocupar com o que os outros irão pensar ! Temos que agir pela nossa razão, e não pela razão dos outros.
O que eu vejo também nesse texto é o Sábio ajudar um indivíduo que não retribuiu de forma agradável a sua ajuda, mas mesmo assim ele o ajudou.
Bom ...
então, isso me fez pensar que temos que ter nossos próprios pensamentos e nossas próprias razões, sem nos importar com que os outros irão pensar !
- Rafaela de Aguiar Monteiro
Turma: 2v2

Kaíque Monteiro disse...

Eu achei muito interessante, quando o filósofo diz aos seus aluno: ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.
Esse trexo diz que a maioria das pessoas agem pela cabeça dos outros,não vão pela sua razão mais sim, pelo o que a sociedade diz.
E o fato do filósofo ter agido com a razão,não pelo o que a soiciedade diz ja é uma grande ação que ele fez...

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante, quando o filósofo diz aos seus aluno: ele age de acordo com a natureza dele, vocês de acordo com a maioria e eu de acordo com a minha razão.
Esse trexo diz que a maioria das pessoas agem pela cabeça dos outros,não vão pela sua razão mais sim, pelo o que a sociedade diz.
E o fato do filósofo ter agido com a razão,não pelo o que a soiciedade diz ja é uma grande ação que ele fez...

José Jorge disse...

É interessante por que, muitas vezes agimos da forma que os outros acham certo, e não da forma que achamos.
Acho que devemos agir com nossa própria consciência.. não é difícil.

Paz para todos!

José Jorge S. de Souza, Colégio Estadual do Espírito Santo, 2v2.

LoKi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LoKi disse...

Perante ao assunto do texto, podemos ver que a etica é algo muito importante para a sociedade.Mas como se abrange também sobre a Amizade.Isso nos leva a refletir sobre como somos e o que queremos.

Luiz Fernando - 2v2

Keila Santana disse...

Este Texto é muito interessante, me fez pensar mais na vida, de como devo agir.
A ver que tenho que pensar bem antes de agir e que as vezes as pessoas agem por impulso, mas temos que saber ser amigo e ajudá-los nos momentos mais difíceis, não devemos decidir não ajudar por um ato errado que foi cometido, mas devemos ver que essa pessoa pode causar uma grande diferença mesmo através de pequenos atos.

Keila Santana
- Turma 2v2

Anônimo disse...

O texto nos fala sobre ética, um assunto que devia ser estudado por muitas pessoas, principalmente pelos políticos e também nos relata a história muito interessante do filósofo que viu o escorpião sendo carregado e tentou ajudar, mas o escorpião deu-lhe uma picada e ele soltou o animal e ele caiu no rio novamente, persistente, o filósofo pegou um galho e tirou o escorpião do rio. Muitas pessoas no lugar dele não iam nem tentar tirar o animal do rio, mas se caso tentasse e tomava uma picada, desistiria na hora e deixava o animal morrer, coisa que não ocorreu com o filósofo.

Christyan Lemos Bergamaschi 2V2
Colégio Estadual do Espírito Santo

☻♥ Tity P. A. ♥ ☻ disse...

O texto é muito interessante e nos faz pensar sobre o valor da amizade, e que devemos ajudar uns aos outros dependendo do que ele seja e tenha feito a você.

Adrielle disse...

O texto é muito interessante, fala sobre a preocupação do ser humano ele não se importa só com ele, mas também como os outros mesmo que esse outro seja um animal que pode lhe fazer mal depois, ele agiu sem pensar, mas se fosse outro ser humano poderia não salvar o animal e ainda matá-lo.


Adrielle Gomes Oliveira
2v2
Colégio estadual

Julio Cesar disse...

Achei o texto muito interessante que fala da ética e amizade.
E eu acho que o texto é pra ser refletido e discutido em sala de aula entre professores e alunos.
E tiramos como conclusão que, devemos agir da forma que achamos ser o correto, e não da forma que as pessoas ao nosso redor, dizem que é o correto.

Julio Cesar.

2V2

Anônimo disse...

O texto relata que muitas vezes as pessoas não têm as suas próprias opiniões, e que não valorizam a amizade verdadeira. E que por isso não tem uma relação "razoável" na sociedade... E assim as pessoas por seguirem a maioria elas não tomam as suas decisões.

Colégio Estadual
Rayne Costa
2v2

maykon disse...

A sociedade não deixar expressarmos o que nós pensamos
( O que nós sentimos )todos na sociedade apresenta o que
podemos fazer e a que nos não devemos fazer .

Quando eu quero dizer que todos tem o direito de agir
e o que nós pensamos (A sociedade sempre ira interferir o que você
Pensa )

Nome:Maykon Jose de oliveira
Turma :2V2
Colégio Estadual

joesley disse...

O texto fala sobre a filosofia e que está na vida do ser humano a muito tempo
Há mais de 2500 anos fez com que ela fosse divididas em varias áreas inter-relacionadas.
Divididas em várias filosofias como filosofia da História,História da Filosofia,Filosofia da Educação.Filosofia Social e várias outras.E também fala da ética que surgiu da preocupação do ser humano consigo próprio, . Duas palavras gregas marcaram a construção do sentido de ética que podemos associar a um local de proteção, como uma caverna ou casa (êthos), mas também como comportamento ou caráter (éthos) construído de acordo com o que fazemos conosco mesmos em nossas pequenas escolhas do dia-a-dia.E é esse o meu comentário.

Anônimo disse...

Eu gostei muito do texto porque ele apesar de ser muito construtivo ele fala sobre a amizade que é algo que hoje em dia apesar de não se poder confiar em todas as pessoas, ainda existem amigos de verdade que precisam ser valorizados. Por isso este é bem legal e mostra também que nos precisamos ter as nossas próprias opiniões, independente da opinião das pessoas ao nosso redor.

Colégio Estadual
Thamires Rodrigues
2v2

PRISCILA M. 2V2 disse...

O texto se baseia na ética, que hoje em dia muitas pessoas vão pela opinião da maioria e acaba deixando de lado seu caráter, sua ética e seus valores, a opinião da maioria prevalece. Esse texto nos ensina a ter iniciativa e expor nossas opiniões mesmo que seja contraria a de todos, devemos fazer o bem sem esperar algo em troca. Me chamou atenção também foi a amizade, que temos que cultivar os nossos amigos , aqueles que estão do nosso lado dia-a-dia nos momentos de alegria e tristeza, e que nos ajudam nos
momentos difíceis, enfim devemos valorizar essas pessoas que estão do nosso lado , afinal ter amigos e ter um tesouro.

Maike Surf disse...

Esse texto é muito interessante, fez mais pensa mais na vida.
A amizade e muito importante,sem a amizade não tem como se divertir.
Ás vezes eu tenho que pensa antes de agir, porque as pessoas não pensa antes de agir age por impulso.
Esse texto pode mudar a vida das pessoas ou de nos mesmo.


Nome: Maike Andersson Bernardo
Turma: 2v2

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

amizadade é um assunto muito enteressante, eu goste muito do texto.

Welton disse...

Bom, pra mim (ética),e um diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

Anônimo disse...

Adorei o texto professor,pois nos faz refletir nas coisas que fazemos.





Rafaela A.G 2v4 colégio Estadual

ARIELLY GUIMARÃES disse...

Este éum texto muito interessante e fala sobre ética.
Sobre, onde cada uma pessoa consegue ter várias opiniões que são totalmente diferentes.
Realmente este texto é super legal.
E ia ser uma boa discutir em sala.

fhyllipe disse...

O texto é muito interessante, ele faz que nos pensamos do modo que nos agimos, e o texto pode agradar muitos alunos.


Fhyllipe dos Santos Queres
Turma: 2m4
Colégio Estadual

thamiris disse...

o texto e muito interressante
pq ele falar de varios
assuntos e um deles e a etica.
Thamiris Rodrigues silva
2m4
Colegio Estadual

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 589   Recentes› Mais recentes»